Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. A uns anos foi feita a instalação de um respiro no meu WC. Tenho casa térrea, o telhado é placa de vigas de betão e exterior em telha. Por dentro deixamos a teto a vista( sem tecto falso) por isso na zona do poliban o tecto tem cerca de 3 MTS de altura. Sempre tivemos algumas humidades mas que se limpavam facilmente. A minha sogra contratou um trolha que fez um buraco na placa e instalou uma chaminé para respiro. Acontece que a humidade e as manchas pioraram. Já colocamos todo o tipo de tintas e volta sempre. O que está a acontecer no último mês é ainda pior. Notamos que no fim do banho a grelha do respiro pinga gotas de água. Agora nós dias de chuva até pinga sem termos tomado banho ainda. Tem sido horrível tomar banho e levar com pingas geladas na cabeça e nas costas a toda a hora. Alguém tem alguma ideia do que podemos fazer para acabar com esta tortura chinesa?
  2.  # 2

    Colocado por: AnaluciobarAlguém tem alguma ideia do que podemos fazer para acabar com esta tortura chinesa?

    Manter a casa de banho à mesma temperatura que o exterior.
    O que tem aí é um fenómeno de condensação. O ar interior do w.c. está mais quente e vai condensar nas zonas frias. Neste caso na zona do respiro que está em contacto com o exterior.
    Para evitar isso pode colocar um ventilador com recuperação de calor e se necessário melhorar o isolamento desse w.c.
  3.  # 3

    essas pingas devem-se ao facto de os vapores condensarem quando tocam nas paredes frias do tubo da chaminé... esse tubo foi isolado?
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilva
    Manter a casa de banho à mesma temperatura que o exterior.
    O que tem aí é um fenómeno de condensação. O ar interior do w.c. está mais quente e vai condensar nas zonas frias. Neste caso na zona do respiro que está em contacto com o exterior.
    Para evitar isso pode colocar um ventilador com recuperação de calor e se necessário melhorar o isolamento desse w.c.



    Neste caso não temos aquecimento neste WC. Tenho até a janela aberta( uma nesga) para circular o ar.
  5.  # 5

    Colocado por: AnaluciobarNeste caso não temos aquecimento neste WC. Tenho até a janela aberta( uma nesga) para circular o ar.

    Ainda assim, a temperatura do ar interior desse w.c. é sempre maior que a temperatura do tubo do respiro. Isso agravado com os vapores dos banhos
  6.  # 6

    Colocado por: m.aur.eiraessas pingas devem-se ao facto de os vapores condensarem quando tocam nas paredes frias do tubo da chaminé... esse tubo foi isolado?



    Não sei dizer. Só sei que a casa de banho estava melhor sem o buraco no teto. Tenho mais manchas de humidade agora do que antes. E até a grelha do respiro ganha ferrugem.
    Como é que descubro se foi isolada e como faço o isolamento?
  7.  # 7

    essas manchas negras são um fungo muito difícil de eliminar. a partir do momento que se instalou, com o buraco ou não, iria alastrar de qualquer forma... também tenho esse problema :(

    acho que só um tratamento agressivo com hipoclorito mata esse bicho. e depois tem de se pintar com tinta própria, mas não sei dizer qual, porque ainda não estou nessa fase.

    o tubo tem de ser revestido com lã de rocha, creio eu, mas há um tópico por aqui que explica melhor. ou então o zedasilva que tenha a bondade de explicar, ou alguém mais. ;)
  8.  # 8

    Pode colocar fotos do respiro? Tem acesso ao sotão?
  9.  # 9

    Colocado por: m.aur.eiraessas manchas negras são um fungo muito difícil de eliminar.

    Lixivia para cima, se não tiverem pode ser mesmo hipoclorito de sódio.
    Pode depois pintar com uma tinta anti fungos para minimizar o aparecimento.
    Se antes de abrir o respiro isso não acontecia quer dizer que o isolamento do w.c. nem deve ser muito mau.
    Meta um ventilador com recuperador de calor e deixa de ter pingas
  10.  # 10

    Colocado por: AnaluciobarBoa tarde. A uns anos foi feita a instalação de um respiro no meu WC. Tenho casa térrea, o telhado é placa de vigas de betão e exterior em telha. Por dentro deixamos a teto a vista( sem tecto falso) por isso na zona do poliban o tecto tem cerca de 3 MTS de altura. Sempre tivemos algumas humidades mas que se limpavam facilmente. A minha sogra contratou um trolha que fez um buraco na placa e instalou uma chaminé para respiro. Acontece que a humidade e as manchas pioraram. Já colocamos todo o tipo de tintas e volta sempre. O que está a acontecer no último mês é ainda pior. Notamos que no fim do banho a grelha do respiro pinga gotas de água. Agora nós dias de chuva até pinga sem termos tomado banho ainda. Tem sido horrível tomar banho e levar com pingas geladas na cabeça e nas costas a toda a hora. Alguém tem alguma ideia do que podemos fazer para acabar com esta tortura chinesa?


    A chaminé que liga a esse respiro está directamente ligada ao exterior do telhado, ou descarrega no sotão?
    Se o tubo descarregar no sotão pode colocar na saida uma curva a 90º e na entrada do respiro (tecto do WC) coloca um extractor a ligar com a luz do wc por exemplo. O extractor tem que ser apto para zonas de banhos.
    Para eliminar as manchas do tecto é enrolar um pano velho numa vassoura e embebelo em hipoclorito de sódio (a vulgarmente conhecida como lixivia de garrafão preto) e passar no tecto. As manchas vão sendo consumidas em poucos minutos. Não precisa de esfregar. Usar um chapeu, óculos de protecção e máscara por causa dos vapores do produto.
  11.  # 11

    Não tem sótão, sai direto para o telhado
  12.  # 12

    Fotos
      IMG_20210128_112614.jpg
  13.  # 13

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Se o tubo descarregar no sotão pode colocar na saida uma curva a 90º e na entrada do respiro (tecto do WC) coloca um extractor a ligar com a luz do wc por exemplo.


    Alguma razão específica para ter que levar a curva de 90º? No meu WC não tenho essa curva instalada.
  14.  # 14

    Colocado por: rgcoutoAlguma razão específica para ter que levar a curva de 90º?

    Para não entrar lixo por exemplo
  15.  # 15

    Mas não pode haver condensação na curva e começar a pingar?
  16.  # 16

    Colocado por: rgcoutoMas não pode haver condensação na curva e começar a pingar?

    Pode.
 
0.0149 seg. NEW