Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Há uns anos para cá que sempre que aparece o tempo quente, aparece também uma praga de bicharocos que andam pelas paredes e voam de forma irritante. São lentos, adormecidos e matam-se facilmente, mas extremamente numerosos e incómodos (já para não falar no mau aspecto de ter paredes e tectos com isto). A verdade é que não sei o que são, de onde aparecem (aparecem e desaparecem de repente), nem como acabar com eles de uma vez por todas. Alguém saberá?
    Aqui ficam umas fotos (desculpem a má qualidade, mas a macrofotografia não é o meu forte):
    1
    2
    3
    •  
      MRui
    • 29 junho 2010

     # 2

    Parece ser um scarabaeus sacer (escaravelho-sagrado). Tente exterminá-los com um inseticida, mas se tiver crianças em casa terá de ter muito cuidado na utilização do mesmo.
  2.  # 3

    Tenha calma, aposto que mora numa zona de campo, esses acho q são vegetarianos e vêm de fora da sua casa em certas alturas do ano. Estiu em crer q não são os escaravelhos mencionados acima, sim estes são porcalhões
    •  
      MRui
    • 30 junho 2010

     # 4

    Paramonte,

    Provavelmente está-se a referir ao mesmo tipo de "bicho". Os scarabaeus sacer também são conhecidos na gíria popular por porcalhões, devido a depositarem os seus ovos em bolas de esterco.
    Concordam com este comentário: Extravagancia
  3.  # 5

    Não é exactamente zona de campo... É uma vivenda com terreno à volta em zona urbana. Como posso fazer para evitar que apareçam? Obrigado
  4.  # 6

    Bem, estive à procura desses scarabaeus sacer e o que me apareceu não tem nada a ver. Será mesmo isto?
    1
  5.  # 7

    Isso é a carocha.
    •  
      MRui
    • 30 junho 2010

     # 8

    Vendo melhor as fotos que colocou, parecem ser mais Cheironitis hungaricus, mas não tenho a certeza. Compare-os com a imagem que coloco aqui e veja se é isto.

    Cheironitis hungaricus
      Cheironitishungaricustrio.jpg
  6.  # 9

    Colocado por: MRuiVendo melhor as fotos que colocou, parecem ser maisCheironitis hungaricus, mas não tenho a certeza. Compare-os com a imagem que coloco aqui e veja se é isto.

    Cheironitis hungaricus
      Cheironitishungaricustrio.jpg


    O corpo de facto é muito semelhante, mas se reparar as patas são muito mais finas e não têm aquelas pinças frontais.

    Experimentei a procurar por bicho da madeira e de facto algumas imagens que me apareceram são muito semelhantes ao que me anda por aqui a chatear..
    1
  7.  # 10

    Este é o tópico de que precisava :)

    eu tenho uns bichos que andam no chão, medem cerca de 1mm a 2mm e são brancos. só os consigo ver por causa da madeira escura.
    andei à procura de imagens na net mas não consegui identificá-los.

    os "meus bichos" têm uma cintura mais fininha, anda pensei que fossem mini-aranhas, mas não estou nada convencida

    alguém sabe do que se trata??
  8.  # 11

    olhe tem razao no que disse
    isso nao e mais nem menos que bicho da madeira....
    Sou bombeiro e apanh mt desses bichos a xatearem nos fogos. eles odeiam calor.... Repare se ao pe de sua casa n ha uns pinheiros com furinhos na carrasca...
  9.  # 12

    Colocado por: firesouldjolhe tem razao no que disse
    isso nao e mais nem menos que bicho da madeira....
    Sou bombeiro e apanh mt desses bichos a xatearem nos fogos. eles odeiam calor.... Repare se ao pe de sua casa n ha uns pinheiros com furinhos na carrasca...


    Já houve um pinheiro em tempos... Há é uma mobília de um quarto que está toda esburacada. Se eles odeiam o calor porque é que só aparecem exactamente na época dele?
    Outra coisa, sendo bicho da madeira, não há o perigo de se atirarem às traves que seguram o telhado (não tem laje, apenas traves de madeira a segurar as telhas)?
  10.  # 13

    Colocado por: GonçaloNão é exactamente zona de campo... É uma vivenda com terreno à volta em zona urbana. Como posso fazer para evitar que apareçam? Obrigado


    Que zona está a sua moradia.

    A mim aparece-me alguma bicharada, mas não posso fazer, eles já cá estavam qdo vim para cá!! Ah, e em Maio o pó amarelo dos pinheiros. o que fazer? Deitar os pinheiros todos abaixo? Nem pensar!!
    • LuB
    • 30 junho 2010 editado

     # 14

    Parece bicho da madeira, sim. Que tamanho têm os bichos? Os bichos da madeira são pequeninos e pretos. Têm umas azinhas, disfarçadas, embora nunca os veja voar nem andar. Aparecem no chão e não se movimentam. Mas invadem tudo rapidamente.
    Se for bicho da madeira, acautele-se porque pode ficar sem os moveis e sem as madeiras da casa. Muitas vezes quando eles aparecem numa divisão é mau sinal :(( - já lhe estão a comer a mobília.
    Eu tenho esse problema, porque tenho uma casa que fica junto de um pinhal e passo a vida a colocar cuprinol nos móveis, que esses bichos propagam-se que é um susto!
  11.  # 15

    Extacto, o bicho da madeira aparece entre Maio e Agosto, como podem ver aqui:

    http://www.scribd.com/doc/7250920/Bicho-Madeira

    http://www.rentokil.pt/guias-para-pragas/insectos-e-aranhas/insectos-prejudiciais-a-madeira/index.html

    Extacto, o bicho da madeira aparece entre Maio e Agosto, como podem ver aqui:

    http://www.scribd.com/doc/7250920/Bicho-Madeira

    http://www.rentokil.pt/guias-para-pragas/insectos-e-aranhas/insectos-prejudiciais-a-madeira/index.html



    Caruncho Pequeno da madeira
    Anobium punctatum
    Aspecto
    Adultos: 5 a 7 mm de comprimento. Larvas: 10 mm.

    Este caruncho é castanho-avermelhado escuro e tem pêlos amarelados, tipo escamas, na parte superior do corpo e nos élitros. As larvas são de cor castanha clara, em forma de gancho, cobertas por pêlos erectos dourados e com mandíbulas castanhas escuras na cabeça.

    Ciclo de vida
    Depois de acasalar, a fêmea deposita 3 a 4 ovos agrupados em fendas das superfícies de madeira rugosa. São esbranquiçados e ovais e a fêmea faz 40 a 60 posturas durante o seu ciclo de vida. As larvas eclodem dos ovos em duas a cinco semanas.
    As larvas passam a pupas logo abaixo da superfície da madeira. Os adultos emergem no início do Verão, devorando a madeira até à superfície e deixando os característicos orifícios de saída.

    Hábitos
    No seu ambiente natural, o insecto vive na madeira morta de várias espécies de árvores de madeira densa, que estejam em decomposição devido à acção de fungos.
    Dentro dos edifícios, o insecto aparece quase sempre em madeiras densas antigas, sobretudo em madeira de carvalho.
    Os maiores danos são provocados pelas larvas, uma vez que fazem túneis na madeira ao longo de cinco a dez anos.

    Aconselha-se o tratamento rápido da praga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gonçalo
  12.  # 16

    Como eu disse a moradia está em zona urbana e já teve em tempos dois pinheiros no quintal, mas que já foram abaixo há anos.

    Eles andam um pouco por todo o 1º andar da moradia, mas concentram-se mais num determinado quarto onde está a mobília esburacada. É engraçado que, se concentram mesmo nessa mobília (uma mobília de madeira "suave" com mais de 100 anos), mas não ligam a mais nenhuma, embora andem por outros quartos também.
    Hoje de manhã vi, pela primeira vez, um a enfiar a cabeça num buraco, mas depois caiu. Os gajos parecem meio bêbados, é só dar-lhes um toquezinho e eles caem ko.
    Os tipos devem ter entre 2,5 e 5 mm, voam de forma irritante e muito fácil de apanhar no ar e andam por tecto e paredes, mas não pelo chão (talvez por ter alcatifa)
  13.  # 17

    Colocado por: Sun7RiderExtacto, o bicho da madeira aparece entre Maio e Agosto, como podem ver aqui:

    http://www.scribd.com/doc/7250920/Bicho-Madeira

    http://www.rentokil.pt/guias-para-pragas/insectos-e-aranhas/insectos-prejudiciais-a-madeira/index.html



    O problema é como tratar a praga e será que a bicharada não chegou já às traves de madeira que seguram o telhado. Até tremo só de pensar nisso...
    • LuB
    • 30 junho 2010 editado

     # 18

    Meu amigo, você tem um problema muito xato em mãos. Vá rapidamente à drogaria comprar producto para tratar as mobílias infestadas. Espero que as madeiras da sua casa estejam (tenham sido) devidamente tratadas na origem porque senão esses bichinhos pequeninos comem-lhe a casa toda.
    Isso é tão mauzinho que, se a invasão for geral, pode não conseguir controlar a praga. Valia a pena falar com alguém que entenda do assunto. Creio que existem empresas especializadas em debelar esse tipo de pragas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gonçalo
  14.  # 19

    caro gonçalo, como lhe disse esses bichinhos sao xatos cm td e apareçem mais no verao porque é nesta altura k saem dos casulos e k se multiplicam que nem coisa parva....

    Para mim o melhor k tem a fazer é xamar a sua casa uma equipa especializada em pragas, porque se vai andar a por veneno, mais vale que seja eficaz e n s xateie mais do k andar tds os meses a ir a drogaria buscar.....

    S for as paginas amarelas a centenas dessas empresas.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gonçalo
  15.  # 20

    Bem, tenho mesmo um problema e a minha maior preocupação são mesmo as madeiras que seguram o telhado. obrigado pela ajuda!
 
0.0176 seg. NEW