Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    crossh

    Pela imagem não consigo perceber se é a thuya plicata ou a thuya emeraud!
    Tente junto de algum centro de jardinagem daí, pois acredito que a maior parte das plantas aí comercializadas vão ou do continente ou de outro país!!

    Cuptos
    • kami
    • 20 dezembro 2008

     # 22

    Boas

    Marjoao...

    Obrigado pela ajuda... já andei à procura na net pelo que vi das que sugeriu... já dá para ter uma ideia...

    Jacaranda é bonita... mas acho que não faz sombra o suficiente... preciso de algo mais vasto...
    (http://www.traveldownunder.com.au/images/nsw_nr_jacaranda_bg.jpg)


    Salix babilonica está fora de questão... porque pretendo uma árvore com tronco para não perder a vista pela janela!!! Eu pela fotografia tinha-a chamado de chorão... http://www.rasadnikmanojlovic.com/liscari/213_2.jpg


    Catalpa é das que vi... a minha predilecta... tem ramagem com força... tem flores o que lhe dá mais graça ainda... tem tronco e faz uma copa fantástica!!!
    http://www.icteachers.co.uk/photos/photos5/catalpa.jpg

    Sabe se esta árvore pode ser podada? Em média quantos cm pode crescer uma árvore destas por ano?


    As outras não encontrei grandes fotos... pelo que se conhecer um site ou puder fornecer umas fotografias sobre as outras espécies ficava agradecido.

    Em conversa com amigos falaram-me dos plátanos... o que pensa desta árvore?

    Se souber também onde posso consultar as caracteristicas das árvores era também muito bom!

    Cumps

    Kami
  2.  # 23

    kami

    Procure no "google imagens" que vê lá imagens destas arvores.
    Todas as árvores podem ser podadas, esta poda deve ser feita durante o inverno que é quando estão "despidas". Quanto mais "cortar" em altura mais larga será a sua copa.

    o platano tb é uma opção, eu pessoalmente não aprecio tanto.

    Tenha atenção aquando da colocação das arvores pois, embora possam ser podadas, com o passar dos anos todas têm tendencia a encorpar e quando ficam demasiado próximas da casa mais tarde poderá ser um problema.

    Ao colocar a arvore mais afastada o que acontece é que necessita estar mais alta (deixa-la crescer mais )para proporcionar a mesma sombra que faria se estivesse mais perto de casa.

    Na Bertrand encontra óptimos livros sobre arvores e plantas ou, pesquise nos sites dos centros de jardinagem, muitos deles têm caracteristicas das plantas por eles comercializadas

    Cuptos
    Marjoao
    •  
      FD
    • 20 dezembro 2008

     # 24

    Colocado por: marjoaoNa Bertrand encontra óptimos livros sobre arvores e plantas ou, pesquise nos sites dos centros de jardinagem, muitos deles têm caracteristicas das plantas por eles comercializadas

    Livro: «ÁRVORES E ARBUSTOS EM PORTUGAL»
    Sexta, 19 de Dezembro de 2008

    O livro ÁRVORES E ARBUSTOS EM PORTUGAL vem preencher um vazio na bibliografia fundamental da Arquitectura Paisagista e constitui uma referência na temática das plantas ornamentais em Portugal, com grande interesse para arquitectos paisagistas, engenheiros agrónomos e jardineiros e com grande utilidade para amadores que se interessam pela jardinagem como actividade lúdica.

    Obra indispensável para o estudo da Arquitectura Paisagista este livro reflecte um trabalho singular realizado pelo Arqº Paisagista José Marques Moreira .

    O Autor é um reconhecido especialista em plantas ornamentais, e uma referência como pedagogo, tendo ensinado estas matérias e tendo aplicado os seus conhecimentos na sua actividade pública e como profissional liberal.

    Com 440 páginas, em formato álbum, o livro facilita a utilização dessa informação, sendo mencionadas cerca de 2200 plantas complementadas com 738 fotografias.

    O livro foi lançado no passado dia 16 de Dezembro, cuja apresentação foi levada a cabo pelo Professor Gonçalo Ribeiro Telles e pelo Autor.

    arvores e arbustos em portugal

    http://www.portaldojardim.com/pdj/2008/12/livro-%C2%ABarvores-e-arbustos-em-portugal%C2%BB
  3.  # 25

    Alguém sabe preço de capa do livro?
    Na net ainda n encontrei os valores e os locais de venda.

    Um abraço

    http://montedochafariz.blogspot.com/

    Ps. O EDIT é porque depois de ter colocado o Post, descobri que o mesmo custa 50 euros, só ainda não encontrei locais de venda.
    •  
      MRui
    • 10 julho 2010

     # 26

    Vou plantar muito brevemente uma sebe quebra-vista com 20m de cumprimento e estou inclinado para os Euonymus japonicus.
    Na horto onde vou adquiri-los disseram-me para coloca-los com intervalos de 30 cm entre si, mas eu não fiquei convencido porque acho esse espaço demasiado apertado. Se os arbustos fossem Buxos ou Escalonias talvez essa medida seja correcta, mas para os Euonymus estou com dúvidas. Alguém sabe a medida correcta dos intervalos entre si com que devem ser plantados os Euonymus?

    Obrigado

    PS: Estou aberto a sugestões alternativas aos Euonymus. Não pretendo uma sebe totalmente cerrada.
  4.  # 27

    Olá boa noite,

    também estou a construir casa e temos uma grande área de terreno para decorar. Já temos muro feito em redor de todo o terreno, mas estamos interessados em colocar sebes de forma a dar mais cor. Numa das zonas (em redor da piscina e na parte detrás do terreno, onde fica situado o picadeiro) estávamos a pensar em colocar uma sebe maior, que atingisse pelo menos os 3m. Nas outras duas faces do muro, estávamos a pensar em colocar uma sebe mais baixa, com alguma cor. Na altura, falaram-nos de cedros (os leylands) para a zona da sebe maior e nas photinias para a restante área. Quanto aos cedros, pelo que vi, estes conseguem atingir estas alturas (e ainda mais), mas não queria que exigissem muito de manutenção. Serão a escolha correcta? Que outra solução davam?
    Quanto às photinias, que outra sebe colorida sugeriam?não sei se gosto muito das photinias, pois algumas que tenho visto abrem muito e ficam com espaços entre elas...
    Obrigada
  5.  # 28

    Colocado por: MRui
    PS: Estou aberto a sugestões alternativas aos Euonymus. Não pretendo uma sebe totalmente cerrada.


    Para ser uma sebe "quebra-vistas" ela deverá atingir pelo menos 1,5 a 1,80 metros certo? Os euonimus levam muuuuuuiiiito tempo a atingir essa altura. Quanto a distancia para colocação, pode perfeitamente espaça-los com 40 a 50 cm.

    Opções:
    Photineas
    Escalonias
    Cupressus Leyllandi
    Bambu
    Eleagnus
    Arbustus unedo
    Laurus nobilis
    Nandina domestica
    Viburnum...

    Se tiver sitio onde se "agarrarem" algumas trepadeiras também podem ser opção:
    Jasmim
    Passiflora
    PAndoras jasminoides
    Diplabenia
    Glicinia (embora estas sejam de folha caduca)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRui
    •  
      MRui
    • 10 julho 2010 editado

     # 29

    Colocado por: marjoaoPara ser uma sebe "quebra-vistas" ela deverá atingir pelo menos 1,5 a 1,80 metros certo?

    Obrigado marjoão pela sua resposta. É uma quebra-vistas um bocado especial porque ao mesmo tempo também deve manter a vista no plano médio-superior. Ou seja, deverá atingir 1,00/1,20 no máximo. Quanto tempo acha que leva a atingir essa altura a partir de pés com cerca de 20cm de altura?
    Gostaria de saber também a sua opinião sobre a que distância do muro devem ficar os pés (no caso dos Euonymus).
    Sobre as suas sugestões alternativas para a sebe, que agradeço, ainda não tive tempo de ver as imagens correspondentes. Quando o fizer direi alguma coisa.

    Obrigado
  6.  # 30

    Se a opção for realmente os euonimus, conte com uns 4 anitos...
    Podem ficar a uns 15 cm do muro, os euonimus não fazem raizes muito fortes, logo não corre o risco de estragar o muro.

    Outas plantas que para uma vedação com essa altura pode usar:
    Abelia
    Berberis
    Cytisus
    Pittosporum
    pyracantha
    Leptospermum
    Rosmarinus officinalis
    ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRui
    •  
      MRui
    • 10 julho 2010

     # 31

    Já vi todas as sugestões, que mais uma vez agradeço. Gostei da Berberis, embora não sei se mantém a cor avermelhada todo o ano. Também gosto muito da Glicinia, mas é pena terem os troncos muito grossos e imagino que no inverno fiquem feias.

    Colocado por: marjoaoSe a opção for realmente os euonimus, conte com uns 4 anitos...

    Acho que vou manter a opção dos Euonymus tendo em conta o enquadramento do resto do jardim.
    4 anitos... bem, acho que vão levar com uns esteróides que até levantam as raízes do chão. Tenho de conseguir passar isso para 2 anitos. :-))

    Obrigado

    PS: Off-arbustos, gosto muito da Salix babilonica. Será que se pode empregar nela a técnica bonsai para que não atinja uma dimensão imponente?
      Salix babilonica.jpg
  7.  # 32

    A minha teoria (e experiência), é que as plantas só crescem aquilo que nós/eu deixar-mos. Todas as plantas podem ser podadas, agora manter uma árvore que tendencialmente cresce bastante num "tamanho" pequeno dá mais "trabalho". Todos os invernos devem levar um bom desbaste e, depois durante a época de maior crescimento, se houver necessidade de cortar mais alguns ramos que estejam a subir muito, pode perfeitamente fazê-lo.

    Receitas para "esteróides":
    Quando as plantar, em cada buraco coloque 5 a 10 Lts de substrato vegetal (sacos de terra que habitualmente se usa para vasos), se para si for uma opção fazer compostagem, o substrato que obtém é o que de melhor lhes pode dar, senão, cada 2/3 meses junto do tronco da planta coloque mais um pouco de substrato vegetal (1 a 2 lts por planta), vai assim alimentá-las sem correr o risco de as queimar com adubos químicos...


    Algumas das variedades de berberis, tal como a glicinia, perdem a folha de inverno. Muitas das plantas que EU mais gosto são de folha caduca... quando na primavera "renascem", vêm sempre mais bonitas que no ano anterior.

    Depois não resistimos a ter um cão (lindo), mas que gosta tanto de comer flores e casca de pinho, como nós de um jardim arranjado!
    •  
      MRui
    • 10 julho 2010

     # 33

    Colocado por: marjoaoA minha teoria (e experiência), é que as plantas só crescem aquilo que nós/eu deixar-mos.

    Também tenho essa teoria e estou a iniciar agora a experiência. Não quero mais jardineiros da tanga por cá. Já ía no quarto em sete anos e cada um percebia menos de jardinagem que o outro. Quando olhavam para os programadores electrónicos da rega parecia que estavam a ver bicho, eu é que tinha de os programar. Quando lhes perguntava o tempo de rega necessário para cada sector, diziam uns tempos à toa (normalmente 1/4 abaixo dos tempos realmente necessários), etc. etc. Cansei. Agora espero não me cansar do trabalho de jardim.

    Colocado por: marjoaoDepois não resistimos a ter um cão (lindo), mas que gosta tanto de comer flores e casca de pinho

    Essa é outra frente de batalha que estou a enfrentar na guerra do jardim. Não tenho cão mas estou a sofrer pressões das juniores para que a situação se altere. Já lhes disse que só vejo duas opções: ou cão ou jardim. Para mim as duas são inconciliáveis.

    PS: Off-batalhas, ando também a imaginar este Jacaranda numa escala mais pequena...
      jacaranda.jpg
  8.  # 34

    Preciso da vosso ajuda. Estou neste momento num processo de remodelação de uma moradia e pretendo alterar a frente (neste momento tem um muro de cerca de 1,2m) para ter mais privacidade. Qual a melhor solução para alturas? perto dos 1,8m?
    Tenho que ocupar 8 metros de comprimento, mais 6 metros de cada um dos lados. O problema é que de um dos lados tem apenas 10cm de espaço para a sebe crescer? Existe alguma que consiga crescer nesse espaço e que não obrigue demasiada manutenção.
    Outra dúvida esta relacionada com a parte de trás da casa. Tenho um muro que cerca de 3m e logo depois tem outro com cerca de 5 metros. Eles distam um do outro cerca de 10cm, se preencher esse espaço com terra consigo plantar la alguma sebe?

    Obrigado e desculpem o testamento
  9.  # 35

    alguém me consegue ajudar?
    •  
      FD
    • 23 janeiro 2012

     # 36

    Colocado por: André NunesExiste alguma que consiga crescer nesse espaço e que não obrigue demasiada manutenção.

    Tipo de plantas para sebes.
  10.  # 37

    Boa tarde a todos,
    Pergunto se alguém conhece a Sansão do campo? é um arbusto/árvore de crescimento rápido (2mts num ano) e é irrepassável, nem um gato por lá passa.

    não existe em Portugal, só no Brasil (que eu tenha conhecimento), tenho possibilidade de arranjar sementes, mas tenho algum receio de esta se tornar uma planta invasora em Portugal.

    se alguém conhecer o arbusto pessoalmente e me possa dar informações mais pormenorizadas, agradeço.
    Obrigado.
  11.  # 38

    xperia,

    Porque não usa por exemplo cupressus? os resultados nesses casos são amplamente conhecidos, já sabe o que pode esperar.
    A sansão, no Brasil parece que já tem estatuto de invasora... aqui rapidamente pode também acontecer.
    veja o caso das "mimosas"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xperia
  12.  # 39

    Colocado por: riscasxperia,

    Porque não usa por exemplo cupressus? os resultados nesses casos são amplamente conhecidos, já sabe o que pode esperar.
    A sansão, no Brasil parece que já tem estatuto de invasora... aqui rapidamente pode também acontecer.
    veja o caso das "mimosas"
    Estas pessoas agradeceram este comentário:xperia



    Obrigado riscas pelo seu comentário, também sou da mesma opinião em relação à Sansão do Campo e daí eu andar com algumas dúvidas em relação a esta planta, não quero ser causador da introdução de mais uma planta invasora em Portugal.

    Sou novato nesta matéria das plantas, e tenho consciênçia de que terei de perder umas boas horas a pesquisar o que mais se enquadra àquilo que pretendo, e o que pretendo é uma planta/árvore que cresça rápido, 1/2 anos e que faça de vedação para me reduzir custos, pois o terreno tem 6mil metros e iria gastar uma pequena fortuna em vedar todo o terreno, e assim com um arbusto pelo menos metade do terreno gostaria de evitar a vedação, e é claro que dado a área, também seria importante um arbusto que não necessite de grande manutenção.

    Obrigado.
  13.  # 40

 
0.0217 seg. NEW