Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 661

    Colocado por: JoelMparece um disco riscado...



    Colocado por: JoelMé que a diferença entre eles e a NOruega foi o lockdown, e a diferença de mortos por milhão de habitantes é o conhecido!

    Você é que já parece um disco riscado. A verdade é que a correlação entre o lockdown e o nº de fatalidades, que já parecia forçada é cada vez menos evidente: Bélgica vs Holanda, Singapura bons números com as escolas sempre a funcionar, alguns países de leste que mantiveram muitas coisas abertas e tiveram poucas mortes, Espanha, Itália e França com muita coisa fechada e os mortos a aumentarem passado mais de um mês do fecho, etc., etc.

    Depois, se a reabertura não provoca um aumento de casos passadas 2 ou 3 semanas, pelo contrário há uma diminuição, como é que fica essa teoria do fecha tudo, cancela tudo e fecha-te em casa?!

    Como muitos epidemiologistas alertaram no devido tempo - mas ao contrário do que se quer fazer crer, tudo foi decidido ao arrepio da ciência - a pandemia teve o seu ciclo sem ligar muito ao politicamente correto.
  2.  # 662

    Colocado por: PicaretaQuais máscaras? onde é que elas estavam?

    Em todo o lado. Na República Checa quase toda a gente fazia máscaras improvisadas de lenços e outros adereços, não se fez um fecho como aqui e os números são muito melhores. Provavelmente não foram as máscaras as responsáveis, mas também se pode dizer que mesmo tendo quase tudo aberto morreu muito menos gente que em Portugal.
  3.  # 663

    Colocado por: JoelMé que cá as medidas foram decididas e coordenadas pelos epidemiologistas...


    Quando diz "cá", está a referir-se à Suécia, certo?
    • eu
    • 27 maio 2020

     # 664

    Colocado por: JoelMisto é pura e simplesmente mentira....

    Lá está você outra vez a estragar a festa...
  4.  # 665

    É quase como muitos falam de Portugal lá fora como se tivesse feito uma quarentena muito restrita, algo que na realidade nunca aconteceu, simplesmente as pessoas optaram por ficar em casa, isso trouxe bons resultados nos números de infectados.

    A quarentena foi bem feita pois o medo estava instalado mesmo que as empresas de atendimento ao público não tivessem fechado não iriam ter clientes.

    Agora o problema é colocar a econômica minimamente a funcionar.
  5.  # 666

    Tenho falado com várias pessoas ligadas a vários sectores e pelo menos na minha zona o alto minho muitos acreditam que na realidade a primeira vaga já foi em janeiro, só se saberá se tem algum sentido fazendo os testes aos anti corpos.

    Mas existem muitos casos estranhos como no lar de valença só as cozinheiras estavam infectadas algo muito pouco provável, entre outros casos estranhos que sustentam está teoria.
  6.  # 667

    Há muitas coisas estranhas neste vírus. Tive os primeiros sintomas a 13 de Março, pensei que fosse uma gripe e continuei na minha vida normal em casa. Partilhei cama com a minha mulher durante mais uns 4 ou 5 dias até começar a achar que poderia ser o covid. Fui para um quarto à parte, mas continuavamos a partilhar a mesma mesa às refeições. Nem ela nem a nossa filha tiveram qualquer sintoma.
    • eu
    • 27 maio 2020

     # 668

    Colocado por: rjmsilvaHá muitas coisas estranhas neste vírus. Tive os primeiros sintomas a 13 de Março, pensei que fosse uma gripe e continuei na minha vida normal em casa. Partilhei cama com a minha mulher durante mais uns 4 ou 5 dias até começar a achar que poderia ser o covid. Fui para um quarto à parte, mas continuavamos a partilhar a mesma mesa às refeições. Nem ela nem a nossa filha tiveram qualquer sintoma.


    Sim, há muitos casos desses.

    E por outro lado, há também os "super contagiadores", pessoas portadoras do vírus, que, estando num espaço fechado uma única vez, contagiam dezenas e dezenas de pessoas que estiveram nesse espaço na mesma altura.

    Ainda há muita coisa que não se sabe sobre o vírus...
    • eu
    • 27 maio 2020

     # 669

    Colocado por: rsvaluminioÉ quase como muitos falam de Portugal lá fora como se tivesse feito uma quarentena muito restrita, algo que na realidade nunca aconteceu, simplesmente as pessoas optaram por ficar em casa, isso trouxe bons resultados nos números de infectados.

    Sim, o nosso lockdown não foi dos piores.

    Tivemos foi a sorte de atuar no momento certo. Uma semana ou duas mais tarde e provavelmente estaríamos com os mesmos números de Espanha.

    Como vimos com o que aconteceu no UK (que pasmem-se, já tem números piores que a Itália) o timing do lockdown foi crucial.
  7.  # 670

    Colocado por: JoelMbelgica 800mortos por M/h
    Holanda 343 mortos por M/h

    bons números?

    Se a ideia é comparar mais confinamento com menos, compare 800 com 343 e diga qual lhe parece melhor.

    Independentemente de as coisas na República Checa afinal terem acontecido assim ou assado, a conclusão que se retira ao analisar os vários países é que por mais que os confinomaníacos esgravatem não há uma correlação entre mais confinamento e menos mortes por COVID.
  8.  # 671

    Colocado por: euAinda há muita coisa que não se sabe sobre o vírus...

    concordo, não sabemos hoje, mas andam aqui alguns que em Janeiro já sabiam tudo.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  9.  # 672

    Colocado por: J.FernandesIndependentemente de as coisas na República Checa afinal terem acontecido assim ou assado, a conclusão que se retira ao analisar os vários países é que por mais que os confinomaníacos esgravatem não há uma correlação entre mais confinamento e menos mortes por COVID.


    Pois, mas se a maioria confinar, os restantes beneficiam com isso, principalmente se ainda n tiverem muitos casos. Poderemos portanto tb usar a teoria que esses países não foi necessário o confinamento, pq n tinham ainda muitos casos, e com o fecho e de fronteiras etc., foi mais fácil esses países conterem o vírus
  10.  # 673

    Colocado por: rjmsilva

    Afinal questão do coronavirus é apenas um concurso de popularidade. Podemos ter a maior taxa de mortalidade do mundo (andamos lá perto), mas desde que o António Costa fale bem, andamos a fazer milagres aos olhos do mundo.


    Sim, foi exatamente isso que eu disse!

    Até porque ao ser humano, não interessa mais o mensageiro que a mensagem.
    • eu
    • 28 maio 2020

     # 674

    Colocado por: Picareta
    concordo, não sabemos hoje, mas andam aqui alguns que em Janeiro já sabiam tudo.

    Esta frase resume muito bem algumas intervenções neste tópico.
    • eu
    • 28 maio 2020

     # 675

    Colocado por: J.Fernandes
    Independentemente de as coisas na República Checa afinal terem acontecido assim ou assado,


    Quando a realidade não colabora com as nossas crenças...
  11.  # 676

    Foi noticiado no principio deste mês de Maio que na ultima semana, agora portanto, já estariam operacionais o uso de plasma de doentes positivos curados para ajudar a curar os infectados que estivessem nos cuidados intensivos. Como não ouvi mais nada sobre o assunto, e como infelizemte continuam a morrer ainda muitos portugueses de Covid, alguem leu ou ouviu alguma informação, nalgum jornal ou televisão, algum update sobre o assunto?


    Quantas camas de cuidados intensivos existem neste momento em Portugal com capacidade plasmo.transfusora, algum jornalista podia fazer o favor de nos informar( se não fosse muita maçada)?
  12.  # 677

    Pois é, a Républica Checa tem a mesma população que nós, agora comparem o numero de mortos e infectados que eles e nós tivemos... A haver um país milagre foram eles, com políticos brilhantes e competentes!


    Colocado por: eu

    Quando a realidade não colabora com as nossas crenças...
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 678

    Colocado por: euQuando a realidade não colabora com as nossas crenças...

    Mas consegue ver algum padrão nos diferentes países que permita concluir que mais confinamento equivale a menos mortes?!
    É que vejo países que confinaram com rigor, com muitos mortos, outros com menos; e países com pouco ou nenhum confinamento com muitos mortos e outros com poucos...Não me permite tirar conclusão nenhuma...
    Concordam com este comentário: Nelhas
  14.  # 679

    Colocado por: carlosj39Pois é, a Républica Checa tem a mesma população que nós, agora comparem o numero de mortos e infectados que eles e nós tivemos... A haver um país milagre foram eles, com políticos brilhantes e competentes!


    País com estrutura social e cultural completamente diferente da nossa, o que têm impacto no grau de sucesso em medidas que atuam sobre o distanciamento social e a contenção do mesmo.

    Num vírus que é combatido com base em afastamento social, a cultura , estrutura social e de comportamento da população têm influência decisiva sobre o sucesso do resultado.

    Não pode ser comparado com base em um fator.
  15.  # 680

    Colocado por: J.FernandesMas consegue ver algum padrão nos diferentes países que permita concluir que mais confinamento equivale a menos mortes?!
    É que vejo países que confinaram com rigor, com muitos mortos, outros com menos; e países com pouco ou nenhum confinamento com muitos mortos e outros com poucos...Não me permite tirar conclusão nenhuma...


    Mas consegue tirar se analisar 5, 6 ou 10 factores que incidem sobre o grau de propagação do vírus.
    Analisando só 1 ou 2 ou 3 não chega a conclusão nenhuma.
    Concordam com este comentário: eu
 
0.0357 seg. NEW