Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Desde já desejo um bom dia a todos os membros.

    Tenho um combinado já com mais de 10 anos. Neste período levou 0 manutenção, à exceção do descongelamento quando era necessário, visto não ser no-frost. No ano passado a lâmpada fundiu-se mas isso é normal e a troca foi fácil.

    Entretanto com o passar do tempo foi começando a juntar água na base do frigorífico. Água essa que, se não for retirada, acaba por começar a congelar. Nada de grave, ou se calhar sim, mas não pensámos que fosse.

    Ontem demos com ele desligado. Retirámos e colocámos o cabo de alimentação na tomada umas quantas vezes, abrimos e fechámos as portas e nada. Descongelámos tudo e repetimos os testes e nada. Passado uma meia hora sem lhe tocarmos, estava a trabalhar. Ouvia-se o compressor e ele estava a arrefecer.
    Tudo bem, pensámos nós.
    Uma hora e meia depois de termos dado conta que estava a trabalhar, desligou-se novamente. Isto eram 22h. Como é normal que um frigorífico não esteja ligado 100% do tempo, pensámos que era normal. Mas hoje de manhã constatámos que não se tinha voltado a ligar a noite toda.
    Voltámos a abrir e fechar a porta 2-3 vezes e voltou a arrancar. Isto eram 9h30. Por volta das 11h/11h30 já estava novamente desligado. São 12h30 agora e ainda não voltou a arrancar.

    Nesta altura com os problemas da pandemia não dá jeito nenhum chamar um técnico.
    Alguém aqui poderá ter uma ideia de qual será o problema?
    Tenho 99% de certeza que não é problema nas borrachas.

    Desde já muito obrigado pela atenção.
  2.  # 2

    E a temperatura no interior? Está ok.
    Do que se queixa concretamente?
  3.  # 3

    Provavelmente tem o escoamento de água entupido...
    Por dentro, atrás e em baixo no frigorigico deve ter um orifício que escoa água para um pequeno recipiente que fica em cima do motor. Experimente limpá-lo. Eu usava um cabo electrico +/- rígido. Só arame pode danificar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • ktm333
    • 10 janeiro 2021 editado

     # 4

    Colocado por: LuisMarquesEntretanto com o passar do tempo foi começando a juntar água na base do frigorífico.

    Tem uma espécie de "rego" com um buraquinho no meio, encostado ao compressor(mas da parte de dentro)? Veja se tem água acumulada ai e faça o referido em cima..
    Colocado por: LuisMarquesVoltámos a abrir e fechar a porta 2-3 vezes e voltou a arrancar.

    Pelo que diz, se ele trabalha e faz o frio normal, parece-me problemas de termostato, é o que diz ao compressor que a temperatura dentro é inferior à "programada", e o manda trabalhar, se o termostato avariar não manda o compressor trabalhar...
  4.  # 5

    Bom dia a todos.
    Desde já obrigado pelas respostas.
    Peço desculpa mas não sei citar posts por isso vou responder sem citar.

    @Pedro Barradas: quando demos com ele desligado no sábado a temperatura não estava ok, visto que reparámos que não estava a funcionar bem porque retirámos comida do congelador e ela não estava bem congelada.
    Entretanto ontem não disse nada porque pensei que estava tudo bem e que ele se tinha desligado na semana passada por estar quase na potência máxima e devido às temperaturas baixas que se fizeram sentir. Ele ontem arrancou sozinho às 6h45 e por volta das 16h. Como está praticamente descarregado (nomeadamente as gavetas do congelador), pensámos que era normal que trabalhasse menos para manter a temperatura baixa.
    A continuar a esse ritmo de arrancar o compressor de 9-10h em 9-10h e funcionar por cerca de 1,5h, deveria ter arrancado cerca da1h da manhã. Não pudemos confirmar visto que estávamos a dormir :)
    Mas hoje de manhã o pouco que temos no congelador (basicamente um saco de pão) não está bem congelado. E a continuar naquele ritmo, deveria ter arrancado novamente esta manhã entre as 10 e as 11h e não o fez.

    @leonorb: entretanto nunca mais juntou água. Isto desde sábado, é claro. Apesar de, possívelmente, esse tubo de escoamento poder estar entupido, será que foi isso que levou ao desligamento?

    @ktm333: tendo em conta o que respondi ao Pedro Barradas, ainda acha que deve ser do termostato?

    Mais uma vez muito obrigado a todos!
  5.  # 6

    Se estiver muito frio do lado de fora é normal que o frigorífico não trabalhe.
  6.  # 7

    Colocado por: LuisMarquesBom dia a todos.
    Desde já obrigado pelas respostas.
    Peço desculpa mas não sei citar posts por isso vou responder sem citar.


    é só clicar em "citar" no topo direito de cada comentário. pode apagar partes de um comentário, mas não o que está dentro de "<>". e também pode citar vários comentários no mesmo comentário, desde que clique no "citar" dos respectivos.
  7.  # 8

    @ClioII: mas é suposto os alimentos que temos no congelador permanecerem congelados, ou não?


    @m.aur.eira: pois, eu já tinha tentado fazer enter em "citar" mas não funcionou, e como sou cego não consigo clicar com o rato. Mas obrigado na mesma!
  8.  # 9

    peço-lhe desculpa. não sabia que o fórum da casa não cumpria com essas acessibilidades.
  9.  # 10

    Colocado por: m.aur.eirapeço-lhe desculpa. não sabia que o fórum da casa não cumpria com essas acessibilidades.


    Eu é que lhe peço desculpa, o problema era meu por estar a usar um browser pré-histórico. Agora com o Edge já funciona. :)
  10.  # 11

    • ktm333
    • 12 janeiro 2021 editado

     # 12

    Colocado por: LuisMarquestendo em conta o que respondi ao Pedro Barradas, ainda acha que deve ser do termostato?

    Não, definitivamente deve ter uma fuga e houve perda de gás, só comprando um novo, existem lojas online com bons preços e entrega grátis, o daqui de casa sofreu do mesmo mal, perdeu o gás quase todo.. Uma das coisas que os técnicos sugerem para ver se o equipamento funciona corretamente é precisamente congelar pão, porque a temperatura de congelamento ronda os 0°..
  11.  # 13

    O meu antigo, no frost, quando acumulava água em baixo, ela congelava e o aparelho trabalhava menos. Por outro lado, não chegava água ao tal recipiente por cima do motor. Esta àgua ajuda a arrefecer o motor, foi o que me explicaram. Agora não sei ao certo se o motor pára por sobreaquecimento
    Aparelho antigo, hoje teria 25 anos (mas ainda trabalha na garagem do vizinho), com dois compressores. O congelador trabalhava normal
    Estes agora com um compressor e 2 ou 3 circuitos de frio não sei... ainda 😁. Presumo que o seu já seja assim
 
0.0135 seg. NEW