Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Depois de ler muito tópicos aqui muitas duvidas continuam...

    Estou na fase de adjudicação da obra, contudo devido aos orçamentos muito acima do esperado e a aumentar a cada dia que passa, fui obrigado a rever a solução de climatização e até mudar matérias a usar.

    Dimensões casa: 2 pisos, 180m2 total mais garagem (Imagens em anexo). A casa so sem exposição solar até as 13h e tem vidros protegidos com varanda. Pressuponho que não irei precisar de arrefecimento na casa, e aquecimento deverá necessitar em apenas 3 meses do ano. Capoto 6-8mm, la de rocha entre divisões e entre laje e tecto falso.

    Inicialmente optei por PRH com bomba de calor e pré-instalação de ar condicionado, pareceu a solução em que todos concordam ser a melhor.

    Para diminuir custos pensei em ventiloconvectores com bomba de calor, contudo, foi-me dito que esta solução ficaria mais cara que o piso radiante.

    Pessoalmente nunca gostei muito da solução de ar condicionado, tanto para frio como para calor, sempre senti falta de homogenidade e sensação natural mas acabo por ter de reconsiderar por ser a solução mais barata.

    Uma das coisas que não quero prescindir é da instarão de VMC (ventilação mecânica controlada duplo fluxo). Já vivi em casas com o sistema e depois de o ter não há forma de querer voltar atrás, principalmente na questão da humidade e cheiros dentro de casa. Para isto estão a dar-me orçamentos de 8000 euros, o que me parece super exagerado. a maquina que quero custa 1500euros, depois sumaria o resto do material e instalação.

    Tenho uma serie de questões que gostaria de ver esclarecidas:

    1. Ventiloconvectores tornaram-se soluções mais caras hoje em dia?

    2. É possível colocar AC na casa toda de forma a que as casas de banho sejam também aquecidas?

    3. Já vi comentarios de que o AC pode ser compativel com uma instalação VMC. Que solução é esta? Não encontro nada. Uma solução de AC com VMC seria o ideal, mas não encontro rigorosamente nada.

    4. Depois na solução dos AC, há a questão de serem de mural, condutas, embutidos... um mundo sem fim. Partilha de experiências nas diferentes soluções são bem vindas.

    Desde ja, muito obrigado.
      IMG_0426.jpg
      IMG_0428.jpg
      IMG_0427.jpg
  2.  # 2

    Pondero por exemplo, deixar a pré-instalação e decidir mais tarde na melhor solução!

    É possível deixar uma pré-instarão de ventiloconvectores para serem usados com bomba de calor? se desse, poderia construir e deixar as duas soluções pré-instaladas (ventilo-convectores e ar condicionado).

    Obrigado.
  3.  # 3

    Boas Reactor.
    Gosto bastante da arquitectura. Comedida e bem aproveitada.
    Não entendo bem o pq da exposição só até às 13h…
    Tenha em atenção o aquecimento porque se de facto for mesmo assim talvez tenha mais de três meses de necessidades de aquecimento para manter o conforto.
    Li também 6/8”mm” de isolamento que entendo serem “cms”. Tem a certeza de serem suficientes?
    Tem mais planos para a construção? Mapa de quantidades e afins?
    Lamento não poder ajudar nas questões mais técnicas. Mas permita-me perguntar quanto estimava e quanto lhe foi proposto para execução?
    Concordam com este comentário: reator22
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reator22
  4.  # 4

    Estamos a falar de intenções de gastar 150k + IVA e os orçamentos entre 190k -220k + IVA, sem muros (já tenho, só falta mudar um pouco) com PRH. A ideia foi aproveitar um terreno com formato limitador, sendo que a arquitetura aproveita único espaço disponível para implantação, daí este formato em esquinas!

    Sim capoto de 6mm, sendo que no documento das especialidades diz ser suficiente. A partir das 13h o sol bate na zona de trás de casa sem janelas e logo fica a sombra da casa ao lado. A casa está virada a leste.

    Estou também a ponderar pré-instalado de ar condicionado e pre -instalação de vêntiloconvectores e ver a melhor solução após habitar a casa.
  5.  # 5

    Não querendo ser pessimista nem desmotiva-lo…
    Mas os 190+IVA parecem-me mais reais. Quem lhe disser que faz isso por 150 vai estar a rapa-lo ou a engana-lo no fim…

    Dos 6mm de capoto não tendo informação detalhada que você tem mas não será mesmo erro? Menos de 1 dedo de espessura de isolamento?
  6.  # 6

    60mm, foi erro meu.

    Mais alguém que possa ajudar numa solução de climatizacão?
  7.  # 7

    Qual é o budget para a climatização?
  8.  # 8

    A melhor solução de climatizacao é porventura melhorar o isolamento térmico no que conseguir. Qual a zona do país?
    Concordam com este comentário: Wilga, F.Santos
  9.  # 9

    Colocado por: RUIOLIA melhor solução de climatizacao é porventura melhorar o isolamento térmico no que conseguir. Qual a zona do país?
    o isolamento é a melhor arma para diminuir as necessidades térmicas de qualquer imóvel no entanto não climatiza com a "agravante" de tornar o edifício mais quente pelo que é uma decisão que deve ser bem ponderada.
  10.  # 10

    qual é zona onde vai construir?
  11.  # 11

    Ola novamente.

    Terei agora de me decidir. Contudo devido ao controlo de orçamentos estou a ponderar deixar apenas pre instalação de aquecimento e decidir depois o que colocar.

    AC desisti, tenho onde estou e continuo a não gostar. A casa não vai precisar de arrefecimento, por isso, desisti.

    Aquecimento fiquei entre o piso radiante hidraulico ou o simples aquecimento central por radiadores. PRH não permite pre instalacao mas o sistema de aquecimento central permite. Estaria a ponderar PRH com instalacao de tubagens agora e depois mais tarde escolho a bomba de calor, mas o que não consigo saber na realidade sao os consumos que a malta que usa tem. Sabemos que é muito eficiente contudo tem de ficar ligado longos períodos, muitas vezes sem ninguém em casa o dia todo. Aqui o sistema de radiadores parece melhor por aquecer a casa mais rápido e poder ligar e desligar conforme necessidade.

    A questão é: quais os reais consumos de energia do PRH sempre ligado vs radiadores tb com bomba de calor ligado por 6 ou 8 horas por dia?

    Obrigado
  12.  # 12

    Colocado por: reator22PRH não permite pre instalacao

    permite pois.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  13.  # 13

    Pois sim, PRH permite pré-instalação, mas continua a ser contraproducente com o objetivo de redução do orçamento, pois não é só aplicar as placas de nódulos e tubos. Para ficar bem feito, implica realização de 2 betonilhas, lâminas de desacoplamento e afins.

    Solução sempre muito dispensiosa (mas a ideal do ponto de vista estético e de conforto).
  14.  # 14

    Julgo que, se tem certeza de não precisar de arrefecimento... o mais em conta serão os radiadores, com aquecimento a pellets, para melhorar a classificação energética.

    Pode tentar fazer em pré-instalação, mas tem que ver com o projetista da térmica, se lhe emite o certificado sem os equipamentos efetivamente instalados...
  15.  # 15

    Estou a passar pelo mesmo. Mas eu já estou a construir e na fase de especialidades. tenho mesmo que decidir entre aquecimento da casa e água com radiadores ou ventiloconvectores com bomba de calor.
    O meu problema não é o custo de instalação porque já tinha previsto uma fatia muito alta para isso. O que me preocupa são os consumos. Não quero um ter um aquecimento que depois não ligo porque é caro. Daí a minha ideia inicial serem os radiadores com caldeira a pellets que é o que tenho onde resido habitualmente. Mas esteticamente não é a mesma coisa...
  16.  # 16

    Bom dia a todos!
    Vou remodelar uma casa e gostaria de saber a opinião da malta com mais experiência acerca de prh bc e aqs!
    já pedi alguns orçamentos mas ainda só recebi 1! acham que deveria de por painéis solares/ fotovoltaicos para “ajudar” á situação ?
    Obrigado
      4D8BB205-BD02-4472-B60D-7D40C2BC4196.jpeg
      5DA3F7BA-863F-40A3-8003-3422B109DA08.jpeg
  17.  # 17

    Nao entendo essa tubagem em ppr, nem para que precisa de 13 termostatos. Estranho. Ainda por cima para 130m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mestreRipadas
  18.  # 18

    Ainda em fase de decisão...

    Alguém tem experiência com estes AC de embutir no teto falso:

    LG - MT09R

    ou

    https://images.samsung.com/is/image/samsung/pt-ac-dvm-am017nn1peh-am017nn1peh-eu-frontwhite-433058106?$684_547_JPG$

    Obrigado.
      pt-ac-dvm-am017nn1peh-am017nn1peh-eu-frontwhite-433058106.jpeg
      ar-condicionado-unidade-interior-cassete-lg-mt09r.jpg
  19.  # 19

    Colocado por: reator22Ainda em fase de decisão...

    Alguém tem experiência com estes AC de embutir no teto falso:

    LG - MT09R

    ou

    https://images.samsung.com/is/image/samsung/pt-ac-dvm-am017nn1peh-am017nn1peh-eu-frontwhite-433058106?$684_547_JPG$

    Obrigado.
      pt-ac-dvm-am017nn1peh-am017nn1peh-eu-frontwhite-433058106.jpeg
      ar-condicionado-unidade-interior-cassete-lg-mt09r.jpg

    Passei por todos esses dilemas e trilemas também.. mas como tenho toda a casa virada a sul, poente, decidi apostar tudo no isolamento e cobertura (zinco) pois são coisas que são eternas e garantia de futuro.. depois vou ver o que a casa “vale” e como se comporta em termos de conforto e vou deixar apenas pré instalação de ACs nos quartos e salas.. e recuperador de calor claro está.. no futuro, quando houver vontad$ ou real necessidade, aponto para esses da Samsung embutidos no teto. Simples, rápido e pontualmente eficazes quando forem chamados à ação... ainda mais quando a metrologia de hoje está cada vez mais “marada” onde o verão se confunde com o inverno e vice versa.. é está a minha aposta ao dia de hoje.
    Concordam com este comentário: Beto1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  20.  # 20

    Colocado por: NPRP
    Passei por todos esses dilemas e trilemas também.. mas como tenho toda a casa virada a sul, poente, decidi apostar tudo no isolamento e cobertura (zinco) pois são coisas que são eternas e garantia de futuro.. depois vou ver o que a casa “vale” e como se comporta em termos de conforto e vou deixar apenas pré instalação de ACs nos quartos e salas.. e recuperador de calor claro está.. no futuro, quando houver vontad$ ou real necessidade, aponto para esses da Samsung embutidos no teto. Simples, rápido e pontualmente eficazes quando forem chamados à ação... ainda mais quando a metrologia de hoje está cada vez mais “marada” onde o verão se confunde com o inverno e vice versa.. é está a minha aposta ao dia de hoje.


    Sim, a minha casa esta virada a nascente e sul, mas tem palas que agora a partir de abril cobrem toda a area de vidro, pelo que abandonei também os estores. Como os orçamentos estão sempre a descarrilar, sou obrigado a deixar apenas pré-instalação e ver depois o que fazer. Contudo a pré-instalação de piso radiante é metade do orçamento, e pode não justificar. Ponderei pré-instalação de aquecimento central ou mesmo ventiloconvectores, mas estou bastante relutante porque não tenho paredes para radiadores (pouco espaço). Ventilconvectores usam água ate 45 graus, radiadores precisam de água mais quente, portanto menos eficiente. Terei de meter bomba de calor para aquecimento de aguas sanitárias e pensei que poderia aproveitar e colocarnuma que fizesse aquecimentos central, mas os preços triplicam ao ponto que a solução ar condicionado multisplit 5 unidades cassete de embutir da LG ou Samsung ficam pelo preço de uma bomba de calor isoladamente (5 a 6000 euros). Ar condicionado é sem duvida muita mais barato, contudo para quem provavelmente so precisará de aquecer apenas e não resfriar a casa, parece contra-producente aquecer a casa pelo teto (o ar quente sobe) e sentir a falta de homogeneidade da temperatura pelos espaços.

    Como sempre, este é um tema muito difícil de chegar a uma conclusão clara.
    Concordam com este comentário: M.Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
 
0.0196 seg. NEW