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  1.  # 61

    O estado da bateria, sobretudo. Mas é um risco que pode ser minimizado indo preparado com um leitor OBD para ver o chamado SOH (state of health) da bateria.
    • eu
    • 5 setembro 2020

     # 62

    2014? Verifique se é mesmo o mk2...
  2.  # 63

    Se for posterior a Maio/Junho é de certeza mk2. O meu Leaf era de 2014 (já não me lembro o mês...) e era mk2 ;-)
    Se tem interior escuro é 99,9% de certeza mk2

    Edit: encontrei o anúncio e sim, é um mk2 Acenta. Mais uma vez, incrível o mercado de usados. Há um ano, por este preço, até um clone era difícil de encontrar.
    Este Leaf, para segundo carro onde a autonomia seja suficiente, é excelente. Numa das fotos vê-se o leitor OBD por isso até o vendedor pode mostrar screens do LeafSpy. Eu acho um bom negócio.

    Em relação ao risco, é igual a comprar qualquer outro carro. É uma compra particular que permite comprar mais barato que num stand, mas não tem aquela garantia de um ano que costumam dar. Eu vendi os meus últimos carros todos como particular e tanto quanto sei ninguém se sentiu defraudado. A vantagem dos VE é que estando a bateria em bom estado (que está), o resto não tem muito que se diga. Até porque com 6 anos e apenas aqueles km, de certeza que não apertaram muito com ele.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  3.  # 64

    Após uma semana de uso e um segundo carregamento em casa, a autonomia foi actualizada para quase 300 km
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves
      Screenshot_2020-09-06-22-35-14-757_com.digitas.android.nissan.carwings.jpg
  4.  # 65

    Muito bom... Qual é a média indicada?
  5.  # 66

    No veículo não sei, está com a esposa. E na app não há muito a ver porque só tenho conta activa desde sexta... Na viagem de regresso na sexta fez 24 km com uma média de 0.1 kWh/km (10kWh/100) mas é sempre a descer ou plano. Para lá não sei, os dados de hoje não estão ainda no log, mas gastou 8% a fazer uma distância equivalente, pois usa o mesmo caminho para ir e vir, com a diferença que a ir tem 2-3 km a subir. A média deve andar pelos 12kWh/100 mas quando chegar logo já verifico.

    Ainda não resolvi foi a questão do bi-horário... Pelas minhas contas faz uma diferença de uns 100€ anuais se passar a bi-horário mas como tenho a factura de janeiro grátis (mês em que costumo dar preferência ao ac por razões óbvias já que não tenho factura grátis no gás), não sei se não é melhor estar quieto...vou simular de novo e olhar bem para os valores
  6.  # 67

    Sobre o bi-horário....

    Como em princípio irá carregar o VE quase sempre em casa no horário e em vazio, conte com uns 1,50€/100km IVA incluído (EDP mobilidade eléctrica).
    Portanto, se fizer uns 1.000km/mês, isso será uns 15€ com IVA a mais na factura, uns 180€/ano.
    Mas, irá muito provavelmente fazer muitos mais kms ....logo, por ano, só para o VE, irão uns 200€ (IVA incluído) ou mais em electricidade.
    O ter uma factura à borla pode ser interessante mas, é fazer as contas para ver se realmente compensa.
    O bi-horário diário começa ás 22h até 08:00 todos os dias.
    O semanal, durante a semana é das 00:00 ás 07:00, domingo dia todo e sábado tem uns períodos que variam se estamos em horário de verão ou não.
    Main info aqui, apesar de ser no site da EDP, é igual para todos os operadores.
    Ou seja, até pode usar o AC a preços bem interessantes...

    No fundo é isso, fazer as contas.
  7.  # 68

    Com o EDP mobilidade eléctrica é obrigatório comprar a wallbox? Para mim não serve de nada, não vou estourar mais de 600€ em algo que o carro tem "on-board" porque tenho já uma ligação de 20A para a garagem com disjuntor de 16A. Ainda não falhou e nada parece aquecer pois ligo directamente à tomada da parede...

    E os 20% de desconto no vazio é sobre que tarifário? É que dependendo disso posso ter alternativas mais baratas! Sobretudo se obrigarem à aquisição da wallbox, aí então é para esquecer. É possível obter simulação do consumo com este tarifário? No site da ERSE não me parece que apareça. Obrigado!
  8.  # 69

    Colocado por: pcspinheiroCom o EDP mobilidade eléctrica é obrigatório comprar a wallbox?
    Dá a entender que sim, mas, não creio que seja obrigatório.
    Aliá, a ser, sairá mais caro :-)
    Mudei para este tarifário, tinha ainda o antigo em que eram 10% no vazio apenas e não me obrigaram.

    Colocado por: pcspinheiroE os 20% de desconto no vazio é sobre que tarifário? É que dependendo disso posso ter alternativas mais baratas! Sobretudo se obrigarem à aquisição da wallbox, aí então é para esquecer. É possível obter simulação do consumo com este tarifário? No site da ERSE não me parece que apareça. Obrigado!
    20% no vazio e 1% no cheio e potência. :-)

    E se tiveres EDP em casa tens 20% no cartão EDP CEME, pode ser ou não interessante.
  9.  # 70

    Ok, obrigado, Mas os tarifários da EDP parecem MUITO POUCO interessantes... 40 cts/dia em termo de potência? O quê??? Só aí vai-se qualquer ganho feito com a tarifa. Eu EDP não tenho mesmo muita vontade de contratar porque quando mudei para a Endesa foi por causa de chico-espertice deles. "Ai e tal vamos baixar o custo de seu kWh em 3%". Depois em letrinhas pequeninas dizia que o termo de potência ia aumentar para já não sei quanto, mas era o equivalente a quase 30% de aumento! Foram "descontratados" no próprio dia! Neste momento pago na Endesa 31 cts/dia em termo de potência e tarifa de acesso à rede (~9.5€/mês) e a electricidade a 15.55 cts/kWh. Juntando a isso a factura de Janeiro grátis e o plano amigo (só tenho 1 mas são 12€/ano a menos) e tenho que fazer muitas contas para justificar mudar. Parece-me, não sei.
  10.  # 71

    Colocado por: mafgodE se tiveres EDP em casa tens 20% no cartão EDP CEME, pode ser ou não interessante.


    Pelas muito poucas vezes em que será preciso carregar fora de casa não é por aqui...
    Concordam com este comentário: mafgod
  11.  # 72

    É isso, é fazer as contas ;-)

    Cada vez há mais alternativas...
  12.  # 73

    Já voltei a simular direitinho e estava a ver a coisa mal... Se mudar alguns hábitos de uso de energia, e contando com uns 2000 kWh/ano para o VE, deverei ter uns 2000 kWh/ano em cheio e uns 4100 em vazio. Ou seja, o bi-horário na Alfa (mais barato no simulador da ERSE; será de confiança?) de facto compensa mais de 210€/ano em relação ao tarifário actual na Endesa (tarifa aniversário), já que poupo cerca de 100€ em electricidade com a factura grátis, ou pouco mais.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  13.  # 74

    Troque a aniversário para a e-luz, assim o desconto é mensal e não anual ...
  14.  # 75

    Não vale a pena... Depois o KWh base é mais caro e o termo de potência também. Eles oferecem estes tarifários todos mas no fundo vão dar quase ao mesmo.
  15.  # 76

    Eu sei, mas deixava de ter o problema do "desconto" ser todo num mês...
  16.  # 77

    +1000 Km de TESLA Model 3! Cheguei com 7% Bateria!!

    Bem, o título não está correto, chegou sim com 7% no primeiro trajeto.... e fez +1000km no total.
    Vale a pena ver, primeiro porque está em português e segundo quem está a fazer a review dá uma opinião isenta sobre os VEs (mas um pouco parcial sobre a Tesla)
  17.  # 78

    Confirma-se o pé leve da esposa a conduzir o Leaf: 11 kWh/100 km, em média.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
      Screenshot_2020-09-08-11-00-00-700_com.digitas.android.nissan.carwings.jpg
  18.  # 79

    A minha média (se bem que é mais o da minha esposa, é mais na ordem dos 0,125 wHk/km.... :-)
    Também depende e muito da toponímia do trajecto.
  19.  # 80

    Colocado por: pcspinheiroConfirma-se o pé leve da esposa a conduzir o Leaf: 11 kWh/100 km, em média.
    1,10€/100km portanto... um pouco menos de 1L de gasóleo aos 100km ;-)
 
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