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  1. Colocado por: JotaPSão a mesma pessoa?
    Não e não o conheço pessoalmente.

    Colocado por: jcfcidEu também posso tentar! :D
    Sim, há mais entusiastas da causa por aqui ;-)
  2. Que eu saiba não tenho mensagens privadas neste fórum.

    Podes enviar para [email protected], mas esta mensagem vai auto-destruir-se em alguns minutos eheheheh
  3. Eheheh, o mafgod já me deu umas luzes para ficar quieto :D
  4. Colocado por: JotaPEheheh, o mafgod já me deu umas luzes para ficar quieto :D
    Apenas fiz uns alertas :-)

    O Bruno.Alves, proprietário de um ioniq creio, pode-te ajudar melhor...
  5. Colocado por: JotaPEheheh, o mafgod já me deu umas luzes para ficar quieto :D


    Pode partilhar os pontos a observar/ter em conta?
  6. Colocado por: mafgodApenas fiz uns alertas :-)

    O Bruno.Alves, proprietário de um ioniq creio, pode-te ajudar melhor...


    Não, ele já não tem Ioniq. Traiu-o por um americano :P
    Mas serviu para me convencer das vantagens de um Ioniq.
  7. Colocado por: pguilherme

    Pode partilhar os pontos a observar/ter em conta?


    É basicamente pegar num carro batido. Mas pela enormidade de sensores e coisinhas acho que nem vale a pena
  8. Quando, mais cedo do que tarde, a bota chinesa á semelhança do que que fez a bota nazi, vier sobre o nosso pescoço, lembrem.se nessa altura todos aqueles que diziam que era igual ao litro, que além de a ter financiado , consciente ou inconcientemente, tambem a lamberam...

    Comprar produtos portugueses e europeus , incluindo carros electricos, para boicotar os chineses, não é para já, é para ontem!

    Colocado por: ruicarlovOk, e neste caso qual é a opção correcta? Mudar-se para uma quinta no meio do campo, investir em painéis e baterias em quantidade suficiente para conseguir ser auto-suficiente e não depender da EDP Distribuição e do seu capital chinês?

    Mas cuidado, pois algum material pode ser Made in China.
  9. Colocado por: carlosj39Comprar produtos portugueses e europeus ,incluindo carros electricos, para boicotar os chineses, não é para já, é para ontem!

    Lamento informar mas não existem carros electricos ou outros europeus. Todos eles incorporam milhares de componentes que vêm da China e de muitos outros países não europeus.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 27 maio 2020
    Colocado por: carlosj39Comprar produtos portugueses e europeus ,incluindo carros electricos, para boicotar os chineses, não é para já, é para ontem!

    E não se esqueça de deixar de usar gasóleo e gasolina, pois uma grande percentagem do petróleo vem de países com ditaduras, que não têm o mínimo problema em assassinar jornalistas incómodos para o regime.
  10. Trata.se de escolher o mal menor, além disso a China e o com o seu agente provocador protegido de estimação, a Coriea do Norte, é a unica ameaça com capacidade e vontade
    de nos conseguir colocar a bota no pescoço...

    Ainda que incorpore algumas peças de outros paises, um carro euopeu é seguramente diferente de um made in china...

    Já desenvolver a industria do lítio e das baterias portuguesa e europeia, silencio « e não vai se vai cantar o fado « e aqui del rei que é poluente, ao contrario dos outros minerios exractivos e do gasoleo e da gasolina que não poluem nada, claro.

    Colocado por: eu
    E não se esqueça de deixar de usar gasóleo e gasolina, pois uma grande percentagem do petróleo vem de países com ditaduras, que não têm o mínimo problema em assassinar jornalistas incómodos para o regime.
  11. Colocado por: JotaP

    É basicamente pegar num carro batido. Mas pela enormidade de sensores e coisinhas acho que nem vale a pena


    Estou a ver. Pode poupar-se umas massas valentes! Mas sem um bom suporte no diagnóstico electrónico, deve ser complicado.
    Em tempos soube de malta que queria comprar e combinava para levar um mecânico para tirar um relatório das avarias "on the spot".

    Nos eléctricos, não tenho ideia que tipo de informação se pode retirar, quanto à saúde das baterias e outros componentes do género.... mas secalhar é algo a explorar!
  12. Colocado por: pguilherme

    Nos eléctricos, não tenho ideia que tipo de informação se pode retirar, quanto à saúde das baterias e outros componentes do género.... mas secalhar é algo a explorar!


    Várias coisas. Desde ler vários DTCs (e limpá-los), a informação sobre o state-of-health das bateria e as voltagens de cada célula. No caso do Ioniq dá para aceder com o Torque e consultar vários parâmetros.
  13. Há várias APPs para acederem aos dados dos carros elétricos... Leaf, Tesla, Kia Soul, Hyundai Ioniq, etc... os que foram lançados mais recentemente é que ainda não há nada.
  14. Muito fixe! Já parece ser uma boa base para se poder ter uma ideia do estado da máquina.

    Então o ioniq é o eléctrico mais catita do momento? Relação preço/construção/autonomia/tecnologia?

    O configurador não tem muitos passos: 33 229,18€ (ou seja 27k + IVA)
  15. O ioniq (o de 28kWh) é "hands down" o melhor VE do mercado na sua gama de preços e não só, sobretudo para quem valoriza eficiência (e no fundo TCO).

    Faz praticamente os mesmos kms que um Leaf de 40kWh com uma fracção da bateria, carrega muito melhor, tem refrigeração da bateria, é uma máquina do demo :)

    Como contra tem o facto de não ter app para controlo e status remoto e a autonomia relativamente baixa que pode assustar algumas pessoas.
  16. O que aparece no configurador já é a versão de 38kWh. Mantém a eficiência e tem uma autonomia maior que a versão anterior.
    Agora o problema dele é que carrega muito pior (+ devagar) do que o anterior. Chega a ser mais lento a carregar nos postos de carga rápida do que o Leaf.
    Tendo em conta que as cargas rápidas em Portugal se pagam em grande parte ao tempo, não é um tradeoff muito bom do ponto de vista económico, embora a autonomia maior seja apelativa. O maior tempo de carga resulta em que para viagens longas demora-se mais tempo a realizar a viagem do que o modelo com autonomia menor. Já foi feito o teste.
  17. Colocado por: Bruno.AlvesO ioniq (o de 28kWh) é "hands down" o melhor VE do mercado na sua gama de preços

    Eu vi algures um estudo onde referia que esse ioniq continua a ser o VE mais eficiente... Quais teslas quais quê...
    A Tesla não lhe interessa vender carros...mas sim baterias!!!
  18. Não é tão verdade assim. O ioniq é o mais eficiente do mercado em consumo por km. Imbatível!

    O TM3 no entanto, é mais eficiente (vá, não e menos eficiente) se adicionarmos o peso à equação. Ou seja em absoluto o ioniq consome menos à mesma velocidade, mas é muito mais leve (e tem objectivamente muito menos autonomia).
    E depois claro, tem a ver com a performance ridícula dos Tesla, é difícil chegar a consumos do ioniq, num Tesla, sem muito controlo do pé direito ;)

    Os pneus do meu ioniq duraram 60.000km e conheço outro que já leva quase 90.000km nos pneus de origem. Daí ser possível médias de 9-11kWh/100km ;)
  19. Só para lembrar que para manter a velocidade, a massa/peso não importa. Só a aerodinâmica e atritos diversos, basicamente.

    Mas a tesla não tem uns níveis estrondosos de eficiência do powertrain? Tinha a ideia que sim.
    Também li que um novo desenho de baterias permite um tempo de vida muito superior ao dos carros e com carregamentos ainda mais rápidos.
    Estou a vender o peixe que me venderam :)
 
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