Colocado por: HAL_9000Limitei-me a pensar o seguinte: se um arquiteto dedicar 100% do seu tempo durante um mês a uma obra, então só consegue projetar 11 obras por ano. Pareceu-me pouco.
Colocado por: HAL_9000Cada um pede o valor que acha justo, e o DO, paga o valor que considera aceitável.
Colocado por: N Miguel OliveiraCom base em quê é que acha isso?Volto a referir, que atirei para o ar. Apenas com base em produtividade num trabalho que não tem nada a ver com o de arquiteto.
Colocado por: HAL_9000É muito alto em Portugal.
Colocado por: N Miguel OliveiraO problema é que a malta só quer saber do preço (para isto ou para outra coisa qualquer).É o problema de se viver num país que mete as fichas todas nos baixos rendimentos.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão percebo a dificuldade em perceber isto.Nenhuma dificuldade, o problema é o que eu disse anteriormente.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas sabe pelo menos quanto custa um projecto lá fora? Para poder comparar?Tenho um familiar a construir no Luxemburgo. Ele gastou cerca de 3.5 salários num projeto de um arquiteto (não sei a qualidade do mesmo). Isto de acordo com os valores que falámos, não sei se é representativo.
Colocado por: HAL_9000Está a perceber a nuance?
Colocado por: HAL_9000no Luxemburgo.
Colocado por: N Miguel OliveiraSe tanto você como o seu familiar precisaram de 3,5 salários para pagar um projecto, não percebo porque diz que em Portugal os projectos são caros.Ele pagou a um arquiteto com esse esforço, eu paguei a um "arquiteto".
Colocado por: Pedro Barradas3.5 salarios... de 800 ou de 2000€? ;)Exacto era a minha questão. Na altura que fiz o meu projeto, pensei em termos de esforço financeiro e não em termos do valor global se era usto, não justo, ajustado com a média da região ou não. Na altura o preço que me pediram por um projeto em condições representava um esforço considerável, hoje seria aceitável.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas na Suíça nos gabinetes que conhecia os proj. rondavam os 15% do valor da obra.Mas na Suiça o cliente também tem mais liquidez ao fim do mês. Aqui muitas vezes sobra ao mês ao fim da liquidez, pelo que poupar aqui 10k com um ordenado médio exige mais esforço que lá poupar 100K.
Qualquer barraco de 150m2 atingia facilmente os 800, 900k, 1M CHF.
Logo, um projecto duma casita custava facilmente mais de 1 ano em salários ao cliente.
Colocado por: N Miguel OliveiraEu também não gosto de deixar aos 120€ por cada 40min no dentistaVai a dentistas caros. O meu leva 60 eur, e até ver não tenho razão de queixa. Mas também aproveito quando venho a terrinha para ir ao dentista, não vou em Lisboa.
Colocado por: HAL_9000Mas na Suiça o cliente também tem mais liquidez ao fim do mês. Aqui muitas vezes sobra ao mês ao fim da liquidez, pelo que poupar aqui 10k com um ordenado médio exige mais esforço que lá poupar 100K.Será? Tenho impressão que mais facilmente “qualquer um” consegue casas em Portugal do que na Suíça, tenho nao sera por nada que as casas em Portugal são maiores e mais vistosas
Colocado por: DR1982“qualquer um” consegue casas em Portugal do que na Suíça, tenho nao sera por nada que as casas em Portugal são maiores e mais vistosas
Colocado por: HAL_9000Mas na Suiça o cliente também tem mais liquidez ao fim do mês. Aqui muitas vezes sobra ao mês ao fim da liquidez, pelo que poupar aqui 10k com um ordenado médio exige mais esforço que lá poupar 100K.
Colocado por: HAL_9000Vai a dentistas caros.
Colocado por: HAL_9000Tem de pensar que o típico DO quando pensa em fazer uma casa, sabe muito pouco sobre construção.
Colocado por: N Miguel OliveiraAcho que o HAL_9000 procura desculpas em tudo para justificar o que não lhe corre bem.Eu não estou a procurar desculpas nenhumas. A minha casa no geral correu bem (fora as derrapagens temporais que ainda perduram, mas que nada têm a ver com o projeto). Os erros que identifiquei foram corrigidos dentro do possível e estou felicíssimo com o resultado final.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas escreve isto com base em quê?Apenas com base no estilo de vida de um amigo meu que lá vive. Mas na verdade não sei quanto poupa ao fim do mês ou se poupa sequer. Posso estar redondamente enganado.
Colocado por: N Miguel OliveiraSe têm mais liquidez, porque é que em Portugal sinto que é mais fácil conseguir ter casa própria que na Suíça?Porque aqui se faz um empréstimo a 40 anos, e depois aos 80 dividimos a reforma 30 % vai para a sinvastatina, para a telmisartan para o Clopidogrel e se der para o sidenafil, 40% vai para a prestação da casa, e os restantes 30 a ver se dá para comer. Ou seja toda a vida tivemos casa, e ela foi sempre do banco.
Colocado por: HAL_9000O facto de em Portugal não Existir um mercado de arrendamento que funcione também empurra muita gente para a construção.