Colocado por: rjmsilvaessa frase era a que os meus pais e restante família ouviam em Angola nos anos de 1974/1975,
Colocado por: rjmsilvaFaz aí uma alusão infeliz ao Estado Novo, conotando-o com politicas raciais assentes na superioridade da raça branca, que nunca existiram.
Colocado por: NelhasNão faça é alusões a História sem reciclar um pouco os conhecimentos.
Colocado por: NTORIONNós agora somos responsáveis pelo que os nossos pais/país fizeram,
Colocado por: JoelM
vai-me desculpar mas a origem da expressão e o seu significado são coisas bastante distintas, o significado está na intenção de quem a profere, até porque existem bastante expressões que têm origem na raça ou na cor no entanto usamos no dia a dia sem qualquer intenção nesse sentido. O inverso também acontece!
Colocado por: Nelhas"Bem o policia matou o negro , e se fosse um branco?"
Colocado por: rjmsilvaque os escravos eram vendidos aos brancos pelos pretos.
Colocado por: rjmsilvaEu não tenho nada a ver com a escravatura e quando usaram essa frase contra os brancos em África já não havia escravatura nos territórios portugueses há mais de 100 anos.
Colocado por: rjmsilvaporque as nossas famílias foram espoliadas de tudo o que tinham em África. O que fizeram foi retomar a vida e seguir em frente.
Colocado por: rjmsilvaEu passei a ser racista por perguntar ao Joel se conhecia uma expressão racista. Usada por pretos contra brancos. Depois há um iluminado que diz que a expressão resulta da escravidão a que os pretos foram sujeitos pelos brancos. Omitindo, convenientemente, que os escravos eram vendidos aos brancos pelos pretos.
Eu não tenho nada a ver com a escravatura e quando usaram essa frase contra os brancos em África já não havia escravatura nos territórios portugueses há mais de 100 anos.
É como um gajo ir pilhar uma loja e carregar uma TV para casa, porque está revoltado por a polícia ter morto outro gajo qualquer.
Eu e muitos também podíamos ser um bando de revoltados e achar que toda a gente tinha uma "dívida histórica" porque as nossas famílias foram espoliadas de tudo o que tinham em África. O que fizeram foi retomar a vida e seguir em frente.
Colocado por: euO Jornal Observador está a fazer um papel extremamente útil no contexto da pandemia !
Está a mostrar-nos que, se fôssemos governados por pessoas de direita (não estou a falar do PSD, estou mesmo a falar da direita mais radical), o vírus seria completamente desvalorizado e a primazia seria dada à economia, em vez da proteção dos cidadãos.
Obrigado Observador, por nos mostrar a verdadeira natureza da direita radical.
Colocado por: JoelMque partido da esquerda radical defende isso?
Colocado por: euEstá a mostrar-nos que, se fôssemos governados por pessoas de direita
Colocado por: NTORION
é o que depreendo, pq tb n temos nenhum de extrema direita radical.
Colocado por: eu
Eu tive o cuidado de afastar logo o PSD do contexto da minha mensagem. Aliás, o Rui Rio tem tido uma postura exemplar. Há poucos políticos assim.
Contudo... leiam bem os artigos radicais que têm sido difundidos pelo Observador. Até já chamam "embuste" ao vírus, como se ele não fosse real.
"Eles andem aí..."
Colocado por: CarvaiEm África este tipo de pandemia já dura há mais de 50 anos. È o trauma dos colonialistas que não deixaram uma vacina.
Num continente onde não existe racismo pois nestes últimos 50 anos houve dezenas de Presidentes brancos eleitos (não me lembro de nenhum nome, mas deve haver). Ao contrário dos racistas americanos que nunca iriam permitir um Presidente negro.
Colocado por: Nelhas
Mais um Ventura.
Colocado por: rjmsilvaOs broncos da América vivem numa democracia há 200 anos, com uma das maiores economias do mundo.
Os povos evoluídos da Europa deram ao mundo duas guerras mundiais, o fascismo italiano, os nacional-socialistas da Alemanha, aquele farol de liberdade e progresso que foi o comunismo soviético, inúmeros conflitos de origem étnica e religiosa. Isto só nos últimos 100 anos. A culpa é do Trump e do Ventura.
Colocado por: rjmsilvaOs povos evoluídos da Europa deram ao mundo duas guerras mundiais, o fascismo italiano, os nacional-socialistas da Alemanha, aquele farol de liberdade e progresso que foi o comunismo soviético, inúmeros conflitos de origem étnica e religiosa. Isto só nos últimos 100 anos.