Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Sou novata por aqui, tenho tentado ao máximo encontrar palavras chaves para encontrar experiência, mas sem grande sucesso. Ficarei grata por receber os vossos testemunho.
    Encontro-me neste momento a fazer as especialidades para entrar na CM de Sintra com a comunicação prévia para construção de uma moradia. E gostaria de saber quanto tempo demora a CM de Sintra a dar o alvará ? Não tenho capital próprio para iniciar a obra daí ser obrigada a esperar a validação.
    Sei que depende de muita coisa, no entanto gostaria de ter uma ideia.
    Grata a todos
    • Anaa
    • 11 fevereiro 2020

     # 2

    Johanna, alvará é o construtor que tem de ter, penso que se refere a licença de construção mas, em comunicação prévia não existe emissão de licença.

    Depois de ter os projectos todos completos o processo é submetido na plataforma da câmara, depois a câmara responde com correções caso necessário, no meu caso foram apenas correções a documentos, uma assinatura digital em falta, um termo de responsabilidade, etc.. nada relacionado com o projecto em si.

    Submete as correções e a câmara indica as taxas a pagar, paga as taxas e uns dias depois fica disponível o ofício final.

    Todo o processo é feito através da plataforma, sou da opinião que funciona muito bem, não há extravios de documentos, não há papel, em qualquer altura podemos consultar o processo.

    Antes de iniciar o processo tb tinha muitas dúvidas, no entanto, em comparação com outros testemunhos de outras câmaras, acho que a CM Sintra está bastante evoluída nesta área.

    Boa sorte!
  2.  # 3

    Obrigada Anaa pelo seu testemunho, sem dúvida que o desconhecido causa dúvidas e alguns receios!
    Posso lhe perguntar quanto tempo demorou esse processo todo desde o dia que colocou a comunicação prévia até lhe darem o ofício?
    Já agora e não querendo abusar, esse ofício é suficiente para iniciar o pedido de empréstimo no banco?
    Mais uma vez muito obrigada pela partilha!
    • Anaa
    • 11 fevereiro 2020

     # 4

    3 semanas aproximadamente até estar tudo completo.

    No meu banco foi necessário, uma vez que não há licença de construção o ofício final a indicar que o processo está bem instruído substitui a licença. Nos outros bancos não sei como funciona.

    À parte a questão burocrática... Já tem construtor? Como é que vai iniciar a obra sem capital próprio? Por norma o banco só liberta € com obra feita...
  3.  # 5

    Terei capital só para iniciar a obra depois será impossível continuar. Sim, já temos o construtor e o projecto de arquitectura, iniciamos as especialidades e já pagamos as taxas de resíduo, água e etc.
    Desejosa que entre na câmara , infelizmente os relatos da CM de Sintra não são muito positivos. Mas fico contente de saber que não é igual para toda a gente ! Julgo que no fim no mês submetemos o pedido com comunicação prévia, depois esperar 3 semana seria perfeito!!!!! Cruzo os dedos 🍀
  4.  # 6

    Colocado por: JohannaSim, já temos o construtor e o projecto de arquitectura,

    O construtor fez o orçamento só com o projecto de arquitectura ?
  5.  # 7

    Boa noite Picareta, antes de tudo muitas dúvidas consegui tirar graças aos seus relatos.
    Não, o nosso construtor fez-nos o orçamento com arquitectura mais engenharia.
  6.  # 8

    Colocado por: JohannaNão, o nosso construtor fez-nos o orçamento com arquitectura mais engenharia.

    Mas você disse que as especialidades estão ainda a ser executadas.
  7.  # 9

    Sim estão, mas está tudo englobado no mesmo “pacote” há alguma coisa que não estamos a fazer certo? Sempre pensei que as especialidades fossem os engenheiros a tratar ... Fiquei confusa ...
  8.  # 10

    Isto é que vai aqui uma confusão :-))

    Já tem os projectos das especialidades feitos? Estabilidade, águas, esgotos, térmica, acústica, ited ...
  9.  # 11

    Aí realmente não percebo nada disto... acho que isso está em curso! Paguei umas taxas, água, luz e resíduos ... mas pensei que isso fosse aos engenheiros de fazer!
    Acho que tenho muito que aprender ainda 😔
    • Anaa
    • 11 fevereiro 2020

     # 12

    Colocado por: JohannaTerei capital só para iniciar a obra depois será impossível continuar. Sim, já temos o construtor e o projecto de arquitectura, iniciamos as especialidades e já pagamos as taxas de resíduo, água e etc.
    Desejosa que entre na câmara , infelizmente os relatos da CM de Sintra não são muito positivos. Mas fico contente de saber que não é igual para toda a gente ! Julgo que no fim no mês submetemos o pedido com comunicação prévia, depois esperar 3 semana seria perfeito!!!!! Cruzo os dedos 🍀


    OK, no post inicial disse que não tinha capital próprio para iniciar a obra, daí a minha observação.

    O que pagou deve ser as certificações, gás, SMAS, etc
  10.  # 13

    sim eu percebi, mas quando digo k não tenho capital próprio é no sentido k vou ser obrigada a recorrer a um empréstimo, tenho apenas para iniciar.
    Sim penso k tenha sido isso... sou muito verde nesta matéria!
    • Anaa
    • 11 fevereiro 2020

     # 14

    Quando for submeter o projecto vai ver que a plataforma é bastante completa, não deixa submeter se não tiver os documentos todos, depois pode é faltar alguma coisa ou algum documento não estar conforme querem... Lembro-me que um dos documentos tinha de ser feito através da minuta disponível na plataforma e o que carregamos não era, veio como "deficiência", outro era a assinatura digital que teimava em não aparecer... São coisas simples, que se resolvem facilmente mas acabam por atrasar mais uns dias.

    Em que zona Sintra vai construir?
  11.  # 15

    Se não estou em erro a arquiteta é k vai entrar com o pedido, terei que entrar em contacto com ela para perceber melhor, mas penso que terei acesso para seguir passo a passo.
    Nós como não percebemos nada de nada entregamos tudo a empresa que nós vai construir a casa!
    Na Serra de Casal de Cambra e a sua onde é? Ainda lhe falta muito ?
    • Anaa
    • 11 fevereiro 2020

     # 16

    Tem acesso sim, o processo fica associado ao seu contribuinte, tem de se registar na plataforma.

    Vamos ser vizinhas! 😁
  12.  # 17

    Também vai ser na Serra? Pode ser que nos venhamos a conhecer 😊 fiquei super contente por saber que o processo é rápido ...
    • Anaa
    • 11 fevereiro 2020

     # 18

    Sim é na Serra.

    Boa sorte 🍀
  13.  # 19

    Bom dia Ana,
    Posso lhe pedir uma última informação? Quanto é que lhe ficou as taxas para o levantamento do ofício?
    Deixo-lhe o meu mail [email protected] se preferir responder em particular.
    Mais uma vez obrigada 🙏 por tudo !
    • Anaa
    • 12 fevereiro 2020

     # 20

    Bom dia,
    As taxas são pagas antes do processo estar concluído. Quando submeter o processo, existe um campo que tem de ser preenchido e gera logo a ref MB para pagamento.
    O valor vai variar conforme as áreas.

    Veja este meu tópico tem lá o cálculo das minhas

    https://forumdacasa.com/discussion/63123/2/notificacao-cm-comunicacao-previa-com-deficiencias/
 
0.0171 seg. NEW