Colocado por: AMVP
Dê-lhe exemplos concretos. Por exemplo, quer vender o primeiro andar, não pode porque é um prédio em propriedade total. Quer arrendar o 1.º anda, não pode a não ser que seja como parte de casa, mais se quiserem arrendar como fariam com os contadores? Mesmo eles no futuro caso tenham de estar num lar e necessitarem da renda para ajudar nas despesas como fariam para arrendar?
Colocado por: Jmalves
Acredite que já lhes falei nessa situação. A resposta que me deram foi que não querem estranhos lá em casa e que sem o consentimento do meu irmão não poderei arrendar. Expliquei - lhes que não pretendo lá viver e a única solução que me deram foi a de vender a minha parte ao meu irmão. Já lhes disse que provavelmente nessa altura nenhum banco irá conceder um crédito ao meu irmão por causa da idade e mesmo assim não me deram ouvidos. Praticamente é do tipo "ou vives lá ou não fazes nada da casa".
Colocado por: AMVP
Sendo assim, não sei muito bem o que lhe dizer a não ser ter paciência, talvez possam falar mais com o tempo e com calma.
Seja como for, no futuro se ele terá dinheiro ou não não deveria ser um problema seu mas de facto possivelmente será.
Colocado por: Jmalvesque só tenho essa soluçãoNão tem nada. Ninguém é obrigado a permanecer co-proprietário de nada. Se vocês não se entenderem, o tribunal trata disso. Pode é demorar.
Colocado por: antonylemospara nao ter chatices aconselhe os seus pais a legalizar isso para no herdares também essa dor de cabeça e despesa posteriormente
Colocado por: AMVPNão pretendo dar lições de moral a ninguém, vou apenas dar a minha perspetiva.
Pergunta: Nunca o abordaram sobre a possibilidade de converter a garagem em habitação para o seu irmão?
Eu tenho apenas um filho mas ao contrário do que, julgo, ser o pensamento da maioria das pessoas de tivesse mais do que sempre tive claro na minha cabeça que caso um filho necessitasse mais do que o outro e eu apenas pudesse ajudar um eu optaria sempre por ajudar esse mesmo que não desse o mesmo ao outro. Por exemplo, admitindo por hipótese, que não sei se é o caso em concreto, se tivesse dois filhos um com uma vida organizada que lhe permitia viver razoavelmente bem e outro que não tinha recursos para por exemplo pagar uma casa tendo eu possibilidade de providenciar isso a esse filho iria fazê-lo, apesar de não ter disponibilidade financeira para fazer o mesmo ao outro.
Agora, se tivesse possibilidade de deixar tudo direito para que na herança ninguém tivesse problemas claro que o faria.
Se isto é justo para o outro filho? numa perspetiva individualista do outro não o seria mas será que é justo os pais deixarem um filho na rua só para não "prejudicar" os restantes na herança? Para mim não, não se deve esperar isso dos pais!
Colocado por: NTORIONNão vale a pena ter dores de cabeça agora, quanto mais remexer nisso mais anti-corpos vai criar, na volta ainda fazem uma venda ao seu irmão e você fica a olhar... esqueça o assunto até ao momento de ter de tratar efetivamente dele e, que seja mais tarde do que cedo.
Colocado por: ADROatelierHá varias hipóteses de solução.
Tentar-se ver a situação de um ponto meramente técnico, pode ajudar.
Se no local for possível ter uma moradia bifamiliar, poder-se-ia legalizar as obras realizadas e ter contadores independentes.
Também se poderia fazer uma propriedade horizontal, tendo assim duas fracções devidamente licenciadas ou mesmo manter como divisões suscetíveis de utilização independente - isto ainda em vida dos pais, por exemplo.
Até ao falecimentos, os bens são dos próprios, não de herdeiros.
Colocado por: Jmalves
O problema é que o meu irmão construiu a parte de baixo porque era um espaço amplo. Gastou dinheiro logo já se acha o dono daquela parte. O meu receio é que problemas irei enfrentar no futuro.
Colocado por: size
Deixe de lado o pensamento incorreto ´pré testamentário´ dos seus pais, mas alerte o seu irmão para o problema e falta de bom senso daquilo que de forma ilegal fez, ou está a fazer, num espaço que mais tarde apenas será comproprietário com uma quota parte de 50%.
Colocado por: VarejoteEstando a casa ilegal ou não, o problema é dos proprietários, se entretanto mais tarde herdarem o imóvel, vai ter problemas é com o irmão e não propriamente com a casa.
Porque mesmo que a queira vender ou o irmão ficar com ela, vai ter que ter sempre o acordo dele, senão só em tribunal.
De qualquer forma, mais vale herdar bens do que nada.
Colocado por: VarejoteEstando a casa ilegal ou não, o problema é dos proprietários, se entretanto mais tarde herdarem o imóvel, vai ter problemas é com o irmão e não propriamente com a casa.
Porque mesmo que a queira vender ou o irmão ficar com ela, vai ter que ter sempre o acordo dele, senão só em tribunal.
Você foi fazer a sua vida para longe, o seu irmão pelo que se vê, dá apoio aos pais, porque vive com eles.
De qualquer forma, mais vale herdar bens do que nada.