Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Quem tem aspirador vertical sem fio, desliga o transformador da ficha sempre que está com a percentagem de bateria no máximo e, só volta a ligar quando necessita de carregar a bateria de novo? Ou deixa sempre ligado? O que é mais aconselhado?

    E, em relação ao aspirador robô, desligam quando está totalmente carregado ou mantém ligado e, o que é mais aconselhável?

    Agradeço as vossas dicas.
    Um bem haja.
    Cumprimentos
  2.  # 2

    Com as baterias Li-Ion ou Li-Po mais recentes, não há problemas em deixar ligado.
    Contudo, por uma questão de poupança de energia, convém desligar.
    Mas nestas baterias recentes, o mais importante é não deixá-las ir aos 0% (embora dependendo da qualidade dos equipamentos, muitas já tenham protecção para o evitar assim como sistemas para não carregarem a 100%).

    Nos equipamentos mais antigos (bateria NiCd, NiMh) é que tinham que se ter muito mais cuidados.

    Relativamente ao Robot, desligá-lo é inibir uma das suas principais funcionalidades, que é deixá-lo fazer o trabalho remotamente ou quando não está em casa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitas paula
  3.  # 3

    Obrigada pela resposta. Em relação ao vertical, eu tenho desligado pois, como a limpeza da casa é faseada, a bateria dá para dois dias e, não acho muita lógica carregar o aspirador se ainda e +- metade de bateria.
    Quanto ao robô, entendo a ideia, embora como agora passamos o tempo por casa, mete-me um pouco de impressão estar a colocar a carregar se tiver bateria.
    O vertical é o Jimmy JV85 pro. O robô é o viomi se (esse está para ser entregue, daí a minha pergunta.
    Muito obrigada pelas informações.
    Aguardo mais dicas, obrigada.
  4.  # 4

    Eu tenho um Viomi V2 Pro que está sempre na estação de carregamento.
    Não é que o robot saia para aspirar sem ninguém em casa (carpetes, cortinados compridos etc), mas normalmente está ligado.

    Tenho-o há coisa de meio ano e não tenho dúvidas que sinto ligeira diminuição da autonomia. Se é por estar sempre ligado ou por ser uma chinesice não sei, mas aponto para a segunda 😁
    Seja como for, o facto de carregar e retomar sozinho não causa constrangimentos de maior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitas paula
  5.  # 5

    Muito obrigada pela resposta.
    Quanto ao aspirador vertical, para já, vou manter a ideia de só o colocar a carregar se necessário.
    Quanto ao robô, ainda tenho algumas dúvidas.
    É que temos alergias cá em casa e, a rotina de limpeza é, para além das limpezas mínimas diárias, dividimos a casa em blocos para ser mais fácil limpar.
    Assim, na 2a feira é um quarto, um WC e o corredor.
    Na 3a feira é o outro WC e os outros 2 quartos.
    Na 4a feira é a sala e o hall de entrada.
    Na 5a feira é a cozinha.
    E, na 6a é uma limpeza ao pó muito por alto, aspirar tapetes e chão e passar.
    Faz sentido mandar o robô na 2a feira aspirar o chão de tudo menos o que vou limpar de manhã.
    Na 4a feira aspirar o chão dos quartos, corredor e wc's.
    E, na 6a feira mandar aspirar e passar a mopa em tudo, tirando os tapetes e o máximo de obstáculos?
    Ao fim-de-semana, apenas mandar limpar o que vai sendo essencial (wc's, cozinha e sala - onde comemos normalmente).
    Agradeço a quem me puder orientar. Muito obrigada
  6.  # 6

    Faz todo o sentido. Eu muito raramente mando aspirar a casa toda. Normalmente os quartos e o respectivo hall, depois ou outro dia a sala em 2 passagens e potência máxima (que por causa do tamanho e carpetes gasta a bateria praticamente toda) e a cozinha noutra altura. Aliás, a cozinha é a aspirada praticamente todos os dias.

    Claro que vai ter de fazer uma aspiração total no início, para ele mapear a casa. Sugiro fazer à potência mínima para ter a certeza que a bateria dá.

    Em relação à mopa, tenha atenção que o manual diz claramente para não deixar o robot trabalhar "sozinho" com mopa. Não pode deixar o depósito cheio para usar mais tarde, não pode estar na Dock com água (o que quer dizer que não carrega e continua automaticamente nessa operação).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitas paula
  7.  # 7

    Bom tópico. O vertical, que é um Rowenta mas não me lembro o modelo, só o carregamos ou quando acaba ou depois de uma utilização grande, pois como não indica a carga que tem não podemos correr o risco de ficar sem bateria, pois quando isso acontece não conseguimos acabar a aspiração. O vertical apenas utilizamos para aspirar rodapés, atrás das portas e cantos e sítios onde o Robot não chega. O Robot é o mi robot vacuum cleaner mop pro. Está sempre ligado, pois se o desligarmos não podemos "mandar" aspirar. Ele aspira de 3 em 3 dias, de manhã quando saímos de casa deixamos sem obstáculos o máximo possível para ele poder aspirar tudo. Aspira a casa toda e depois outra aspiração no open space. El
    A mopa ainda não utilizamos, no proximo fds conto fazer isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitas paula
  8.  # 8

    A mopa, se reparar noutros tópicos do género por aqui, raramente é usada.
    Não pode usar nenhum detergente e aquilo não "esfrega" (ainda que o Viomi tenha um padrão em Y para a mopa) por isso não substitui uma boa dose manual de esfregona 😁😁😁

    Eu já usei com o mínimo de água nos quartos que tem chão de madeira, mas poucas vezes. Em azulejo não vale a pena, só vai molhar o chão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitas paula
  9.  # 9

    Colocado por: Bruno.AlvesA mopa, se reparar noutros tópicos do género por aqui, raramente é usada.
    Não pode usar nenhum detergente e aquilo não "esfrega" (ainda que o Viomi tenha um padrão em Y para a mopa) por isso não substitui uma boa dose manual de esfregona 😁😁😁

    Eu já usei com o mínimo de água nos quartos que tem chão de madeira, mas poucas vezes. Em azulejo não vale a pena, só vai molhar o chão.


    Obrigado pelo esclarecimento. O que temos também tem padrão em Y e já sei que apenas posso colocar água e se poder ser água bidestilada ainda melhor. A vantagem é que penso que poderá limpar o pó que fica depois de aspirar, penso eu. Tenho que testar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitas paula
  10.  # 10

    Muito obrigada pelas dicas. Estou a aprender muito 😊 A mopa para mim é apenas um complemento pois, limpo com a esfregona no dia da limpeza mais a fundo - excepto no nosso quarto e corredor pois, os tapetes são muito pesados e só os tiro à 6a feira para aspirar e limpar o chão - neste momento, penso usar à sexta-feira a mopa para me tirar esse trabalho.
    O viomi chegou hoje, já está a carregar e, quero ver se o coloco a mapear logo à noite.
    Depois da excelente experiência que está a ser o Jimmy - só podia ter demorado menos a chegar, espero que o Viomi também valha muito a pena - demorou 2 dias. Lá está, tornar a casa mais confortável.
    Muito obrigada pelas dicas e, coloquem mais pf. Por acaso já sabia da informação da mopa mas, nunca é demais ler estas questões pois só agora estou a entrar nesta dinâmica. Obrigada 😊
  11.  # 11

    Já agora, a água semi destilada que falam pode ser a que sai do desumificador? Raramente damos a ferro mas, se o usarmos usamos a água que sai do desumificador. É correto? Ou é melhor outra (se sim, qual aconselham)? Muito obrigada
  12.  # 12

    Colocado por: anitas paulaespero que o Viomi também valha muito a pena

    Para mim é das melhores compras que fiz nos últimos tempos, sem qualquer dúvida 👍

    A mopa é uma questão de experimentar. Se cumprir perfeito, é para isso que ela serve :)
    Eu uso mesmo água da torneira 😁 Mas sim, do desumidificador é perfeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitas paula
  13.  # 13

    Muito obrigada pela resposta. Estou a preparar a casa para logo deixar o aspirador conhecer a casa. Estou entusiasmada, até porque tenho muito trabalho com a limpeza da casa e, tudo o que puder ajudar é bem-vindo.
    O aspirador vertical foi uma excelente compra e, até diminuiu o tempo que demoro a limpar. Espero que este também ajude 😊
    Muito obrigada.
    Aguardo mais dicas, por favor 😊
  14.  # 14

    Já agora, quem tem outra dica: deixam as portas entreabertas para passar de divisão em divisão e para limpar um pouco atrás das mesmas ou completamente abertas? Obrigada
  15.  # 15

    Totalmente abertas. Atrás das portas terá sempre de passar com o aspirador manual de tempos a tempos. Costumo passar até a vassoura só a varrer para o caminho do aspirador, mas só de vez em quando.

    Tenha a casa tão livre quanto possível para o mapeamento, depois se houver algum obstáculo ele contorna. Já o contrário não é verdade, se ele mapear um obstáculo vai contornar mesmo que ele lá não esteja.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitas paula
  16.  # 16

    Muito obrigada. Acabei por descobrir a situação das portas sozinha pois, deixei-as entreabertas e ele não entrava nos quartos das crianças. Em relação ao meu quarto, não mapeou todo e, está a recarregar pois, a carpete da sala e ele não se largavam :)
    Enfim, neste momento, estou a achar que é uma boa compra e, ansiosa para o começar a usar da melhor forma possível porque isto de andar sempre a limpar e nunca ter nada limpo é complicado mas, com estas duas ferramentas/ajudas eu chego lá.
    Muito obrigada. Estou a gostar do que estou a aprender :)
    A quem tiver mais dicas sobre estes assuntos, agradeço. Cumprimentos
  17.  # 17

    Eu deixo as portas na perpendicular e ele limpa à volta. O meu é um xiaomi, a primeira versão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitas paula
  18.  # 18

    Mas atrás das portas convém sempre passar o aspirador "normal". No nosso caso o normal é um vertical 😂
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitas paula
  19.  # 19

    Bom dia. Estou feliz pela nossa aquisição. Estou inclinada para usar a aspiração + mopa amanhã mas, como quero colocar os tapetes pesados ao sítio hoje, o meu quarto, WC e corredor limpei mesmo da forma convencional.
    Fiquei admirada da quantidade de lixo que recolheu e, como já fez o mapeamento em condições, defini zonas proibidas e pronto.
    Para já, estou muito satisfeita com esta combinação jivi (Jimmy + viomi) 😜
    Até me posso dedicar a limpar outras zonas que não tenho dedicado tanto tempo.
    O tempo dirá se foram as aquisições corretas mas, para já, nada a apontar.
    Obrigada pela vossas dicas e, continuem a enviar mais. Cumprimentos
    • zeto
    • 25 fevereiro 2021

     # 20

    O ideal será depois de carregado desligar o carregador e voltar a carregar quando a bateria chegar +- aos 10%
    e nunca deixar descarregar totalmente,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anitas paula
 
0.0185 seg. NEW