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  1.  # 361

    Honestamente não sei. Lembro-me de ler sobre isso no ioniqforum, mas era sempre lá fora
  2.  # 362

    Carrinhas eléctricas a trabalhar
    https://m.youtube.com/watch?v=Z1mGgUXF3A4
    ✌️
    Concordam com este comentário: DR1982
  3.  # 363

    Colocado por: Bruno.AlvesCarrinhas eléctricas a trabalhar
    https://m.youtube.com/watch?v=Z1mGgUXF3A4
    ✌️
    Concordam com este comentário:DR1982
    Eu admira me é como nao ha mais na estrada.
  4.  # 364

    A minha opinião? Muita desinformação.
    Nem as contas são difíceis de fazer, esta reportagem bem o prova: com a diferença de combustível paga as prestações das carrinhas e sobra-lhe dinheiro ainda assim.

    O problema é a desinformação. Ah e tal a bateria que não sei quê, ah a autonomia que não chega, ah o carregamento que é lento, ah que..... Tudo receios infundados e profundamente enraizados na sociedade.

    Os pais de um grande amigo meu têm uma padaria e fazem a distribuição do pão todas as manhãs. Como o pai é um amante de Mercedes clássicos, o carro que têm para o dia a dia (inclui distribuir o pão, claro) é um 190D. Já andei naquele carro e não estou a brincar quando digo que se vê o ponteiro do combustível a descer...
    Quando comprei o meu primeiro VE (Leaf 24kWh) disse-lhes que a Nissan tem e-NV e que era perfeita para eles. Resposta: ui e as baterias? E depois não tem carga quando preciso de sair. E demora muito a carregar.
    Fazer o quê? 🤷
    Concordam com este comentário: ruicarlov
  5.  # 365

    Colocado por: JotaP
    Estamos a falar numa porra que com 20€ se muda a cor. Sejamos mais práticos, por favor 😅

    Sim mas não deixa de ser algo que desfeia o carro e vindo já de origem...
  6.  # 366

    Colocado por: dom123
    Sim mas não deixa de ser algo que desfeia o carro e vindo já de origem...


    Mas o critério de escolha de um electrico se for a estética escolhe outro por mais 20mil euros. Neste carro a única coisa feia é a cor da grelha.

    RUIOLI com vinil ou com pintadip (vinil que se aplica sob a forma de spray) são 20 a 30€
  7.  # 367

    Em relação a kits de electrificação, que permitem tornar eléctrico quase qualquer carro de combustão, já há avanços significativos nesta área? Em Portugal há alguma oficina, alguém sabe, que faça isto e legalize depois o carro?
  8.  # 368

    Há quem o faça mais por carolice, mas... economicamente e tecnologicamente falando, mais vale comprar um VE de origem do que transformar um ICE.

    Profissionalmente, também há quem o faça, creio é que a nível de legalização a coisa é mais complicada (creio ter lido em tempos quem o tenha conseguido com um Citroen AX creio).
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 369

    Colocado por: carlosj39Em relação a kits de electrificação, que permitem tornar eléctrico quase qualquer carro de combustão, já há avanços significativos nesta área? Em Portugal há alguma oficina, alguém sabe, que faça isto e legalize depois o carro?

    Em Portugal a mais conhecida será a Evolution. Já fizeram algumas conversões mas, tanto quanto sei, não conseguiram legalizar nenhuma porque o processo no nosso país é virtualmente impossível.

    Porque sou preguiçoso vou colar o que escrevi recentemente noutro fórum eehehehe
    Eu, um bocado contra corrente, até acho que as conversões de veículos a combustão em eléctricos tem pouquíssima relevância para a massificação da ME. Tem, para um pequeno nicho de malta com muito dinheiro (porque fazê-lo "barato" só os carolas, mas depois - E BEM - não se consegue certificar a carolice).

    Fazer uma reconversão a custos controlados (e mesmo assim...) só se consegue fazer como fez o Rich Rebuilds, ou como algumas pessoas cá aumentaram a capacidade da bateria das suas carrinhas: com módulos de baterias e motores retirados de outros carros, com BMS's "martelados", etc.
    Epa não me levem a mal se eu (ainda que admire as capacidades destas pessoas) não gostar que este tipo de invenção possa ser feita livremente.
    A firewall de um carro normal (e tudo o que está debaixo do capot) é destruído vezes sem conta para certificar que aquilo dificilmente entra pelo habitáculo a dentro. Se encherem o capot de um carro normal com baterias (que de leve têm pouco), como é que fica?
    Sim, há países onde é permitido. Mas em alguns desses também se pode andar de arma na rua.

    E em relação aos custos, se feito por uns carolas numa garagem espero que nunca possa ser certificado. Se feito por uma empresa devidamente credenciada terão de pagar semanas de trabalho a funcionários, materiais bastante caros, instalações e ferramentas adequadas, etc. Imagino que colocar 30kWh num ICE (e é preciso deitar a mão às baterias...) custe facilmente uns 30.000€, provavelmente muito mais.
    • eu
    • 20 outubro 2021

     # 370

    Colocado por: carlosj39kits de electrificação

    Não é viável. Para ficar uma coisa bem feita, fica mais caro que comprar um VE novo.
  10.  # 371

    Pois, pelo que li nos comments acima, bem me parecia . Mas de facto tal como sucde hoje com as bicicletas, daqui por uns anos aparecem um kits pré-montados para os carros em que propria pessoa monta, eh eh eh..
  11.  # 372

    Para quem ainda pensa que um VE nunca compensa... é ver esta notícia na SIC.
  12.  # 373

    Colocado por: Bruno.AlvesCarrinhas eléctricas a trabalhar
    https://m.youtube.com/watch?v=Z1mGgUXF3A4
    ✌️
    Concordam com este comentário:DR1982

    Repetido
    Ehehehehe :-D
  13.  # 374

    Não tinha visto :-(

    Seja como for, é sempre bom relembrar e fazer com que os que dizem que sai mais caro façam as suas contas.
    • DR1982
    • 21 outubro 2021 editado

     # 375

    Colocado por: mafgodNão tinha visto :-(

    Seja como for, é sempre bom relembrar e fazer com que os que dizem que sai mais caro façam as suas contas.
    Sai nada mais caro, se comparar mos carros equivalentes os eletricos não são assim tao mais caros.
    Sem falar que com um elétrico acaba por ter outra liberdade, acaba por andar apenas por andar sendo que com um A diesel ou gasolina ja pensa duas vezes em quanto vai ficar o “passeio”.
    Ja fiz umas contas rapidas e só o que se poupa na manutenção da quase para pagar a eletricidade.
    O meu carro custa-me 2€ por cada 100kms apenas a manutenção
  14.  # 376

    FORD Mustang Mach-E pela E.N.2

    E que tal atravessar Portugal de norte a sul, pelo interior, num Mustang Mach-E, 100% elétrico?
    Não faça o que nós fizemos: disfrute dos 738 km da estrada mais longa da Europa, em vários dias!

    O interior do país tende a ser menos bem servido de infraestruturas e, em termos de carregamento de veículos elétricos, a situação não é diferente. Desta vez o "Viver Elétrico" decidiu percorrer o país de norte a sul, pelo interior, para perceber quais as limitações que ainda subsistem. Utilizámos um Ford Mustang Mach-E AWD com a bateria de 88 kWh para percorrer, num único dia, os 738 km da estrada mais longa da Europa, a mítica "Nacional 2"... veja como correu!
  15.  # 377

    Isso são carros que me fazem querer ter um Porsche a gasolina lol
  16.  # 378

    Já agora, alguém faz ideia do preço da troca das baterias no ionic 28?
  17.  # 379

    .
  18.  # 380

    Carregar VE em postos de rua não está fácil...
 
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