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  1. Colocado por: nandogoncaQuem também faça poucos kms por mês, também não compensará, pelo preço elevado dos veículos elétricos.

    Mas se tiver de trocar ou comprar outro veículo, penso que vale o esforço e comprar um VE, isto se poder carregar em casa ou trabalho.
    Pelos postos que tenho aqui à beira, ovar, carregar o VE que estou a ponderar comprar, ioniq 38kw, carregar a bateria dos 10% aos 100%, ficava a cerca de 40€, ou seja, uma pequena fortuna.
    Se com uma carga fizer uns 200km, precisaria de 5 cargas para fazer os quilómetros que faço com a minha Audi A4 B6, ou seja, perto de 200€.
    Roubar sim, mas tanto não.
  2. Colocado por: dom123Roubar sim, mas tanto não.


    Infelizmente são poucos os postos que pagamos um preço justo... Os do continente costumam ser aceitáveis.
    Como apenas carrego em PCR em viagem longas (férias) (faço cerca de 10 carregamentos em PCR num ano), nem me ponho a ver o que é mais barato, escolho um que esteja no destino e carrego. Agora para quem apenas precise de PCR ou postos lentos, tem que fazer bem as contas... Poderá ficar ao mesmo preço da gasolina/gasóleo...
    • dom123
    • 30 agosto 2022 editado
    Colocado por: nandogoncaPoderá ficar ao mesmo preço da gasolina/gasóleo...

    Pelas contas que fiz fica quase o dobro.
    A não ser que a APP miio me dê valores errados

    Postos do continente no vida em Ovar
  3. Primeiro problema dessa simulação é carregar com a Miio. Adicione um preço Endesa ou Prio e fica 30% mais barato... Carregue até aos 80% porque ninguém carrega aos 100% que é deitar dinheiro à rua....e claro, se essa é a sua preocupação, não compre o 38
    • dom123
    • 30 agosto 2022 editado
    Colocado por: JotaPPrimeiro problema dessa simulação é carregar com a Miio. Adicione um preço Endesa ou Prio e fica 30% mais barato... Carregue até aos 80% porque ninguém carrega aos 100% que é deitar dinheiro à rua....e claro, se essa é a sua preocupação, não compre o 38

    Realmente tens razão, se carregar até aos 80% o valor é quase metade.
    Relativamente à comprar o de 28kw, tem duas coisas que não me levam a comprar.
    A mais importante é que tem vezes que tenho de fazer quase 200km sem postos de abastecimento e também não gosto do das linhas do carro, achando o de 38kw mais apelativo principalmente a grelha frontal e o tablie...
    • mafgod
    • 30 agosto 2022 editado
    Colocado por: dom123Postos do continente no vida em Ovar
    Os postos da rede continente não aparecem aqui.
    Tem de usar a APP deles Plug and Charge
    LOJAS ADERENTES
    Continente Amadora
    Continente Beja
    Continente Évora
    Continente Loulé
    Continente Matosinhos
    Continente Santarém|
    Continente São João da Madeira
    Continente Portimão Cabeço do Mocho
    Continente Viana do Castelo
    Continente Viseu

    Continente Modelo Alto do Lumiar
    Continente Modelo Portela Ralis
    Continente Modelo Vila Real Santo António

    Continente Bom Dia Alcochete
    Continente Bom Dia Alfragide
    Continente Bom Dia Baguim do Monte
    Continente Bom Dia Carnaxide
    Continente Bom Dia Chaves
    Continente Bom Dia Faro|
    Continente Bom Dia Guarda|
    Continente Bom Dia Queluz
    Continente Bom Dia São Brás de Alportel
    Continente Bom Dia Termas de S. Vicente
    Continente Bom Dia de Sto. Amaro de Oeiras
    Continente Bom Dia Sertã
    Continente Bom Dia de Sobreda
    Continente Bom Dia Vila Verde
  4. Sobre as velocidades de carregamento...

    O bom é inimigo do óptimo.
    Claro que gostaria de carregar em casa a uma velocidade semelhante a um PCR.
    Ou em viagem, carregar o carro em 5minutos.
    Mas, para isso há custos acrescidos ou limitações atuais.

    Em casa, carregando a 16A, no horário de vazio máximo, 10h, carrego 36,7kW... isto dá para uns 250km!
    Claro que, se for TVDE e se tiver um VE com bateria superior a 40kW, pode não ser suficiente.
    Neste caso, posso sempre carregar a 32A ou mesmo trifásico 22kW (se o carro permitir e se a minha casa o permitir também).
    Para um particular, em que faça diariamente 100 ou 150km, também pode em vez de carregar a 16A, caregar a 32A. Agora, vale a pena o investimento? Passar um cabo de 6mm^2 do quadro elétrico para uma tomada e aumentar a potência contratada? Para uma vez ou outra? Mais vale carregar em horário de cheio umas horaas na véspera ou mesmo num PCR, sairá bem mais barato.

    É como a "desculpa" que na viagem de férias anual, se for de VE e usar a rede pública sai mais caro que ir de diesel e é mais demorada porque terá de cumprir as regras... bem, é uma questão de fazer bem as contas e, mesmo sendo verdade, vamos condicionar uma decisão por algo que não compense um par de vezes por ano ou que o obrigue a cumprir os limites de velocidade?!

    São opções individuais obviamente.
  5. Colocado por: dom123Relativamente à comprar o de 28kw, tem duas coisas que não me levam a comprar.
    A mais importante é que tem vezes que tenho de fazer quase 200km sem postos de abastecimento e também não gosto do das linhas do carro, achando o de 38kw mais apelativo principalmente a grelha frontal e o tablie...
    Acho que está decidido o modelo :-)
    Concordam com este comentário: dom123
  6. Colocado por: Bruno.AlvesContinua a dar-se prevalência à necessidade que uma ínfima parte da população tem de ir tomar café a Madrid se lhe apetecer (porque ao Algarve já não é desculpa...) em nome de manter vivo o modelo da bomba de combustível...

    Sim, são precisos carregadores rápidos. Mas a larguíssima maioria da população tem os carros parados >80% do tempo. Para mim são precisas é "tomadas" lentas e baratas em tudo quanto é canto e esquina. Facilidade de infraestrutura, comodidade de utilização, carro sempre carregado.

    Sem qualquer dúvida, é preciso mudarem-se as mentalidades, já que na esmagadora maioria dos casos não é necessário alterar a forma de utilização do automóvel, pois estes já passam uma larga parte do tempo estacionados.

    Como diz, havendo carregamentos lentos em "qualquer ponto", deixariam de ser necessários carregadores rápidos para as pessoas irem abastecer como se fosse gasóleo.
    O carregamento poderia ser feito todos os dias, como parte da rotina (caso, trabalho, rua, etc).
    Até creio que um carregamento lento seja mais saudável para as baterias e também permitiria mante-las abaixo de 80% de carga, que dizem causar esforço (há algum estudo das baterias de VE sobre estes temas?)

    Posto isto - e quase como advogado do diabo - é importante referir que a capacidade de carregamentos ultra rápidos é uma boa notícia. Não má!
    Não é a existência de algo positivo que afectará negativamente a opinião pública sobre os VE.

    Estes carregamentos rápidos já acontecem noutros dispositivos (telemóveis, portáteis, etc) e, embora na maior parte das vezes não seja necessário, é uma comodidade para as poucas vezes que dão jeito.
    E assim, menos desculpa existe para quem quer ir tomar café a Madrid por 5 min e voltar de seguida 😂
  7. Colocado por: mafgodAcho que está decidido o modelo :-)
    Concordam com este comentário:dom123

    O modelo está decidido, falta é encontrar a bom preço
  8. Eu estava a ver se convencia a esposa a vendermos o Skoda Superb diesel e, num futuro próximo, a comprar outro eléctrico. Não só porque é um carro que dá alguma despesa com manutenções como me parece que vá dar problemas caros no futuro... Adicionalmente, o concessionário Skoda em Coimbra está "populado" por pessoas que ou não sabem ou não querem fazer, e há coisas de que me queixo que "não é nada" mas assim que acabar a garantia vai ser "ui, está aí uma reparação cara"... Ela tem um Leaf 40 e adora a coisa, mas o problema dela continua a ser "range anxiety", porque 1x/mês vamos de Coimbra a Chaves e Braga, e é uma volta grande. Temos um Opel a GPL mas já lhe pesam 21 anos e tem medo que avarie em viagens mais longas. E depois há o argumento do conforto e segurança, que, efectivamente, o Skoda tem abundantemente. Na nossa vida diária fazemos sempre uns 50 km/dia cada, ou menos, e durante um par de anos até passamos só com 1 carro (o Opel) mas começou a tornar-se incómodo gerir horários e "vida de taxista" a apanhar miúdos e graúdos... Até fiz o exercício de colocar o Skoda à venda no OLX e penso que conseguiria 22-23k por ele. Mas acho que não há maneira de a convencer... Sobretudo que por esse € não se consegue nada com autonomia de mais de 300 km.
  9. Já agora, há alguém que costume viajar de EV pela A24? Há postos de carregamenot nas estações de serviço? Não me aparecem nos mapas... Estava aqui a magicar tentar convencê-la a ir de Leaf da próxima vez, a ver como corre. Teria que carregar lá para Lamego (há postos no Leclerc), para não ter chatice mais para a frente, quando é só paisagem.
  10. Colocado por: pcspinheiroJá agora, há alguém que costume viajar de EV pela A24?

    Tenho feito algumas vezes, sim. É terrível, aquele sobe e desce. Na média o consumo não é muito superior ao normal, mas subir Bigorne e ver a autonomia a desaparecer à bruta, até assusta 😁 Mas tudo o que sobe desce e no final bate tudo certo.
    Não há carregadores na A24 que eu conheça.

    Fui há 2 semanas correr o norte todo, desde Bragança até V.N. Cerveira e na "subida" fui pela A24 (Lamego --> Mirandela --> Bragança). O meu VE tem alguns km de autonomia a mais que o Leaf40, mas fui sempre carregando nas oportunidades e consegui não precisar de fazer nenhuma CR numa semana inteira de passeio. Constrangimentos mínimos por usar um VE (apenas escolher restaurantes a uma distância caminhável de um posto).

    Quando preciso de carregar por essa zona normalmente faço um desvio por Viseu antes de iniciar a A24 ou faço uma paragem estratégica em Lamego para buchar.
  11. Colocado por: pcspinheiroSobretudo que por esse € não se consegue nada com autonomia de mais de 300 km.

    É um facto. Na casa dos 30k€ julgo que só o Zoe ZE50 fará 300km (não sei o preço actual, mas já andou em promoção nesses valores e sem aluguer de baterias).
    Para fazer 300km tem de ser no mínimo um VE de 50-55kWh e com muito cuidado no pé em percursos como a A24. É só fazer as contas, 50kWh para 300km tem de fazer média de 16,7kWh/100km que em AE é terreno de ioniq 😁).

    Com o reboliço do mercado actual é complicado. Há 1 ano comprava-se um Niro de 64kWh por pouco mais de 30k€ semi-novo. Agora upa upa :-( Mas é igual para VEs ou não, está tudo inflaccionado...
  12. Sim, está tudo inflaccionado, mesmo o valor dos ICE usados, daí que podia ser boa oportunidade para vender. Notem que gosto muito do Skoda, é mega espaçoso para quem vai atrás, é económico (este depósito vai com média de 4.5L/100 em mais de 700km percorridos) e muito confortável. Mas pressinto que vai dar chatices em poucos anos, ao contrário do velhinho Opel, que já vai com 384.000 Km e sem chatices de maior que eu não conseguisse resolver.

    Efectivamente, se fosse em terreno plano, a coisa era diferente, mas a A24 é uma porcaria nesse sentido, sobe imenso (mas também desce imenso, não sei é o que regenera nessas descidas sem perder demasiada velocidade...).

    Acha que é de experimentar convencê-la a ir no Leaf, ou o stress de ver a autonomia a eclipsar-se depressa vai argumentar contra mim?..
  13. Colocado por: Bruno.AlvesQuando preciso de carregar por essa zona normalmente faço um desvio por Viseu antes de iniciar a A24 ou faço uma paragem estratégica em Lamego para buchar.

    Pois, aqui a questão é que vamos sempre de fugida, para ir almoçar nums a Chaves e depois a Braga no dia seguinte. A típica visita às várias capelas... por isso paragens frequentes ou demoradas vai ser constrangimento significativo.
  14. Colocado por: pcspinheiroAcha que é de experimentar convencê-la a ir no Leaf, ou o stress de ver a autonomia a eclipsar-se depressa vai argumentar contra mim?..

    Vai 🤣 Mas sim, tudo o que sobe desce e apesar de não regenerar tudo o que se gasta, devolve a média a valores aceitáveis. Mas a subir e ver a autonomia a desaparecer, dá um apertozinho naquela zona ao fundo das costas... 😁😁😁

    Colocado por: pcspinheiroPois, aqui a questão é que vamos sempre de fugida, para ir almoçar nums a Chaves e depois a Braga no dia seguinte. A típica visita às várias capelas... por isso paragens frequentes ou demoradas vai ser constrangimento significativo.

    Coimbra-Chaves faz-se directo com algum cuidado no pé e uma bateria dos tais 50-55kWh. A minha esposa foi com uns colegas de trabalho e chegaram lá sem problemas de maior (o meu tem nesta altura 58-60kWh mas é um bisonte de 2,2ton que consome sempre muito).
    Chaves-Braga e Braga-Coimbra são "pinotes" para um VE dessa autonomia. É preciso é acautelar carregamento enquanto se está nessas cidades ;-)
  15. Pois, se fosse um ID.3 ou ID.4 fazia-se melhor, mas não há grav€to para isso. Quando muito compraria um segundo Leaf. Fora a autonomia "reduzida", nada de maior a dizer do carro. Os de 62 KWh são raros e caros... Mas uma vez conduzi um de empréstimo da nissan e, com cerca de 70% de bateria ainda tinha mais de 270 km de autonomia, e os consumos médios que mostrava eram de mais de 18 KWh/100 (nós fazemos no dia a dia 13.4 de média).
  16. Não fica com o coração nas mãos quando faz uma viagem longa sem conhecer o percurso?

    As subidas consomem bastante
 
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