Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Tenho para mim que quem faz gala em não ligar aos números, ou faz humor, sem graça nenhuma, com os números só tem capacidade para mandar bocas, e com "bocas" irresponsáveis pode-se desenhar um mundo que não tem muito a ver com o real.

    A acompanhar os números tem que estar a metodologia de trabalho aceite pela comunidade científica, genericamente falando.
    A Secretaria de Estado para as Migrações reconhece que houve um saldo positivo de 651 milhões de euros entre as contribuições dos imigrantes para os cofres do Estado (746,9 milhões de euros) e os benefícios que obtiveram com prestações sociais (95,6 milhões).​
    Conheço por alto a metodologia que usam e parece-me aceitável, é a da Pordata, com as necessárias adaptações.
    Para os que "mandam bocas" sobre os imigrantes (estrangeiros) aqui deixo, actualizado, ressalvando que as organizações do Timóteo e da Flora são muito terra-a-terra e conhecedores do tema, na sua versão no terreno, digamos assim.
    https://www.publico.pt/2020/03/18/sociedade/noticia/acontece-imigrantes-descontam-nao-estao-regularizados-vai-calamidade-1908143

    Quanto aos ciganos não se pode aplicar a mesma escala de medida porque algum purista NÃO da ciência, que se reclama imparcial e equidistante, mas da ideologia bacoca e anti-científica, proibiu que se contabilizasse em forma de estatística o "cigano".
    Como, ao contrário dos estrangeiros, os ciganos têm a nacionalidade portuguesa no BI, ou CC, o trabalho é pouco fiável, ainda assim é de consenso que a população cigana não chega a 0,5% da população do continente.

    Também conheço a metodologia do Alto Comissariado que, não sem objecções, resolveu meter a comunidade cigana na classificação "minorias"; à falta de melhor é aceitável . Dizia Pedro Calado: "Apenas 8,7% dos ciganos têm o 3.º ciclo ou mais, ou se quiserem, 91,3% não têm o 3.º ciclo".( E a educação é gratuita durante 12 anos...)
    "Para mais de 50% dos ciganos o RSI [Rendimento Social de Inserção] foi um fator que os fez regressar à escola, estudar e ir mais longe" (calculam alguns que 75 a 80% dos ciganos beneficiam do RSI)
    "Dois terços dos ciganos casaram antes dos 19 anos e 16%, fizeram-no entre os 12 e os 14 anos." ( Ignorando o Código de Familia e, se vemos bem, ignorando a CRP...)

    Com este panorama, claro que são os principais usuários de todo o tipo de subsídios, que eles sabem racionalizar à perfeição: para pedir casas sociais, de que são o grupo mais beneficiado, os agregados têm sempre mais de 10 pessoas, para o RSI, que soma os proventos do agregado, duvidem-se em famílias nucleares. Dizem-me colegas que, com a informatização em rede têm tido menos sorte, ultimamente, com as chico-espertezas. O sistema não as aceita.

    Sobre a dificuldade de socialização com estas almas há que ter em conta: são educados desde que nascem na sua cultura e pouco expostos a outra além de protegidos pelas leis da República - em que cospem de alto, achando que se lhes não aplicam - não tendo, em troca, que sofrer as dificuldades extremas do mesmo sistema republicano aplicadas aos imigrantes - o SEF, a Segurança Social, os patrões sem escrúpulos que exploram e ameaçam de os denunciar, os funcionários corruptos e os advogados manhosos que os burlam ou extorquem...

    E, não esquecer que há registos históricos que situam comunidades ciganas em Portugal desde o tempo de D. Fernando, pelo menos.
    Quantos mais séculos vamos esperar para que se "integrem"?? Por este andar nunca.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, ricardo.rodrigues
  2.  # 42

    Vamos esperar mais algum tempo por uma explicação sobre o assunto em questão por quem abriu esta discussão.
    Se não aparecer, a discussão irá ser fechada.
    Concordam com este comentário: luisms, Anonimo16062021, nvale, Nelhas, desofiapedro, carlosj39
  3.  # 43

    Parece-me bem.
    Seria de fechar também os kilómetros de comentários sobre "os comunistas" os "esquerdistas", sem contar com os mega-kilómetros de comentários sobre o SNS versus a saúde privada... tudo a ver com imobiliário e afins.
    Concordam com este comentário: NTORION
  4.  # 44

    Colocado por: Administração FórumVamos esperar mais algum tempo por uma explicação sobre o assunto em questão por quem abriu esta discussão.
    Se não aparecer, a discussão irá ser fechada.
    Concordam com este comentário:luisms,Anonimo16062021,nvale


    Até aqui são protegidos 🤣🤣🤣

    Já os milhares de tópicos a dizer mal de arquitetos, engenheiros, empreiteiros, há um muito engraçado que é o anti FP... Não há problema nenhum.

    Bom, é o que dá generalizar, até podem em 99% dos casos serem uns aldrabões. Em termos pessoais só conheci 1 cigano, tinha uma casa de jogos que era mesmo "o cigano", e era uma pessoa impecável, de tal forma que nunca me deixou entrar antes dos 16 anos, apesar das tentativas. Posteriormente frequentei a espaços, principalmente para aqueles jogos tipo CS, e acabei por conhecer pessoalmente o sr e ficar uma amizade.
    Concordam com este comentário: Picareta
  5.  # 45

    Colocado por: Damiana MariaTenho para mim que quem faz gala em não ligar aos números, ou faz humor, sem graça nenhuma, com os números só tem capacidade para mandar bocas, e com "bocas" irresponsáveis pode-se desenhar um mundo que não tem muito a ver com o real.


    Depois de 5 parágrafos de meias verdades e manipulação de números, e sempre bom começar como começou.

    Dá sempre um aspecto de rigor ao conteúdo.

    Em 90 eram os africanos, no inicio do século os de leste e agora os ciganos.

    De tempos a tempos o país arranja sempre umas desculpas para disfarçar o deixa andar a portuguesa.
  6.  # 46

    Colocado por: HAL_9000Aqui quem faz a atribuição das bolsas, tem de investigar melhor os bens das pessoas.


    Está enganado.

    Se de forma legal eu declaro e pago impostos sobre o salário mínimo, consigo todo o tipo de subsídios.
    A população dos países têm de ser séria.
    Não é esperar que aja um policia em cada esquina.

    Um dos males do país é esse. Esperar que o estado faça tudo.
  7.  # 47

    Colocado por: Damiana MariaComo, ao contrário dos estrangeiros, os ciganos têm a nacionalidade portuguesa no BI, ou CC


    É o que acontece as quem nasce em Portugal.
    São portugueses.
    Podemos é começar a fazer testes de pureza a raça para determinar a nacionalidade.

    Ai 90% dos portugueses ficam excluídos.
  8.  # 48

    Colocado por: NelhasSe de forma legal eu declaro e pago impostos sobre o salário mínimo, consigo todo o tipo de subsídios.
    E sinais exteriores de riqueza não condizentes com o salário declarado?
    Óbvio que as pessoas têm de ser sérias, a questão é que existe sempre quem se tente aproveitar do sistema, e é nessas situações que o estado tem de averiguar, não acredito que nos dias de hoje alguém ainda guarde o dinheiro debaixo do colchão.
  9.  # 49

    Colocado por: RUIOLIAinda gostava de saber, qual a contribuição em impostos desta etnia, IRS, SS, etc.

    Nunca vamos saber, tirando o Ventura, ninguém mais tem coragem para pedir esse estudo.
    Concordam com este comentário: Buzy
  10.  # 50

    Falando em obras, porque isto é um Forum de Obras...

    Participei numa obra, que em frente tinha uma comunidade...fizeram imensa pressão para ficarem a "guardar" a obra, a situação ficou insustentável ao ponto do empreiteiro me ter pedido para contribuir para a dita prestação de serviços, não aceitei mas dispus-me a pagar segurança privada (conheço umas empresas de segurança fixes para lidar com isto), empreiteiro lá cedeu aos locais e passamos a ter um "guarda" à porta, mas do lado de fora (com uma cadeirinha, telheiro, rádio...não podiam faltar condições de "trabalho" não fosse a ACT à obra), pois não autorizei a entrada em obra. Em várias visitas que fiz à obra, apanhava os "guardas" dentro da obra, pedi ao diretor de obra para acabar com aquilo, ele pediu ao encarregado e este otário foi dizer-lhes que tínhamos sido nós a pedir para o "serviço" acabar ... na semana seguinte, entro na obra e senti um ambiente estranho, fui ao mezzanine e vejo pela janela interior dois tipos, um com uma faca a procurar em todos os compartimentos, pensei logo do que se tratava, subi à cobertura por um andaime, atravessei dois pavilhões, desci por uma escada "quebra-costas" saltei a rede para dentro de um matadouro municipal, corri até ao carro, só parei na área de serviço da Mealhada. Liguei ao diretor de obra, que também foi alvo desta abordagem, foi apanhado, colocaram uma faca no pescoço e levou várias estaladas e pontapés. Tivemos os dois de abandonar a obra, quando vou na autoestrada e passo ali perto lembro-me sempre deste triste episódio...
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
  11.  # 51

    Colocado por: HAL_9000E sinais exteriores de riqueza não condizentes com o salário declarado?


    Não existe inversão do onus da prova em Portugal.

    Logo eu não tenho que justificar porque ando de BMW ou de Mercedes ou porque estou numa mansão a viver.

    Desde que esse património esteja declarado e pague impostos, e em nome de empresa ou particular com impostos em dias, nada me pode ser perguntado ou assacado.

    Até porque sou um contribuinte com salário mínimo declarado.
    • Nelhas
    • 9 novembro 2020 editado

     # 52

    Colocado por: RUIOLIFalando em obras, porque isto é um Forum de Obras...

    Participei numa obra, que em frente tinha uma comunidade...fizeram imensa pressão para ficarem a "guardar" a obra, a situação ficou insustentável ao ponto do empreiteiro me ter pedido para contribuir para a dita prestação de serviços, não aceitei mas dispus-me a pagar segurança privada (conheço umas empresas de segurança fixes para lidar com isto), empreiteiro lá cedeu aos locais e passamos a ter um "guarda" à porta, mas do lado de fora (com uma cadeirinha, telheiro, rádio...não podiam faltar condições de "trabalho" não fosse a ACT à obra), pois não autorizei a entrada em obra. Em várias visitas que fiz à obra, apanhava os "guardas" dentro da obra, pedi ao diretor de obra para acabar com aquilo, ele pediu ao encarregado e este otário foi dizer-lhes que tínhamos sido nós a pedir para o "serviço" acabar ... na semana seguinte, entro na obra e senti um ambiente estranho, fui ao mezzanine e vejo pela janela interior dois tipos, um com uma faca a procurar em todos os compartimentos, pensei logo do que se tratava, subi à cobertura por um andaime, atravessei dois pavilhões, desci por uma escada "quebra-costas" saltei a rede para dentro de um matadouro municipal, corri até ao carro, só parei na área de serviço da Mealhada. Liguei ao diretor de obra, que também foi alvo desta abordagem, foi apanhado, colocaram uma faca no pescoço e levou várias estaladas e pontapés. Tivemos os dois de abandonar a obra, quando vou na autoestrada e passo ali perto lembro-me sempre deste triste episódio...



    Temos de prender os ciganos todos para acabar com a criminalidade.
    Sem eles o país fica logo seguro outra vez.

    Acaba-se a droga, os homicídios, os distúrbios, o uso de facas, de armas.

    Espero que um dia se possa chegar ai.
  12.  # 53

    "Depois de 5 parágrafos de meias verdades e manipulação de números, e sempre bom começar como começou." Nelhas dixit.

    Não encontro melhor exemplo de "BOCAS" irresponsáveis - os foristas que esqueçam o ACM, a Secretaria de E.M do MAI, a PORDATA, o ISCTE, as Associacões de Imigrantes que pertencem ao Conselho Consultivo - acreditem só no Nelhas, bocómero especializado.

    Tem a certeza de que percebeu alguma coisa do que escrevi ou além de bocómero também é analfabeto funcional (sabe ler mas não sabe interpretar o que lê) ?

    Para a digna Administração: qual é a diferença entre uma forista que pergunta quem já fez negócios com ciganos e um forista que explica porque nunca arrenda apartamentos a "zucas"? Encerrou a segunda discussão ? Olhe que não...
  13.  # 54

    Colocado por: HAL_9000Óbvio que as pessoas têm de ser sérias, a questão é que existe sempre quem se tente aproveitar do sistema, e é nessas situações que o estado tem de averiguar, não acredito que nos dias de hoje alguém ainda guarde o dinheiro debaixo do colchão.


    A mãe de um ex. primeiro ministro guardava num cofre. Não percebo qual o seu espanto.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Nelhas
  14.  # 55

    Colocado por: NelhasTemos de prender os ciganos todos para acabar com a criminalidade.


    Todos não, os que não cumprem as regras, na proporção do incumprimento, tal como todos os outros cidadãos.
    Concordam com este comentário: Nelhas, Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
    • Nelhas
    • 9 novembro 2020 editado

     # 56

    Colocado por: Damiana MariaTem a certeza de que percebeu alguma coisa do que escrevi ou além de bocómero também é analfabeto funcional


    Perante tanta classe e nível, fico sem argumentos.

    Os seus fundamentos são demasiado sustentados e eloquentes.

    As minhas desculpas
  15.  # 57

    Colocado por: Damiana MariaNão encontro melhor exemplo de "BOCAS" irresponsáveis - os foristas que esqueçam o ACM, a Secretaria de E.M do MAI, a PORDATA, o ISCTE, as Associacões de Imigrantes que pertencem ao Conselho Consultivo - acreditem só no Nelhas, bocómero especializado.


    Obrigado pela importância.
    É uma honra.

    Estou de coração apertado...
  16.  # 58

    Colocado por: RUIOLI

    Todos não, os que não cumprem as regras, na proporção do incumprimento, tal como todos os outros cidadãos.
    Concordam com este comentário:Nelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:desofiapedro


    Subscrevo e adiciono:

    Estes tópicos são sempre uma tralha pegada. Nem sei pq raio as pessoas se dão ao trabalho de vir abrir este tipo de tópicos até porque e aqui reside o pior: nunca mais voltam. Gera-se uma discussão em que as opiniões pessoais e vivências de cada um batem de frente e não se tira nada de proveitoso. Há pessoas más em todas as raças, credos e religiões e cada pessoa individualmente e inevitavelmente passará por experiências menos boas com elementos de alguma raça, credo ou religião, há demónios em todo o lado. Já levei com tantos... por acaso ainda não calhou um demónio cigano, mas vivemos todos no mesmo planeta e se ainda viver muito quase de certeza que hei de apanhar um.

    Quanto à questão das comunidades problemáticas elas só existem porque quem tem o poder assim o permite. Na minha casa mando eu e não os outros, e se eu digo que têm que todos andar dentro desta linha ou andam ou saltam fora do barco. As pessoas de várias culturas são sempre bem vindas e acolhidas desde que andem dentro da mesma linha. E nesta linha inserem-se traços culturais que não se coadunem com as regras da minha casa (casar com menores, mutilação genital, abandono escolar, etc). Isto é uma máxima que devia imperar por esse mundo fora, portanto se eu vou pra um país que é permitida culturalmente e constitucionalmente a mutilação genital das duas uma, ou tento conversando mudar a mentalidade de alguns, ou bazo, ponto. A partir do momento em que se permite que as pessoas andem fora da nossa linha e pior se vire as costas a isso temos o que vemos hoje em dia, tão simples quanto isso. Dá trabalho e custa dinheiro integrar, mais do que isso muitas vezes se pode roçar a injustiça, mas tem que ser... só que ninguém quer fazer isso a sério... então temos o que vemos hoje em dia.
  17.  # 59

    Na minha casa mando eu e não os outros, e se eu digo que têm que todos andar dentro desta linha ou andam ou saltam fora do barco. As pessoas de várias culturas são sempre bem vindas e acolhidas desde que andem dentro da mesma linha.

    Estimado: entendo a sua posição mas não posso concordar porque o que pensa, ou acha, pode estar bem mas a realidade não tem nada a ver com o que pensa ou acha nem é tão linear; é obrigação de um cientista social analisar o real e extrapolar a partir daí; o credo dele não tem a ver com o seu trabalho.

    Tente aplicar a sua frase, que citei, à chegada dos europeus a África, ao golfo da Guiné de onde saíu a maioria dos 60 milhões ( segundo Hobsbawm ) de escravos que os europeus traficaram; ou à chegada de Colombo á América do Sul, que iniciou a hecatombe dos povos indigenas, 14 a 15 milhões (segundo Marti).

    Dizer "na minha casa mando eu" está muito bem mas não tem correspondência com a realidade, não depende da sua vontade mandar em sua casa - SÓ SE AS CIRCUNSTÂNCIAS, que não dependem da sua VONTADE permitirem que mande.
  18.  # 60

    Colocado por: Damiana MariaNa minha casa mando eu e não os outros, e se eu digo que têm que todos andar dentro desta linha ou andam ou saltam fora do barco. As pessoas de várias culturas são sempre bem vindas e acolhidas desde que andem dentro da mesma linha.

    Estimado: entendo a sua posição mas não posso concordar porque o que pensa, ou acha, pode estar bem mas a realidade não tem nada a ver com o que pensa ou acha nem é tão linear; é obrigação de um cientista social analisar o real e extrapolar a partir daí; o credo dele não tem a ver com o seu trabalho.

    Tente aplicar a sua frase, que citei, à chegada dos europeus a África, ao golfo da Guiné de onde saíu a maioria dos 60 milhões ( segundo Hobsbawm ) de escravos que os europeus traficaram; ou à chegada de Colombo á América do Sul, que iniciou a hecatombe dos povos indigenas, 14 a 15 milhões (segundo Marti).

    Dizer "na minha casa mando eu" está muito bem mas não tem correspondência com a realidade, não depende da sua vontade mandar em sua casa - SÓ SE AS CIRCUNSTÂNCIAS, que não dependem da sua VONTADE permitirem que mande.


    ??? Enfim lol whatever. Mais uma vez já dei demais pro peditório.
 
0.0183 seg. NEW