Tenho uma pequena segunda casa térrea em Vila Nova de Gaia. Pretendo amplia-la e torná-la na minha habitação principal.
Antes de pensar em projeto pretendo ver o que é possível fazer no espaço, para ver se vale a pena.
Como faço para saber o que posso construir segundo as disposições legais? Posso adicionar um segundo piso, por exemplo? Posso colocar uma janela neste ou naquele lado? Este tipo de coisas.
O terreno de implantação da casa tem vizinhos do lado direito, esquerdo e atrás. Poderei construir um piso acima? Até onde poderei esticar a construção na frente, virada para a rua? A altura dos muros? São esse gênero de info que pretendo descobrir. Será que qualquer arquiteto/engenheiro que trabalhe no concelho sabe ver essas coisas?
É, o ideal seria mesmo colocar fotografias (nem que sejam do GoogleMaps), para o tentarem ajudar aqui. Em princípio qualquer arquitecto habituado a trabalhar em Gaia consegue-lhe ver isso e ajudar.
A casa é a que está dentro do traçado vermelho. Como podem ver, o corpo da casa está ao fundo e do lado esquerdo uma parte é um quarto e o resto é a garagem. No lote do lado direito os 4 telhados pertencem todos à mesma casa, sendo de estruturas terreas, exceto aquele que apresenta nº 165 que tem uma estrutura com dois pisos. No lote esquerdo, o telhado está numa cota inferior à da minha garagem.
Como disse, a ideia é ver que ampliação posso aqui fazer para decidir se vale ou, não, a pena. Até onde posso ir na frente? Posso construir um segundo piso? virado para onde? Até onde?
Isso bem feito envolve sempre levantamento semi topográfico ou via Google e um mini estudo prévio.. mas o melhor é num gabinete da zona da casa que estará mais a par do PDM daí
é um caso tão particular, provavelmente com obras existentes não legalizadas à mistura, entre o próprio e vizinhos...que, a meu ver, a melhor forma de abordar o tema será fazer um estudo de arquitetura e submeter à Câmara como um P.I.P. (pedido de informação prévia). A partir daí a Câmara irá pronunciar-se.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Nautillus