Colocado por: DR1982Antes de iniciar o projeto de arquitetura ou de especialidades ?
Colocado por: zedasilva
Se possível, em nenhumas.
Antes de iniciar o projeto de arquitetura, o projetista deve promover uma sondagem ao terreno no sentido de perceber a que cota está o firme. Este dado é de estrema importância, não só para decidir a existência de cave mas acima de tudo para decidir que tipo de fundações são necessárias.
Neste caso, nada faria esperar que aquando da abertura das fundações fossem encontrada uma zona de aterro.
Logo por sorte, na zona de uma sapata o terreno firme está a 4 metros de profundidade
Colocado por: emadJa por aqui disseram mais que uma vez, se o desvao nao tiver uma altura minima para poder ter boa ventilacao, nao deve faze-lo.
E no seu caso que tem terra firme ainda é mais facil decidir por nao fazer desvao.
Colocado por: desousarochaEntão, mesmo que bem ventilado acha que se deve literalmente fugir desta solução?
Colocado por: desousarochaQual seria para si a solução ideal para evitar humidades capilares numa cave semi enterrada?
Colocado por: desousarochaA cave está a ser implantada em solo bastante firme.
Colocado por: desousarochamas, será que aquelas caixas de ar estavam bem ventiladas?
Colocado por: desousarochaO que tinham em cima da terra?
Colocado por: zedasilvaLaje térrea. Barato e eficiente
Colocado por: RUIOLI
Depois de ter feito umas contas com o projetista de estruturas, chegamos à conclusão que para impermeabilizar, para isolar térmicamente era melhor ensoleiamento, o que se gastava a mais em betão e aço, poupava-se em mão de obra em geral*, para além de facilitar muito a execução e reduzir os pontos suscetíveis de problemas. É mais fácil impermeabilizar e colocar XPS/PIR por cima do betão de limpeza e nas laterais do ensoleiramento do que andar ali a fazer aquelas voltinhas todas das sapatas e vigas de fundação.
*Na realidade gasta menos tempo de execução, se os empreiteiros me fizeram mais barato já é outra conversa... por exemplo, o tipo que vai aplicar as telas SBS leva 13 €/m2 de uma forma ou de outra. Talvez o de estruturas tenha feito refletir no preço, uma vez que está bastante habituado a fazer ensoleiramentos para casas LSF.
No geral o que tenho preconizado no ensoleiramento, de baixo para cima, é:
1 - Dreno perimetral abaixo da cota do betão de limpeza (a moradia é em banda, não posso fazer um anel exterior);
2 - Betão de limpeza;
3 - Emulsão betuminosa + Tela SBS 5kg reforçada com uma segunda tela nas mudanças de direção;
4 - XPS 500 kPa;
5 - Manga plástica;
6 - Betão armado.
Para as paredes da cave, de fora para dentro:
1 - PIR com face betuminosa;
2 - Tela SBS 5kg reforçada com uma segunda tela nas mudanças de direção;
3 - XPS 500 kPa;
4 - Manga plástica;
5 - Betão armado.
Onde o PIR contactar com terras, entre o PIR e as terras leva tela pitonada a encaminhas as águas para o dreno perimetral.
A minha ideia inicial foi colocar EPDM, mas é mais difícil arranjar aplicador com disponibilidade.
Colocado por: RUIOLI
Depois de ter feito umas contas com o projetista de estruturas, chegamos à conclusão que para impermeabilizar, para isolar térmicamente era melhor ensoleiamento, o que se gastava a mais em betão e aço, poupava-se em mão de obra em geral*, para além de facilitar muito a execução e reduzir os pontos suscetíveis de problemas. É mais fácil impermeabilizar e colocar XPS/PIR por cima do betão de limpeza e nas laterais do ensoleiramento do que andar ali a fazer aquelas voltinhas todas das sapatas e vigas de fundação.
*Na realidade gasta menos tempo de execução, se os empreiteiros me fizeram mais barato já é outra conversa... por exemplo, o tipo que vai aplicar as telas SBS leva 13 €/m2 de uma forma ou de outra. Talvez o de estruturas tenha feito refletir no preço, uma vez que está bastante habituado a fazer ensoleiramentos para casas LSF.
No geral o que tenho preconizado no ensoleiramento, de baixo para cima, é:
1 - Dreno perimetral abaixo da cota do betão de limpeza (a moradia é em banda, não posso fazer um anel exterior);
2 - Betão de limpeza;
3 - Emulsão betuminosa + Tela SBS 5kg reforçada com uma segunda tela nas mudanças de direção;
4 - XPS 500 kPa;
5 - Manga plástica;
6 - Betão armado.
Para as paredes da cave, de fora para dentro:
1 - PIR com face betuminosa;
2 - Tela SBS 5kg reforçada com uma segunda tela nas mudanças de direção;
3 - XPS 500 kPa;
4 - Manga plástica;
5 - Betão armado.
Onde o PIR contactar com terras, entre o PIR e as terras leva tela pitonada a encaminhas as águas para o dreno perimetral.
A minha ideia inicial foi colocar EPDM, mas é mais difícil arranjar aplicador com disponibilidade.
Colocado por: Djdasacolocaram tela pitonada por baixo do betão de limpeza e foi feita assim a impermeabilização e poupava uns trocos
Colocado por: RUIOLI
Por incrível que pareça, tenho custo unitário de 9,75€/m2 para aplicação de tela pitonada, poupava 3,25€ em 60 m2...a tela dá outras garantias.
A colocação do XPS e manga plástica vou fazer eu, assim poupo uns trocos, aquilo não tem ciência.
Colocado por: RUIOLIpéssima solução no sentido de camadas sem nexo
Depois de ter feito umas contas com o projetista de estruturas, chegamos à conclusão que para impermeabilizar, para isolar térmicamente era melhor ensoleiamento, o que se gastava a mais em betão e aço, poupava-se em mão de obra em geral*, para além de facilitar muito a execução e reduzir os pontos suscetíveis de problemas. É mais fácil impermeabilizar e colocar XPS/PIR por cima do betão de limpeza e nas laterais do ensoleiramento do que andar ali a fazer aquelas voltinhas todas das sapatas e vigas de fundação.
*Na realidade gasta menos tempo de execução, se os empreiteiros me fizeram mais barato já é outra conversa... por exemplo, o tipo que vai aplicar as telas SBS leva 13 €/m2 de uma forma ou de outra. Talvez o de estruturas tenha feito refletir no preço, uma vez que está bastante habituado a fazer ensoleiramentos para casas LSF.
No geral o que tenho preconizado no ensoleiramento, de baixo para cima, é:
1 - Dreno perimetral abaixo da cota do betão de limpeza (a moradia é em banda, não posso fazer um anel exterior);
2 - Betão de limpeza;
3 - Emulsão betuminosa + Tela SBS 5kg reforçada com uma segunda tela nas mudanças de direção;
4 - XPS 500 kPa;
5 - Manga plástica;
6 - Betão armado.
Para as paredes da cave, de fora para dentro:
1 - PIR com face betuminosa;
2 - Tela SBS 5kg reforçada com uma segunda tela nas mudanças de direção;
3 - XPS 500 kPa;
4 - Manga plástica;
5 - Betão armado.
Onde o PIR contactar com terras, entre o PIR e as terras leva tela pitonada a encaminhas as águas para o dreno perimetral.
A minha ideia inicial foi colocar EPDM, mas é mais difícil arranjar aplicador com disponibilidade.
Colocado por: riscossolução de massamesIsto?
Colocado por: riscospéssima solução no sentido de camadas sem nexo
Colocado por: zedasilva
Sem recorrer a ventilação mecânica dificilmente se consegue uma boa ventilação
Laje térrea. Barato e eficiente
Ótimo, isso quer dizer que a base das fundações não estará muito enterrada o que facilita a opção de uma laje térrea
Sim!
Para mal dos meus pecados, aquela caixa de ar é da minha casa.
Neste caso em concreto nada
Colocado por: desousarochaentradas de ar de 40x25se o fizer tem de ser mais de 5 e posicionadas de forma a que ventile.. o normal é deixarem um tubinho de 10cm. e emm qq lugar sem ter a noção de que a orientação dos ventos e o lugar das aberturas têm influencia sobre a coisa. mas o maior erro de todos é nao ser PROJECTADO e calculado a numero e tamanho de aberturas necessárias para que desvão funcione.. ESSA é a razão pelo qual se considera hoje uma opção menos boa... mas adiante...