Colocado por: RCF
E quem vai pagar o IVA sobre esses €900?! Sim, porque se há fatura, haverá pagamento de IVA…
Colocado por: JOCORE os danos que o inquilino assume ter deixado na casa, jogam a favor de quem?
O contrato e a lei, nestes casos, jogam a favor do senhorio.
Colocado por: JOCOR
Portanto, o "luisvv" está a dizer que o inquilino PAGA (a caução) ... mas pode bufar.
Além do mais, em termos de indemnização ao senhorio, nos termos da lei, o senhorio nem está a querer o máximo que a legislação lhe permite.
É de notar que o inquilino afirmou que avisou VERBALMENTE o senhorio que iria sair do apartamento. Um aviso verbal não tem a força (legal) de uma comunicação escrita, nomeadamente carta registada com aviso de recepção.
Se o senhorio quisesse ser mauzinho poderia exigir-lhe mais alguns meses de renda ... Não estou a defender que o fizesse (eu nunca o fiz). mas que pode ser assim, pode.
Colocado por: rjmsilva
O que não falta é biscateiros isentos de IVA. Mesmo que tenha que pagar o IVA, continua a ser bom negócio para o senhorio. Então se a fatura for pelo valor da caução, ou pouco mais, o IVA é uma ninharia.
Colocado por: rjmsilvaComo ia saber que era falsa?
Mas na prática, como é que ele sabe se a fatura corresponde a um serviço prestado e pago?
Colocado por: luisvv
Tirando o óbvio, mas difícil, de confirmar no local, pode por exemplo ver a data de emissão da factura, o grau de detalhe, etc.
Colocado por: GSSQuero acrescentar que o senhorio não é o mesmo com quem fiz contrato, o imóvel foi vendido e passei a ter este novo senhorio.
Não fiz as reparações por que foi combinado que o senhorio iria cuidar disso e depois descontava os gastos do valor da caução.
Quando o senhorio disse que os gastos eram superiores a caução EU me ofereci para ajudar no que fosse necessário e ele não quis aceitar.
O problema maior nessa situação é uma área de menos de 1m² de pavimento que precisa ser substituído por que durante o inverno as vezes o meu cãozinho fazia xixi fora do tapete. O senhorio alega que é necessário substituir TODO o pavimento do apartamento já que este pavimento não é mais fabricado.
Consultei empresas de pavimento e me confirmaram que aquele mesmo modelo provavelmente não existe mas seria possível conseguir outro muito similar com diferença quase imperceptível de modo que não fosse necessário substituir tudo.
Mesmo após informar isto ao senhorio ele se recusa a responder o que acho estranho visto que deveria ser de interesse dele minimizar os custos com reparação se alega terem ultrapassado o valor de caução.
Além disso no apartamento tinha um sofá velho que já estava desgastado (tenho um vídeo que fiz no mesmo dia que recebi as chaves para comprovar) o senhorio diz que eu estraguei o sofá e precisou comprar um novo por 250 euros, por um acaso vi nesses dias vi um anúncio do apartamento e vi o sofá que estava lá, é um sofá de 89 euros do Ikea!
Isso me levou a pensar que se o senhorio está a ser desonesto e mente até no valor do sofá também está mentindo sobre o resto, transparência zero.
Colocado por: rjmsilva
Confirmar no local deverá ser impossível. O resto dos elementos da fatura podem ser legítimos.
A única coisa irregular é o serviço não ter sido executado nem o pagamento ter sido feito.
Colocado por: DR1982O senhorio nao é obrigado a aceitar um pavimento muito similar, e acho muito difícil conseguir fazer essa reparação pelos 200€ que diz
Colocado por: GSSGss, o que é que ainda não percebeu? Não interessa quem faz a reparação se é você se é o senhorio!
1m² deste pavimento custa cerca de 10 euros, tenho certeza que para remover a parte danificada e chamar alguém para efetuar o serviço nunca irá passar dos 150 euros!
De qualquer forma aprendi a minha lição, este foi o meu primeiro arrendamento, na próxima vez eu mesmo irei fazer as reparações e qualquer tipo de contato será por escrito para não ser enganado outra vez.
Colocado por: KduvidasO senhorio não tem obrigação nenhuma de aceitar outro tipo de solução e o GSS, sim, tem a obrigação de entregar o bem no seu estado original, ponto.
Colocado por: hangasPlease also look through the inventory taken at the start of your tenancy to familiarise yourself
with the correct position of furniture etc and the condition of the property.
[...]
If the inventory clerk reports that further cleaning is necessary to bring the property to the
same condition as at the start of the Tenancy then we, on behalf of the Landlord, will instruct
a professional cleaning company to attend [...]The charge for the cleaning will be deducted
from your deposit.
The property must be left in the same clean condition as at the start of your Tenancy. Your
property would have been cleaned to a professional standard at the start of the tenancy and
you are expected to return the property in the same clean condition.
Missing Items
Please ensure all broken/ missing items are replaced to match the existing sets before the end
of the tenancy. If items are noted as missing or broken on the inventory check out then
we will arrange for their replacement. However, there will be an additional charge for
this service to cover the time spent purchasing and delivering the missing/broken items.
All charges incurred will be deducted from your deposit. If however, you have packed
any missing items in error you must let us know straightaway (within 24 hours of
receiving the report). We will then allow a further 7 days for you to return the items to us.
Added items
Please make sure you do not leave any of your items behind as you will be charged
a removal cost. If however, you have left any items behind in error and you would like
to collect them you must let us know straightaway (within 24 hours of receiving the report).
Non working light bulbs
Please make sure that all light bulbs are in working order. It is a tenant’s responsibility to
replace all the non working light bulbs and if the check out report notes that some light
bulbs are not in working order, we will instruct our contractor to replace these. However,
there will be an additional charge for this service to cover the time spent purchasing and
replacing the non working light bulbs. All charges incurred will be deducted from your
deposit.
Instruction manuals
If there are any instruction manuals missing you will be charged the cost of the
replacement manual plus our standard administration charge £25 plus VAT.
Em suma, tenho que deixar o apartamento na mesma condicao em que o encontrei, salvo uso e desgaste razoavel.
E a limpeza nao e chamar uma empregada de limpeza. É contratar uma empresa de limpezas profissional que ronda as 150-200£
Foi feito um inventario no dia em que me mudei, e no dia da saida os mesmos items (e apenas esses) devem estar na condicao e posicao em que estavam.
Se deixar uma lampada fundida para tras, posso acabar por pagar a lampada, e as horas que o tecnico gastou a ir arranjar uma para substituir.
Colocado por: GSSDe qualquer forma aprendi a minha lição, este foi o meu primeiro arrendamento, na próxima vez eu mesmo irei fazer as reparações e qualquer tipo de contato será por escrito para não ser enganado outra vez.
Colocado por: JOCORTudo isso está legislado no NRAU. Um contrato com 2 páginas tinha o mesmo efeito legal.