Colocado por: pguilhermeNo meu caso, faço sempre projecção com desvalorização de 4 anos
Colocado por: JotaPpguilherme, a teoria diz que mesmo lá fora começou a haver muita procura de usados por falta de carros novos para entrega, sejam eles quais forem.
Colocado por: Bruno.AlvesQuem tiver pago há 4 anos 30k€ por um Leaf de 30kWh hoje fica triste por vendê-lo por 12k€. Mas quem não precisa de mais que a autonomia de um 30kWh fica deleitado por comprar um por 12k€.
Colocado por: Bruno.AlvesAgora pergunto: um ICE de 30k€,quanto vale passados 4 anos?
Colocado por: pguilhermeCom VEs provavelmente irei fazer os mesmos 4 anos... e esperar que não sofra desvalorização de 60% :)
Colocado por: pguilhermeConcordo.
A parte mais chata, a meu ver, seria mesmo essa desvalorização de 60% a 4 anos.
Colocado por: Bruno.AlvesMesmo que tenha (e poderá ter dependendo do mercado) é que nesses 4 anos o VE custou zero-mil-zerocentos-e-zerenta-e-zero :-)
Colocado por: JotaPFalei daqueles com que passei a lidar mais e a importar e ver preços diariamente...de qualquer forma, tendo mais procura que os outros, tb se deve sentir mais.
Colocado por: pguilhermePor ex.: um carro que custe 30k, se aguentar 20 anos (assumindo que o seu valor nessa altura é desprezável) o custo de propriedade são 125€/mês.
Se desvalorizar 30% em 4 anos e o revender, o custo de propriedade foram 187,5€.
Colocado por: pguilhermeNesse caso do Ionic, o consumo do modelo mais recente pelos vistos é pior, o que é pouco usual, mas lá está, é preciso ver caso a caso.
Colocado por: JotaPMas o que importa é o custo total e se nesse aspecto somar ou subtrair combustivel, impostos e manutenção, imagine que afinal o EV lhe ficou em 100€/mês...
Colocado por: Bruno.AlvesÉ muito maior e mais "SUV". Há relatos de médias interessantes para o tamanho, mesmo assim. Mas não há milagres, o formato é maior e menos aerodinâmico, mete-se em AE e lá vão os consumos.
Em relação aos valores de custo de propriedade, é verdade mas eu nunca fiz essas contas em carro nenhum que tive, honestamente. Falha minha provavelmente, mas na realidade nunca fiz.
Sempre comprei carros usados, com tão poucos km quanto possível e que naquele momento a minha carteira pudesse suportar.
Quando comprei o Leaf fiz as contas todas em relação ao que gastava normalmente num Clio comercial de 2003 e quanto me tinha custado há coisa de 2 anos uma carrinha Kia diesel. Com base na poupança, quanto tempo demoraria a cobrir a diferença de custo do Leaf para a carrinha.
E repara, o Leaf (à excepção da autonomia) era muito mais carro, muito mais confortável, muito mais equipado que a Kia ou o Clio. Mas não entrei com essa "valorização" para a comparação.
Colocado por: pguilhermeO automóvel é um gasto e quando se fala em economizar, significa apenas tentar reduzir-se as perdas, seja a pagar menos combustível, menos imposto, etc. Por mais barata que seja a electricidade, tem um custo que se soma (não se subtrai), o mesmo para as manutenções, peças de desgaste, etc.
Colocado por: rjmsilvaEntão mas o pessoal diz que os VE se pagam a eles próprios...
Colocado por: JotaPDiria que isso se aplica numa perspectiva de comparar um carro ICE versus um VE mais caro
Colocado por: pguilhermeapesar de mais caro,
Colocado por: pguilhermeTb tenho de comprar um carro para deixar na Madeira
Colocado por: rjmsilvaE porque não ficou com o VE?
Colocado por: JotaP
Já lhe respondi a isso neste mesmo tópico. Em breve já cá tenho mais dois.