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    • hangas
    • 29 julho 2021 editado

     # 261

    Colocado por: Vítor MagalhãesEu teria cuidado ao responder a estes SMS manhosos, pode tratar-se de um numero mascarado de outro e na volta está a gastar dinheiro num SMS enviado para a "Ucrânia" ou a subscrever um serviço de toques polifónicos e mais não sei o quê a descontar dinheiro por cada SMS recebido.


    Por acaso até foi um amigo que depois partilhou, mas neste caso sabíamos que não havia qualquer problema.
    Até porque eu trabalhei na area telco muitos anos, inclusive com os serviços de SMS nos operadores, e como tal sei ao detalhe como funciona o sistema.

    Neste caso o número era claramente de um susbcritor normal e não de um serviço

    Mas continua a ser válido o que diz, e como tal "não tentem isto em casa" :)

    O "mascaramento" de números não funciona como muitas vezes se ouve dizer na comunicação social ou correntes de facebook e onde se gera alarmismo com cenários que para quem percebe do meio, não fazem qualquer sentido.

    É possível ao remetente alterar o número de origem, pois é apenas um campo de texto livre, que por omissão é preenchido com o numero de onde foi recebido.
    No entanto o equipamento que o recebe, numa resposta, só vai responder direto para esse número e termina ai a interação.
  1.  # 262

    Encomenda do Ebay Uk, paguei o imposto e adivinhem... Está na alfandega... Cheira me que me vão pedir mais dinheiro
  2.  # 263

    Colocado por: hangas

    Por acaso até foi um amigo que depois partilhou, mas neste caso sabíamos que não havia qualquer problema.
    Até porque eu trabalhei na area telco muitos anos, inclusive com os serviços de SMS nos operadores, e como tal sei ao detalhe como funciona o sistema.

    Neste caso o número era claramente de um susbcritor normal e não de um serviço

    Mas continua a ser válido o que diz, e como tal "não tentem isto em casa" :)

    O "mascaramento" de números não funciona como muitas vezes se ouve dizer na comunicação social ou correntes de facebook e onde se gera alarmismo com cenários que para quem percebe do meio, não fazem qualquer sentido.

    É possível ao remetente alterar o número de origem, pois é apenas um campo de texto livre, que por omissão é preenchido com o numero de onde foi recebido.
    No entanto o equipamento que o recebe, numa resposta, só vai responder direto para esse número e termina ai a interação.


    O caso de mascarar o numero numa SMS é dar-lhe o nome... de outro numero que pode ser um contacto particular legitimo.
    É por aí que o esquema tem pernas para andar.
  3.  # 264

    Colocado por: OliveirafabioEncomenda do Ebay Uk, paguei o imposto e adivinhem... Está na alfandega... Cheira me que me vão pedir mais dinheiro


    Já e o segundo caso do ebay aqui no forum .
  4.  # 265

    Colocado por: Vítor MagalhãesO caso de mascarar o numero numa SMS é dar-lhe o nome... de outro numero que pode ser um contacto particular legitimo.


    Certo, mas ao receber essa mensagem, só vai conseguir responder para esse número legitimo, nunca para a fonte, pois deixa de haver qualquer referencia a tal.



    Sem querer divagar para os aspetos técnicos, ao "mascarar" o número que na pratica corresponde a alterar o campo "OA" no protocolo SMPP antes de injetar a mensagem na rede, o deixa de haver qualquer outra referência para o que lá estava antes.

    Se eu marcar o remetente como um numero de PT, mesmo que a mensagem seja enviada da China, o destinatário ao responder só vai conseguir responder para o que está nesse campo OA (a mesma informação que aparece nos equipamentos). Não há qualquer outra referencia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 266

    Oh hangas não há forma de bloquear os gajos da endesa ? são uma praga dos diabos você que e das telecoms já devo ter uns 60 nrs bloqueados deles
  6.  # 267

    Colocado por: Reduto25Oh hangas não há forma de bloquear os gajos da endesa ? são uma praga dos diabos você que e das telecoms já devo ter uns 60 nrs bloqueados deles

    Durante uma das chamadas peça para apagar o seu número da base de dados.
    Concordam com este comentário: hangas
  7.  # 268

    Colocado por: Reduto25Oh hangas não há forma de bloquear os gajos da endesa ? são uma praga dos diabos você que e das telecoms já devo ter uns 60 nrs bloqueados deles


    Tenho um Xiaomi que sempre que recebe uma chamada desse tipo de remetente aparece a informação que pode ser SPAM por já ter sido sinalizado. Normalmente pesquiso o nr. da Internet e confirmo isso mesmo, depois bloqueio o nr.
    • hangas
    • 30 julho 2021 editado

     # 269

    Colocado por: Reduto25são uma praga dos diabos você que e das telecoms já devo ter uns 60 nrs bloqueados deles


    Eu não "sou" das telecoms. Trabalhei na industria telco, o que é diferente :) Uma coisa são os operadores, os seus departamentos de marking, ou pior, agencias e consultores independentes que angariam clientes para eles.

    Outra coisa é a industria e a tecnologia que as suporta :)
    • eu
    • 30 julho 2021

     # 270

    Colocado por: rjmpiresDurante uma das chamadas peça para apagar o seu número da base de dados.

    Eles já têm uma tática para isso: dizem que a base de dados não é gerida por eles.
  8.  # 271

    Colocado por: euEles já têm uma tática para isso: dizem que a base de dados não é gerida por eles.


    Pois.. mas isso já não cola. Ao abrigo do RGPD eles são o Data controler. Eles são responsáveis por toda a cadeia de subcontratados. Eu estou a 1 chamada da Nos que formalizar queixa no Instituto do consumidor e CPND.
  9.  # 272

    Boa tarde.
    Aproveito este topico para colocar a minha questao.
    Em uma situação em que seja um amigo a enviar um equipamento (esquecido e usado) de fora da U.E. para Portugal como é feito a taxa?
    Estando o equipamento usado e que tenha sido comprado por mim quando estive no pais fora da U.E. em que foi pago o devido IVA , agora chegando aqui terei de pagar outro iva? Como chegam eles a um valor de um item usado?
    Digamos que o item la custou 1000 com iva incluido, agora usado vale certamente menos... A que valor vao eles cobrar taxas nao tendo eu ja nenhuma factura? Para mim o item pode valer 100 euros agora usado e nao 1000 euros que me custou...
    Abraços
  10.  # 273

    Colocado por: DavidSantos92A que valor vao eles cobrar taxas nao tendo eu ja nenhuma factura?


    Não sei como é o processo usado em Portugal, mas as Alfandegas quase todas usam os mesmos sistemas, por isso não ha-de ser muito diferente disto.

    Para artigos usados, eles usam um valor presumido de mercado, que andará na mesma ordem de valores desse artigo à venda usado em sites online.

    Mas, artigo ao ser enviado, tem que vir com um valor declarado.
    Se esse valor declarado andar perto do tal valor presumido, será esse que é tido em conta. Se eles acharem que o que foi declarado foi muito baixo, reservam-se ao direito de recalcular com base nos dados deles. Se o valor declarado foi acima do que eles esperam, azar, será esse que conta.

    Por isso o melhor é fazer umas pesquisas online para ver quando custa uma coisa igual usada, e declarar no limite inferior. Porque em ultimo recurso é o que eles vão fazer.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DavidSantos92
    • eu
    • 30 julho 2021

     # 274

    Colocado por: hangasPois.. mas isso já não cola. Ao abrigo do RGPD eles são o Data controler. Eles são responsáveis por toda a cadeia de subcontratados.

    A questão é que quem nos liga é um funcionário da empresa subcontratada e eles não têm forma de apagar os dados. Para fazer valer os nossos direitos, temos que contactar o controller, o que nem sempre é fácil.

    Colocado por: hangasEu estou a 1 chamada da Nos que formalizar queixa no Instituto do consumidor e CPND.

    Só assim eles mudam os comportamentos. Há uns anos atrás eu fiz uma queixa formal da NOS na Anacom, muito bem documentada. E ao contrário do que se pensa, eles levaram a queixa a sério e mais tarde multaram a NOS em milhões de euros, devido a dezenas de queixas similares à minha.
  11.  # 275

    Colocado por: hangas

    Não sei como é o processo usado em Portugal, mas as Alfandegas quase todas usam os mesmos sistemas, por isso não ha-de ser muito diferente disto.

    Para artigos usados, eles usam um valor presumido de mercado, que andará na mesma ordem de valores desse artigo à venda usado em sites online.

    Mas, artigo ao ser enviado, tem que vir com um valor declarado.
    Se esse valor declarado andar perto do tal valor presumido, será esse que é tido em conta. Se eles acharem que o que foi declarado foi muito baixo, reservam-se ao direito de recalcular com base nos dados deles. Se o valor declarado foi acima do que eles esperam, azar, será esse que conta.

    Por isso o melhor é fazer umas pesquisas online para ver quando custa uma coisa igual usada, e declarar no limite inferior. Porque em ultimo recurso é o que eles vão fazer.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Precisamente isto que acontece, pelo menos em Moçambique.



    Colocado por: eu
    A questão é que quem nos liga é um funcionário da empresa subcontratada e eles não têm forma de apagar os dados. Para fazer valer os nossos direitos, temos que contactar o controller, o que nem sempre é fácil.


    Estando tão em voga o uso do CRM normalmente o que eles fazem é anotar essa atividade para que o próximo que venha a contactá-lo já não o faça.

    O grande mal é que a maioria deste pessoal (exemplo da Telep*******e) nem tampouco usam os seus nomes verdadeiros para se identificarem nas chamadas, tal é a propensão à indignação por parte do "cliente".

    A solução mais efetiva passa por bloquear o numero caso o equipamento permita essa possibilidade.
    Um dos modus operandi sobre o qual li na Internet (vale o que vale) refere que inicialmente a abordagem passar por confirmarem que o numero existe (ligam, uma pessoa atende, e ninguém fala do outro lado), depois então lá liga o outro artista a perguntar se não queremos poupar... blá, blá, blá pardais ao ninho. É mais uma alternativa a ser consultor imobiliário... 😎
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DavidSantos92
  12.  # 276

    Colocado por: Vítor MagalhãesUm dos modus operandi sobre o qual li na Internet (vale o que vale) refere que inicialmente a abordagem passar por confirmarem que o numero existe (ligam, uma pessoa atende, e ninguém fala do outro lado), depois então lá liga o outro artista a perguntar se não queremos poupar... blá, blá, blá pardais ao ninho. É mais uma alternativa a ser consultor imobiliário... 😎


    A sorte deles é que a malta não perde tempo a formalizar queixa, porque a colheita de contactos precisa de consentimento explicito. E depois também a CPDN é inutil porque pois não tem legitimidade para multar. Ao contrario do ICO no UK (https://ico.org.uk/) que é bastante pro-activo na investigação e multas.

    Eu quando caio numa chamada dessas, e tenho tempo, na altura em que eles perguntam se tenho 5 minutos, respondo sempre com um "antes disso, de onde (que empresa) é que me está a ligar e onde obtiveram este numero)", as vezes respondem evasivamente, outras até dizem alguns dados, outras vezes desligam logo.
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 277

    Mais duas encomendas que passaram alfândega
      IMG_20210803_172552.jpg
  14.  # 278

    Fiz ontem a minha primeira compra no AliExpress depois das novas regras.
    É só um jack 3.5 bluetooth. Custou uns 2Eur, já com portes e IVA.

    Vamos ver como corre. Se ficar na alfandega, nem me vou chatear. Só as taxas dos CTT iriam custar mais que o item. :)
  15.  # 279

    Passa na boa . Já vou na 4a encomenda.
    Curiosamente a outra que pagou alfândega perdeu-se no caminho
  16.  # 280

    Já recebi inúmeras já com o IVA pago e não parou nada . A última recebi ontem um soldador novo não parou
 
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