Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ao longo destes 3 últimos anos tenho seguido assiduamente o Forum da Casa, principalmente no que concerne a Projeto e Construção de moradias. Tem sido para mim uma grande fonte de formação e informação. Sinto que chegou o momento de por um lado obter mais informação no concreto, para além de contribuir para o fórum com a experiência adquirida.
    Tenho 2 projetos em mãos mas o que tenciono descrever nesta discussão relaciona-se com a construção de uma vivenda a construir de raiz em terreno já adquirido no Ribatejo. Apesar de já virmos a pensar neste projeto há algum tempo, o terreno definitivo foi adquirido em meados de 2020 e a equipa de projeto foi contratada nos finais de 2020.
    A moradia destina-se a ser a residência de um casal e um filho de 10 anos e a esporadicamente receber familiares durante principalmente os fins de semana.
    Para além desta tipificação foram colocadas à equipa de projeto as seguintes premissas:
    Caraterísticas Imperativas
    • Moradia unifamiliar de 2 pisos de estilo contemporâneo com eventuais elementos naturais e industriais
    • Tipologia mínima – T3
    • Cozinha com cerca de 15m2 separada da sala e com pequena zona para refeições (pequenos almoços)
    • Sala comum com cerca de 40m2 e com boa exposição solar
    • Pequeno hall de entrada não obrigatoriamente isolado da sala com espaço fechado para arrumos como casacos, malas, sapatos, etc.
    • Um quarto no rés do chão com closet e acessível a cadeira de rodas
    • Uma casa de banho no rés do chão de apoio ao quarto acima, mas não obrigatoriamente formando uma suite, acessível a cadeira de rodas
    • Casa de banho social
    • Espaço para arrumos de utilização pouco frequente
    • Propriedade vedada com muro, de preferência com a altura mínima de 1.8m e máxima de 2m, conforme Memória Descritiva do Plano de urbanização.
    • Garagem ou espaço para parquear 2 viaturas conforme Plano de Urbanização e Legislação em vigor, separada ou integrada no edifício principal
    • Sempre que possível devem ser privilegiadas soluções com menor impacto ambiental
    • Soluções de aquecimento de água, climatização e outras servidas exclusivamente a eletricidade (sem gás)
    Caraterísticas Desejáveis
    • 2 pisos com Mezanino
    • Formato em L, com vistas amplas da zona de estar para a área exterior – Zona de lazer, futura piscina, etc.
    • Pequena lavandaria associada à cozinha
    • Espaço no 1.° andar com vista para o campo, do tipo "terraço", com acesso pela zona comum
    • Cozinha com porta de serviço para o exterior
    • T4
    • Pequena zona para escritório (secretária e estantes)

    Marcos
    • Não ultrapassar os 180m2 de área bruta, excluindo a garagem
    Quanto ao orçamento nem me atrevo a referir pelo ridículo que foi, constatando os valores praticados atualmente.

    O projeto foi desenvolvido ao longo do ano de 2021, tendo sido aprovado pela respetiva câmara municipal, ficando a licença a pagamento em outubro de 2021.

    Entre esta data e a atualidade procedeu-se à visita de vários fornecedores com vista ao conhecimento que o mercado tem para oferecer no que respeita a casas de banho, portas e roupeiros, pavimentos e revestimentos, cozinhas, etc., e à elaboração dos desenhos de alguns pormenores, Cadernos de Encargos e do Mapa de Quantidades.

    Finda esta fase iniciámos a consulta a potenciais empreiteiros gerais, fase essa em que nos encontramos.

    Tencionamos dar conhecimento ao Forum das diversas fases à medida que o projeto for avançando, documentado com fotografias e outras informações que considerarmos úteis.

    Neste momento e para dar início a alguma discussão enviamos as plantas para as quais gostaríamos de receber alguns comentários. Há medida que projeto suscite alguma curiosidade podemos facultar outras peças.

    Desde já o nosso obrigado pela colaboração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Troino
    • Troino
    • 31 julho 2022 editado

     # 2

    Obrigado pela partilha, Boa sorte.
  2.  # 3

    A mezzanine, parece-me completamnte desnecessária, pelo ruido gerado, pelo maior dispêndio de energia em climatizar a casa, e de facto face as áreas e composição dos compartimentos que compõem a casa e os vãos, não me parece haver qualquer tipo de mais valia.
    é uma casa com coberturas planas, ainda se fosse para aproveitar os desvãos de algum plano inclinado. etc... acho que ao volume duplicado da sala ficará algo desaconchegante.
    Boa sorte.

    PS: esse lote é de canto, com 3 faces a confinar com a via publica?
    Concordam com este comentário: fdfreire
  3.  # 4

    Obrigado pelo comentário com o qual concordo. Acontece que a moradia destina-se a habitação própria de um familiar, sendo eu o "promotor" do projeto. E um dos sonhos do futuro utilizador era ter uma casa com mezanino e a sala com pé direito elevado. Esperemos que com o isolamento que vamos usar - bloco Termisobel da Artebel de 25cm e com "U" de 0.65 e capoto - que minimize a situação.
    O mezanino vai funcionar como local de trabalho do filho, cujo quarto de dormir é praticamente contíguo.

    Confirmo que o lote está inserido numa urbanização com 3 frentes do domínio público. O alçado a noroeste é um parque de estacionamento. Daí se ter previsto um portão de serviço desse lado.
  4.  # 5

    Colocado por: TroinoObrigado pela partilha, Boa sorte.


    Obrigado pelo incentivo. Esperemos estar à altura para a sua execução.
  5.  # 6

    No post anterior mencionámos a intenção de usar tijolo Termisobel da Artebel.
    Acompanhei com muito interesse toda a discussão levada a cabo pelo João Dias, sobre este assunto e quais as razões por que tinha optado pela solução da Tamicesa, com a qual aprendi muito e me levou a tomar uma decisão mais fundamentada.
    A nossa opção adveio de uma conversa tida com um técnico da Artebel, quando lhe foi colocada a questão se era preferível usar o ProEtics (fazia sentido) ou o Isoargila. A resposta foi que nem um nem outro. Agora tinham um novo bloco referência Termisobel, muito mais eficaz sobre o ponto de vista térmico e com um custo ligeiramente superior, mas que na altura ficava mais barato que o TermoArgila.

    Entre o tijolo e o bloco optámos por este nomeadamente pelas dimensões e rigor das medidas. Como o bloco possui 25cm (e não 23.2) de espessura e os pilares e vigas idem, minimizamos a espessura do reboco. Por outro lado como as suas superfícies são mais regulares evitamos o reboco exterior para a aplicação do ETICS. Aprendi aqui que se o empeno em 2m for inferior a 1cm, não é necessário rebocar. Isso está mencionado no caderno de encargos. Também com este bloco é maior em princípio aumenta o rendimento do trabalho.

    Entretanto o Termisobel tem estado a subir o preço em comparação com os restantes, mas pelo quadro acima continuamos a pensar que é uma boa solução. Possui um coeficiente de transmissão térmica em cerca de 40% superior aos restantes o que nos levou a definir a espessura do EPS em 6cm.

    Não optámos pelo tijolo da Tamicesa porque para além de ser mais caro (atualmente não sabemos quanto) tem um coeficiente de transmissão térmica superior ao TermoIsobel. A vantagem de possuir uma resistência à compressão superior a 10N/mm2.
    Por outro lado, para além do preço o Termisobel tem como inconveniente cada peça pesar 18.5Kg o que nalgumas situações pode dificultar o manuseamento.

    Não analisámos a acústica, porque a localização da futura moradia é bem tranquila.

    Agradecemos comentários à decisão tomada e que pode ainda ser revertida.

    (Como a tabela não foi transposta do word para aqui vamos tentar introduzi-la como anexo.)
  6.  # 7

    Por mim, prefiro recomendar o bloco Termico em Argila, seja o de 24 como o de 29cm, depende.
    Ou não fazendo ETICS (tb depende dos projectos e maõ de obra disponivel), surge novamente, a opção de se usar o bloco em betão celular (YTONG), que já voltou a estar disponivel em Portugal com alguma facilidade.

    O métodso construtivo é para discutir e decidir com os projectistas face a realidade de obra, da sua. Não é boa politica, ser você a impor isto ou aquilo... Ou então é poruqe a equipa técnica é um anulidade.. se assim for, mude.
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasPor mim, prefiro recomendar o bloco Termico em Argila, seja o de 24 como o de 29cm, depende.
    Ou não fazendo ETICS (tb depende dos projectos e maõ de obra disponivel), surge novamente, a opção de se usar o bloco em betão celular (YTONG), que já voltou a estar disponivel em Portugal com alguma facilidade.

    O métodso construtivo é para discutir e decidir com os projectistas face a realidade de obra, da sua. Não é boa politica, ser você a impor isto ou aquilo... Ou então é poruqe a equipa técnica é um anulidade.. se assim for, mude.

    É adepto desses blocos ytong?
  8.  # 9

    Bem feito, é uma boa solução. Muito boa.
    • Djdasa
    • 3 agosto 2022 editado

     # 10

    Colocado por: Pedro BarradasBem feito, é uma boa solução. Muito boa.

    Lembro me de uns tempo atrás pesquisar sobre esses blocos e fiquei com a sensação não seriam os mais indicados para clima no norte/litoral devido a humidade elevada e como "ensopam" perdem as propriedades térmicas que possuem, mas eu sou apenas um curioso!
  9.  # 11

    A Ytong refere um valor de λ de 0,09 W/(mK), o que, para a espessura de 20cm, dá um U de 0,45 W/(m2K). Enganei-me nos cálculos ou é mesmo assim? Parece bom demais. É difícil encontrar informação técnica detalhada sobre este produto.
  10.  # 12

    Colocado por: AlexRibeiroÉ difícil encontrar informação técnica detalhada sobre este produto.

    O que não falta é informação sobre as características deste produto...
    Procure melhor. em anexo


    PS: bloco 20!? tem sempre de ser mais. isto se for fazer parede simples. tem de forrar a estrutura e corrigir pontes termicas. há varias classes de bloco...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexRibeiro
  11.  # 13

    Colocado por: AlexRibeiroA Ytong refere um valor de λ de 0,09 W/(mK), o que, para a espessura de 20cm, dá um U de 0,45 W/(m2K). Enganei-me nos cálculos ou é mesmo assim? Parece bom demais. É difícil encontrar informação técnica detalhada sobre este produto.

    A Ytong tem vários tipos de blocos e com valores de condutividade termica diferentes, esse valor que você referiu é do bloco ytong therm mas a espessura mínima desse bloco é 30 cm, ainda existe o bloco thermplus com o valor de 0.8 e bloco ultratherm 0.7
      Screenshot_20220803-125417_Samsung Notes.jpg
  12.  # 14

    Obrigado a ambos.

    Essas fichas confirmam os meus cálculos, para 240mm de espessura temos U=0,375 W/(m2K) para o bloco (R de 2,67), o que numa parede exterior com reboco resulta nos 0,35 W/(m2K) referidos na ficha (ou 0,33 com tijolo e caixa de ar).

    A questão é, em termos de custo como compara uma solução ytong + tijolo com uma solução bloco termico + capoto ou tijolo térmico + capoto, não só considerando os materiais mas também toda a mão de obra que o capoto exige.
  13.  # 15

    A questão é, em termos de custo como compara uma solução ytong + tijolo com uma solução bloco termico + capoto ou tijolo térmico + capoto, não só considerando os materiais mas também toda a mão de obra que o capoto exige.


    Relativamente a custos resolvi fazer um pequeno exercício, comparando bloco térmico Termisobel + ETICS com EPS100 de 6cm versus Bloco YTONG C3/450 de 20cm de espessura. Escolhemos este bloco por ser o único para o qual tínhamos custo unitário (7.43€ a peça)

    Considerámos:

    Solução 1: Bloco 25 + ETIS 6cm sem pintura (ETICS como acabamento final)
    Solução 2: Bloco YTONG 20 + Reboco + Pintura

    Desprezámos os custos de correção das pontes térmicas da solução 2. Considerámos os mesmos custos de aplicação

    Coeficiente de transmitância térmica total:

    Solução 1 - 0.45
    Solução 2 - 0.31

    Como AlexRibeiro disse para o bloco ytong de 24 o U desce para 0.35. Todavia como não tínhamos o preço deste bloco calculámos com o de 20. Com alguma simplificação podemos extrapolar com uma regra de 3 simples e ajustar o custo.

    Para o nosso projeto em termos de custos obtivemos:

    Solução 1 - 16800 €
    Solução 2 - 14600 €

    Para não tornar o post muito pesado não apresentamos os cálculos mas caso se considere útil, fá-lo-ei.
  14.  # 16

    Colocado por: fdfreireSolução 2: Bloco YTONG 20 + Reboco + Pintura

    Essa solução não serve tecnicamente para cumprir com os requisitos de exterior, forras termicas e tal.
  15.  # 17

    Peço desculpa. Os valores da solução 1 estão trocadas com a solução 2. Isto é, o Ytong apresenta um U e um custo mais elevados.
  16.  # 18

    Essa solução não serve tecnicamente para cumprir com os requisitos de exterior, forras termicas e tal.


    Posso depreender que nesse caso a melhor solução é bloco térmico + capoto? Pelo menos a conclusão a que cheguei acima, termicamente e monetariamente parece ser melhor...
  17.  # 19

    Depdende , é voce que vai comrpar o material e vai fornecer a maõ de obra?... As contas que voce fez, as vezes não são assim tão lineares.
    Depois o YTONG, é preciso que a equipa que va fazer isso tenha conhecimento, saiba usar e tenha vontade de fazer. Um alavenaria em YTONG, depdendo do tipo de obra, simplifica e aligeira enormemente as fases de obra e o tempo. E essa conta tem de também ser tida em equação.

    Posto isto, não consigo responder à sua questão o bloco tem de ser sempre superior à estrutura uns 10cm, pelo que para um aestrutura de 20, precisa de bloco 30.. tem de efectuar a correcção termica com as plaquetas deles.~

    veja aqui nestes:
    https://www.facebook.com/Blococelular-102891032054365
    https://www.blococelular.pt/
  18.  # 20

    outra coisa. isto é para ser bem discutido e decidido com os seus projectistas e tem de e assegurar da disponibilidade de mão de obra.
 
0.0191 seg. NEW