Colocado por: ModronNa sua opinião, qual seria mais eficiente? Como explicou, eu não quero ter o chão quente, quero o ambiente aquecido.sabendo que por um lado quanto menor espessura tiver mais eficiente e por outro lado a espessura tem que ter espessura suficiente para fazer a distribuição das cargas superiores (vulgo os equipamentos e mobiliario que colocar por cima), deve colocar o recomendado pelo fabricante, se o mesmo afirma que é 22mm acima da tubagem, é isso que deve exigir que seja aplicado.
Colocado por: rjmpiresDepois da secagem prevista e passado uma temporada de aquecimento do piso é costume haver mais rachadelas? ou devido ao facto de já não ter água em principio não racha mais?em media a secagem de uma betonilha esta pendente da sua espessura, uma betonilha com 45mm (chamado sistema convencional usado pela maioria dos fabricantes de PRH) demora 23 dias a secar completamente, no entanto as fissuras podem aparecer durante a secagem e ou posteriormente consoante as cargas a que forem sujeitas.
Colocado por: rjmpiresE termos de transmissão térmica também compreendo que a betonilha transmite melhor o calor que uma fenda com "ar", mas em termos de aquecimento também não será um problema muito grande ter 1 rachadela na zona da porta, ou estou a pensar mal?uma fissura não compromete a eficiência do sistema mas se for muito pronunciada pode sujeitar a tubagem a um esforço para o qual a mesma não está preparada.
Colocado por: Atlas EurobuildA grande diferença entre as tradicionais e as autonivelantes é mesmo essa, isto é, as autonivelantes (que são muito fluídas) conseguem envolver muito melhor o tubo de aquecimento na betonilha do que as tradicionais.a outra vantagem das betonilhas de base anidrite é permitir maiores áreas sem juntas de fraccionamento derivado á maior estabilidade dimensional durante o processo de secagem.
Colocado por: nasys007
Facto de apontar 4 a 6cm argamassa, tem a ver com alguma acumulação de energia (inércia) a poder haver, que beneficia conforto, estabilidade no Sistema e nas fontes de calor. Além disso, digo por formação que tive algumas marcas de PRH e pela experiência em sistemas e em funcionamento.
Colocado por: nasys007
Facto de apontar 4 a 6cm argamassa, tem a ver com alguma acumulação de energia (inércia) a poder haver, que beneficia conforto, estabilidade no Sistema e nas fontes de calor. Além disso, digo por formação que tive algumas marcas de PRH e pela experiência em sistemas e em funcionamento.
Colocado por: nasys007Não sei se estamos a falar da mesma coisa ..?!
Refiro.me a 4 a 6cm de argamassa total ou seja em cima do isolamento, ou seja 2,4 a 4,4cm a cima do tubo...
Colocado por: nasys007De qualquer forma não podemos deixar de dizer, Quando se aplicam 4cm (ex:) de betonilha vai existir uma inércia inicial a ultrapassar mas depois essa mesma inércia (espessura betonilha) será responsável por armazenar alguma energia (dependendo do calor especifico) que será libertada progressivamente para o ambiente.o que poderá ser vantajoso num sistema a biomassa mas completamente desadequado se usar uma bomba de calor e pior se for sistema com aquecimento e arrefecimento.
Colocado por: Atlas EurobuildBoa tarde Modron,
Se for fácil encontrar essa espessura de isolamento, poderá colocar.
Se não, com os 6cm fica na mesma já com uma boa espessura.
Sim
Para tal a betonilha teria de ser à base de sulfato de cálico, isto é, betonilha de anidrite.
Existem classificações para as betonilhas ensacadas, sendo que, terá de ver também o que preconiza o fabricante do piso radiante, isto se preconizar alguma coisa.
As espessuras terão de respeitar aquilo que o fabricante do piso radiante refere. Se referirem Xcm de argamassa acima do tubo, então terá de ser esse valor como mínimo. No seu caso, segundo o que disse é de 18mm certo?, então terá de ser esses 18mm acima do tubo. Não convém alterar/modificar o sistema.
Se for para o caso de betonilha de anidrite, não sei se essas marcas tem as betonilhas de anidrite cá no nosso mercado.
Quando é para colocar betonilha autonivelante temos de garantir que existe um suporte sem fugas. Normalmente isso pode acontecer através de um plástico. Existem alguns fabricantes que possuem placas próprias que já fazem a estanquecidade e portanto não é necessário mais nada.
Em princípio não é necessário.
Quanto à betonilha autonivelante de base de anidrite, aqui fica uma imagem de um produto possível de ser utilizado.
Colocado por: rjmpires
Já agora queria fazer uma pergunta a cerca de uma dúvida que tenho acerca das juntas de fraccionamento.
Qual é o conceito/objectivo principal de elas existirem?
Colocado por: jorgealveso que poderá ser vantajoso num sistema a biomassa mas completamente desadequado se usar uma bomba de calor e pior se for sistema com aquecimento e arrefecimento.
Colocado por: rjmpires
Obrigado também pelo contributo jorge!
Depois da secagem prevista e passado uma temporada de aquecimento do piso é costume haver mais rachadelas? ou devido ao facto de já não ter água em principio não racha mais?
E termos de transmissão térmica também compreendo que a betonilha transmite melhor o calor que uma fenda com "ar", mas em termos de aquecimento também não será um problema muito grande ter 1 rachadela na zona da porta, ou estou a pensar mal?
Colocado por: jorgealvessabendo que por um lado quanto menor espessura tiver mais eficiente e por outro lado a espessura tem que ter espessura suficiente para fazer a distribuição das cargas superiores (vulgo os equipamentos e mobiliario que colocar por cima), deve colocar o recomendado pelo fabricante, se o mesmo afirma que é 22mm acima da tubagem, é isso que deve exigir que seja aplicado.
Colocado por: Modron
No sistema afirmam 18 mm (no minimo) acima do tubo. Se colocar mais 1 ou 2 cm não terá mal certo? ou seja, poderei perder em eficiencia mas ganhar em resistencia.
Colocado por: pc ferreira
Muito simples:
Retração
Dilatação térmica linear
Vibração
Humidade
Colocado por: jorgealvesem media a secagem de uma betonilha esta pendente da sua espessura, uma betonilha com 45mm (chamado sistema convencional usado pela maioria dos fabricantes de PRH) demora 23 dias a secar completamente, no entanto as fissuras podem aparecer durante a secagem e ou posteriormente consoante as cargas a que forem sujeitas.
Colocado por: rjmpires
Não responde à questão prática da pergunta, mas depois do que foi falado já entendi o porquê e onde se aplicam esses conceitos
Colocado por: ModronNo sistema afirmam 18 mm (no minimo) acima do tubo. Se colocar mais 1 ou 2 cm não terá mal certo? ou seja, poderei perder em eficiencia mas ganhar em resistencia.habitualmente os sistemas têm limites mínimos e máximos a respeitar, desconheço o sistema e como tal não posso afirmar se essa opção cumpre com os requisitos do fabricante.
Colocado por: jorgealveshabitualmente os sistemas têm limites mínimos e máximos a respeitar, desconheço o sistema e como tal não posso afirmar se essa opção cumpre com os requisitos do fabricante.
infelizmente em Portugal é muito usual os distribuidores ocultarem pormenores cruciais complexos.