Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola a todos,
    Vou mandar pintar a minha casa nova, em remodelação. Parece-me interessante as tintas com menos COVs e que reduzem formaldeido, etc, que apareceram agora novas no mercado: Dyrup Air Free e CIN Respirae. Parece-me do que li, que a da Dyrup eh ainda mais verde e ecologica por ser feita com materiais naturais, sementes etc.
    Alguem ja experimentou usar que tenha opiniao? Enquanto pintor e enquanto utilizador de casa pintada :)
    E comparacao entre ambas em facilodade de pintura, performance?
    Ha outra tinta de marca concorrente semelhante na gama? So encontrei estas,e depois a Biofa que ja é marca menos conhecida.
    Obrigada
  2.  # 2

    Não quer matérias nocivas.. Pinte com tinta de cal.
    Sendo remodelação... Que tipo de rebocos tem? Ficaram restos de tinta? Qual é o tipo de construção da casa?

    Ps. Não vale a pena ir para extremismos... Se o resto da banda não acompanhar...
    Concordam com este comentário: José Barnabé
  3.  # 3

    Olá Claudia,
    Eu pintei a minha sala e 2 quartos, com a Air Pure da Dyrup e estou encantada.
    A promessa da marca é que a tinta purifica o Ar e do que pesquisei (e foi muito), é sem dúvida a opção mais ecológica.
    Fui eu mesma que pintei (medo!) mas sinceramente, para quem não tem experiência em pinturas, achei súper fácil.
    Logo na primeira de mão parece que o trabalho fica feito, mas claro que dei uma segunda demão como recomenda na embalagem.
    Cheiro a tinta, zero! Pintei de uma cor café com leite e ficou lindo!!! Nem se vêm as rugosidades que tinha nalguns sítios da parede. E até já me perguntaram quem foi o meu pintor! hehehehe :)
    Não é uma tinta barata mas para mim é muito importante sentir que estou a fazer o que está ao meu alcance para reduzir o impacto ambiental e sobretudo, que estou a cuidar da minha casa e da saúde da minha familia.
    E pode até ser impressão minha mas parece que o ar está mais leve...
    Recomendo mesmo a tinta Air Pure da Dyrup
    Concordam com este comentário: claudialeandra, ZecaB
    Estas pessoas agradeceram este comentário: claudialeandra
  4.  # 4

    Ola Pedro,

    Do que tinha pesquisado, sim, tinha pensado nisso, mas depois sou leiga no assunto, e perciso tambem que o sr das obras (e pintor) vá a bordo com estas coisas :) .... ate tinha em ideia a Biofa, de silictao, (tinha ate pdido orçamento, mas entre pagamento de portes e ter descoberto estas Cin/Dyrup que se aproximam... acho que vou arriscar na Air Pure, muito provavelmente...).
    É remodelação de apartamento dos anos 70, deve ser paredes de tijolo/com o respectivo preenchimento (sou leiga... nem sei o que leva, será cimento? :D)
    Ja tem tinta por cima, sim, possivelmente de ha 1 a 5 anos a ultima pintura... nao se notam manchas de bolor, nem manchas em geral, tem bom aspecto. Apenas pintas pretas de humidade perto das caixas de estore (de madeira, e dos anos 70 tambem...). Seria "elegível" para levar com tinta de cal, assim? Ou teria que haver uma preparação prévia?


    Já agora, Pedro Barradas (e se nao for agora, para futura referẽncia): tinta de cal = zero COVs, zero formaldeído? Sei que alem do mais tem vantagens por ser algo repelente de insectos, fungos, etc... mas para fazer tinta de cal, tenho que pedir a um pintor, ou em alguma loja? tem que misturar para dar cor, ou serão todas brancas? E por curiosidade, ficaria mais barato que a tinta de compra, esta mencionadas que são um pouco mais caras? Há alguma desvantagem em termos de aplicação, durabilidade? Posso aplicar atinta de cal nas wc, cozinhas? E por cima de tecto falso? Curiosa...


    O pintor está a pedir-me primário para dar nos tectos (e tectos falsos), mas nas paredes só 2 demãos de tinta (sem primário).

    Sirsantos, obrigda pelo seu feedback :) a Air Pure parece-me basntate à frente da da CIN, pelo que é uma forte candidata, sim... queria o feedback de aplicação, mas ja vejo que correu bem, e mesmo em modo faça-você-mesmo :D
    E quanto a primários para o tecto? alguma recomendação em termos de menor COVs possivel? Do que vi, os da Dyrup têm menos que os da CIN, pelo menos vendo assim de relance nos sites respectivos.

    Obrigada a todos
  5.  # 5

    Por 20€ em cal caia a casa toda por dentro. Fora mão de obra.
    https://caiarte.wordpress.com/
    Tem alguma informação que lhe pode interessar
  6.  # 6

    Claudia, sendo um edifcio dos anos 70, com repintura, sobre tintas plasticas e afins... esqueça a cal...
    poderia ir para uma tinta de silicatos.. A questão é que já tem os suporte cheios de tintas antigas... estas continuarma a emitir os tais produtos "tóxicos" que tanto quer combater...

    Espero que com estes cuidados todos, depois não vá aplicar uns pavimentos flutuantes...cheios de resinas e etc na sua composição, assim como quqleur derivado de madeira, formado por aglomerado de partículas... entende onde quero chegar!?

    Uma tinta vinilica boa,com certificação A, para a qualidade do ar e pronto. Foque-se no que é importante.. não em cenas que parecem bem...
  7.  # 7

    vou aplicar flutuante Rise by AMorim - vbastante verde, de cortiça (embora "com plastico" por cima, mas sem vinilico)
  8.  # 8

    só na sala, pois é onde precisa - tenho limitação de "cota" do pavimento da sala, que é so onde precisa. o resto sao tacos. claro que devem estar enernizados... com verniz.
    Mas no que conseguir atenuar... atenuarei!
    Menos é melhor que muito... 50 COVs sao melhores que 500.. onde conseguir, vou cortar... memso que nao consiga em tudo (ha restrições de orçamento, tempo, espaço etc, como em tudo na vida).
  9.  # 9

    Se pudesse colocava soalho, mas nao dá, infelizmente.
    Silicato - tentei, mas nao tenho resposta e tenho que me despachar... nem sequer consigo fazer comparativo em terms de orçamemnto, é a vida... tenho que passar ao plano B.
  10.  # 10

    quando diz tintas plasticas, engloba todas as tintas comerciais? de base aquosa, ou o que seja, correcto?
  11.  # 11

    Colocado por: claudialeandraquando diz tintas plasticas, engloba todas as tintas comerciais? de base aquosa, ou o que seja, correcto?

    Até algumas de silicatos, tem resinas.... é preciso saber ver bem isso.
    Tintas comerciais, são todas as que são comercializadas ;)
    Nas ditas tintas verdes e/ou ecologicas, também emitem COV´s e outras substancias tais... não se deixe iludir pelo marketing.
  12.  # 12

    é verdade, tmbém emitem. E devia ser obrigatorio a informação das restantes emissoes, nao apenas COVs (com as mesmas medicçoes), etc.
  13.  # 13

    Espero que com estes cuidados todos, depois não vá aplicar uns pavimentos flutuantes...cheios de resinas e etc na sua composição, assim como quqleur derivado de madeira, formado por aglomerado de partículas... entende onde quero chegar!?

    Pedro Barradas, que alternativas são as menos emissoras de COVs e outros (dado que até os flame-retardants, inibidores de fogo? - sao altamente tóxicos)?
    - em chão/pavimento
    - em móveis
    - estofados
    ?
  14.  # 14

    Já agora Sirsantos, onde comprou a tinta (se em Lisboa)?

    Fui a 2 lojas aqui perto de mim e desconhecem a Dyrup Air Pure (revendedores multimarcas)...
  15.  # 15

    Boa tarde, tem uma boa opção de marca Titan o Cobertura total.
    Já tem certificado A+ com certificação Ecolabel e cov <10g/l é uma tinta vinilica que deixa um acabamento muito bom e tem um preço bom.
    https://www.titanlux.es/pt/productos/producto/titanlux-cobertura-total-lata
    OU
    https://www.titanlux.es/pt/productos/producto/titan-velvet-esmalte-paredes-base-aquosa-interior-exterior-mate-sedoso

    com COV <1g/l
  16.  # 16

    Para pavimentos. Tem materiais inertes... Os porcelanicos. Por exemplo. Ou pedra natural.
  17.  # 17

    Olá Claudia,
    Sim, eu tive a mesma dificuldade em encontrar mas agora já vi em mais sítios, inclusivé no Leroy Merlin de Alfragide e da Amadora.
    Eu comprei numa loja de tintas em Benfica: Mania das Pinturas na Rua Dr. João Couto. Fica perto do centro comercial Fonte Nova e ao lado da Angencia Lusa.
    Pergunte lá pelo primário com baixo valor de covs. Eu não me lembro do nome mas usei um com menos de 1,5g/l que tapou completamente as manchas que eu tinha nas paredes.
    Concordam com este comentário: ZecaB
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DHawk
  18.  # 18

    Olá SirSantos,
    Também comprei a nova tinta Air Puré da Dyrup e o pintor ficou maravilhado com a qualidade.
    Não deita cheiros e sinceramente parece que a qualidade do ar melhorou. Vou pedir a um amigo para medir o formaldeido na divisão.
    Concordam com este comentário: Manuel Barros
  19.  # 19

    Caro ZecaB,

    Averiguei e descobri que a macovex em Viseu vende esta tinta da Dyrup. Como a minha mulher tem asma, vou comprar pois já ouvi outros comentários abonatórios.
    Concordam com este comentário: ZecaB
  20.  # 20

    Estou também a remodelar um apartamento antigo e estava também interessado como a claudialeandra em escolher uma tinta que me fornecesse uma melhor qualidade de ar interior.

    Que tinta chegou a escolher claudialeandra ? Já aplicou?

    Estava também interessado no primário com menos COV que foi referido. Alguém sabe qual é?
 
0.0165 seg. NEW