Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,

    Em conversas com diferentes arquitectos reparei que a questão da orientação solar não é unanime. Parte deles, colocavam esse tema no topo das prioridades, enquanto que outros diziam que isso era secundário. A argumentação baseava-se no facto de, com o isolamento que existe hoje em dia, isso acaba por pouco importante.

    Fiquei confuso... No projecto que fizemos para a casa que pretendemos começar a construir ainda este ano, tivemos muito cuidado com a orientação solar. Por exemplo, ficamos com uma situação esdrúxula na frente da casa - o portão de entrada do lote está a sul e colocamos a garagem a norte o que nos obriga a manobras extra - mas fizemo-lo porque não queríamos ter divisões mais importantes a norte.

    E mesmo para além da questão térmica, em termos de luz o ideal não é mesmo ter uma casa orientada a sul?

    Obrigado
  2.  # 2

    Uma casa a Norte é bem triste
    Concordam com este comentário: luisms, eu, sky3205
  3.  # 3

    Se for uma casa sem janelas de facto não tem de ter cuidado com a orientação… enfim…


    Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
    Não é questão de gosto ou opinião. Uma casa com envidraçados a Poente desprotegidos aquece(facto).
    Uma casa com envidraçados maioritariamente a Norte tem mais gastos energéticos pq não tem forma de os aquecer.

    Um estúdio, um escritório voltado a Norte fica bem.
    Tem luz homogénea todo o dia. É a altura em que haverá maior temperatura exterior e permanência. Mas vai ser sempre mais frio.
    Um quarto voltado a Nascente faz sentido porque recebe aquele solinho que ainda não torra ninguém lá dentro e mantém-se fresco suficiente qd vai dormir…

    Acho que pra tudo é preciso enquadramento.
    Se for para ficar com uma sala à face de uma via movimentada só pq é a Sul há que se calhar repensar por questões de privacidade.

    Esse é o trabalho do arquitecto. Saber fazer esse balanço. Ou pelo menos devia…


    Abr.

    Partilhe aí as suas ideias e não hão-de faltar sugestões. ;)
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
    • AMVP
    • 26 julho 2021

     # 4

    Colocado por: pvieira91mesmo para além da questão térmica, em termos de luz o ideal não é mesmo ter uma casa orientada a sul?

    Tb ha o outono e a primavera.
    Mais, ha pontos intermedios. Eu por exemplo, prefiro orientacao a sudueste do que a sul.
  4.  # 5

    eu fico parvo como alguns sao arquitectos
    entaõ uma casa mais ou menos virada a sul não é o desejo de TODOS nós?
    uma casa virada a norte é uma coisa triste, horrivel

    ainda mais nós portugueses, que temos sol quantos dias? 340?
    Concordam com este comentário: CPina72
  5.  # 6

    com uma frenetração zenital bem estudada a deixar entrar sol a sul, não me importava que a casa estivesse direcionada a norte, desde que em frente depois tivesse um belo logradouro banhado por sol :) ah com piscina já agora.
  6.  # 7

    Eu vivi vários anos num apartamento todo virado entre o norte/noroeste, só depois de comprar é que reparei :-)), durante o verão era muito bom, e compensava os dois meses de inverno.
    Acho que os arquitetos deste fórum sobrevalorizam a orientação solar, um terraço ou uma varanda a norte são muito bons no verão
    • AMVP
    • 27 julho 2021

     # 8

    Vou transmitir - lhe a minha opiniao.
    Vivi various anos num apartamennto totalmente virado a sul, num andar elevado e sem qualquer barreira arquitectonica.
    Luz tinha muita, para lhe dizer a verdade demais. Estava sempre com o sol em cima as horas solares todas, acredite que tb cansa.
    Quanto a calor, em alguns anos comecava em abril e so terminava a meio de novembro. O que dizem sobre o sul ser bom no verao e verdade para os meses de junho e julho, pois de facto nao ha sol a incidir nas janelas. O que nao dizem e o que acontece nos restantes meses. A partir da 1 semana de agosto era horrivel, numa altura em que ainda ha muitos dias com temperaturas elevadas e muitas horas de sol.
    Conheco quem tenha apartamentos com uma area consideravel a sudueste e ai entao a coisa ainda piora.
    • AMVP
    • 27 julho 2021

     # 9

    Acrescento que para minimizar a coisa tinha de deixar os estores fechados, o que fazia com que andasse quase as escuras em casa durante alguns meses.
    Dou-lhe um exemplo, o meu filho saiu da maternidade a 14 de novembro nesse dia ha hora do almoco tinha-o no ovo no final da cozinha, o mais longe possivel da janela, desatou a chorar ate que percebi que estava desconfortavel com o sol a dar-lhe. Nao tinha estor nessa divisao e como tal tive de o colocar noutra divisao.
    Concordam com este comentário: Peper87
  7.  # 10

    concordo com o titulo, a orientação solar é uma mais valia, mas apenas se a casa estiver preparada para isso. Ter uma casa com boa orientação solar, mas sem nenhum isolamento e com uns vidros fraquinhos e lá se vai a mais valia da orientação solar.

    é como o Picareta referiu que no verão o apartamento dele virado a norte era mais confortável do que se estivesse virado a sul.
  8.  # 11

    Como os restantes já disseram depende da protecao e da construcao.
    Eu vivo num apartamento, tenho um terraco grande virado a norte, é pena que a maior parte do ano está na sombra, principalmente porque vivo no Reino Unido. No entanto tenho tambem janelas viradas a Oeste e ai fica bastante quente e as vezes impossivel de trabalhar com o sol de chapa. Tenho vidros duplos e como é R/C tenho a "pala" dos vizinhos de cima mas ainda assim é quente.

    Como tudo, depende. Nao há uma só resposta.
  9.  # 12

    Colocado por: gil.alvesEsse é o trabalho do arquitecto. Saber fazer esse balanço.

    É isto.
    Isso é para ser ponderado, discutido e resolvido com o Arquitecto.
    • AMVP
    • 27 julho 2021

     # 13

    Se o tipo de construcao era sobre o meu exemplo, tenho a dizer que se trata de um predio de 2000 tipo como uma construcao media/alta e claro com vidros duplos. Nao digo que fosse o suprassumo da batatada, pq nao o e mas tb nao e considerando como construcao ja de gama mais elevada, se o e de facto isso ja e outra conversa.
    Mas volto a dizer, o sol nao tem so verao e inverno. Alias o verao metereologico vai de junho ao final de julho. A partir indicia-se a transicao para o outono. Em termos de calor as casas viradas a este e oeste comecam a melhorar e as viradas a sul a ficarem ainda mais quentes.
    • AMVP
    • 27 julho 2021

     # 14

    A sala do escritorio esta orientada algures entre o sul e o sudueste, tem janelas com caixilharia dupla e vidros duplos com espessura e afastamento consideravel, nao tem protecao exterior e olhem, suportar uma tarde de sol so com ar condicionado, mesmo no inverno.
    • AMVP
    • 27 julho 2021

     # 15

    Por outro lado, se for um rc podera beneficiar da orientacao a sul pois compensaria o facto de ser mais frio pela proximidade ao chao.
  10.  # 16

    Os meus 5 tostoes...
    A casa dos meus pais foi construida não com a preocupação de orientação solar mas sim com a orientação da estrada. Ou seja a casa foi construida, como a maioria era em função da rua principal com a sala de estar e o quarto principal para a mesma e o resto a ser colocado para trás.
    O Resultado não foi muito mau porque a estrada é de Norte para sul ou seja a casa ficou com a fachada principal para poente e as traseiras para nascente... menos mal.
    Apesar de ter sido feita por um desenhador na decada de 70 fez uma varanda que nunca foi usada mas criou uma pala de sombreamento a poente e a sul... sinceramente foi sorte na implementação e desenho pois era copia de outra casa.
    Tinhamos uma sala a sul e poente que no verão era impossivel, o quarto dos meus pais a poente no verão eram impossiveis.
    o quarto da minha irmã a norte era horrivel no inverno e mesmo no verão apesar de ser o mais fresco nao tinha muita luz. O meu quarto ficou para sul e nascente e era o melhor de todos, mais estavel em termos de temperatura e luz.
    O local da casa mais agradável era o meu quarto, mais luz, mais estavel em termos de temperatura... tanto é que mal sai a minha irma mudou-se e hoje é o quarto dos meus pais.
    quando adulto foi viver para uma casa virada a norte e poente... detestava, fria, escura...
    Hoje vivo numa casa maioritariamente virada a sul e poente e adoro... prefiro o calor e a luz que o frio e a escuridão.
  11.  # 17

    O meu apartamento atual tem 3 frentes - nascente, sul e poente e o local que menos gosto é o nascente pois acaba por ser o mais escuro. Como sou friorenta, o calor do sul e do poente não me incomodam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kiliam
  12.  # 18

    Tenho minha casa virada a área social a poente. É o melhor que se pode querer .
    Mas os estores e persiana são necessários.

    Mas são gostos e tenho janelas enormes .
    Agora se a casa não tem janelas, isso até nem importa
    Concordam com este comentário: sdv08
    • SrR
    • 27 julho 2021

     # 19

    Ja dizia o meu professor que as avenidas e distanciamento entre prédios por ex tinham que ter em conta a exposição solar dos primeiros andares r/c etc, sendo que pra min uma casa sem exposição solar suficiente é de facto muito mau
    Concordam com este comentário: CPina72
  13.  # 20

    Colocado por: PicaretaAcho que os arquitetos deste fórum sobrevalorizam a orientação solar, um terraço ou uma varanda a norte são muito bons no verão
    É pá sim, mas no meu entender a luz natural fator diferenciador à primeira vista. Na casa que estou a fazer, toda a gente que lá vai me refere a luminosidade conferida pelo alpendre e janela a Sul. Já as janelas e alpendres a nascente não são tão apelativos, e de tarde ficam mesmo tristonhos, contudo são ótimos para as tardes de verão devido à sombra. O ideal é conseguir o equilíbrio entre luminosidade/equilibrio térmico, e com casas voltadas a norte/nascente, o arquiteto já tem de ser artista para conseguir esse equilíbrio o ano todo.
 
0.0169 seg. NEW