Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    O vizinho algures nos anos 90 construiu uma espécie de anexos, que não sei exactamente o que lá faz, mas tem uma chaminé que volta e meia fica activa.
    Ora como esta se situa a 3 metros da nossa casa, e está 3/4 metros mais baixa que o nosso telhado, acaba o fumo por entrar directamente pelas nossas janelas.

    Não sei o que lá queimam, mas estes vizinhos vivem de agricultura. Sei que tem milho, entre outras culturas,assim como animais como galinhas e ovelhas.

    Como a obra já foi feita nos anos 90, não me acredito que a Câmara local dê ordem de demolição, mas ao menos que proíbam o uso da chaminé, ou melhor, dêem ordem da sua retirada.
    Antes de contactar a Câmara local e abrir um processo, gostava de pedir a vossa opinião.
    Os meus pais estão com receio de o fazer, visto estes vizinhos serem um pouco "má onda", e não querem ter problemas. Mas ter fumo a entrar pelas janelas enquanto jantamos, para mim já é problema que chegue!

    Obrigado pelas vossas opiniões!
  2.  # 2

    Ainda que p vizinho seja "ma onda" como refere, uma conversa nunca fez mal a ninguem. Inicie o topico relativamente a chamine e veja a reacçao do mesmo.

    Se ele se recusar a ouvir, problema dele. Apos esse contacto inicial, informe-se junto da edilidade e veja qual a melhor forma de actuar.
    Concordam com este comentário: josealmeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunomcf
  3.  # 3

    e a sua casa foi feita em que ano??
  4.  # 4

    Posso desde já iniciar a conversa com ele. Mas entretanto, consigo prever a resposta "estou dentro do meu terreno, faço o que quero e bem entendo".
    E para contra argumentar vou precisar de saber a lei em vigor, para lhe dizer algo do género "De acordo com a lei em vigor XXXX, não pode ter uma chaminé nestas condições. Senão pretender resolver isto como cavalheiros, passo o assunto às entidades oficiais."

    De qualquer forma, posso contactar a CM Paredes e perguntar se aquilo é legal ou não. Falar com o individuo e depois pedir a eles para tomar medidas, caso este não queria regularizar aquilo.
    No entanto, pela experiência que tenho, eles abrem logo um processo. Daí eu estar a pedir opiniões em 1º lugar.

    Obrigado!
  5.  # 5

    Marco a minha casa é de 1870! hehe
  6.  # 6

    art.º 113º do RGEU ( regulamento geral das edificações urbanas)
  7.  # 7

    "-Art. 113.º

    As condutas de fumo elevar-se-ão, em regra, pelos menos, 0m,50 acima da parte mais elevada das coberturas do prédio e, bem assim, das edificações contíguas existentes num raio de 10 metros. As bocas não deverão distar menos de 1m,50 de quaisquer vãos de compartimentos de habitação e serão facilmente acessíveis para limpeza. "

    Quer dizer que o individuo precisa de elevar a chaminé 0.5m acma do telhado da minha casa?
    Se bem que vamos ficar sem fumo a entrar pela janela, também não é nada bonito ter um grande tubo em frente á janela. Pergunto se isso será legal, estando tão perto...
    • size
    • 12 abril 2014

     # 8

    Se calhar, a Câmara apenas irá fiscalizar dos anexos não licenciados, com a possível aplicação de uma coima ao infractor, pouco se preocupando com o expediente para concretizar a demolição da chaminé, ou a resolver o incómodo dos fumos entre vizinhos.

    No âmbito do Código Cívil, tem o direito de se opor aos fumos incomodativos do vizinho, pelo que terá de decidir se deve ou não reivindicar esse direito, falando, cordialmente, com ele no sentido de lhe reportar o incomodo...

    ********************+

    CAPÍTULO III - Propriedade de imóveis

    SECÇÃO I - Disposições gerais

    ----------

    Artigo 1346.º - (Emissão de fumo, produção de ruídos e factos semelhantes)


    O proprietário de um imóvel pode opor-se à emissão de fumo, fuligem, vapores, cheiros, calor ou ruídos, bem como à produção de trepidações e a outros quaisquer factos semelhantes, provenientes de prédio vizinho, sempre que tais factos importem um prejuízo substancial para o uso do imóvel ou não resultem da utilização normal do prédio de que emanam.
  8.  # 9

    "Art. 114.º
    As chaminés de instalações cujo funcionamento possa constituir causa de
    insalubridade ou de outros prejuízos para as edificações vizinhas serão providas
    dos dispositivos necessários para remediar estes inconvenientes."

    Se a chaminé causar "obstrução visual" e isso vier no RGEU, implica a remoção da chaminé?
  9.  # 10

    teoricamente o que o seu vizinho tem de fazer é elevar a chaminé e nem que tenha desvios mas que não esteja num raio de 3 metros apartir do eixo da sua janela.
  10.  # 11

    https://www.dropbox.com/s/bu3afupgl34bg6t/Chamine%20Vizinho%20Vs%20Janela.jpg

    Nessa imagem podem ver a distancia que está a construção dele para a minha casa. Chaminé a 2.5m, e 2m apenas de distancia da construção.
    Decerto, a totalidade da construção é ilegal....
  11.  # 12

    Gostaria de saber se existe alguma forma eficaz de resolver o problema com a tiragem de fumo proveniente da chaminé direcionada para o meio do pátio.

    O que acontece é que a chaminé tem pouca altura e o fumo cria vácuo e fica concentrado no meio do pátio não sendo viável.

    Julgo não se poder elevar a chaminé pois terá que ser uma altura bastante elevada para que fique acima do muro mais alto, que já é bastante alto, e não deve ser possível elevar e manter a estabilidade da chaminé. Não sei se existe algum tubo ou vedação que acompanhe o telhado e que o fumo seja evacuado para o exterior do pátio.




    Podem por favor ajudar?
      DSCN0254.JPG
  12.  # 13

    Já agora, a chaminé é a 2ª a contar da esquerda para a direita, a que se encontra por cima da grade verde e que se encontra direcionada mesmo para o meio do meu páteo.
    Devo referir que a chaminé não pertence à nossa casa, é propriedade de vizinhos, acham que a chaminé cumpre os regulamentos definidos por lei, uma vez que existem telhados e muros nas proximidades? Como resolver esta situação, uma vez que já falei com os vizinhos e eles alegam que quando fui para lá morar já existia a dita chaminé. A chaminé dá-me ideia que faz parte de uma churrasqueira. Eles disseram-me que a chaminé cumpre a lei, mas eu duvido que possa estar tão baixa.


    Agradeço ajuda
    Obrigada
  13.  # 14

    Adoro a parte do já existe antes de tares aqui...

    Mas isso tem solução fácil, começas a fazer umas churrascadas no grelhador daqueles portateis proximo ai do muro deles, ligas uma ventoinha para empurrar para o lado deles. Pode ser que gostem também do fumo.
  14.  # 15

    Boa tarde,

    Aos entendidos, podem por favor comentar, e dar sugestões para resolver o problema?
    Hoje foi mais um dia de fumarada e maus cheiros. Urgente não é de todo viável esta situação.

    Obrigada
    Anexo mais fotos

    Mila Guedes
      DSCN0256.JPG
      DSCN0247.JPG
  15.  # 16

    Salvo melhor opinião, essa chaminé está em desacordo com a legislação.
    Teria que estar mais alta 50cm que o cume da habitação
  16.  # 17

    A churrasqueira que se vê com as bicicletas e o páteo em pedra mármore é a parte que pertence à nossa moradia, portanto a parte que leva com os fumos.
    O telhado que se vê por trás da nossa churrasqueira, com as duas girândulas em cima do telhado, é a casa dos nosso vizinhos. Ele instalou a churrasqueira por trás do muro que se vê com a grade verde, e que portanto é comum, faz a divisória das duas moradias, e plantou lá a chaminé mesmo na direção do meio do nosso pateo.
    Quando se refere "Teria que estar mais alta 50cm que o cume da habitação" refere-se à habitação dos vizinhos, certo?



    Obrigada
  17.  # 18

    Colocado por: mila guedesTeria que estar mais alta 50cm que o cume da habitação" refere-se à habitação dos vizinhos, certo?

    Ponto mais alto num raio de 10m se não estou em erro.
    Pode ser a caso do vizinho ou outra que esteja nas redondezas.
  18.  # 19

    Boa noite. Gostaria de saber como resolveu a situação, tenho um caso idêntico e queria saber onde atuar.
    Obrigada
  19.  # 20

    Boa noite Mónica não resolvi. Continuo com o mesmo problema e a Mónica conseguiu achar uma solução ?

    Obrigada
 
0.0182 seg. NEW