Colocado por: casinhaDaAvoTenho sempre à volta de 60% de humidade dentro de casa.
Colocado por: NortenhoEu diria que para esta altura 60% de humidade relativa em casa não é nada de extraordinário.
Não sei onde reside, mas na zona de Braga (onde resido) a humidade relativa no exterior anda sempre bem superior a isso, pelo que no interior só tem valores melhores pela temperatura superior que a casa tem por comparação com o exterior.
Absorvedores de humidade são bons para colocar dentro de um roupeiro pequeno, não fazem grande coisa se for para controlar a humidade numa divisão. Para esses casos só mesmo um desumidificador elétrico.
Colocado por: Pedro Azevedo78
Acho valores normais, tendo em conta a idade da casa então, são valores bons! :)
Só não convém passar muito desses 60%.
Colocado por: nunompTodos os aparelhos de AC são desumidificadores, faz parte do processo.só na parte fria. Ou seja, no inverno desumidificador o exterior
Colocado por: NortenhoPara secar a roupa um desumidificador também é muito eficaz. Se tiver uma divisão pequena, coloque lá o estendal da roupa e um desumidificador a trabalhar durante umas horas e fica com a roupa toda bem seca.
Pode não ser tão eficiente como uma máquina de secar roupa de casa (de bomba de calor), mas por comparação com o custo de secar a roupa na lavandaria é capaz de sair mais em conta.
Colocado por: larkheEu tb uso o Desumidificador para secar 8hr * 0.2kwh *0.25 euroskwh fica a 0.4 euros cada secagem :)
Colocado por: larkheEu tenho um de leroy Merlin que extrai 20 litros por dia, marca equation , esse de 10 litros é fraquito ,
penso que o ideal será no minimo uns 16 litros dias , a divisão onde uso tem uns 3 m2
https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Tratamento-do-ar
Online com bons preços e segundo alguns users do forum boa assistencia
https://www.trotec24.pt/maquinas/desumidificacao