Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá.
    Assinei contrato com mediação há 2 dias. O contrato não menciona exclusividade, mas na cláusula da remuneração menciona "nos termos do nº 1 e 2 do art.º 19 da Lei 15/2013 de 08 de fevereiro".
    O contrato diz que o regime é só para se o negócio se concretizar com um cliente específico (nome e NIF lá escritos).

    Esse cliente já pagou a reserva, à imobiliária (não a mim).

    Entretanto, uma outra visita que tinha sido feita antes dessa reserva, propôs um valor maior, através de outra imobiliária, e eu gostava de proceder com esse valor maior.

    É possível eu dizer que quero cancelar/anular o contrato com a primeira imobiliária mencionada acima, mesmo a reserva ter sido feita, sem quaisquer custos para mim? Ou terei problemas com o fato de ter assinado um contrato e haver uma reserva feita?

    Pelo que entendo tenho 15 dias para anular um contrato, correto?

    Não foi assinado nenhum CPCV ainda.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Eu depois de dar a minha palavra, nem preciso de assinar, não voltava atrás com um negócio, mesmo que me oferecessem o dobro.
  3.  # 3

    Acredito. Mas é possível anular o outro contrato inicial sem ter problemas para mim? Obrigado.
    • eu
    • 14 julho 2022

     # 4

    Se assinou o contrato, tem que o cumprir.
  4.  # 5

    Esse cliente que pagou a reserva, a proposta é pelo valor que consta no contrato?
  5.  # 6

    Colocado por: ApostadorEsse cliente que pagou a reserva, a proposta é pelo valor que consta no contrato?


    O contrato foi feito para este cliente, e fica anulado se o negócio ("compra") não se concretizar. O valor que está no contrato é o valor proposto por esse cliente.
    • eu
    • 14 julho 2022

     # 7

    Se fosse fácil anular um contrato, então ele não serviria para nada...
  6.  # 8

    Colocado por: euSe fosse fácil anular um contrato, então ele não serviria para nada...


    Pelo que entendo, o contrato serve para dar permissão à mediadora para mostrar e vender, incluíndo a apólice, etc.

    Se tiver exclusividade é que a história muda... este contrato não menciona exclusividade, tirando a referência do ponto 2 do artigo 19°...
  7.  # 9

    O que interessa a exclusividade para o caso?
    A imobiliária já arranjou o cliente, que inclusivamente já reservou pelo valor pedido.
  8.  # 10

    A reserva vale nada. Informe a imobiliária rapidamente que será vendido a outro e veja a resposta
  9.  # 11

    Contrato de mediação não é contrato de exclusividade.
    Não assinou CPCV.
    Logo não há compromisso.

    Venda a quem lhe dá mais.
  10.  # 12

    Colocado por: nielskyVenda a quem lhe dá mais.

    Eu fico parvo com o que vejo por aqui, mesmo depois de ter aceite uma proposta, o pessoal acha normal faltar à palavra dada. Eu devo de estar a ficar velho.
    Concordam com este comentário: lpetinga, eu, Bondi
  11.  # 13

    Colocado por: PickaxeEu devo de estar a ficar velho.


    É normal. Todos os dias me sinto mais velho...

    Isso não é necessariamente um defeito. 😁
  12.  # 14

    Antes valia a palavra, hoje nem por escrito.
    Depois os empreiteiros é que são lambões.
    Concordam com este comentário: eu
    • hangas
    • 15 julho 2022 editado

     # 15

    Para além de que se for por pouco mais, poderá não valer a pena toda a confusão gerada.

    Se for por muito mais, pode-se dar o caso de ser em CH, e a avaliação depois vir abaixo do esperado e o tal comprador que ia dar mais não conseguir aprovação.
    Depois volta à estaca zero e já nem o cliente original tem.
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 16

    Colocado por: hangasPara além de que se for por pouco mais, poderá não valer a pena toda a confusão gerada.

    Se for por muito mais, pode-se dar o caso de ser em CH, e a avaliação depois vir abaixo do esperado e o tal comprador que ia dar mais não conseguir aprovação.
    Depois volta à estaca zero e já nem o cliente original tem.
    Concordam com este comentário:eu


    O que está a dar menos (com reserva) é que tem CH.
    O que dá mais é a pronto pagamento.

    Mais probabilidade tenho eu de perder o cliente que paga menos, e aí é que volto mesmo à estaca zero.
    Concordam com este comentário: hangas
  14.  # 17

    O pronto pagamento são todos.
    Concordam com este comentário: dalmonio, Pickaxe
  15.  # 18

    Colocado por: tozyaMais probabilidade tenho eu de perder o cliente que paga menos, e aí é que volto mesmo à estaca zero.

    Para a próxima pense nisso antes de aceitar uma proposta.
  16.  # 19

    Colocado por: Pickaxe
    Eu fico parvo com o que vejo por aqui, mesmo depois de ter aceite uma proposta, o pessoal acha normal faltar à palavra dada. Eu devo de estar a ficar velho.
    Concordam com este comentário:lpetinga,eu
    A mim já me aconteceu em duas situações distintas ter um cliente de uma imobiliária interessado e já depois de ter aceite a proposta desistiram. Um desistiu no dia do Cpcv e o outro, disse que ia falar com o cliente para ver quando queriam marcar a escritura para eu ver até quando tinha de me mudar e nunca mais disse nada. Por isso falta é gente de palavra tanto particulares como de quem trabalha em imobiliárias.
  17.  # 20

    Colocado por: Pickaxe
    Eu fico parvo com o que vejo por aqui, mesmo depois de ter aceite uma proposta, o pessoal acha normal faltar à palavra dada. Eu devo de estar a ficar velho.

    Nos negócios não há palavra que valha.
    E isso aplica-se a todos os negócios e em qualquer parte do mundo.
 
0.0165 seg. NEW