Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: TobiasDiasNão descontextualize ou coloque tudo no mesmo saco...


    É precisamente por isso que saiu ao lado o seu exemplo da Torre de Pisa ou esse em Barcelos. Não generalise. Nem todas as excepções são bons ou maus exemplos.

    O que digo é que certas câmaras têm uma sensibilidade diferente perante a "estética" e deixam isso escrito na sua lei municipal. Depois tem também a sensibilidade subjectiva do técnico que irá analisar o proj. e que pode ser diferente do colega ao lado. E em certos casos, já não se está no campo da legislação mas sim do "gosto" como refere.

    Isto do "eu sou dono por isso faço, aconteço, posso e mando" muitas vezes só lhe funciona na discussão de café entre os amigos. Quando constroi, igual que quando conduz na estrada tem um dever que supera o seu "gosto estético" ou "habilidade como piloto".
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Iko
  2.  # 42

    Uma coisa são gostos, como referi... Outra coisa é a viabilidade e compatibilidade com as leis existentes.


    Mas você lê os comentários ou apenas parte deles? 🤔

    Pegando na sua analogia dos carros; claro que me tenho de reger pelas regras de trânsito e no que toca ao carro também terá de cumprir determinados padrões... Mas isso não impede a existência de carros personalizados (e que cumprem a lei) que podem não ser ou do meu gosto pessoal (ou de um qualquer dito especialista em automóveis)...

    PS: não me respondeu ao comentário sobre os altos padrões da câmara de Barcelos, cuja aprovação do projeto foi suspensa pelo tribunal...
  3.  # 43

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    E a história, história da arte são o quê?

    Para os Arquitectos há também outras disciplinas durante o curso como "estética" ou "desenho" por exemplo.


    Mas concordo consigo, do mesmo modo que há muito boa gente que não devia tirar a carta, também há quem devia comprar feito em vez de construir.


    hmm, o que estou a imaginar é mais do que saber identificar um estilo arquitectónico... relembrar este capítulo não é descabido, mas seria melhor aprofundar o que é possível erigir no presente, com que formas e técnicas, aprender a distinguir o que está bem feito ou mal feito, de acordo com as boas práticas.

    Colocado por: Pedro Barradas
    Colega.. é por isso que existe o Arquitecto... O Ser "encartado", que tem o dever de ético de instruir o seu cliente para estas questões e não ceder a certas pressões... Mas, o resto já sabemos como é. Existe a vida real. O mundo não é perfeito.


    pelo contrário, a formação iria no sentido de valorizar o trabalho dos arquitectos. e como bem sabe, há muitos projectos que analisamos aqui no fórum que ficam muito aquém do que seria de esperar de um arquitecto. seria também no sentido de sensibilizar para o trabalho em equipa e não a imposição de um desenho ao que chamamos passar a limpo para obter os papéis.
  4.  # 44

    Colocado por: pim3nta3Bem o meu sonho/objectivo seria construir uma casa pequena apenas para mim, com as principais caracteristicas.
    2 quartos
    1 cozinha
    1 casa de banho com chuveiro
    1 sala maior para poder combinar escritório e sala de lazer.
    e garagem exterior

    As minhas dúvidas são.
    Quantos metros quadrados serão necessário para fazer algo desta envergadura
    excluindo o preço do terreno, aproximandamente por que valores ficaria construir algo deste género.



    Quanto ao tema principal, que entretanto se perdeu...

    A área total e o custo estão relacionados entre si, e ambas estão relacionadas com as suas definições de conforto, a morfologia do seu terreno e o mercado local onde quer construir.

    Aos espaços que enumerou diria que ainda se falta um espaço de circulação ou àtrio, pois pela lei não pode abrir o WC directamente para a sala.

    Talvez fosse conveniente ter também um espaço de arrumação exterior, onde guardar o corta relva, bicicleta, mangueiras, o aspirador do carro, etc. (também isso depende do seu estilo de vida).

    Posto isto, depende ainda do seu próprio corpo, se mede 1,50 ou 1,90m, se pesa 50 ou 100kgs. Quais as suas necessidades de espaço? Sabendo de antemão que existem dimensões mínimas legais para quartos, cozinhas, salas, etc... e por tipologia (72m2 para um T2 segundo o rgeu).

    Sobre o custo, depende do local da obra, se construir em Cascais custa X, se for em Miranda do Douro custa Y. Se o seu terreno é plano ou inclinado, se terá muros de suporte ou fundações grandes, se terá ramais que construir... etc, etc...

    A resposta será sempre: "Depende"
    Concordam com este comentário: TobiasDias
  5.  # 45

    Colocado por: Tome_2Mas o cliente quer ocupar toda a área permitida e não posso desperdiçar o triângulo. Vamos ver o que sai dali.
    Vou ver o resultado, para crer.


    Gosto bastante desta: https://www.archdaily.com.br/br/922391/casa-triangular-studio-lpp
    Concordam com este comentário: TobiasDias
  6.  # 46

    Colocado por: RUIOLI

    Gosto bastante desta:https://www.archdaily.com.br/br/922391/casa-triangular-studio-lpp
    Concordam com este comentário:TobiasDias
    A minha esposa diz que o quarto dessa mais parece uma solitária😂
  7.  # 47

    Colocado por: TobiasDiasMas você lê os comentários ou apenas parte deles?


    Quizás não me expliquei bem.

    O que tentei dizer é que existem leis, restrições ou obrigações escritas sim.

    E existem "normas" do bom senso, que variam consoante o projectista e o técnico da câmara, que não estão escritas em lado algum.

    Em Barcelos por exemplo, vejo uma Câmara que além de ser das poucas com este capitulo escrito na sua lei municipal (em que "falam" das cores por exemplo)... tem também alguns técnicos que se deslocam ao local para verificar certos aspectos estéticos ou de coerencia com a envolvente, ou técnicos que pedem 3Ds (não sendo estes exigidos por lei)...

    Quando em muitas outras câmaras isso não interessa nada. Basta cumprir a lei.

    Era nesse sentido.
    Concordam com este comentário: TobiasDias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TobiasDias
  8.  # 48

    Colocado por: N Miguel Oliveiraou técnicos que pedem 3Ds (não sendo estes exigidos por lei)...

    Não o podem exigir...
  9.  # 49

    Colocado por: m.aur.eira saber identificar um estilo arquitectónico


    História não é isso.
    É perceber em que medida o contexto daquele então levou ao aparecimento de certas obras ou pensamentos. Diga-se, sempre muito ligadas à Economia também.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 50

    Colocado por: Pedro BarradasNão o podem exigir...


    Bem sabemos.
    O que não deixa de fazer certo sentido também. Em parte até concordo.
  11.  # 51

    A casa é de um familiar de uma colega minha, quando vi fotos do que era antes da construção, bem que me questionei como era possível fazer ali uma casa, acho o resultado final espetacular atendendo ao contexto.

    Colocado por: DR1982solitária😂
    de luxo!

    O valor desta casa pelo resultado final deste projeto e pela localização, dava para construir muitas mega casas aqui do FdC.
  12.  # 52

    Colocado por: RUIOLIO valor desta casa pelo resultado final deste projeto e pela localização, dava para construir muitas mega casas aqui do FdC.
    Não duvido, contudo é uma questão de gostos e neste caso a minha esposa infelizmente nao gosta mesmo de betão pelo interior!
    Nao diz solitária pela questao do custo mas sim pela sensação de frieza que tanto betão transmite, e eu que gosto de betão ainda assim concordo que demasiado betão no interior transmite essa sensação, frieza, independentemente do valor da casa!
  13.  # 53

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    História não é isso.
    É perceber em que medida o contexto daquele então levou ao aparecimento de certas obras ou pensamentos. Diga-se, sempre muito ligadas à Economia também.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    obviamente que concordo consigo, estava a ser sucinta e a dirigir a atenção para a Arquitectura como arte... há outras artes. a história da arte como disciplina ajuda a perceber o passado, o presente e o futuro, a concluir pelos nossos sentidos assim mais sintonizados com um determinado ponto de vista o que quer que seja que analisemos.
    só que para ser um dono de obra, senhorio ou inquilino é preciso saber mais do que isso.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  14.  # 54

    não sei bem porquê mas hoje em dia tenho a sensação que foi um erro exigir que os projetos de arquitetura sejam da autoria de arquitetos, se calhar estava bem cada um que se prestasse a isso fazer de riscador no cad e ser facultativo quem realmente quisesse uma casa "desenhada" optaria então por arquiteto.
    é que grosso modo vem-se notando é um downgrade dos arquitetos no stress comercial em que entram.
  15.  # 55

    Mas isso é o que já existe grande parte das profissões... A democratização do acesso à informação/formação leva a isso mesmo... Claro que continuam e irão continuar a existir temas específicos que carecem sempre a visão de alguém especializado...
    O @marco1 quando necessita formatar o seu PC ou até mesmo instalar um qualquer componente de hardware recorre sempre aos serviços de um engenheiro/técnico informático? Presumo que não, mas outros o faraó certamente... Agora quando o tema for muito específico claro que irá ter que recorrer a esses serviços...
  16.  # 56

    outra coisa é que para certas pessoas parece que uma mesa de refeições podia ser apenas sempre um tampo com 4 pés, mesmo que por vezes os pés estivessem a incomodar quando se quer meter mais uma pessoa á mesa.
  17.  # 57

    Há quem lhe chame "arte"... E maior parte das vezes essa "arte" é tudo menos funcional...
  18.  # 58

    o que eu acabei de dizer sobre a mesa demonstra mais uma atitude funcional do que arte, não sei se me entende.
  19.  # 59

    Colocado por: TobiasDiasHá quem lhe chame "arte"... E maior parte das vezes essa "arte" é tudo menos funcional...


    Uma das definições de "arte" é que esta não tenha uma função. Daí ser de certo modo erróneo atribuir o estatuto de arte a uma obra de arquitectura, visto que à partida e geralmente, a esta corresponde uma determinada função.

    Para as mesas idem.
    Concordam com este comentário: marco1, Pedro Barradas
  20.  # 60

    Uiii.. não vamos entrar pelas filosofias novamente... Muito menos para filosofar sobre conceitos tão abstractos e subjectivos como a definição de "arte"...
    Teríamos de remontar à antiguidade clássica...
    Mas tem muitos outros exemplos de arquitecturas que são consideradas obras de arte, inclusive em Portugal, onde temos imensos edifícios considerados obras de arte classificadas pela UNESCO, como por exemplo o Mosteiro da Batalha...
 
0.0206 seg. NEW