Colocado por: mafgod@dipeca,
já sabe o seu perfil de consumo ao longo do dia?
Ou seja, sabe qual é o seu consumo médio nas horas em que há sol?
Colocado por: mafgod@dipeca,
já sabe o seu perfil de consumo ao longo do dia?
Ou seja, sabe qual é o seu consumo médio nas horas em que há sol?
Colocado por: dipecaOs consumos, com leitura enviada mensalmente são:Em euros, nada valem :-)
Colocado por: dipecaResumindo: a menos que venha um VE em breve (provável) não temos um consumo mto grande durante o dia, daí a dimensão de potência dos orçamentos dps painéis que me enviaram não ser muito grande.Quando tiver um VE, o melhor é mudar para bi-horário e carregar em vazio.
Colocado por: dipecaTrabalho em casa 3-5 dias por semana, temos BC (que se liga mto mais à noite e é a grande consumidora que aparece no inverno) e todos electrodomésticos são eléctricos e estão em stand-by. Já temos painéis AQS.coloque 1 painel na casa dos 600W com micro inversor ou dois de 500W com microinversor a bom preço e chega! Se colocar dois, tente colocar um a SE e outro a SW para ter uma curva mais achatada ao longo do dia.
Colocado por: mafgodEm euros, nada valem :-)
Coloque aqui em kWh :-)
Colocado por: mafgodcoloque 1 painel na casa dos 600W com micro inversor ou dois de 500W com microinversor a bom preço e chega! Se colocar dois, tente colocar um a SE e outro a SW para ter uma curva mais achatada ao longo do dia.
Claro que se colocar mais, menos irá importar durante o dia, mas irá desperdiçar muito para a rede e aumentará o tempo de retorno do investimento.
Colocado por: ChristianBoas,
Aproveitando este tópico, instalei um sistema de painéis fotovoltaicos para auto consumo de 1.89 KW.
Este sistema foi ligado a um quadro que se encontra no sótão - mesmo não estando ligado diretamente ao quadro geral a energia produzida é consumida por todos os aparelhos da casa ou só o que está ligado ao quadro do sótão?
Tenho uma aplicação que informa quanto estão a produzir - mas há alguma maneira de saber quanto está a ser consumido dessa produção? E quanto está a ser consumido pela fornecimento da rede?
Obrigados e bom ano a todos!!!
Colocado por: rikabcdBoa tarde,
Tenho a minha instalação fotovoltaica a injetar na rede e pretendo aproveitar o excedente.
Tenho Shelly EM instalado no quadro geral a medir consumo, a produção está a ser injetada numa tomada ainda longe do quadro.
Pretendo aproveitar o Shelly EM que tenho e criar um cenário que sempre que o consumo seja -700W ligue a resistencia do termoacumulador. Ora, a resistencia dele é de 3000W, mas apenas pretendia ligar a resistencia com o excedente, nem que tenha que criar varios cenarios no shelly.
Se consumo = -100W, então liga resistencia com 100W.
Se consumo = -500W, então liga resistencia com 500W.
Se consumo = -700W, então liga resistencia com 700W.
Consigo fazer isso com o shelly EM e outro shelly ?
Colocado por: jtlopesEu tenho 2 painéis com 560w
Produzem entre 3,3 a 4 KWh
Colocado por: jtlopesÉ preciso verificar e dimensionar bem os consumos
Colocado por: jtlopesSenão estamos a ceder os nossos telhados para outros tirarem proveito disso