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  1.  # 761

    Colocado por: Casa da Horta
    Não me preocupei com essas coisas na moradia (e tanto que fui alertado) não era agora para a garagem e armazém das batatas que ia andar com cuidados :-)

    Certo, mas ao fazer agora novo não seria muito oneroso precaver essa situação, visualmente não é muito agradável notar as vigotas num teto novo.
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  2.  # 762

    Colocado por: HAL_9000Hal, ando com vontade de perguntar-lhe como gere o seu e-fatura. Li algures que tem por hábito pedir sempre fatura
    Vou lá no inicio de cada mês em 10 min (ao site, não tenho a app ainda), consigo separar o que é restauração (poucas), saúde (menos ainda), barbeiro/cabeleireiro (menos de uma por mês), o resto é quase sempre despesas gerais e portanto é rápido a fazer (as facturas da categoria despejas gerais que não aparecem automaticamente no e-factura, não me dou ao trabalho de introduzir). Apenas introduzo manualmente as despesas em titulos de transporte.

    Eu e a minha esposa usamos também um excel com as despesas do mês por categorias, por isso em princípio eu já sei se tenho muitas ou poucas faturas para validar, de entre daquelas que compensam.

    Isto no nosso caso é fácil de gerir porque não temos filhos, logo temos poucas despesas fora das gerais.
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  3.  # 763

    Colocado por: HAL_9000Eu e a minha esposa usamos também um excel com as despesas do mês por categorias, por isso em princípio eu já sei se tenho muitas ou poucas faturas para validar, de entre daquelas que compensam.

    Vê se o teu banco tem também uma APP para isso, a da CGD é muito boa (DABOX).

    EDIT: Outra app à qual aderi recentemente (pois já estava farto de andar com tudo o que era cartões a trás) foi a "Stocard".. muito boa para quem tem 1001 cartões de tudo e mais alguma coisa.
    Já andava com ideias de comprar uma daquelas mini carteiras que só levam meia dúzia de cartões e um par de notas.. foi um combo perfeito!
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  4.  # 764

    Colocado por: rjmpires
    Vê se o teu banco tem também uma APP para isso,
    Eu sei, eu é que não sou muito de usar apps, e depois há os pagamentos a dinheiro. Mas ja foi discutido aqui em casa migrar para apps, até porque é mais facil aceder à app do que ao computador.
  5.  # 765

    Colocado por: Casa da Horta
    Por enquanto não aparece essa opção, o canto superior direito está limpinho. No esquerdo tem o menu mas pouco ou nada tem.
    Tentei fazer uma captura de ecran mas não deixa.
    Obrigado Pires, já melhorou. Como deixa selecionar múltiplos itens é uma mais-valia ;-)

    Estranho.. experimenta a "matar a aplicação" e abrir novamente.
  6.  # 766

    Colocado por: HAL_9000Vou lá no inicio de cada mês em 10 min (ao site, não tenho a app ainda), consigo separar o que é restauração (poucas), saúde (menos ainda), barbeiro/cabeleireiro (menos de uma por mês), o resto é quase sempre despesas gerais e portanto é rápido a fazer (as facturas da categoria despejas gerais que não aparecem automaticamente no e-factura, não me dou ao trabalho de introduzir). Apenas introduzo manualmente as despesas em titulos de transporte.

    Eu e a minha esposa usamos também um excel com as despesas do mês por categorias, por isso em princípio eu já sei se tenho muitas ou poucas faturas para validar, de entre daquelas que compensam.

    Isto no nosso caso é fácil de gerir porque não temos filhos, logo temos poucas despesas fora das gerais.
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    Eu sou preguiçoso para andar a ver estas listas. E sim, com filhos é mais trabalho porque passam a ser 4 nif para verificar. Ainda há pouco vi o dos miúdos e não percebo porque não se faz a classificação automática das da creche, por exemplo. Ou da natação. Não seria possível com base na identificação da entidade que envia a fatura para o portal?
    Mas vou começar a pedir mais vezes fatura com nif, agora com a app ;-)

    Colocado por: rjmpires
    Estranho.. experimenta a "matar a aplicação" e abrir novamente.
      IMG_20220803_155630_035701_1.jpg

    Não, o meu não tem esse icon. Também não sou muito de app (não por ser do contra mas porque raramente ando com telemóvel fora de casa ou do trabalho) e não entendi o "matar a aplicação", mas desinstalei e voltei a instalar e está igual...
  7.  # 767

    Colocado por: Casa da Horta
    Tenho estado a ver preços no leroy:
    - gesso cartonado standard = 3.29 €/m2
    - OSB de 9 mm = 8 €/m2

    E vi umas placas de gesso cartonado com eps no meio que ficam a 10.69 o m2. Parecem um bom compromisso, sempre devem melhorar qualquer coisa o comportamento térmico.


    Pois, não deixa de ser uma preocupação os ratos habitarem no espaço entre a telha e o forro. Mas sub-telha não implicava levantar o telhado todo?

    Ando de volta da construção de um abrigo para arrumos. Tenho comparado preços entre Leroy Merlin, Armazéns Reis e aqui a loja de matérias da terrinha fica mais em conta e ainda por uma boa margem, em cada ferro 8x4 foram cerca de 17€ de diferença!lã de rocha de 80 com papel craft mais barata que a de 60 da Leroy. E entregam em casa gratuitamente. Por vezes essas superfícies é um engano.
  8.  # 768

    Colocado por: HAL_9000Isto no nosso caso é fácil de gerir porque não temos filhos, logo temos poucas despesas fora das gerais

    Mais do que isso, têm muito mais tempo.

    Regra geral só faço a validação 1 ou 2x no ano, e n demoro mais de 20 ou 30 min.



    Colocado por: Casa da HortaAinda há pouco vi o dos miúdos e não percebo porque não se faz a classificação automática das da creche, por exemplo. Ou da natação. Não seria possível com base na identificação da entidade que envia a fatura para o portal?

    Pq a classificação é feita pelo CAE, as entidades que têm mais do que 1 CAE, são as que ficam por validar. No meu caso acontece muito com a oficina carro, pq tb vendem combustíveis, logo o sistema não sabe como a classificar, ou classifica erradamente.
    Depois o exemplo da natação, tanto pode entrar nas despesas gerais, como na saúde, pelo que a dedução é bem diferente.

    Na realidade são poucas as faturas que interessa validar, educação, saúde, oficinas, cabeleireiro... O resto são despesas gerais.
  9.  # 769

    Colocado por: André Pimenta
    Ando de volta da construção de um abrigo para arrumos. Tenho comparado preços entre Leroy Merlin, Armazéns Reis e aqui a loja de matérias da terrinha fica mais em conta e ainda por uma boa margem, em cada ferro 8x4 foram cerca de 17€ de diferença!lã de rocha de 80 com papel craft mais barata que a de 60 da Leroy. E entregam em casa gratuitamente. Por vezes essas superfícies é um engano.

    Coberto de razão! Há o mesmo produto no Leroy a 4,09 que custa no loja da terra 2.80! Não vou comprar estes produtos no Leroy, apenas usei os preços deles para ter uma noção.

    Colocado por: NTORIONPq a classificação é feita pelo CAE, as entidades que têm mais do que 1 CAE, são as que ficam por validar.

    Agora entendo. Fixe, é bom ter por aqui quem sabe de impostos ;-)
    Mas as despesas gerais não é preciso validar para ter benefícios fiscais?
  10.  # 770

    Colocado por: Casa da HortaMas as despesas gerais não é preciso validar para ter benefícios fiscais?

    Como o benefício são apenas 250€ (500€ por agregado) é muito fácil de atingir apenas com as que ficam classificadas automaticamente... Por ex as dos hiper tb ficam por validar por terem tb venda de combustíveis ou restauração no CAE, mas na realidade aquilo é tudo para as despesas gerais...
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  11.  # 771

    Colocado por: Casa da HortaMas as despesas gerais não é preciso validar para ter benefícios fiscais?

    A partir do momento que lá tem o valor de 250€ a receber, já pode deixar de validar nas gerais, não vai receber mais ou menos por classifica-las como tal.
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  12.  # 772

    Colocado por: rjmpiresA partir do momento que lá tem o valor de 250€ a receber, já pode deixar de validar nas gerais, não vai receber mais ou menos por classifica-las como tal.
    Mas é importante para dados estatísticos, não vá o estado pensar que após pagarmos despesas, sobra muito ordenado para poupar. Em Fevereiro as minhas despesas gerais já estão no limite de reembolso, mas continuo a validar até Dezembro.
  13.  # 773

    Colocado por: HAL_9000Mas é importante para dados estatísticos, não vá o estado pensar que após pagarmos despesas, sobra muito ordenado para poupar. Em Fevereiro as minhas despesas gerais já estão no limite de reembolso, mas continuo a validar até Dezembro.

    Correto, eu faço o mesmo.
    Estava só a dar um exemplo em termos do benefício fiscal.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  14.  # 774

    Colocado por: HAL_9000Mas é importante para dados estatísticos, não vá o estado pensar que após pagarmos despesas, sobra muito ordenado para poupar

    Pior é se ocorre o oposto, gasta mais do que ganha, pode o estado pensar q esconde rendimentos
  15.  # 775

    Colocado por: NTORIONPior é se ocorre o oposto, gasta mais do que ganha, pode o estado pensar q esconde rendimentos
    No meu caso é impossível, os nossos rendimentos, são os nossos salários. Pode-se recorrer a poupanças e num ano gastar muito mais do que se ganhou, mas isso significaria que em anos anteriores se fez poupança, ou se recorreu a crédito. No entanto tudo baterá certo se as finanças tiverem alguma dúvida.

    Claro que havendo fontes de rendimento não declaradas....
    Concordam com este comentário: NTORION
  16.  # 776

    Depois tire foto do "barraco" para os arrumos :)
  17.  # 777

    Vamos iniciar o processo de trazer as galinhas para a casa nova. Já lá tenho para montar a gaiola e ontem comprei este abrigo de madeira que mede 4x3 metros. De dia andam à solta na gaiola e recolhem à noite para a casota, não se devem queixar das condições. Os planos são para fazer uma grande cerca com árvores no meio, mas isso só quando vivermos lá.

    O abrigo vai precisar de uma base em betão mas o meu construtor está sem qualquer hipótese de a conseguir fazer. Terei de ser eu.
    A casota pesa 520 kg e a laje terá 4,40 x 3,20 metros. Acham que de 5 ou 6 cm de betão com malha sol será suficiente?
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  18.  # 778

    Colocado por: Casa da HortaAcham que de 5 ou 6 cm de betão com malha sol será suficiente?


    10cm no minimo, senão pode partir.
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  19.  # 779

    Colocado por: barreira

    10cm no minimo, senão pode partir.
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    E já agora, para os 13 m2 de laje com os 10 cm de altura quantas toneladas de areia sugerem comprar? E cimento?
    Há alguma forma de calcular ou vai da experiência do pedreiro?
  20.  # 780

    Colocado por: Casa da HortaVamos iniciar o processo de trazer as galinhas para a casa nova. Já lá tenho para montar a gaiola e ontem comprei este abrigo de madeira que mede 4x3 metros. De dia andam à solta na gaiola e recolhem à noite para a casota, não se devem queixar das condições. Os planos são para fazer uma grande cerca com árvores no meio, mas isso só quando vivermos lá.

    O abrigo vai precisar de uma base em betão mas o meu construtor está sem qualquer hipótese de a conseguir fazer. Terei de ser eu.
    A casota pesa 520 kg e a laje terá 4,40 x 3,20 metros. Acham que de 5 ou 6 cm de betão com malha sol será suficiente?
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    Por quanto fica uma brincadeira dessas??

    O abrigo e essa "cerca"??

    Eu fiz uma base para uma garagem, onde coloco o minha carrinha partner, e sim tem pelo menos 10 cm... é 6x5... mas tipo fiz por bocados, em retângulos de 2x1...e até ao momento não apareceu nenhuma racha...atenção...a minha batedeira fui o carro de mão..
 
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