Iniciar sessão ou registar-se
    • MF22
    • 25 fevereiro 2021 editado

     # 1

    Bom dia a todos,

    Sou novo nestas andanças e espero que me possam ajudar. Vou iniciar construção de moradia e tenho uma vidraças grandes (so na sala cerca de 15x2.45 metros (voltados +-oeste com vão entre colunas de ~5m). Estive a ler sobre o vidro electrocromáticos em particular sobre a a SageGlass (https://www.sageglass.com/en/article/what-electrochromic-glass) parecem indicar que o vidro de forma dinamica pode ser alterado de modo a se ajustar as condições ambientais. Gostaria de saber a vossa opinião sobre estes vidros procurei aqui no forum mas não encontrei informação. Em particular gostaria de ter uma noção de:

    1) - Preço aproximado
    2) - Durabilidade (se sempre mantém as propriedades dinamicas)
    3) - Se dão garantia de manutenção dessas propriedades e sim de quanto tempo
    4) - Se de facto esta solução permite eliminar completamente estores/brisa solar como referem (ou se é simplesmente marketing)
    5) - Nota: zona de bastante sol no verão (covilhã) e penso poderá ter um um impacto significativo na moradia.

    6) Gostaria também de ter outra indicações mais genéricas como que material aconselhavam estava a pensar em alumínio (com este ou outro vidro).

    7)- Li no fórum alguém indicar que tinha visto recentemente um sistema de correr mas que depois fechava com batente? Esta solução existe? se sim a que se referem podem indicar-me? Deverá aplicar-se a estas situações?

    8) Que instalador recomendam para esta zona(vi que este também é um aspecto bastante importante)?

    9) Que locais recomendam para pedir orçamentos?
  1.  # 2

    MF22 e já discutiu isso com o arquitecto que está a elaborar o porjecto.. é muito importante apoiar-se nele..
    Este tipo de vidros é mesmo muito caro e não conheço ninguem que o tenha utilizado. Os poucos exempos que vi, foi em showrooms de divisórias interiores para edifícios de escritório...

    PS: se anda preocupado com custos e com fiabilidade/ longevidade- olhe esqueça esta solução.
    • MF22
    • 25 fevereiro 2021 editado

     # 3

    Olá Pedro Barradas obrigado pelo comentário.

    Sim já falei um pouco cm o arquiteto, mas ainda tenho de acertar pormenores.
    Só tendo uma noção do preço poderei decidir se justifica o investimento ou não assim como ter uma noção das suas características nomeadamente durabilidade. Se for tecnologia durável (como deveria de ser pois os vidros não são algo que se pode andar sempre a mudar) a minha decisão poderá ser totalmente oposta caso não sejam duráveis (como colocar gas no vidro que pelo que tenho lido pessoalmente penso que é uma barraca pois parece ser algo que desaparece ao longo do tempo). Interessa-me equacionar esta situação pois caso funcione e o custo adicional permita eliminar brisa solar( ou equivalente) e a coisa ficar ela por ela seria uma solução mais interessante. Se me disserem que o custo é proibitivo e mais elevado (quantas vezes mais) que outras soluções também elas eficientes terei de ponderar até onde estarei disposto a ir. Mas só sabendo o diferencial de custo poderei decidir.

    Daí também pedir a vossa opinião sobre alternativas.
  2.  # 4

    Se a sua casa for coisa de 200 a 300k de "investimento", esqueça.
    se for um acas de 1-2M de investimento, já poderá ponderar esse tipo de mariquisses.

    MAs volto a frisar:



    Colocado por: Pedro BarradasPS: se anda preocupado com custos e com fiabilidade/ longevidade- olhe esqueça esta solução.
    • MF22
    • 25 fevereiro 2021

     # 5

    Se este não for cenário a considerar que outra solução aconselha?
  3.  # 6

    Colocado por: MF22Se este não for cenário a considerar que outra solução aconselha?


    O seu arquitecto é que tem de saber e propor alternativas válidas para o projecto em causa.
    O projecto não está ser desenvolvido e elaborado por este?
    Como é obvio tem aí um "problema" pois sempre são 15x2.5m de envidraçado voltado a Poente...Só ai em vidro/ caixilhos habituais deve rondar nuns 20k...sem protecções solares exteriores.
    • MF22
    • 25 fevereiro 2021

     # 7

    Alguém é capaz de me ajudar relativamente às questões que antes coloquei?
  4.  # 8

    Colocado por: MF22Alguém é capaz de me ajudar relativamente às questões que antes coloquei?


    Pelas informações que tenho, em relação ao sistema da SageGlass da Saint Gobaint não está disponível para o mercado residencial unifamiliar.

    Mas posso estar equivocado!

    E só se fabrica nos EUA!
    • MF22
    • 25 fevereiro 2021

     # 9

    E relativamente às outras questões?
  5.  # 10

    O que lhe posso aconselhar é: fuja de soluções não "standard" na nossa construção.

    É fácil sonharmos, e ficarmos deslumbrados. Todos o fazemos.
  6.  # 11

    Já andamos com esse assunto cá pelo fórum.
    Pedi preço empresa de fora, até coloquei o orçamento, de uma pwquena janela de WC e aquilo ainda era caro, tenho ideia de ir para cerca de 1000 euros o M2.
    Isto é daquelas questões a ver com o arquitecto, se ainda existe relação com ele.
    • MF22
    • 26 fevereiro 2021 editado

     # 12

    Sim existe relação como arquitecto. Neste momento ainda estamos a ajustar alguns pormenores. Contudo apesar do arquitecto ter algumas ideias e de eu já ter falado com ele sobre algumas coisas ele não é especialista nestas questões (como suponho que muitos não serão) daí lhes ter pedido ajuda. Logo que as alterações (que espero que não levem muito tempo) estejam feitas irei pedir orçamentos e é por isso que preciso da vossa ajuda indicações sobre:


    1) Que tipo de sistema (marcas e referencias) mais recomendam particularmente para ficar bem servido relativamente à parte térmica.

    2) Verifiquei que existem sistemas que incluem já brisa solar tipo este (https://www.cortizo.com/pt/sistemas/ver/32/cor-urban-c16-rpt.html). Aconselham este tipo de situação ou dá problemas no futuro? Não são muito pesadas as portas? Estes sistemas podem funcionar em portas de correr? Como é feito o fecho da brisa solar electronicamente/manual?

    2a) Nesta mesma lógica recomendam janela dupla ou tripla? Tenho tido indicações que a tripla apesar de poder ser ligeiramente melhor não se justifica nomeadamente devido ao peso adicional que no futuro pode comprometer o seu devido funcionamento. Já andei a ler coisas pelo fórum mas continuo com muitas dúvidas. Era bom se existisse (penso que não existe mas se existe por favor indiquem onde) um guia inicial que permitisse responder as duvidas mais básicas e iniciais que alguém tem quando quer colocar um sistema.


    3) Gostaria também de ter outras indicações mais genéricas como que material aconselhavam estava a pensar em alumínio


    4)- Li no fórum alguém indicar que tinha visto recentemente um sistema de correr mas que depois fechava com batente? Esta solução existe? se sim a que se referem podem indicar-me? Deverá aplicar-se a estas situações?

    5) Que instalador recomendam para esta zona(vi que este também é um aspecto bastante importante)?

    6) Que locais recomendam para pedir orçamentos?

    Agradeço portanto qualquer ajuda para me ajudar a esclarecer estas questões.
  7.  # 13

    Colocado por: MF222a) Nesta mesma lógica recomendam janela dupla ou tripla?


    O projecto térmico o dirá qual a solução melhor para cada vão.



    Colocado por: MF223) Gostaria também de ter outras indicações mais genéricas como que material aconselhavam estava a pensar em alumínio


    PAra o tipo de vãos que apresenta tem que ser o mais robusto possível: aluminio será a opção.



    Colocado por: MF22)- Li no fórum alguém indicar que tinha visto recentemente um sistema de correr mas que depois fechava com batente?


    Osciloparalelas


    As restantes questões n csg ajudar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 14

    É suposto o seu arquitecto explicar isso tudo. De acordo com as premissas e as condições intrínsecas do seu projecto.
  9.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasÉ suposto o seu arquitecto explicar isso tudo. De acordo com as premissas e as condições intrínsecas do seu projecto.


    Caro Pedro. Você tem toda a razão e com certeza sabe a realidade generalizada e percebo que sendo a sua classe profissional não é fácil apontar dedo.

    Ambos sabemos (ao contrário da imagem que o forum quer passar) que a realidade é de muito desconhecimento e incompetência.

    Aconteceu CMG, com alguns users que conheci aqui, com outros amigos e conhecidos e com mitos DOs que por aqui aparecem.

    Portanto é fácil fazer uma extrapolação para a realidade global do país. A não ser que os melhores estejam concentrados todos na mesma área :)
    • MF22
    • 26 fevereiro 2021

     # 16

    O projecto térmico o dirá qual a solução melhor para cada vão.


    percebo o que querem dizer. mas se existirem alternativas similares com apenas dois vidros e se isso diminui possiveis poblemas devido ao excesso de peso não pensarei duas vezes em optar por dupla e nao por tripla.

    ja agora no protejo térmico parece existir a indicação de janelas com perda de ~50% no inverno, nao existe melhor solução?
  10.  # 17

    Colocado por: MF22

    percebo o que querem dizer. mas se existirem alternativas similares com apenas dois vidros e se isso diminui possiveis poblemas devido ao excesso de peso não pensarei duas vezes em optar por dupla e nao por tripla.

    ja agora no protejo térmico parece existir a indicação de janelas com perda de ~50% no inverno, nao existe melhor solução?


    Pode falar com o Eng da térmica e discutir diferentes soluções. Vão haver soluções com duplo e triplo, com pros e contras, claro que depois tem que decidir.

    Coloque aqui o projecto e podemos opinar.
    • MF22
    • 26 fevereiro 2021

     # 18

    solicitei algumas alterações ao projeto logo que as tenha efetuado colocarei aqui o projeto.
    • MF22
    • 27 fevereiro 2021 editado

     # 19

    ja agora existem portas de correr elevatórias que abrem em livro? Se sim podem indicar referencias sff

    se não existem é possível que num vão de 15 metros fiquem encostadas a um canto metade das portas de correr elevatórias e noutro canto a outra metade das portas?
  11.  # 20

    Procure por portas em harmónio
 
0.0173 seg. NEW