Iniciar sessão ou registar-se
    • slou
    • 28 dezembro 2019

     # 1

    Boa tarde,venho por este meio pedir ajuda na vossa opinião e forma de resolver a situação que se está a tornar para a saúde de quem habita a casa e para os vizinhos. Vivo na casa (neste caso e na minha opinião,problemática em questões de higiene e saude publica).
    Há 2 meses atrás fui obrigada a mudar-me para casa de minha mãe,casa essa que um dia será minha também,apesar de ser temporária mas não tendo outra opção,deparo-me com vários problemas de higiene os quais acredito que afectem os vizinhos. Foi deixado em casa de minha mãe por parte de um sobrinho um cão de raça pitbull e o qual nâo tenho força nem confiança para levar a saidas e passeios á rua,o cão passava os dias entre a varanda da casa e o quintal estando estes o tempo todo repleto de urina e fezes,o cão teve que ser retirado da varanda porque com o peso das corridas e saltos mais a urina e fezes a casa estava num estado deploravél e prestes a cair algumas partes do muro da mesma varanda,tendo que se dar inicio a obras de remodelação na varanda e o qual imensamente me custou a pagar,a minha mãe decidiu colocar o cão na sala que como é plano aberto colocou umas tábuas para impedir a passagem do animal na restante casa visto que este mesmo urina em todo o sitio,inclusivé,o cão dorme no meu sofá porque a minha mãe assim o exige,urina e defecta constantemente na sala,inclusivé alça a perna e urina em tudo quanto é mobilias e está um cheiro nauseabundo dentro de casa. Algumas vezes durante o dia coloca-o no quintal o qual está inundado de tábuas podres as quais a minha mãe utiliza mais uma vez para impedir a passagem do cão para dentro de casa. Ou seja,temos um animal enclausurado por culpa de quem o trouxe e não soube zelar plo bem estar do animal,temos uma pessoa idosa que acha perfeitamente normal bloquear o acesso á sala em prol de um cão e das suas vezes e urina e temos alguém obrigada a lidar com este tipo de situação sem saber para que lado se virar. Acredito que o mau-cheiro incomode os vizinhos e no caso dos vizinhos saberia que atitudes tomar,neste caso sendo eu residente na casa o que poderei fazer para melhorar esta situação de falta de higiene para comigo e vizinhos. Já tentei falar por diversas vezes com a minha mãe e tentar fazer-lhe vêr que não é forma de viver mas ela não aceita qualquer opinião contrária á dela e entramos sempre em conflito acabando por discutir. Neste momento não tenho para onde ir,a habitação onde eu residia foi vendida e apesar de trabalhar não tenho condiçoes de pagar os valores das rendas atuais e não aguento mais esta situação. Que medidas poderei tomar sem entrar em conflito direto com familiares?
    • size
    • 28 dezembro 2019 editado

     # 2

    Contacte com a sua Junta de Freguesia, ou Câmara Municipal, a reportar essa situação.

    A falta de condições no alojamento do animal de companhia pode motivar a sua retirada para o canil Municipal.
    Concordam com este comentário: slou
    Estas pessoas agradeceram este comentário: slou
    • slou
    • 28 dezembro 2019

     # 3

    Colocado por: sizeContacte com a sua Junta de Freguesia, ou Câmara Municipal, a reportar essa situação.

    A falta de condições no alojamento do animal de companhia pode motivar a sua retirada para o canil Municipal.
    Concordam com este comentário:slou
    Estas pessoas agradeceram este comentário:slou
    • slou
    • 28 dezembro 2019

     # 4

    Obrigada. Mas poderei faze-lo de forma anonima para não criar conflitos entre familiares? O cão no canil municipal não é propriamente o meu desejo,o problema não é o cão mas quem não o soube educar e garantir o seu bem-estar.
  1.  # 5

    acho que acima do problema do cão tem ai um problema familiar e pessoal e deve tentar encontrar uma solução para isso.
    Concordam com este comentário: slou, Vítor Magalhães, desofiapedro
  2.  # 6

    Minha estimada, regra geral, a denúncia relacionada com a insalubridade provocada pela presença de animais ou de maus tratos a animais carece da identificação do local (morada completa) e do detentor do animal(de preferência, nome completo). Quanto ao requerente, deverá este identificar-se e fornecer um contacto telefónico e/ou email, sendo que a falta de qualquer um destes elementos impede futuramente a procedência desta reclamação pois será impossível notificar o denunciado, bem como identificar o local para se efectuar qualquer tipo de diligência.

    No entanto porém, se se tem o prédio servido por um "quintal" por que não ali "edificar", com as devidas condições para o animal, um canil? Vide infra alguns exemplos, se bem que pode obrar com maior simplicidade (usando uma singela casota) e no limite, até dispensar a cerca em rede, usando uma corrente metálica em detrimento desta.

    https://i.pinimg.com/originals/fa/06/03/fa0603c56d20c1506260fb5cb5973e66.jpg

    https://i.pinimg.com/originals/89/dc/f5/89dcf5aed455f1882eb4e9a0a8d9bd8e.jpg

    https://apollo-ireland.akamaized.net/v1/files/xf9p672nwcq5-PT/image;s=261x203

    https://apollo-ireland.akamaized.net/v1/files/nrpb93sap0zx2-PT/image;s=644x461
    • size
    • 28 dezembro 2019 editado

     # 7

    Colocado por: slouObrigada. Mas poderei faze-lo de forma anonima para não criar conflitos entre familiares? O cão no canil municipal não é propriamente o meu desejo,o problema não é o cão mas quem não o soube educar e garantir o seu bem-estar.



    Assim, a melhor opção que pode tomar, é interessar-se pelo bom e devido alojamento do cão, em substituição da sua mãe. Tendo um quintal, não será muito difícil assumir essa tarefa, garantindo assim um bom relacionamento familiar e beneficiar do alojamento que lhe foi concedido.
    Acarinhe esse bom amigo...
  3.  # 8

    Boa noite,

    Lamento imenso por toda esta situação, por si, pela sua mãe, e sobretudo pelo animal.
    A melhor solução, a meu ver, é arranjar um novo adoptante para o cão, alguém que realmente o deseje e tenha condições para satisfazer as necessidades deste.
    Viver enclausurado, sem possibilidade de passear, de praticar exercício, de socializar, não ter ninguém que o saiba treinar em obediência com reforço positivo, isso não é vida para o bicho, independentemente da raça e do porte.
    Fechá-lo num canil no quintal, não tendo acesso a tudo o que acabei de enumerar, também não, e incorre em crime de negligência animal.

    Por culpa do sobrinho, sofre o animal, sofre a sua mãe, sofre você. Deu-se origem a uma situação que parece já ter contornos de saúde pública, e como referi, negligência animal.

    Por todos vós, contacte a Junta de Freguesia, contacte associações, contacte o IRA (Intervenção e Resgate Animal) se tiver que ser, mas esse animal precisa de uma nova família, e vocês precisam de estar em descanso na vossa casa.
    Concordam com este comentário: slou
    Estas pessoas agradeceram este comentário: slou
  4.  # 9

    Faltou acrescentar:

    Ao contactar com uma das entidades que referi, talvez até surja a oportunidade, (dependendo com certeza do motivo porque o seu sobrinho deixou o animal ao cuidado da sua mãe), de encontrar uma FAT - família de acolhimento temporário, até o seu familiar comprovar que tem as condições para voltar a ter o cão.
    Concordam com este comentário: slou
    Estas pessoas agradeceram este comentário: slou
  5.  # 10

    Lembrei-me de algo mais que acho que lhe pode ser útil:

    Os detergentes normais que usamos para a limpeza da casa, incluindo lixivia e afins, não são os mais adequados para remover o odor a urina dos nossos animais.
    Sei-o bem. Tenho um cão, e quando eles são bebés não podem ir à rua durante um mês ou mais, (já não me recordo bem), enquanto as primeiras vacinas fazem efeito (qualquer coisa assim do género). Então a minha vida era passada com o balde e esfregona nas mãos. E por mais que limpasse, achava que não ficava perfeito.
    Até que encontrei produtos enzimáticos em lojas de animais que são os únicos que destroem as partículas com rigor, mesmo ao nível dos narizes deles, acabando assim com o instinto de voltar a urinar no sítio que já tinha sido urinado.

    Deixo-lhe um link (há em várias lojas) com a gama destes produtos. Não são baratos mas duram e funcionam mesmo:
    https://www.ornimundo.com/pt/simple-solution

    Não lhe cheguei a perguntar a idade do cão, mas independentemente desta, é possível treiná-lo a fazer as necessidades num sítio que ache apropriado para isso. Leva algum tempo, requer sobretudo paciência e consistência da sua parte, mas não é difícil. Nunca se bate ou grita caso ele erre, mas quando ele acerta "faz-se uma grande festa", muitos elogios e recompensa com biscoito, ou com brinquedo tipo kong com biscoito ou creme lá dentro que eles adoram - eles aprendem tudo e mais alguma coisa assim.

    Escolha um sítio como wc canino, um canto do quintal por exemplo, use um produto atractivo de urina, e vá lá com ele várias vezes ao dia, dizendo-lhe sempre a mesma palavra ou expressão, tipo "faz pipi". Um dia ele há-de acertar, e quando assim for não poupe nos elogios, mostre entusiasmo, "lindo menino! muito bem! maravilhoso!", e dê logo recompensa, um biscoito e a seguir uma bola, ou o kong.

    https://www.youtube.com/watch?v=qcsGJnpJAF0
  6.  # 11

    Um pitbull já com vicios, eheh...

    Tem ai um problema bicudo, e o estar obrigada a viver aí por favor não ajuda. Boa sorte...

    Não esquecer que esse cão obriga a ser passeado com açaime, trela fixa, tem de ter seguro...etc etc...
  7.  # 12

    Colocado por: GT_racingNão esquecer que esse cão obriga a ser passeado com açaime, trela fixa, tem de ter seguro...etc etc...


    Verdade.

    Slou,

    Não sabendo nós os contornos da situação que levaram ao sobrinho a deixar aí o cão, não há hipótese de exigir a este, (visto que é dono do animal), que pelo menos vá aí uma vez por dia passear o animal? Era o mínimo.
  8.  # 13

    Colocado por: happy hippy
    No entanto porém, se se tem o prédio servido por um "quintal" por que não ali "edificar", com as devidas condições para o animal, um canil? Vide infra alguns exemplos, se bem que pode obrar com maior simplicidade (usando uma singela casota) e no limite, até dispensar a cerca em rede, usando uma corrente metálica em detrimento desta.


    Acho preferível manter o animal na sala do que a passar os dias confinado a uma gaiola, ou mais "desumanamente" preso a uma corrente.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  9.  # 14

    Desculpem estar a ser tão participativa neste tema, mas quando mete animais...

    Partilho de bom grado tudo o que souber e que ache ser de alguma utilidade. Os canis não são solução, muitos são de abate, a grande maioria está totalmente lotada e têm fracas condições. Há zonas do nosso país em que os seus canis têm fama de serem autênticos campos de concentração, do pior que pode haver.
    As associações trabalham sem qualquer apoio do Estado, e dependem unicamente da incansável boa vontade dos seus voluntários, e também elas não têm mãos a medir com a quantidade alarmante de animais vítimas de maus tratos e abandono, e da irresponsabilidade de pessoas que decidem ter um animal sem qualquer consciência da responsabilidade que isso significa.
  10.  # 15

    Slou,

    Posso perguntar-lhe a sua região/ concelho?
    • IAR
    • 30 dezembro 2019

     # 16

    Olá slou

    O teu relato inicial (condições em que o animal vive e consequentes condições de higiene em casa) fez-me lembrar este documentário que assisti há uns dias.

    É uma história muito forte sobre relações e conflitos familiares, saúde mental e a capacidade das pessoas mudarem.

    For the Birds
    https://www.imdb.com/title/tt2433118/
  11.  # 17

    Quanto ao forista a precisar de ajuda, o primeiro passo a dar é educar o animal ( já que aparentemente nunca teve qualquer aprendizagem) , a idade do animal é irrelevante para a aprendizagem do mesmo, basta insistência , paciência e muita atenção.

    Crie rotinas , leve-o a passear em horários específicos. ( atenção : trela, açaime , seguro e registado com vacinas obrigatórias em dia )
    Se tem esse quintal onde o pode soltar , para fazer as necessidades , brincar etc ainda melhor , pois pode ir treinando “o passear” até ambos terem mais confiança ( apanhe sempre os dejectos )

    Mantenha-o isolado quando não se comporta , mas deixe-o á solta em casa , quando este se acalmar ( com tempo ele vai aprender que se se mantiver calmo é recompensado com livre-trânsito) .

    O animal é castrado ? ( o urinar frequente , é um claro marcar território, que pode ser mitigado com a castração)

    Limpe a casa , com produtos próprios para eliminar o cheiro, ( nada de amoníacos )

    Adquira alguns brinquedos ( resistentes ) para ele se distrair e se cansar

    A raça pitbull, tem a fama de ser agressiva e perigosa o que faz que não intencionalmente o cão pressinta o seu medo, ficando também ele receoso, gerando-se um círculo vicioso .
    Tenho um amigo que tem 4 e são dos cachorros mais fofos e pacíficos que vi. É treino, paciência e amor.
    Tudo de bom e boa sorte.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  12.  # 18

    Este tópico é surreal, e que tal criar condições para o animal estar no quintal? e que tal haver um pouco de limpeza e limpar o coco e o xixi do animal?
    As pessoas têm os animais por ter e depois nem condições têm para eles, nem educação lhes dão nem os tratam bem.. como é possível esta pessoa relatar o que relatou aqui no forum, nem como se pode viver numa casa assim..
  13.  # 19

    Colocado por: lpereiraEste tópico é surreal, e que tal criar condições para o animal estar no quintal? e que tal haver um pouco de limpeza e limpar o coco e o xixi do animal?
    As pessoas têm os animais por ter e depois nem condições têm para eles, nem educação lhes dão nem os tratam bem.. como é possível esta pessoa relatar o que relatou aqui no forum, nem como se pode viver numa casa assim..

    Ela não disse que não o faz ... tirou conclusões do ar !! O cão não é do autor do post , ela está simplesmente a tentar conviver com um cão que não é seu .
    • slou
    • 1 janeiro 2020

     # 20

    É de minha vontade tomar conta do cão,deixá-lo mais livre e inclusivé fazer o levantamento de um muro para que o cão circule livremente e tenha um espaço maior e acabem os problemas de higiene e a falta de felicidade do pobre bicho. O problema aqui nem é o cão ou eu,o problema aqui e grande problema é a minha mãe que não me deixa melhorar a nossa situação e do animal,parece-me fazê-lo por maldade. Sei como lidar com o bicho mas não consigo contornar a minha mãe que me parece não ter noção da situação e é extremamente dificil lidar com ela.
 
0.0187 seg. NEW