Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: FresiasMas poderia dizer-me qt tempo normalmente demora sair a aprovação da arquitectura da câmara de Braga, sem amiguinhos 😁.


    Olá. Um mês +/- (se não apahnar Agosto, Dezembro ou eleições). Braga é um bom exemplo na região. São bastante prestaveis e práticos se tudo estiver bem instruído.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias
    • pjovp
    • 10 abril 2022 editado

     # 122

    Colocado por: Sirruper
    Eu faria uma coisa do genero.
    Simples e rectangular.
    Concordam com este comentário:antonylemos
      20220410_123728.jpg

    Não desgosto da sugestão, contudo, a casa semienterrada foi uma das sugestões iniciais do gabinete de engenharia, que eu recusei. A ideia da casa debaixo de terra faz-me confusão. A cave ok, mas a casa, talvez preciso mais tempo para processar a ideia...

    Quanto à simplicidade, foi uma ideia que tentamos transmitir, mas talvez nunca verbalizada e pode ter sido o erro. Mas apresentamos muitas imagens do tipo de casa pretendido.

    O que queremos é precisamente algo simples e clean, de linhas direitas, só num piso, com piscina e garagem.
    Sendo que eu só contrário da minha mulher acrescento a importância da garagem e gostava de telhado, mas aceito sem.

    O grande problema é conseguir isto com a implantação da casa preferencialmente à cota do caminho norte. Aparentemente impossível nas condições que queremos por causa da tal exigência da CM em que a implantação tem que estar na cota média do terreno....
    • DR1982
    • 10 abril 2022 editado

     # 123

    Eu tambem não queria a terra diretamente contra a casa, a solução encontrada foi esta, acredito que ai ficasse bem algo do mesmo género.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjovp
      6A20EF43-8CFE-4D2D-9AFC-567ABF679F79.jpeg
  2.  # 124

    O dr1982 um estudioso de PH, podia ver aqui uma solucao perfeita. A casa encostada a norte fica protegida do lado mais frio no inverno e conserva a frescura do calor do verao.
    Hoje com os materiais e cuidados de construcao consegue-se encostar um alcado à terra sem problemas de humidades.
  3.  # 125

  4.  # 126

    Colocado por: SirruperO dr1982 um estudioso de PH, podia ver aqui uma solucao perfeita. A casa encostada a norte fica protegida do lado mais frio no inverno e conserva a frescura do calor do verao.
    Hoje com os materiais e cuidados de construcao consegue-se encostar um alcado à terra sem problemas de humidades.
    Pode ter mil vantagens, mas gosto pouco de zonas enterradas. Panca
    Pessoal.
    Concordam com este comentário: pjovp
  5.  # 127

    Mas neste terreno pode ser uma excelente solucao e ficar a tal casa terrea que tanto o user sonha.
    Mas mais uma vez fala-se de PH aqui mas é de certificações. Falar de arquitectura em PH é zero por aqui.
    Já o disse e vale o que vale. PH tem por base primeiro que tudo a arquitectura. O resto como tipo caixilharia vem depois da arquitectura.
    Concordam com este comentário: Wilga
  6.  # 128

    Colocado por: SirruperMas neste terreno pode ser uma excelente solucao e ficar a tal casa terrea que tanto o user sonha.
    Pode ser uma solução, assim com ha outras também.
  7.  # 129

    O que quer dizer o PH a que se referem?
  8.  # 130

    Colocado por: pjovpO que quer dizer o PH a que se referem?

    Passive House, acho que não estou a dizer nenhuma asneira 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjovp
  9.  # 131

    Mas não precisa de ter paredes encostadas à terra só por ter a casa mais baixa que a rua. Pode haver um desnivel do terreno feito pelo muro de vedação por exemplo.
  10.  # 132

    Colocado por: DR1982Eu tambem não queria a terra diretamente contra a casa, a solução encontrada foi esta


    Diria que a solução advém sobretudo de ser uma casa térrea, com todos os espaços ao mesmo nivel. E não tanto pela questão de não ter paredes enterradas pois há muitas formas de contornar isso.
  11.  # 133

    Colocado por: pjovpda tal exigência da CM em que a implantação tem que estar na cota média do terreno....


    Onde diz isso? Verificou? É uma regra algo estranha. Certeza que se refere à cota média do terreno... Ou à cota média do terreno junto ao passeio?
    • DR1982
    • 11 abril 2022 editado

     # 134

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Diria que a solução advém sobretudo de ser uma casa térrea, com todos os espaços ao mesmo nivel. E não tanto pela questão de não ter paredes enterradas pois há muitas formas de contornar isso.
    Terá sido isso então. Mas penso que tambem fazia parte da nossa “pequena” lista de exigências nao ter casa enterrada.
  12.  # 135

    Colocado por: DR1982a nossa “pequena” lista de exigências


    ehehhe, quantas mais exigências melhor :) mais assertivo se torna o processo. O pior que podemos ter é um DO que diz: "façam como quiserem"... Isso sim é complicado adivinhar se vai gostar ou não.
  13.  # 136

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Onde diz isso? Verificou? É uma regra algo estranha. Certeza que se refere à cota média do terreno... Ou à cota média do terreno junto ao passeio?


    Sim, aparentemente eles (CM) querem as implantações na cota média dos terrenos e com isto minimizar a movimentação de terras, daí o plano médio da casa em ambas as propostas, andar sempre nos 145, que é a cota média.
  14.  # 137

    Colocado por: pjovpSim, aparentemente eles (CM) querem as implantações na cota média dos terrenos e com isto minimizar a movimentação de terras, daí o plano médio da casa em ambas as propostas, andar sempre nos 145, que é a cota média.


    Acho isso estranho. Pois se não construir no meio do terreno mas sim encostado a um lado, isso criará precisamente mais movimentações de terras. Onde é que viu isso escrito? Faz pouco sentido isso. A cota de soleira costuma estar associada ao passeio quanto muito.
    • pjovp
    • 11 abril 2022 editado

     # 138

    Não vi em lado nenhum. Foi a informação transmitida por ambas a arquitecta e os engenheiros. Não vejo o interesse de transmitirem uma informação condicionante destas se não fosse verdade.
    Eles até sugeriram arriscar e submeter o projecto como eu estava a pedir, mas a probabilidade de vir recusado era superior 90%. Burocrática como é a minha CM não posso arriscar andar a perder 1 ano com estas brincadeiras
  15.  # 139

    Colocado por: pjovpNão vi em lado nenhum. Foi a informação transmitida por ambas a arquitecta e os engenheiros


    Pois. Mas convém que se esforcem nessa parte. Pode haver modos de reinterpretar a lei por isso perguntei se você viu isso escrito. Imagine que o seu terreno era como o do DR1982 com 9m de declive. Ia fazer-se a casa 4,5m abaixo da rua? Bunker? Não faz sentido.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 140

    Se a arquitecta previu a cozinha sem janelas para a lateral Norte do terreno (sendo desafogada), até pensei que fosse precisamente para encostar aí a garagem, mas ela passou-a para o lado oposto da casa.

    Podia ter uma rampa para uma cave (desse lado), e assim da cave subia umas escadas, que lhe davam para a zona do hall de entrada, sempre ficava mais central...senão da garagem até à cozinha (para quem vem do supermercado, carregado de sacos de compras) vão quilómetros.
 
0.0233 seg. NEW