Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    bom dia a todos!

    há dois dias sofremos um incêndio devido a um curto-circuito numa arca congeladora. a divisão da casa é um salão com cerca de 50-60 m2 dividido de um lado em despensa, com as arcas e prateleiras para mercearia, e do outro, uma espécie de biblioteca e arrumos.

    está tudo um caos e para ser franca não sei bem o que fazer quanto às paredes, por isso peço a vossa ajuda.

    já comecei a retirar coisas que arderam ou derreteram, já tenho uma vizinha que acomodou alguma coisa que se pôde salvar da segunda arca, mas ainda há muito para remover... só para terem uma ideia, ontem enchi um contentor de lixo com os destroços... hoje vamos continuar a limpar.

    a questão é que não sei como limpar as paredes nem se tenho força para levar o trabalho adiante, por isso penso que será melhor contratar ajuda profissional. daí vêm os preços.

    no caso de resolvermos em vez de pintar, colocar tijoleira, é necessário limpar a fuligem?
    e qual ficará mais barato?

    no resto da casa já sabemos que pelo menos nos corredores, precisamos de limpar e pintar as paredes e tectos, mas no salão não sei o que fazer...

    obrigada pela vossa atemção e até já!
  2.  # 2

    Colocado por: m.aur.eirano caso de resolvermos em vez de pintar, colocar tijoleira, é necessário limpar a fuligem?
    e qual ficará mais barato?

    Contrate uma equipa de limpeza profissional. Se tiver seguro multirisco habitação, accione que eles pagam isso tudo.
    Obviamente que sai sempre mais caro meter tijoleira ( isso não ficará frio e desconfortável!!! forrar tudo a cerâmico!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  3.  # 3

    A melhor coisa é de facto accionar o seguro se o tiver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  4.  # 4

    Meta fotos sff.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  5.  # 5

    Se tem seguro e já começou a retirar coisas, fez mal. Não mexer em nada antes de participar e haver peritagem é a regra. Se já fez a “asneira”, pelo menos documente bem com fotografias.
    Quanto ao resto, o mais difícil de resolver vai ser o cheiro que fica impregnado na casa, principalmente se arderam plásticos de eletrodomésticos ou fibras. É algo que mesmo a repintura não resolve totalmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  6.  # 6

    pois. a casa é dos meus pais e não há seguro:( nem me falem disso que já me zanguei que chegue com o meu pai sobre isso no passado.
    tudo terá que ser pago por nós.

    eu disse tijoleira, mas era azulejo que queria dizer... e sim, deve ficar frio e ainda mais húmido.

    logo à noite meto fotos. estive toda a manhã a remover destroços.

    obrigada pela ajuda!
  7.  # 7

    Colocado por: m.aur.eirajá me zanguei que chegue com o meu pai sobre isso no passado.
    tudo terá que ser pago por nós.
    No final da conta, diga ao seu pai para quantos anos de seguro dava.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  8.  # 8

    *atenção

    sim, creio que ele já se arrependeu. é difícil mudar a mentalidade dos nossos idosos, mas na noite do incêndio ele foi um valente: pegou na mangueira e tentou apagar, apesar do parkinson. depois chorou, quando já estava tudo em rescaldo. já deve ter sentimento de culpa suficiente, ninguém é perfeito...

    vou tentar inserir fotos pelo telele, a ver se dá.
      20201106_110517.jpg
  9.  # 9

    nessa foto está a origem do incêndio. dá para ver que o reboco da parede caiu, é o que está amarelado por trás das prateleiras.

    nesta, o que resta de stock de mercearia...
      20201106_110440.jpg
  10.  # 10

    se alguém precisar urgentemente de papel higiénico, é só deixar secar este...

    é incrível como tudo fica em reboliço!!
      20201106_110525.jpg
  11.  # 11

    a janela que rebentou com a força do calor...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
      20201106_110533.jpg
  12.  # 12

    a cortina na foto anterior parece branca, não parece? mas não está...

    o fumo e o calor andam acima de um metro de altura, mais ou menos, dá para confirmar pelo contraste nestes armários dos livros. além disso, tive um mini aspirador que derreteu e o berbequim que estava a uns 20cm abaixo ficou intacto...
    entretanto andava em limpezas na cozinha e tinha passado a nespresso, o fervedor, a torradeira, etc. para essa mesa... não sei se se aproveitam...
      20201106_110508.jpg
  13.  # 13

    e o meu computador, aquele das disquetes, todo derretido... que dor!
      20201106_110502.jpg
  14.  # 14

    a qualidade das fotos é a que o meu telelé permite.

    podem ver que tenho muito que penar para recuperar esta divisão e depois ainda falta o resto da casa por onde o fumo passou.

    se alguém souber de um ingrediente mágico para limpar as paredes, por favor partilhe! estas paredes não são lisinhas, têm aqueles grãozinhos de areia salientes. já estive a ler qualquer coisa na net e falam de limpezas com esponjas, mas neste caso, acho que vai ter de ser com trinchas e escovas.

    aAAAIIiiii... dói :(
    • RMPG
    • 6 novembro 2020

     # 15

    Boa noite
    Lamento a sua perda que foi avultada, mas dei-xe fazer um reparo, o fumo nao andou acima um metro, o fumo tera baixado cercsa de 1 metro e meio, tendo em conta que tera uma altura media de 2,5 mt na divisao, é que o fumo caslor e gases da combustao sobem, e depois de estarem acumulados na parte superior vao descendo, para estarem a mais de meio abaixo da altura da divisao ja teve ai uma boa carga termica, deveria ter muito material combustivel para isso acontecer.
    Como falado ja o seguro resolvia isso, nao tendo, tem ai uma carga de trabalhos, muito dinheiro para gastar, provavelmente, danso estruturais, nas paredes/rebocos, instalação eletrica, alem de danso causados pelo fumo em todas as divisoes, e eventualmente diversos danso causdados pela agua usada na extinção.
    Nao perca o animo.
    Concordam com este comentário: GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  15.  # 16

    Força. Não desanimem.

    Já passei por situação semelhante. Durante alguns meses depois de terem isso resolvido ainda vão pensar muito no assunto, mas tudo passa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  16.  # 17

    obrigada, RMPG, senti o seu abraço!

    sim, é isso, não me soube explicar bem, mas agora senti na pele a razão de os bombeiros nos dizerem para nos agacharmos em caso de incêndio. acreditem que ficar sufocado pelo fumo é agoniante! tive de subir ao primeiro andar para ir buscar as chaves do carro e não consegui chegar ao quarto. tive de correr para a janela da casa de banho e empoleirar-me na banheira com o corpo de fora para conseguir ganhar fôlego... foi horrível!! cada metro no meio do fumo parecem dez!! que ninguém se arme em herói, porque não vale a pena, é mesmo muito rápido que sufocamos. agora sei o que são pensamentos de sobrevivência vital.

    estou a limpar tudo com calma, a dizer adeus às coisas que consigo reconhecer e a dizer obrigada cada vez que as meto nos sacos do lixo. hoje tive a ajuda de vizinhos para retirar as prateleiras, e para ser sincera, custou-me não ser eu a fazê-lo, preciso de me despedir das coisas para sentir mais paz.
    ainda não fui capaz de abrir as portas dos armários dos livros, só de imaginar o estado em que estarão... tenho de fazer tudo com calma para conseguir processar.

    sim, temos um prejuízo que ainda não calculei, apenas contei os frascos de detergente para a roupa que perdemos... sete. salvou-se um, intacto, e não é que era o mais pequeno?!...
    e havia muito combustível, sim, os pacotes de guardanapos e rolos de cozinha estavam mesmo ao lado da arca, mas não sabíamos o futuro...

    a água é o menos, o chão é em tijoleira, mas é tão suja, tão suja!
  17.  # 18

    Os meus votos de muita força e coragem! 👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
    • RMPG
    • 7 novembro 2020

     # 19

    Foi sentido acredite. É deixo o conselho e o pedido de passar a palavra a todos os membros do fórum. No caso de incêndio em casa. É sair o mais rápido possivel o maus baixo que conseguir e fechar todas as portas de todas as divisões por onde se tenha que passar para sair para o exterior. Estes simples facto atrasa a combustão pois impede a rápida propagacao devido à não entrada de comburente. Limitando assim muitas vezes o incêndio ao compartimento onde se iniciou limitando os danos. É nunca esquecer qye não há nenhum bem mais importante que uma vida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  18.  # 20

    agradeço igualmente todos os outros abraços!

    eu fechei a porta que dava para dentro, mas abri a de fora :( na altura só me lembrei que seria melhor o fumo sair pela porta de fora do que vir para dentro de casa. não me lembrei do oxigénio que alimenta o fogo. mas ainda assim, veio muito fumo para dentro. no andar de cima apenas o meu quarto e a casa de banho tinham a porta aberta e está tudo cheio de fuligem...

    ontem já conseguimos desviar a arca e a causa do incêndio foi mesmo na arca. a tomada está intacta e o fio está queimado onde estava mais próximo do motor.
    entretanto, vimos que até as tijoleiras levantaram. foi mesmo forte!

    peço outra vez a quem tiver experiência que partilhe truques e produtos para limpar as paredes do fumo. obrigada!
 
0.0188 seg. NEW