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    • eu
    • 8 maio 2020
    Colocado por: Bricoleirohttps://www.leak.pt/quarentena-esta-a-ter-impacto-nas-baterias-dos-carros/

    Mais um ponto fraco dos VE.


    Isto afeta mais as baterias de chumbo de 12 V dos ICE que as baterias de lítio dos VE.

    Um dos meus carros ICE está parado há quase 2 meses, e se não lhe ligasse um carregador de 2 em 2 semanas, a bateria já tinha morrido.
  1. Colocado por: eu

    Isto afeta mais as baterias de chumbo de 12 V dos ICE que as baterias de lítio dos VE.

    Um dos meus carros ICE está parado há quase 2 meses, e se não lhe ligasse um carregador de 2 em 2 semanas, a bateria já tinha morrido.


    Afectam todos, a diferença é que uma bateria de chumbo 12V custa entre 70 a 120 euros nas medidas mais usuais e as outras...pois!
    • eu
    • 8 maio 2020
    Colocado por: Bricoleiro
    Afectam todos


    Afetam todas... certo.

    Mas não da mesma maneira. Uma bateria de lítio pode estar MUITO mais tempo sem ser carregada/usada.
    Concordam com este comentário: mafgod
  2. Colocado por: eu

    Afetam todas... certo.

    Mas não da mesma maneira. Uma bateria de lítio pode estar MUITO mais tempo sem ser carregada/usada.


    Não sei quanto tempo aguentam mas também não é infinito. O meu antiguinho Nokia já com bateria de lítio, deixei-o de lado numa gaveta quando comprei um smartphone, passados uns 5 ou 6 meses fui ligá-lo para aceder a uns contactos na memória do telefone e fiquei a ver navios, já não ligou nem aceitou carga.
    Mesmo que dure mais tempo em situação de paragem, degrada-se mais com certeza e o custo delas é o que todos nós sabemos.
  3. Colocado por: Bricoleirohttps://www.leak.pt/quarentena-esta-a-ter-impacto-nas-baterias-dos-carros/

    Mais um ponto fraco dos VE.
    Leu a noticia ou só as gordas?
    Há baterias e baterias.
    A notícia é sobre as bateria de 12V!

    A bateria de tração, pode ficar muitos meses sem problemas, assim a deixe com energia (acima de ~20%).

    Colocado por: BricoleiroNão sei quanto tempo aguentam mas também não é infinito. O meu antiguinho Nokia já com bateria de lítio, deixei-o de lado numa gaveta quando comprei um smartphone, passados uns 5 ou 6 meses fui ligá-lo para aceder a uns contactos na memória do telefone e fiquei a ver navios, já não ligou nem aceitou carga.
    Mesmo que dure mais tempo em situação de paragem, degrada-se mais com certeza e o custo delas é o que todos nós sabemos.
    Nada durante para sempre.
    Baterias de telemóveis e e VEs... só tem em comum o nome e alguns componentes, nada a ver.
    Também se deixar combustível num ICE e só pegar nele daqui a uns anos, mesmo que dê um encosto à bateria de 12V para o arranque, duvido que funcione normalmente.
    Nada é eterno!
  4. Colocado por: mafgodA notícia é sobre as bateria de 12V!

    "Como deve saber, a regular utilização diária do seu veículo automóvel afasta muitos dos problemas básicos, algo que pode ser dito acerca dos carros tradicionais a combustão, mas também dos novos elétricos."
  5. Colocado por: mafgodA notícia é sobre as bateria de 12V!


    Li tudo e parece-me ser de todas, não li lá 12V em lado algum.
  6. Colocado por: mafgodTambém se deixar combustível num ICE e só pegar nele daqui a uns anos, mesmo que dê um encosto à bateria de 12V para o arranque, duvido que funcione normalmente.
    Nada é eterno!


    Claro, lógico.
    Não disse que sim, nem as de 12V nem as de lítio são eternas. A diferença é apenas no preço.
  7. Colocado por: Bricoleiro"Como deve saber, a regular utilização diária do seu veículo automóvel afasta muitos dos problemas básicos, algo que pode ser dito acerca dos carros tradicionais a combustão,mas também dos novos elétricos."
    Caso não saiba, os VEs usam a bateria de tração para carregar a de 12V quando esta precisa de carga ;-)


    Colocado por: BricoleiroLi tudo e parece-me ser de todas, não li lá 12V em lado algum.
    Leu mal porque disse que era um ponto fraco dos VEs:
    Colocado por: Bricoleiro//www.leak.pt/quarentena-esta-a-ter-impacto-nas-baterias-dos-carros/

    Mais um ponto fraco dos VE.
  8. Mas, já agora, para quem tem VE ou para os curiosos, é seguir esta discussão sobre os cuidados a ter nesta fase mais parada.
  9. E aqui um artigo interessante sobre:
    Corona Vírus, COVID-19 e a Mobilidade Elétrica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  10. Colocado por: mafgodLeu mal porque disse que era um ponto fraco dos VEs:

    Mas meta lá aqui onde é que mencionam que é apenas as baterias de 12v porque não foi isso que percebi.
  11. O que percebeu e reteve foi os VEs :)
    Pelo menos está no comentário... Se a percepção fosse outra o comentário era outro, ou não? :)
  12. Colocado por: Bricoleiro
    Mas meta lá aqui onde é que mencionam que é apenas as baterias de 12v porque não foi isso que percebi.


    A bateria do ampera está impecavel :)

    No meu caso, a bateria de tração mantem a bateria de 12V carregada.. No fumarento.. Se não andar nele todas as semanas.. Era uma vez uma bateria...
  13. Aliás, neste período de teletrabalho tive a mais épica justiça poética de sempre: tive de levar o meu eléctrico (pessoal) para o trabalho porque o carro de serviço (diesel) não pegou. Por falta de bateria 😁😁😁
    • eu
    • 9 maio 2020
    Colocado por: Bruno.Alveso carro de serviço (diesel) não pegou. Por falta de bateria


    Mais uma prova que os carros a bateria não prestam ;)
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  14. Os PHEV como uma maneira de fugir às multas... Claro que quem pagará é o cliente final...
    https://youtu.be/H3jMvTsbh2Q
    Concordam com este comentário: mafgod
  15. Colocado por: mafgodO que percebeu e reteve foi os VEs :)
    Pelo menos está no comentário... Se a percepção fosse outra o comentário era outro, ou não? :)

    Não.
    O que percebi é que qualquer bateria, embora umas mais que outras, quando submetidas a longos períodos sem uso ou sem ciclos de carga e descarga, perdem capacidade e degradam-se.
    É claro que isto é uma desvantagem para os VE e foi isto que retive, por causa do custo das baterias.
    Não li em lado nenhum que só se aplica às de chumbo 12v.
  16. A 🔋 de lítio do meu sistema fotovoltaico, esteve 6 meses sem uso e continuou a funcionar quando foi ligada novamente .
    A bateria de chumbo do meu Toyota foi-se no outro inverno. O carro este 1 semana sem trabalhar. Mas também já tinha 10 anos
  17. Colocado por: BricoleiroO que percebi é que qualquer bateria, embora umas mais que outras, quando submetidas a longos períodos sem uso ou sem ciclos de carga e descarga, perdem capacidade e degradam-se.

    Então tens mesmo de perceber melhor as diferenças entre os diferentes tipos de baterias e controladores e afins.
    A tradicional bateria de 12V, quando não usada, descarrega, descarrega e morre. Num carro tradicional, que não ande, morre ponto.
    Num VE as baterias de lítio têm controladores específicos que, entre outras coisas, mantém a bateria de 12V (chumbo, velha e decrépita, mas barata) no pico da sua forma.

    Por isso, um VE pode estar 2 meses (tempo aleatório, pode ser 2 semanas ou vários meses, dependendo de muitas coisas) parado, que vai gastando uma pequena infinidade da bateria de tracção a manter a de 12V porreira.
    O meu VE esteve 2 semanas e meia sem mexer uma roda. Perdeu 2% de bateria. Daria facilmente para quê, 2 anos parado e pronto a arrancar, dependendo da % em que o deixei na altura? Se fosse a 100% daria para 4 anos, mas já estou a dar um desconto 😁
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Bricoleiro
 
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