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  1.  # 21

    Colocado por: RCF
    E quem vai pagar o IVA sobre esses €900?! Sim, porque se há fatura, haverá pagamento de IVA…


    O que não falta é biscateiros isentos de IVA. Mesmo que tenha que pagar o IVA, continua a ser bom negócio para o senhorio. Então se a fatura for pelo valor da caução, ou pouco mais, o IVA é uma ninharia.
  2.  # 22

    Colocado por: JOCOR
    O contrato e a lei, nestes casos, jogam a favor do senhorio.



    E os danos que o inquilino assume ter deixado na casa, jogam a favor de quem?
    • GSS
    • 30 setembro 2020

     # 23

    Quero acrescentar que o senhorio não é o mesmo com quem fiz contrato, o imóvel foi vendido e passei a ter este novo senhorio.

    Não fiz as reparações por que foi combinado que o senhorio iria cuidar disso e depois descontava os gastos do valor da caução.

    Quando o senhorio disse que os gastos eram superiores a caução EU me ofereci para ajudar no que fosse necessário e ele não quis aceitar.

    O problema maior nessa situação é uma área de menos de 1m² de pavimento que precisa ser substituído por que durante o inverno as vezes o meu cãozinho fazia xixi fora do tapete. O senhorio alega que é necessário substituir TODO o pavimento do apartamento já que este pavimento não é mais fabricado.

    Consultei empresas de pavimento e me confirmaram que aquele mesmo modelo provavelmente não existe mas seria possível conseguir outro muito similar com diferença quase imperceptível de modo que não fosse necessário substituir tudo.

    Mesmo após informar isto ao senhorio ele se recusa a responder o que acho estranho visto que deveria ser de interesse dele minimizar os custos com reparação se alega terem ultrapassado o valor de caução.

    Além disso no apartamento tinha um sofá velho que já estava desgastado (tenho um vídeo que fiz no mesmo dia que recebi as chaves para comprovar) o senhorio diz que eu estraguei o sofá e precisou comprar um novo por 250 euros, por um acaso vi nesses dias vi um anúncio do apartamento e vi o sofá que estava lá, é um sofá de 89 euros do Ikea!

    Isso me levou a pensar que se o senhorio está a ser desonesto e mente até no valor do sofá também está mentindo sobre o resto, transparência zero.
  3.  # 24

    Colocado por: JOCOR
    Portanto, o "luisvv" está a dizer que o inquilino PAGA (a caução) ... mas pode bufar.


    O que eu estou a dizer, de uma forma bem clara, acho eu:
    Antes de qualquer outra consideração, terá que haver justificação dos danos e do custo da sua reparação.

    Depois, consoante a justificação, logo se verá se paga.


    Além do mais, em termos de indemnização ao senhorio, nos termos da lei, o senhorio nem está a querer o máximo que a legislação lhe permite.


    Não sabemos. Para já, temos apenas duas opiniões sobre valor de danos.



    É de notar que o inquilino afirmou que avisou VERBALMENTE o senhorio que iria sair do apartamento. Um aviso verbal não tem a força (legal) de uma comunicação escrita, nomeadamente carta registada com aviso de recepção.
    Se o senhorio quisesse ser mauzinho poderia exigir-lhe mais alguns meses de renda ... Não estou a defender que o fizesse (eu nunca o fiz). mas que pode ser assim, pode.

    Poderia, se não houvesse entretanto comunicações escritas.
  4.  # 25

    Colocado por: rjmsilva
    O que não falta é biscateiros isentos de IVA. Mesmo que tenha que pagar o IVA, continua a ser bom negócio para o senhorio. Então se a fatura for pelo valor da caução, ou pouco mais, o IVA é uma ninharia.


    Se eu estivesse na posição do GSS e apanhasse uma coisa dessas pela frente, sabendo que era falsa... chamava-lhe um figo.
  5.  # 26

    Como ia saber que era falsa?
  6.  # 27

    Colocado por: rjmsilvaComo ia saber que era falsa?


    Mas só o senhorio é que pode ser esperto e malandro?
  7.  # 28

    Mas na prática, como é que ele sabe se a fatura corresponde a um serviço prestado e pago?
  8.  # 29

    Mas na prática, como é que ele sabe se a fatura corresponde a um serviço prestado e pago?

    Tirando o óbvio, mas difícil, de confirmar no local, pode por exemplo ver a data de emissão da factura, o grau de detalhe, etc.
  9.  # 30

    E não precisa de saber, basta-lhe intuir.
  10.  # 31

    Colocado por: luisvv
    Tirando o óbvio, mas difícil, de confirmar no local, pode por exemplo ver a data de emissão da factura, o grau de detalhe, etc.


    Confirmar no local deverá ser impossível. O resto dos elementos da fatura podem ser legítimos. A única coisa irregular é o serviço não ter sido executado nem o pagamento ter sido feito.
  11.  # 32

    Colocado por: GSSQuero acrescentar que o senhorio não é o mesmo com quem fiz contrato, o imóvel foi vendido e passei a ter este novo senhorio.

    Não fiz as reparações por que foi combinado que o senhorio iria cuidar disso e depois descontava os gastos do valor da caução.

    Quando o senhorio disse que os gastos eram superiores a caução EU me ofereci para ajudar no que fosse necessário e ele não quis aceitar.

    O problema maior nessa situação é uma área de menos de 1m² de pavimento que precisa ser substituído por que durante o inverno as vezes o meu cãozinho fazia xixi fora do tapete. O senhorio alega que é necessário substituir TODO o pavimento do apartamento já que este pavimento não é mais fabricado.

    Consultei empresas de pavimento e me confirmaram que aquele mesmo modelo provavelmente não existe mas seria possível conseguir outro muito similar com diferença quase imperceptível de modo que não fosse necessário substituir tudo.

    Mesmo após informar isto ao senhorio ele se recusa a responder o que acho estranho visto que deveria ser de interesse dele minimizar os custos com reparação se alega terem ultrapassado o valor de caução.

    Além disso no apartamento tinha um sofá velho que já estava desgastado (tenho um vídeo que fiz no mesmo dia que recebi as chaves para comprovar) o senhorio diz que eu estraguei o sofá e precisou comprar um novo por 250 euros, por um acaso vi nesses dias vi um anúncio do apartamento e vi o sofá que estava lá, é um sofá de 89 euros do Ikea!

    Isso me levou a pensar que se o senhorio está a ser desonesto e mente até no valor do sofá também está mentindo sobre o resto, transparência zero.


    Tá explicado... Gajos com cãezinhos em gaiolas e a mijar em pavimento...

    Pah, é bem feita.
  12.  # 33

    O senhorio nao é obrigado a aceitar um pavimento muito similar, e acho muito difícil conseguir fazer essa reparação pelos 200€ que diz
  13.  # 34

    Colocado por: rjmsilva
    Confirmar no local deverá ser impossível. O resto dos elementos da fatura podem ser legítimos.


    Claro que podem. Mas como o GSS pediu a factura e ela não apareceu, quando aparecer terá necessariamente uma data bem posterior. A partir daí é começar a puxar o novelo. Quem a emitiu está metido numa carga de trabalhos.


    A única coisa irregular é o serviço não ter sido executado nem o pagamento ter sido feito.

    "A única coisa irregular" é só.. crime de falsificação de documento.
    Já para não falar que a data em que o serviço foi prestado é elemento obrigatório da factura.
    Ou que há prazos curtos entre a data da execução do serviço e a data em que ele deve ser facturado.
    E materiais comprados, etc, seria giro.

    É só querer ser chato e esse empreiteiro/biscateiro rapidamente aprende a lição.
    • GSS
    • 2 outubro 2020

     # 35

    Colocado por: DR1982O senhorio nao é obrigado a aceitar um pavimento muito similar, e acho muito difícil conseguir fazer essa reparação pelos 200€ que diz


    1m² deste pavimento custa cerca de 10 euros, tenho certeza que para remover a parte danificada e chamar alguém para efetuar o serviço nunca irá passar dos 150 euros!

    De qualquer forma aprendi a minha lição, este foi o meu primeiro arrendamento, na próxima vez eu mesmo irei fazer as reparações e qualquer tipo de contato será por escrito para não ser enganado outra vez.
  14.  # 36

    Colocado por: GSS

    1m² deste pavimento custa cerca de 10 euros, tenho certeza que para remover a parte danificada e chamar alguém para efetuar o serviço nunca irá passar dos 150 euros!

    De qualquer forma aprendi a minha lição, este foi o meu primeiro arrendamento, na próxima vez eu mesmo irei fazer as reparações e qualquer tipo de contato será por escrito para não ser enganado outra vez.
    Gss, o que é que ainda não percebeu? Não interessa quem faz a reparação se é você se é o senhorio!
    Se o seu cãozinho danificou irremediavelmente 20cms que sejam de um pavimento que já não se fabrica, o pavimento tem de ser todo substituído e não “remendado”, nem que sejam 100m2.
    O senhorio não tem obrigação nenhuma de aceitar outro tipo de solução e o GSS, sim, tem a obrigação de entregar o bem no seu estado original, ponto.

    Já que vai aprender para futuro, aproveite para ver se consegue com que o seu cãozinho aprenda também a não estragar.
    E quando um dia tiver uma casa sua, perante uma situação idêntica, faça os remendos que entender. Entretanto abstenha-se de achar lícito fazê-lo naquilo que não lhe pertence.
    Concordam com este comentário: hangas, RRoxx
    • hangas
    • 2 outubro 2020 editado

     # 37

    Colocado por: KduvidasO senhorio não tem obrigação nenhuma de aceitar outro tipo de solução e o GSS, sim, tem a obrigação de entregar o bem no seu estado original, ponto.



    A maior parte destes problemas, acho podem ser evitados se for tudo clarificado no contrato. As vezes vejo aqui postados contrados de arrendamento que tem so 1 pagina!

    Ha muita preocupacao em ter uma folha assinada para registar nas financas, mas nao em usar esse contrato para detalhar os direitos e obrigacoes de cada parte, para que nao haja duvidas mais tarde. (e veem-se aqui muitas sobre o uso da caucao)

    O meu ultimo contrato de arrendamento que assinei, tem 30 paginas e detalha as direitos e obrigacoes de cada parte.
    Inclusive acabei de dar o pre-aviso esta semana, e foi-me dado pela agencia uma folha (por cortesia) com um resumo dos principais pontos a ter em atencao e que geralmente tem um impacto na caucao.


    Segue um pequeno excerto para exemplo.

    ---


    Please also look through the inventory taken at the start of your tenancy to familiarise yourself
    with the correct position of furniture etc and the condition of the property.
    [...]

    If the inventory clerk reports that further cleaning is necessary to bring the property to the
    same condition as at the start of the Tenancy then we, on behalf of the Landlord, will instruct
    a professional cleaning company to attend [...]The charge for the cleaning will be deducted
    from your deposit.

    The property must be left in the same clean condition as at the start of your Tenancy. Your
    property would have been cleaned to a professional standard at the start of the tenancy and
    you are expected to return the property in the same clean condition.

    Missing Items
    Please ensure all broken/ missing items are replaced to match the existing sets before the end
    of the tenancy. If items are noted as missing or broken on the inventory check out then
    we will arrange for their replacement. However, there will be an additional charge for
    this service to cover the time spent purchasing and delivering the missing/broken items.
    All charges incurred will be deducted from your deposit. If however, you have packed
    any missing items in error you must let us know straightaway (within 24 hours of
    receiving the report). We will then allow a further 7 days for you to return the items to us.

    Added items
    Please make sure you do not leave any of your items behind as you will be charged
    a removal cost. If however, you have left any items behind in error and you would like
    to collect them you must let us know straightaway (within 24 hours of receiving the report).

    Non working light bulbs
    Please make sure that all light bulbs are in working order. It is a tenant’s responsibility to
    replace all the non working light bulbs and if the check out report notes that some light
    bulbs are not in working order, we will instruct our contractor to replace these. However,
    there will be an additional charge for this service to cover the time spent purchasing and
    replacing the non working light bulbs. All charges incurred will be deducted from your
    deposit.

    Instruction manuals
    If there are any instruction manuals missing you will be charged the cost of the
    replacement manual plus our standard administration charge £25 plus VAT.


    Em suma, tenho que deixar o apartamento na mesma condicao em que o encontrei, salvo uso e desgaste razoavel.
    E a limpeza nao e chamar uma empregada de limpeza. É contratar uma empresa de limpezas profissional que ronda as 150-200£

    Foi feito um inventario no dia em que me mudei, e no dia da saida os mesmos items (e apenas esses) devem estar na condicao e posicao em que estavam.

    Se deixar uma lampada fundida para tras, posso acabar por pagar a lampada, e as horas que o tecnico gastou a ir arranjar uma para substituir.
  15.  # 38

    Colocado por: hangasPlease also look through the inventory taken at the start of your tenancy to familiarise yourself
    with the correct position of furniture etc and the condition of the property.
    [...]

    If the inventory clerk reports that further cleaning is necessary to bring the property to the
    same condition as at the start of the Tenancy then we, on behalf of the Landlord, will instruct
    a professional cleaning company to attend [...]The charge for the cleaning will be deducted
    from your deposit.

    The property must be left in the same clean condition as at the start of your Tenancy. Your
    property would have been cleaned to a professional standard at the start of the tenancy and
    you are expected to return the property in the same clean condition.

    Missing Items
    Please ensure all broken/ missing items are replaced to match the existing sets before the end
    of the tenancy. If items are noted as missing or broken on the inventory check out then
    we will arrange for their replacement. However, there will be an additional charge for
    this service to cover the time spent purchasing and delivering the missing/broken items.
    All charges incurred will be deducted from your deposit. If however, you have packed
    any missing items in error you must let us know straightaway (within 24 hours of
    receiving the report). We will then allow a further 7 days for you to return the items to us.

    Added items
    Please make sure you do not leave any of your items behind as you will be charged
    a removal cost. If however, you have left any items behind in error and you would like
    to collect them you must let us know straightaway (within 24 hours of receiving the report).

    Non working light bulbs
    Please make sure that all light bulbs are in working order. It is a tenant’s responsibility to
    replace all the non working light bulbs and if the check out report notes that some light
    bulbs are not in working order, we will instruct our contractor to replace these. However,
    there will be an additional charge for this service to cover the time spent purchasing and
    replacing the non working light bulbs. All charges incurred will be deducted from your
    deposit.

    Instruction manuals
    If there are any instruction manuals missing you will be charged the cost of the
    replacement manual plus our standard administration charge £25 plus VAT.


    Em suma, tenho que deixar o apartamento na mesma condicao em que o encontrei, salvo uso e desgaste razoavel.
    E a limpeza nao e chamar uma empregada de limpeza. É contratar uma empresa de limpezas profissional que ronda as 150-200£

    Foi feito um inventario no dia em que me mudei, e no dia da saida os mesmos items (e apenas esses) devem estar na condicao e posicao em que estavam.

    Se deixar uma lampada fundida para tras, posso acabar por pagar a lampada, e as horas que o tecnico gastou a ir arranjar uma para substituir.


    Tudo isso está legislado no NRAU. Um contrato com 2 páginas tinha o mesmo efeito legal.
    Concordam com este comentário: hangas
    •  
      RRoxx
    • 2 outubro 2020

     # 39

    Colocado por: GSSDe qualquer forma aprendi a minha lição, este foi o meu primeiro arrendamento, na próxima vez eu mesmo irei fazer as reparações e qualquer tipo de contato será por escrito para não ser enganado outra vez.


    voce não está a ser enganado. Não gosta é de assumir resposnabilidades. Se lixou o pavimento ao homem só tem de se chegar a frente. Ninguem tem de ficar com um remendo só porque o GSS acha que com remendo é que ficava bom, ainda ha quem tenha brio naquilo que tem e faz. Não gosta? não estragasse. (não estou a dizer que o D.O. vai fazer as obras, mas é direito dele de substituir o pavimento todo por causa desse dano se lhe apetecer e usar a caução na totalidade para tal se assim tiver de ser).
    • hangas
    • 2 outubro 2020 editado

     # 40

    Colocado por: JOCORTudo isso está legislado no NRAU. Um contrato com 2 páginas tinha o mesmo efeito legal.


    Isto e so um excerto da checklist. O contrato cobre muito mais detalhes.
    Ventilacao, pragas, pendurar objectos da varanda, barulho, uso da morada para registo de empresas, etc.
    Pelo que vi NRAU ha muita coisa sobre prazos, mas nada sobre caucoes, que e geralmente um ponto de discordia.

    De qualquer forma, nao vejo porque nao se possa/deva fazer um contrato com todos os detalhes ainda que redundante. Assim ao menos nao ha duvidas para ninguem nem questoes assumidas.
 
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