Iniciar sessão ou registar-se
  1. Ok, e neste caso qual é a opção correcta? Mudar-se para uma quinta no meio do campo, investir em painéis e baterias em quantidade suficiente para conseguir ser auto-suficiente e não depender da EDP Distribuição e do seu capital chinês?

    Mas cuidado, pois algum material pode ser Made in China.
  2. https://www.coopernico.org/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  3. Colocado por: Bruno.AlvesExcelentes notícias. Não estou certo que isto represente o fim dos problemas da rede pública de carregamento (longe disso infelizmente), mas será um passo fundamental para a democratização da sua utilização.
    Concordam com este comentário:eu
      IMG_20200522_200452.jpg


    estou para ver os preços.. há postos neste momento que ficam mais caros do que andar a combustível (e nem estou a falar dos PCR...)
  4. Colocado por: smdx

    estou para ver os preços.. há postos neste momento que ficam mais caros do que andar a combustível (e nem estou a falar dos PCR...)


    O objetivo dos postos de rua, não é utilizar para carregar diariamente.. É carregar quando estiver a precisar...

    Os carros eletricos são para carregar em casa e na rua é para "desenrascar".

    Mesmo assim, a pagar os carregamentos na rua, penso que em manutenção e IUC ainda se poupa qq coisa!
  5. Colocado por: jcfcid
    O objetivo dos postos de rua, não é utilizar para carregar diariamente.. É carregar quando estiver a precisar...

    Os carros eletricos são para carregar em casa e na rua é para "desenrascar".

    Mesmo assim, a pagar os carregamentos na rua, penso que em manutenção e IUC ainda se poupa qq coisa!


    isso é a realidade atual... no futuro com a massificação não pode ser assim porque a grande maioria das pessoas não pode carregar em casa.

    e não estou interessado em IUC e manuntenção.. só falei nos custos de energia de locomoção. já hoje em dia existem postos (dos PCN já pagos atualmente) que são mais caros que o custo equivalente do combustível, o que não faz nenhum sentido, especialmente tendo em conta que a carga fiscal nos combustíveis é bastante superior.
  6. Colocado por: smdx

    isso é a realidade atual... no futuro com a massificação não pode ser assim porque a grande maioria das pessoas não pode carregar em casa.

    e não estou interessado em IUC e manuntenção.. só falei nos custos de energia de locomoção. já hoje em dia existem postos (dos PCN já pagos atualmente) que são mais caros que o custo equivalente do combustível, o que não faz nenhum sentido, especialmente tendo em conta que a carga fiscal nos combustíveis é bastante superior.


    Concordo consigo.. mas não havendo um proveito na exploração, acredito que os valores descam!

    A verdade é que era uma mama muito grande e dificil de suportar e agora terá de haver um periodo de habituação!

    Com a massificação dos VE, acredito que começem a descer preços e quantidade de instalações!

    Veremos!
  7. Colocado por: ruicarlovOk, e neste caso qual é a opção correcta?


    A opção correta para mim nunca foi se não podes com eles junta-te a eles.
    Mas eu sou eu e os outros são os outros. Por isso é que somos diferentes.
  8. Colocado por: José Barnabéhttps://www.coopernico.org/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bricoleiro


    Mencionei especificamente EDP Distribuição pois é o operador de rede e dele não nos podemos escapar. A nível de comercializadores de eletricidade de fontes renováveis existe como disse e bem a Coopérnico, mas também outras empresas portuguesas como a cashback-power.

    Agora a distribuição continua no monopólio da EDP.
  9. Colocado por: Bruno.AlvesIsto na minha opinião tem 2 problemas fundamentais. 3 até:
    1- mais uma promessa sem data nem objectivo. Eu nisto há apenas 5 anos já perdi a conta a anúncios desses e similares
    2- mesmo que venha a ver a luz do dia, é muito muito complicado colocar no mercado sem qualquer ponto de assistência, uma porta onde bater na eventualidade de um problema
    3- o "model qualquer-coisa-killer". Mais uma vez, nestes anos todos todos (e repito TODOS) os "Tesla killers" anunciados nunca saíram do papel.

    Eu só conto com os veículos efectivamente no mercado. De anúncios estamos todos cheios


    Precisamente. Dos anúncios à disponibilização vai um passo de gigante.
    E se nos automóveis em geral não é só o produto que conta, mas também a facilidade de peças/manutenção, num eléctrico então ainda pior, pois será muito mais difícil levar ao mecânico do bairro para resolver mesmo que seja algo muito pequeno (às vezes até limpar o aviso de revisão é difícil eheh)

    Um Tesla-killer há-de aparecer, isso é garantido. Não só "nada é eterno" coma própria Tesla, embora muitíssimo avançada relativamente à concorrência, ainda é um bebé. Há 10 anos atrás ou algo do género, também se dizia que os eléctricos não passavam de uma brincadeira e não seriam uma alternativa séria, etc... tudo muda :)

    Mas actualmente, a Tesla tem uma oferta muito interessante. Não existem muitas alternativas no mesmo patamar. Os modelos eléctricos que têm saído não são mais do que meras adaptações de plataformas ICE feitas à pressa, para um arranque de presença no mercado e particularmente devido às obrigações ecológicas dos fabricantes. Não parecem ser opções full-fledged.

    E para entrar num mercado/segmento onde já existem ofertas muito sólidas, o preço teria de ser um factor de peso. Por meia dúzia de tostões pode não valer a pena apostar num produto mais verdinho/ingénuo, sobretudo quando o próprio fabricante não mostra uma aposta séria na sua plataforma.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  10. Colocado por: pguilherme
    num eléctrico então ainda pior, pois será muito mais difícil levar ao mecânico do bairro para resolver mesmo que seja algo muito pequeno (às vezes até limpar o aviso de revisão é difícil eheh)


    Não sei se concordo muito com isso. Nos dois veículos elétricos que tenho, já foram algumas vezes ao mecânico do bairro. Para coisas relacionadas com o sistema de alta voltagem claro que não, mas outros problemas resolvem-se bem.

    Para contar aqui um caso engraçado, há uns anos o A/C do meu C-zero avariou. Levei à Citroen, ficaram com o carro lá uma semana, desmontaram, viram uma coisa, viram outra, e no final apresentaram-me uma conta de 100€ só para o diagnóstico dizendo que era uma resistência, um relé e o motoventilador. Faziam-me 400€ pelo arranjo.

    Resolvi ir a um mecânico especialista em ar condicionado, esteve 10 minutos com o carro para chegar à conclusão que o único problema era o motor do motoventilador. Mandei vir um da internet e o mecânico da rua trocou-mo.
    Tudo resolvido.
    • eu
    • 26 maio 2020
    Colocado por: pguilherme
    Um Tesla-killer há-de aparecer, isso é garantido

    O mais provável é vir da China.

    Uma espécie de Huawei dos carros elétricos.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  11. Killer não acho que nenhum vai ser, não no sentido de a fazer desaparecer. Nem à Tesla nem a outro fabricante qualquer, traditional ou não, que tenha ofertas no mercado.

    Mas claro, a divisão do mercado é uma realidade. Veja-se o e-tron na Noruega que cilindrou completamente a Tesla e, em bom abono da verdade, toda a concorrência dos segmentos mais altos. Só sobreviveram os modelos até ao segmento C
  12. Ruicarlov: sem dúvida! Às vezes os concessionários são muito trapalhões e ficam completamente perdidos se não for a revisão típica vulgar de lineu. Mas se o carro for à "máquina" e esta vomitar a causa do problema, como resolver e as peças necessárias, fazem o serviço sem espinhas.

    Mas tb é difícil os mecânicos de bairro terem as ferramentas electrónica para todo o tipo de carro. E quanto mais sofisticado é o carro, pior.

    Em tempos era eu que ligava à OBD para dizer ao mecânico qual era a queixa e era eu que limpava o erro do problema estar resolvido... Isto há 12 anos ou assim! Se antes haviam centenas de sensores, hoje, nos electricos, devem haver largos milhares.
  13. margaret, penso que já aqui deixou o seu email mas se puder partilhar de novo, gostaria de lhe perguntar duas ou três coisas sobre um EV usado, a ver o que me pode ajudar...Pode ser?
  14. Se quiseres podes perguntar directamente aqui :-)
    Omitindo dados pessoais claro ...
  15. Não queria expor o negócio, embora esteja na internet. Só isso.
  16. OK... se quiseres podes enviar-lhe uma mensagem privada... ou a mim ;-)
  17. São a mesma pessoa? Eu por acaso estava confundido com o nick lololol Sabia que um dos "m..." sabia da coisa, mas embora eu tenha mensagens privadas, fiquei com ideia que um dos dois nicks não tinha. Deixa lá ver..
  18. Colocado por: JotaPSão a mesma pessoa? Eu por acaso estava confundido com o nick lololol Sabia que um dos "m..." sabia da coisa, mas embora eu tenha mensagens privadas, fiquei com ideia que um dos dois nicks não tinha. Deixa lá ver..


    O mafgod também é entendido na coisa, não são a mesma pessoa! :) So se está a oferecer para ajudar!

    Eu também posso tentar! :D
    Concordam com este comentário: mafgod
  19. Enviei msg ao mafgod. Para ti segue já pelo Mesenger :D
 
0.0460 seg. NEW