Colocado por: SrRconfirma os valores 1c/m2 por hora?
Colocado por: barbeiroNão será tanto... pois não esta ligado o tempo todo, mas tenho um colega com uma casa aí de uns 220 m2 que gasta 500 euros/mês em electricidade no inverno.
Colocado por: paulos
Isso dá uma média de 4kw/hora, estranho... Casa bem isolada? chão isolado?
Colocado por: Pedro Barradasepa tenho pena de si e dessa palnta.
Esse hall de netrada é horrivel, alem de ser anti-regulamentar pois deveira ter zona para manobra 360º
O closet!? isso é um arrumo e terá de ter minimo 2.10m de larigura, eu trocaria de posiçãocom a IS.
Tem as proporcçoes dos compartimentos todas mal amanhadas...
A Is da suite, caramba, com a porta a abir assim contra o lavatório porque razão tem o trono logo ali de frente.
Antes do PRH/ PRE, e tect, seria conveniente rever a planta dessa moradia. Isso é que é estruturante para o resto da vossa vivencia.
Tem tantas coisas mais para melhora e outras tnates opções de compartimentação erradas... se for a tempo . olhe Vejam isso.
Boa sorte.
Colocado por: Ajnt1985Bem essa planta é algo...
Sobre o aquecimento se tem um orçamento limitado coloquem um recuperador de calor a lenha (ou pellets) e resolve o problema, numa casa tão pequena um recuperador a lenha resolve o problema dos dias mais frios.
A outra solução é o AC mas eu por exemplo não me dou muito bem com ar condicionados.
Colocado por: fernandolMas sendo o orçamento muito X5 apertado, faz sentido pensar em PRE ou PRH? É uma prioridade?
Colocado por: Pedro BarradasZafa. Pode não aceitar o que escrevi. Mas é mais que evidente que tem uma série de problemas na resolução da planta. E isso nada tem a haver com o tamanho...
Quanto à climatização, sendo até uma casa contida. Possivelmente uma salamandra a pellets chega, ainda mais tendo uma VMC.
Colocado por: fernandolMas sendo o orçamento muito X5 apertado, faz sentido pensar em PRE ou PRH? É uma prioridade?
Colocado por: Zafa
AC por questões de saúde não podemos, até o do carro se evita usar.
Lenha já pensamos nisso por alto, mas pela experiência que tivemos em Castelo Branco de andar a carregar lenha e depois só ligar ao fim-de-semana e com as limpezas e sala suja e tudo, não é algo que nos seduza, seria mesmo um último recurso por acaso ainda falamos disso ontem quando fomos ao Leroy e estavam em exposição na entrada.
Colocado por: Zafa
Mas eu aceito as opiniões que me dão aqui no fórum. Apenas expliquei que os nomes estão mal. E temos um orçamento de 12k€ que não queremos ultrapassar. Ou pelo menos evitar ao máximo ultrapassar.
Tanto que apesar me estarem sempre a dar na cabeça desde o principio por causa da área bruta ser muito reduzia, eu continuei a vir cá com os diferentes layouts que fomos vendo, desde que tivemos a ideia do LSF até finalmente aceitarmos que o melhor e mais barato para nós é a alvenaria.
Prefiro vir aqui e ter opiniões destas imparciais, que podem parecer brutas em quem não vos "conhece", do que mostrar a malta amiga e receber comentários todos fantásticos.
Por outro lado, o que para vocês são problemas, para nós são upgrades.
Tendo obviamente por termo de comparação as casas dos nossos pais e aquelas onde já vivemos. E esta para nós permite-nos ter espaço para tudo, pois já fizemos a experiência à escala com o mobiliário todo que temos que levar e com algumas poucas coisas que temos que adquirir e ainda nos sobra muito espaço. Por exemplo a Lavandaria aí vai ter em largura o dobro do espaço que tem agora o espaço onde passamos roupa a ferro, que é um quarto pequeno convertido em closet/quarto de visitas/arrumos e sei lá mais o quê.
Não vamos ter crianças a correr por todo o lado nem contamos ter muitas visitas. Para nós o corredor é apenas e só uma área de passagem, não um espaço para ficar à conversa, aqui no apartamento temos menos de 80cm de espaço útil por causa do mobiliário, portanto passar para 120cm ou mais para nós já é muito.
Mas só com o vosso input tão diversificado e tentando ver as coisas pela maneira dos outros que tem experiência/vivência com este tipo de aquecimento em concreto é que ás vezes se percebe onde o nosso raciocínio está a falhar.
A opinião de quem nos está a gerir o projecto é que devido à exposição solar ser boa e a orientação também, o chão ser todo em mosaico, termos a VMC duplo fluxo, os 6cm de capoto mais os 24cm do térmico, que não devemos ter grandes necessidades de aquecimento, ao ponto de ser preciso instalar aquecimento. Os vizinhos dizem que as casas são frias, mas também foram construídas há mais de 20 anos.
Nós pelas nossas vivências, principalmente eu que sou da zona norte e nunca tive aquecimento, também acho que não iremos precisar, pois já agora ligamos o aquecedor muito pontualmente.
No entanto eu mesmo assim, sou "teimoso/curioso" e gosto de avaliar todas as possibilidades e pesar o custo/benefício de determinada opção. Daí ter colocado o post e a planta, mesmo já sabendo que me iriam dar na cabeça. :D
Até porque se não valorizasse a vossa opinião, não recomendava tantas pessoas a virem cá.
Agora uma coisa é aceitar, outra coisa é aplicar quando achamos em quanto casal que tal decisão, não nos acrescentará grande valor ao espaço/vivência.