Colocado por: TimoteoOlá,
Decidi que não quero mais inquilinos (demasiados problemas) e decidi ficar com a minha casa no alentejo livre para as minhas férias, mas não sei que fornecedor de luz e gás escolher...
Como será só para férias e ficará longos periodos vazia não será melhor uma optar por uma "conta certa" pagando um minimo e acertar no fim do ano? Qual a vossa opinião? Quais as vantagens e desvantagens? Tenho gás natural, por isso a garrafa está fora de questão e pouco espaço para colocar um termoacumulador... Qual a solução para pagar menos? Já liguei para vàrios fornecedores e eles não são muito esclarecedores...
Obg
Colocado por: zeto
Você pode fazer um contrato com a EDP, e quando está ausente pode mandar desligar o contador, quando está presente pode mandar ligar novamente, só paga quando tiver em casa de ferias , e a água igual,,
Colocado por: zetoCaro Timóteo, não entendeu foi?
Já tem contador nessa casa de férias? Já Tem contrato com algum fornecedor?
Se sim, você pode contactar a EDP (se for este o fornecedor) e mandar desligar o seu contador quando não precisar mais de luz em casa, e mandar ativar logo que precise novamente de luz, paga uma pequena taxa de ativação, entendeu
O que é a "Casa Fechada"?
Serviço indicado para uma fração desabitada durante um período mínimo 90 dias consecutivos, em que apenas é faturado a Potência Contratada, o Acesso às Redes e demais taxas e imposto. A faturação da parte de energia é suspensa durante o período de ativação do serviço.
Para acionar o Serviço Casa Fechada, pode contactar a Linha de Apoio ao Cliente 808 205 005 (dias úteis das 9h às 21h, custo de chamada local) ou visitar uma das Lojas ou Agentes Nacionais, comunicando a leitura registada à data atual.
Posteriormente, caso seja detetada uma leitura diferente da comunicada pelo Cliente na data de ativação, o serviço Casa Fechada é cancelado automaticamente e é efetuado o acerto à energia consumida.
Para desativar o serviço Casa Fechada, apenas deve voltar a fazer o uso normal da energia
Colocado por: hangasEu quando estive emigrado também não aluguei o meu apartamento.
Tenho GoldEnergy, e no inicio ainda usei o serviço "Casa Fechada", mas depois deixei-me disso porque não vi qualquer vantagem.
Contrato com eletricidade e gás natural.
Mas vale fazer o contrato e deixar estar. Nos meses em que não usa não paga consumo, só as tarifas de ligação às redes e outras taxas, mas ai não há grande volta a dar.
Vem a Portugal nas férias e faz o consumo, antes de ir embora dá as leituras reais e desliga o quadro/fecha o gás.
No mês seguinte dá as mesmas leituras para eles não fazerem estimativa.
Se optar por conta certa tem é que escolher bem o valor médio mensal, de forma a que no fim do ano não fique com um crédito enorme a seu favor.
Colocado por: hangasSe optar por conta certa tem é que escolher bem o valor médio mensal, de forma a que no fim do ano não fique com um crédito enorme a seu favor.
Colocado por: pauloagsantos
se o crédito for enorme fica uns meses sem pagar nada.
eu tb fazia a conta certa.
Colocado por: LuisPereiraNão vai necessitar de energia na casa quando está ausente? Alarme, CCTV, rega?
Colocado por: vmontalvaoAcho que está a ter muito trabalho, para pouco benificio. No primeiro ano, poderá pagar mais, por que a EDP não poderá fazer estimativas relativas aos anos passados, mas a partir daí, irão ver que nesses meses nada gastou, e as estimativas irão ser mais certeiras.
Não se esqueça, que quando forem fazer as leituras reais (2x por ano), serão feitos os necessários acertos. Se pagou mais, terá a receber, caso contrário, pagará mais.
Colocado por: TimoteoNão percebi.. o que aconselha então? Conta certa ou contrato "normal"?
Colocado por: vmontalvao
Não posso aconselhar a "Conta Certa", porque nunca o utilizei.
Sou emigrante, e quando sai de Portugal, não alterei os meus contractos de electricade, gás e água. Fora a água, os outros são por estimativas, e quando fazem a contagem real, recebo sempre dinheiro de volta. No próprio recibo, estão as estimativas, baseados nos gastos, no mesmo período, dos anos anteriores.
Isto tudo para dizer, que pelo que aqui li, a "conta certa", não é mais que substituirem o valor estimado, por um valor certo, e que só fazem a contagem real, uma vez por ano, em vez das duas normais, portanto, só terá um acerto anual em vez de dois acertos. No fundo, nunca sairá a ganhar, é só uma forma de como quer distribuir os pagamentos mensais, pois no final, irá sempre despender o mesmo valor num ano.
Colocado por: TimoteoRegiste-se no site da EDP. Tenha consigo a leitura da ultima factura e todos os meses ou de 2 em 2 meses conforme for o seu caso, envie a leitura, claro que é sempre a mesma, mas no verão quando cá estiver leve consigo a leitura e continue a dar a leitura atualizada. E fazendo assim, só paga o que consome e não anda a pagar durante o ano mais que aquilo que realmente consome.
Pois, mas como tive até aqui inquilinos, eles vão besear-se nas despesas dos meus inquilinos (eu desconheço esses dados) e não na casa vazia. Enquanto que a conta certa seriam só esses 20 euros por mês.. digo eu... enfim, continuo sem saber o que é melhor. Mas obrigada por ter respondido ;)
Colocado por: A. MadeiraRegiste-se no site da EDP. Tenha consigo a leitura da ultima factura e todos os meses ou de 2 em 2 meses conforme for o seu caso, envie a leitura, claro que é sempre a mesma, mas no verão quando cá estiver leve consigo a leitura e continue a dar a leitura atualizada. E fazendo assim, só paga o que consome e não anda a pagar durante o ano mais que aquilo que realmente consome.
É assim que eu faço com 2 casas de familiares ausentes.
Colocado por: TimoteoObrigada pela resposta. Mas e ao dar a leitura que os meus inquilinos enviam, que valor vai a EDP cobrar na minha primeira fatura? uma estimativa?? É essa a questão. (acho que não consigo explicar-me bem) ...