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    •  
      Dom
    • 16 fevereiro 2022

     # 821

    Apesar de concordar com alguns pontos positivos, acho que nem tanto ao mar nem tanto à terra relativamente ao que aqui de tão bem se tem falado.
    Um VE não é propriamente barato e não deveríamos ficar satisfeitos por cobrir 80~90% das nossas necessidades em vez dos 100%. Apesar de gostar bastante de alguns modelos, sinto que ainda não estão tecnologicamente avançados o suficiente para eu "largar a nota".
  1.  # 822

    Colocado por: ricardoantunesAndar não é o mesmo que ter um. Não dá para ter a noção de sair todo os dias com o "deposito" atestado.
    As opiniões sem serem fundamentadas são só "Axismos" e quando diz que "modelo (pilhas recarregáveis) não se adequa a grande parte das realidades do Mundo" é bastante falacioso.. Não precisa de acreditar, basta saber ler os números oficiais.



    Quando digo andar.
    Foi o meu carro de serviço.
    Andei com um Model S Performance durante 2 meses.
    Passou para um colega.
    Tive um Outlander durante 5 meses...
    Quer mais algum "axismo" Ricardo.

    Quando digo adequado às realidades também sei do que falo.
    Escrevi a alguns comentários atrás não me apetece ir procurar.
    Aqui na Suíça nem desgostei porque lá esta, "adequava-se". Estilo de condução, disponibilidade de carregador etc.
    Em Portugal, dado o estilo de condução, estilo de vida (maioria em apartamentos), os preços (dos VE) e por ai fora... Não me convence.
    E depois há todo o resto do Mundo. "ecologia"... "Ser Verde"... (que também comentei la para trás)
    é começar pelo telhado...

    De novo Ricardo.
    Não tenho nada contra quem quer e pode e aceita.
    Também não espero que me convença porque lá está, tenho conhecimento de causa. Não "acho"... E ficarei com a minha opinião.

    Abr. Ricardo.
  2.  # 823

    Compreendo o que diz, mas dizer que não estão avançados? Conhece algum automóvel mais avançado que um VE?

    Eu confesso, comprei o meu pelo custo. Faço 100Km por 1.2€. Não foi pelo ambiente, foi pelo €.

    Tinha uma Mercedes CLA e troquei por um Ioniq, do mesmo ano e tudo. O preço foi troca por troca.
    Não tenho preocupações com filtros de partículas, com mudanças de óleo, com correias... enfim. É só por eletrões e tá a andar.

    Um descanso!




    Colocado por: DomApesar de concordar com alguns pontos positivos, acho que nem tanto ao mar nem tanto à terra relativamente ao que aqui de tão bem se tem falado.
    Um VE não é propriamente barato e não deveríamos ficar satisfeitos por cobrir 80~90% das nossas necessidades em vez dos 100%. Apesar de gostar bastante de alguns modelos, sinto que ainda não estão tecnologicamente avançados o suficiente para eu "largar a nota".
  3.  # 824

    É a primeira pessoa que conheço ou ouvi falar que não gostou de um Model S.

    Lá está... é mesmo impossível agradar a toda a gente!



    Colocado por: gil.alves

    Quando digo andar.
    Foi o meu carro de serviço.
    Andei com um Model S Performance durante 2 meses.
    Passou para um colega.
    Tive um Outlander durante 5 meses...
    Quer mais algum "axismo" Ricardo.

    Quando digo adequado às realidades também sei do que falo.
    Escrevi a alguns comentários atrás não me apetece ir procurar.
    Aqui na Suíça nem desgostei porque lá esta, "adequava-se". Estilo de condução, disponibilidade de carregador etc.
    Em Portugal, dado o estilo de condução, estilo de vida (maioria em apartamentos), os preços (dos VE) e por ai fora... Não me convence.
    E depois há todo o resto do Mundo. "ecologia"... "Ser Verde"... (que também comentei la para trás)
    é começar pelo telhado...

    De novo Ricardo.
    Não tenho nada contra quem quer e pode e aceita.
    Também não espero que me convença porque lá está, tenho conhecimento de causa. Não "acho"... E ficarei com a minha opinião.

    Abr. Ricardo.
    Concordam com este comentário: JotaP
  4.  # 825

    Qualquer VE dá para as necessidades de mais de 90% da população, é o argumento que se lê por aqui.

    Depois vemos que os amantes de VE trocam de carro mais vezes do que eu troco de telemóvel.

    Se serve porque andam sempre a tocar?
  5.  # 826

    Colocado por: gil.alvesAndei com um Model S Performance durante 2 meses.
    Não é exemplo de um VE poupadinho :-)
    Ou seja, para o carregar preciso de mais tempo e dinheiro por cada 100km do que um VE "normal".

    Colocado por: gil.alvesTive um Outlander durante 5 meses...
    Não é um VE, é um PHEV pesado com uma autonomia 100% ridicula :-)
    Ou seja, não tem comparação.

    Colocado por: gil.alvesAqui na Suíça nem desgostei porque lá esta, "adequava-se". Estilo de condução, disponibilidade de carregadores etc.
    Em Portugal, dado o estilo de condução estilo de vida (maioria em apartamentos), os preços (dos VE) e por ai fora... Não me convence.
    O estilo de vida (maioria em apartamentos?!) cá em Portugal também dá para usar um VE :-)
    Enquanto quem tem um ICE tem forçosamente de se deslocar a um posto de combustível, com um VE, os "poucos" que não moram em apartamentos podem carregar comodamente em casa, emprego, rua, estacionamentos, enquanto vão ás compras, lazer.....
    Os carregadores, estão a nascer que nem cogumelos!

    Colocado por: gil.alvesTambém não espero que me convença porque lá está, tenho conhecimento de causa. Não "acho"..
    Não o querendo convencer de nada, apenas lhe digo que o seu conhecimento sobre VEs é muito limitado.
  6.  # 827

    Colocado por: ricardoantunesÉ a primeira pessoa que conheço ou ouvi falar que não gostou de um Model S.
    Eu não disse que não gostei. ;)
    /Teasing mode On: é um brinquedo a pilhas engraçado. /mode off
    Mas não trocava pelo meu 240i. - Nem que fosse ela por ela.

    Só não consigo "comer" o modelo e o "hype". ;)
    •  
      Dom
    • 16 fevereiro 2022 editado

     # 828

    Colocado por: ricardoantunesCompreendo o que diz, mas dizer que não estão avançados? Conhece algum automóvel mais avançado que um VE?

    Eu confesso, comprei o meu pelo custo. Faço 100Km por 1.2€. Não foi pelo ambiente, foi pelo €.

    Tinha uma Mercedes CLA e troquei por um Ioniq, do mesmo ano e tudo. O preço foi troca por troca.
    Não tenho preocupações com filtros de partículas, com mudanças de óleo, com correias... enfim. É só por eletrões e tá a andar.

    Um descanso!





    Não comparei o avanço com nada. Apenas mencionei que necessitam de mais avanços tecnológicos.
    Também não vejo forma de comparar avanços tecnológicos entre VE e outros. Todos têm a mesmas mariquices e só muda a energia necessária para os fazer andar. Mais uma vez digo que não devíamos dar-nos por contentes por ter autonomias inferiores e tempos de "abastecimento" superiores às soluções mais antigas. É nesse sentido que disse o que disse.
    Compreendo que esteja super feliz com a sua compra mas penso que não é preciso termos palas nos olhos e andar a pregar a bíblia. Cada um tem a sua opinião, independentemente se possui um elétrico ou não e tem de estar disposto a aceitar isso.
  7.  # 829

    Colocado por: mafgodNão o querendo convencer de nada, apenas lhe digo que o seu conhecimento sobre VEs é muito limitado.

    Agradeco.
    Não vou andar aqui a pôr tudo e mais alguma coisa sobre o meu conhecimento... :)
    Mas sim não sei tudo. Acredito.

    Volto a dizer não consigo "comer" o modelo e o "hype". ;)



    Colocado por: mafgodpodem carregar comodamente em casa, emprego, rua, estacionamentos, enquanto vão ás compras, lazer.....

    Isto. Isto é o que me refiro...
    Ir a um posto de combustível acontece para a maioria, vá uma vez por semana (como os Nokias eram carregados).
    Com um VE tenho de "andar sempre" em cima da percentagem remanescente e à procura de ficha, como nos smartphones...
    Ora se "resulta" (que também detesto) ter de andar sempre a carregar o telemóvel (que é fácil encontrar fichas, etc...) que sentido faz num carro?!...

    :)
    São opiniões eu sei.
    Nada contra malta.
    •  
      Dom
    • 16 fevereiro 2022 editado

     # 830

    Colocado por: mafgod
    Os carregadores, estão a nascer que nem cogumelos!

    Infelizmente, no concelho onde vivo, testemunho o contrário. Vão aparecendo aqui e ali mas muito esporadicamente e a maioria dos residentes, não tem local onde carregar.
  8.  # 831

    Colocado por: rjmsilvaQualquer VE dá para as necessidades de mais de 90% da população, é o argumento que se lê por aqui.
    Nem todos os VE vão dar para 100% da população assim como nem todos os ICEs dão para 100% da população. :-)
    O meu argumento, e visto que fui quem iniciou esta discussão, sempre foi e cada vez mais é:
    - económico a médio prazo
    - custos baixos em manutenção e deslocação
    - não estar dependente dos combustíveis fósseis (preço)
    - não ter de ir à bomba
    As questões ambientais, vem por acréscimo.

    Colocado por: rjmsilvaDepois vemos que os amantes de VE trocam de carro mais vezes do que eu troco de telemóvel.
    Bem... depende quantos anos tem o telemóvel :-)
    Normalmente quem troca de VE, raramente perde dinheiro.
    E se trocam, muitos é porque queiram gastar pouco e aquela autonomia chegava... depois, chegam à conclusão que o VE permite muito mais e querem algo com mais autonomia.
    Também conheço muitos que trocam de ICEs mais vezes que eu troquei de VE :-)
    Tenho dois, um com quase 8 anos e outro com quase 4 anos. Nenhum ICE em casa.
    E ainda não troquei nenhum VE por outro. Apenas troquei ICEs por VEs.
    E nestes 8 anos, já troquei pelo menos 3 vezes de telemóvel :-)

    Colocado por: rjmsilvaSe serve porque andam sempre a tocar?
    É perguntar a eles :-)
  9.  # 832

    Colocado por: gil.alvesEu não disse que não gostei. ;)

    Qual a sua opinião do model S? Era um modelo recente?

    A nível de carregamentos não é crise, pois temos em casa e no trabalho.
  10.  # 833

    Colocado por: gil.alvesVolto a dizer não consigo "comer" o modelo e o "hype". ;)
    Ok... assim como não consigo "comer" o modelo implementado pelos ICEs e tudo à volta :-)

    Colocado por: gil.alvesIr a um posto de combustível acontece para a maioria, vá uma vez por semana (como os Nokias eram carregados).
    Com um VE tenho de "andar sempre" em cima da percentagem remanescente e à procura de ficha, como nos smartphones...
    Ora se "resulta" (que também detesto) ter de andar sempre a carregar o telemóvel (que é fácil encontrar fichas, etc...) que sentido faz num carro?!...
    Aqui, tudo depende da escolha do VE.
    Exemplificando, se faço 80km/dia e pretendo carregar uma vez por semana, terei de comprar um VE com automomia superior a 400/500km!
    Se faço 20km/dia, bastaria um com automomia de 150km, logo mais barato.
    Eu percebo essa ansiedade da procura da ficha mas isso desaparece ao fim de algum tempo de VE :-)

    Colocado por: DomInfelizmente, no concelho onde vivo, testemunho o contrário. Vão aparecendo aqui e ali mas muito esporadicamente e a maioria dos residentes, não tem local onde carregar.
    O modelo implementado é uma aberração e permite a essas falhas.
    Mas olhe, que isso rápidamente muda.
    Na freguesia da Malveira, há um ano não havia um... e hoje já há 3 (um a funcionar, outros a aguardar burocracia) e previsões de mais uns quantos. Na freguesia vizinha Venda do Pinheiro, há 2 a funcionar.
    Num raio de uns 3km, tenho 3 PCRs a funcionar de 5!
    Já agora qual é o concelho em causa?
  11.  # 834

    Colocado por: DomMais uma vez digo que não devíamos ficar por contentes por ter autonomias inferiores e tempos de "abastecimento" superiores às soluções mais antigas. É nesse sentido que disse o que disse.

    Há coisas que pura e simplesmente não vão acontecer. Quando alguém publica mais uma daquelas "notícias maravilha" em como está aí a próxima bateria que carrega 1000km em 5minutos, isso pura e simplesmente não vai acontecer. É lixo para o clickbait.
    Não é ficar contente, é ter noção da realidade das coisas.

    As baterias têm uma densidade energética muito, muito inferior aos combustíveis fósseis. Muito!
    Um kg de gasolina tem ~~10-12kWh. Uma bateria tem *NA MELHOR DAS HIPÓTESES* coisa de 0,25kWh/kg. São muitas ordens de grandeza abaixo. É o que é, irão aparecer baterias mais densas sim senhor, mas NUNCA vão ficar 48x melhores.

    O mesmo "tempo de abastecimento" idem. Em 50l de gasolina estão +500kWh. Um VE não precisa de tanta energia para os mesmos km por ser muito mais eficiente mas vamos imaginar de forma abusada que precisaria de 250kWh.
    Em qualquer posto de carregamento, de qualquer tecnologia, NUNCA NA VIDA se vão carregar 250kWh em 10min. NUNCA! A corrente necessária é absurda, a potência necessária é absurda, é tecnicamente ridículo sequer pensar nisso.

    O que é necessário, na minha opinião, é mudar mentalidades, nem tanto a tecnologia. Estatisticamente (para a maioria das pessoas, obviamente não para todas):
    - os carros passam >85% do tempo parados
    - o europeu médio faz <70km por dia.
    O que faz falta é perceber que um carro parado é para estar a carregar. Lentamente, de forma suave para a rede elétrica. Quem não tem garagem tem de ter formas de ter o carro a carregar lentamente na maior parte dos locais de estacionamento possível.
    Infelizmente o que vemos apostar são "hubs" de carregamento rápido e ultra-rápido (que são necessário, claro), mas a descurar completamente a maior vantagem do VE que é não esperar por ele.

    Você diz que temos tempos de abastecimento superiores ao combustível? Eu digo-lhe que tenho tempos muito, muito menores.
    Concordam com este comentário: mafgod, gil.alves
    •  
      taunus
    • 16 fevereiro 2022 editado

     # 835

    Apesar de achar que todos os modelos eléctricos deixam muito a desejar, nomeadamente quanto a autonomia anunciada vs real, coisa que acontecia também com os motores térmicos, sei que vai haver muita evolução nesse quesito pelo que o caminho já está traçado, seja ele eléctrico seja a batata.

    Para os negacionistas deste futuro só me resta dizer que no final do século XIX, o rei alemão Wilhelm II também disse que seria provisória a substituição do cavalo pelo motor nas carruagens.
    Concordam com este comentário: mafgod
    •  
      Dom
    • 16 fevereiro 2022

     # 836

    Colocado por: mafgod
    Já agora qual é o concelho em causa?

    Amadora. Tendo em conta a densidade populacional, está muito longe do ideal.
    Carregadores à data
    A acrescentar a isto, a maioria dos prédios, não tem garagem e os que têm, por norma não têm tomada própria.
    Este tem sido o maior entrave para eu ainda não ter avançado para um VE.
  12.  # 837

    Colocado por: pguilhermeQual a sua opinião do model S? Era um modelo recente?
    2019.
    Era interessante. Espaçoso. Ainda acho no entanto a qualidade deixava algo a deseja para o preço mas la esta paga-se as baterias...



    Colocado por: Bruno.AlvesInfelizmente o que vemos apostar são "hubs" de carregamento rápido e ultra-rápido (que são necessário, claro), mas a descurar completamente a maior vantagem do VE que é não esperar por ele.


    Um bocadinho isto. O modelo lá esta.
    Disse lá para trás.

    Para ser verdes, os governos tinham de tratar de pôr aviões a hidrogénio (ou outra coisa qualquer).
    Navios idem.
    Camiões, logística a hidrogénio.
    depois querem apostar em electrificar, electrifiquem as estradas (principais e AE). transfiram por indução para os VE. Ponham baterias pequenas para "off-the-grid" em ultimo caso motores atmosféricos pequenos.
    Pay per use era simples.
    Ponham pequenos turbinas eólicos nas bermas das estradas a produzir pela acção do movimento dos veículos


    Tudo isto e ou "converto-me". :)

    Claro que a questão do resto do Mundo é utópica Africa, India, America(s)...
    será perto de utopia electrificar.

    Pronto. não escrevo mais. :)
  13.  # 838

    Colocado por: DomAmadora. Tendo em conta a densidade populacional, está muito longe do ideal.
    Quando eram á borla os poucos postos que haviam eram poucos para os poucos VEs que existiam.
    Agora a pagar, passo por eles e raramente estão ocupados :-)

    Seja como for, tens o Continente Alfragide onde o carregamento pode ficar ao mesmo preço que em casa ou até gratuito :-)

    Colocado por: DomA acrescentar a isto, a maioria dos prédios, não tem garagem e os que têm, por norma não têm tomada própria.
    Bem, não sei que estudo de mercado fez...
    •  
      Dom
    • 16 fevereiro 2022

     # 839

    Colocado por: mafgodQuando eram á borla os poucos postos que haviam eram poucos para os poucos VEs que existiam.
    Agora a pagar, passo por eles e raramente estão ocupados :-)

    Seja como for, tens o Continente Alfragide onde o carregamento pode ficar ao mesmo preço que em casa ou até gratuito :-)

    Bem, não sei que estudo de mercado fez...

    Sim mas deslocar-me ao Continente apenas para carregar, é um pouco ridículo quando pra mais, nem faço lá compras.
    Não fiz estudo nenhum. Moro cá há 32 anos.
  14.  # 840

    Colocado por: gil.alves2019.
    Era interessante. Espaçoso. Ainda acho no entanto a qualidade deixava algo a deseja para o preço mas la esta paga-se as baterias...

    Pois, a qualidade de acabamentos não está bem ao nível da concorrência do mesmo segmento de preços.
    Mas para além das baterias, também é tecnologicamente muito avançado.

    Colocado por: gil.alvesTudo isto e ou "converto-me". :)

    Isso é um argumento pouco reflectido.

    Todos podiam invocar o mesmo e nunca se saia da cepa torta: os camionistas diziam que só se convertiam quando os automobilistas tb o fizessem. As companhias de aviação diziam que só o fariam, se os camiões o fizessem. Os navios também só o fariam se os avisões o fizessem. E o gil.alves diz que só o fará se esta gente toda o fizer primeiro.

    E, ainda por cima, com mais uns perlimpimpins de eficácia, segurança e sustentabilidade questionáveis, tal como carregamento por indução e eólicas de pequeno porte e baixa altitude ao lado de vias públicas.

    Acredito que se implementassem todas essas exigências, provavelmente até lá arranjaria mais outras tantas :)
    Concordam com este comentário: mafgod
 
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