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  1. Colocado por: dom123Para quem faz cerca de 20km por dia e umas três vezes ir à santa terrinha que distância cerca de 180km, bem como indo uma vez por ano ao Algarve, cerca de 600km, um híbrido plugin não seria uma boa escolha?
    Estou aberto a prós e contras


    Os híbridos plugin são o pior dos dois mundos. Pouca autonomia totalmente elétrica e a parte do motor a combustão, continua a ter manutenções e afins. O tempo dos híbridos, no meu ver já passou, porque já existem muitas ofertas em totalmente eléctricos que fazem acima de 400kms. Por essas distâncias qualquer elétrico safa-se bem, à exceção da viagem 600kms para Algarve... Mas aí ou alugava, ou pedia a viat de substituição do seguro (alguns seguros não carece de avaria para a solicitar), ou arranjava emprestada, ou ia de comboio...
    Concordam com este comentário: mafgod
  2. Nesta altura do campeonato, com a oferta de VEs que há não me parece uma boa escolha face a um VE puro. 180km é uma distância bastante exequível para muitos VE.
    Se tivesse da fazer com alguma regularidade distâncias maiores com tempo limitado, tipo para fora do país, talvez fizesse algum sentido.
    A diferença de preço de um híbrido plug-in de jeito (ou seja, com autonomias que não são só para inglês ver) para um VE acaba por não ser assim tão elevada, e tem os custos da manutenção da parte térmica.
    Concordam com este comentário: mafgod
  3. Há muita gente a colocar os Toyota híbridos a gpl ficando com um custo de utilização ridículo
  4. Colocado por: nandogoncaPor essas distâncias qualquer elétrico safa-se bem, à exceção da viagem 600kms para Algarve... Mas aí ou alugava, ou pedia a viat de substituição do seguro (alguns seguros não carece de avaria para a solicitar), ou arranjava emprestada, ou ia de comboio...
    Só não concordo aqui... Carros com autonomia acima de 400km, fazem 300km sem grandes problemas em AE. É carregar num PCR a meio caminho enquanto se estica as pernas e come-se qualquer coisa.
  5. Colocado por: nandogoncaO tempo dos híbridos, no meu ver já passou,


    Está equivocado. Devido à fiscalidade extremamente favorável para as empresas, vão ver por aí muito mais carros híbridos do que totalmente eléctricos.

    Eu escolhi agora um skoda superb iv (versão super equipada L&K), mas tinha opções como BMW 320e, Volvo V60, etc.

    Basicamente, todas as marcas têm, pelo menos, um veículo híbrido "fiscal", que fica por 43 mil € (com IVA) e uma renda mensal de menos de 450€. Para as frotas de empresa, é tão ou mais favorável que um carro a diesel até 35 mil €, por exemplo um peugeot 508 sem nenhuns extras...

    Se somar o facto de que muitas empresas, neste segmento, e acima, também atribuem cartão com plafond mensal para algum combustível...

    Portanto, sabendo como o português gosta de mostrar que anda num beemer e afins, vão as grandes frotas continuar a mandar veículos PEHV usados para o mercado.
    •  
      NTORION
    • 11 março 2022 editado
    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Está equivocado. Devido à fiscalidade extremamente favorável para as empresas, vão ver por aí muito mais carros híbridos do que totalmente eléctricos.

    Eu escolhi agora um skoda superb iv (versão super equipada L&K), mas tinha opções como BMW 320e, Volvo V60, etc.

    Basicamente, todas as marcas têm, pelo menos, um veículo híbrido "fiscal", que fica por 43 mil € (com IVA) e uma renda mensal de menos de 450€. Para as frotas de empresa, é tão ou mais favorável que um carro a diesel até 35 mil €, por exemplo um peugeot 508 sem nenhuns extras...

    Se somar o facto de que muitas empresas, neste segmento, e acima, também atribuem cartão com plafond mensal para algum combustível...

    Portanto, sabendo como o português gosta de mostrar que anda num beemer e afins, vão as grandes frotas continuar a mandar veículos PEHV usados para o mercado.

    São opções, nesse caso essencialmente fiscais.

    Mas concordo, que o tempo plug in hybrid ja passou, 2 motores, bateria com pouca autonomia (a pesar sem uso), menos espaço bagageira
  6. Sabe o que diz um amigo meu em relação à fiscalidade dos carros de uma empresa? Quem não compra um VE devia ser condenado por gestão danosa. Os argumentos que ai colocou, tem de pelo menos os dobrar no caso dos VE em relação aos híbridos.



    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Está equivocado. Devido à fiscalidade extremamente favorável para as empresas, vão ver por aí muito mais carros híbridos do que totalmente eléctricos.

    Eu escolhi agora um skoda superb iv (versão super equipada L&K), mas tinha opções como BMW 320e, Volvo V60, etc.

    Basicamente, todas as marcas têm, pelo menos, um veículo híbrido "fiscal", que fica por 43 mil € (com IVA) e uma renda mensal de menos de 450€. Para as frotas de empresa, é tão ou mais favorável que um carro a diesel até 35 mil €, por exemplo um peugeot 508 sem nenhuns extras...

    Se somar o facto de que muitas empresas, neste segmento, e acima, também atribuem cartão com plafond mensal para algum combustível...

    Portanto, sabendo como o português gosta de mostrar que anda num beemer e afins, vão as grandes frotas continuar a mandar veículos PEHV usados para o mercado.
    Concordam com este comentário: NTORION
  7. Colocado por: ricardoantunesOs argumentos que ai colocou,


    Olhe que não. Muita gente, como eu, não teria como carregar o VE...

    A fiscalidade influencia muito o comportamento dos agentes económicos... Mas daí a chamar gestão danosa, vai um esticão:)

    E como já sabemos bem o impacto ambiental da produção das baterias e formas não nucleares de produção de energia elétrica, o argumento ambiental fica meio descolado.
  8. Colocado por: ricardoantunesOs argumentos que ai colocou, tem de pelo menos os dobrar


    Expliquem lá o que é que as empresas podem deduzir, em sede de IRC, em substituição dos custos com gasóleo, se tivessem uma frota elétrica.
  9. Há pessoas que acham que as empresas andam a dormir.
  10. Colocado por: ricardo.rodriguesE como já sabemos bem o impacto ambiental da produção das baterias e formas não nucleares de produção de energia elétrica, o argumento ambiental fica meio descolado.
    Para quem se preocupa, ver aqui e aqui.

    Colocado por: ricardo.rodriguesOlhe que não. Muita gente, como eu, não teria como carregar o VE...
    Como abastece o seu ICE? :-)
    Para quem não consegue mesmo carregar em casa, com um VE é a mesma coisa, e com certos VEs, com as autonomias que tem, o número de vezes que vai abastecer até é o mesmo.
    Para os que dizem, coloco sempre 20€ na bomba... 20€ hoje dá uns 10L de gasóleo... uns 200km.
    Há VEs que carregam em 10min (200km são uns 30kWh de energia)... tempo de fazer um xixi ou beber um cafésito.
    Basta querer mudar o "chip" e fazer algumas concessões.
    É como os milhares de portugueses que no fim de semana passada estiveram em filas para abastecer de combustível para poupar uns "trocos".
    De certeza que houve poucos que não estiveram em filas e preferiram pagar o combustível mais caro mas sem ter de se deslocar de propósito ou estar em fila...

    Colocado por: ricardo.rodriguesA fiscalidade influencia muito o comportamento dos agentes económios... Mas daí a chamar gestão danosa, vai um esticão:)
    Veja por aqui nomaedamente este video.
  11. Colocado por: rjmsilvaHá pessoas que acham que as empresas andam a dormir.
    Algumas sim, as que fazem as contas não :-)

    A mobilidade elétrica não é para todos já, mas para muitos já o é!

    Cada vez há mais TVDEs com carros cem por centro elétricos e até os taxistas, os fumarolas, se estão a render.

    Há empresas de distribuição que cada vez apostam na mobilidade elétrica (DELTA por exemplo).

    É fazer as contas!
  12. Colocado por: ricardo.rodriguesExpliquem lá o que é que as empresas podem deduzir, em sede de IRC, em substituição dos custos com gasóleo, se tivessem uma frota elétrica.

    Não é preciso muito. Gasto dedutível até 60k, ausência de tributação autónoma... eletricidade e iva totalmente dedutíveis.
  13. Colocado por: rjmsilvaHá pessoas que acham que as empresas andam a dormir.

    Literalmente, como em tudo, há melhores e piores. E dps ainda há as opções tomadas em consciência, nesse caso nada a dizer.

    Até lhe digo mais, tanta empresa a pagar TA de 35%/45% e nem têm noção disso.
    • mafgod
    • 11 março 2022 editado
    Colocado por: ricardo.rodriguesExpliquem lá o que é que as empresas podem deduzir, em sede de IRC, em substituição dos custos com gasóleo, se tivessem uma frota elétrica.
    Imagine agora que pagava apenas 25% do que gasta em gasóleo... ou seja, poupava só em combustível, 75% do gasto que tem.
    Consegue deduzir 75% do que gasta em combustível (valor pago)? :-)
    Veja lá a poupança que teria... nem era preciso deduzir mais nada ....
    • mafgod
    • 11 março 2022 editado
    Para relativizar os custos...

    Há uma notícia hoje que o gasóleo vai aumentar 0,18€/L.... sendo que o "desconto" do ISP será de 0,03€/L.
    Quem colocar 50L, vai ter uma poupança com a resução do ISP de 1,50€.
    Este valor em eletricidade em vazio, dá para 100km num VE!
  14. Colocado por: nandogonca

    Os híbridos plugin são o pior dos dois mundos. Pouca autonomia totalmente elétrica e a parte do motor a combustão, continua a ter manutenções e afins. O tempo dos híbridos, no meu ver já passou, porque já existem muitas ofertas em totalmente eléctricos que fazem acima de 400kms. Por essas distâncias qualquer elétrico safa-se bem, à exceção da viagem 600kms para Algarve... Mas aí ou alugava, ou pedia a viat de substituição do seguro (alguns seguros não carece de avaria para a solicitar), ou arranjava emprestada, ou ia de comboio...
    Concordam com este comentário:mafgod


    Perde meia hora em dois carregamentos com um Ioniq de 28kw e chega ao Algarve

    Não há justificação de comprar carro a pensar na autonomia daquela viagem que faz uma vez por ano e nem deixar de o usar para esse efeito, se escolher bem.
    Concordam com este comentário: mafgod, Bruno.Alves, nandogonca
  15. Colocado por: NTORION
    Qual a autonomia para uma condução normal?


    A minha experiência com este Ioniq, em tudo idêntico aos anteriores é que se não fugir da minha rotina, faço meio carregamento a meio da semana e siga.

    Contas por alto e sem andar ansioso, 210kms no inverno, com tempo menos frio, 230/240.

    O Ioniq é o carro elétrico perfeito para as massas, pelo custo de aquisição, custo de manter e utilizar e versatilidade.

    Este que tenho também está anunciado mas espero sinceramente que se o mercado morrer ou não me for favorável, no fim de contas ainda cá fique um em casa.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  16. Alguém sabe quando abre as candidaturas para o beneficio do estado em carros eletricos?
  17. Ainda não há essa informação.
    É estar atento aos media ou passar por aqui ou nesta nossa discussão.

    Quem já comprou este ano é ir obtendo toda a documentação para depois fazer a inscrição sem sobressaltos :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ferlima
 
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