Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: EortigueHa muito Portugal fora dos grandes centros urbanos onde ainda ha propriedades em conta. Eu tambem gostava de ter um carro que me fizesse o pequeno almoço e uma tv que me fizesse o IRS e não tenho porque não tenho dinheiro para tal.

    Certo, então que melhorem as condições fora dos centros urbanos.
    Concordam com este comentário: Eortigue
  2. Colocado por: Vítor Magalhães
    Certo, então que melhorem as condições fora dos centros urbanos.

    Até agora andaram sempre a investir maioritariamente nos grandes centros urbanos e toda a gente que lá mora andavam todos contentes.
  3. Colocado por: rxptA questão não é só a inflação, é a taxa euribor estar a subir o que vai fazer com que muitos compradores/investidores que precisem de recorrer a credito habitação para comprar casa deixem de o fazer por não conseguir suportar a prestação.


    Qual é a alternativa? Pagar rendas abusivas? Das duas uma, ou pagas CH ou pagas renda. Ainda há 3 semanas atrás vinha na página do Jornal de noticias em destaque "Rendas altas empurram famílias para compra de casa" e mais abaixo vinha "Portugueses cada vez mais pedem crédito pessoal para entrada de casa". Entretanto deixou-se de falar disto porque é mais importante para a comunicação social causar o pânico com subidas de euribor (é novidade por assim dizer, ja ninguem se lembrava) do que falar de rendas altas e créditos pessoais (isso já toda a gente sabe que existe). Agora, se cada vez mais as pessoas estão a ir por este caminho (que é desesperado) diria que tão cedo a procura não vai car. A maior percentagem de volume imobiliário continua a ser interno, mesmo assim ainda.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  4. É dificil justificar os investimentos quando não ha pessoas. Tem de se começar a dar passos nesse sentido, provavelmente terá de começar com uma diaspora interna depois então o investimento virá atras.
  5. Colocado por: Sasapo
    Até agora andaram sempre a investir maioritariamente nos grandes centros urbanos e toda a gente que lá mora andavam todos contentes.

    Pode ser que agora as minhas filhas tenham autocarro de hora em hora pelo menos para poderem ir para o liceu, em vez de ter de 4 em 4 horas... e não, não é em Freixo de Espada à Cinta, é a meia hora do Porto...
    Concordam com este comentário: Ruipsm
  6. Apliquem a fiscalidade que usam para atrair espat a portugueses, ficamos logo a poder competir mais um pouco na compra de imóveis.
  7. Colocado por: Vítor Magalhães

    Na minha opinião este deveria ser um problema a resolver com máxima prioridade antes que Portugal deixe de ser definitivamente para Portugueses.

    Mais um mito da treta. Os estrangeiros representam cerca de 10% do mercado e maioritariamente em zonas turísticas ou de 2ª habitação. Eu quando comprei a 1ª casa há mais de 40 anos nunca sonhei em comprar no Concelho de Lisboa pois já na altura não tinha rendimentos para isso. E não havia estrangeiros nenhuns a comprar em Portugal excepto no Algarve.
    Concordam com este comentário: MS_11
  8. Mesmo os investidores/estrangeiros que não necessitem recorrer a credito vão pagar menos se não tiverem de competir com os compradores nacionais.


    Investidores estrangeiros a "competir" com os nacionais? é uma piada certo? Coitadinhos de nós x)
  9. Colocado por: EortigueÉ dificil justificar os investimentos quando não ha pessoas. Tem de se começar a dar passos nesse sentido, provavelmente terá de começar com uma diaspora interna depois então o investimento virá atras.

    É criar condições para fixar a população.
    Criar emprego, descentralizar serviços básicos, etc...
  10. Colocado por: honeybadger

    Investidores estrangeiros a "competir" com os nacionais? é uma piada certo? Coitadinhos de nós x)

    Claro que tambem existem alguns portugueses que compram o mesmo tipo de casas na Av.Liberdade, Qta da Marinha, Qta do Lago, Herd Aroeira, etc, mas esses muitas vezes também investem no estrangeiro (tipo Socrates em Paris,p.ex.).
    • AMVP
    • 20 setembro 2022
    Pois eu ca penso que a solução passaria pelos Portugueses ganharem mais, em termos liquidos.
    Como nao me parece que isso esteja em perspectiva, deveria-se limitar o numero de imoveis para 2 habitacao e para nacionalidades estrangeiras, pois dizer que as pessoas podem viver fora dos grandes centros nao é solucao, ate pq esses centros vao sempre necessitar de mao de obra,
    É empurrar as pessoas para 100 km de distancia tb nao me parece o melhor.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  11. Colocado por: EortigueHa muito Portugal fora dos grandes centros urbanos onde ainda ha propriedades em conta.
    Em locais onde não se ganha o suficiente para pagar essas propriedades em conta, logo no fundo vai dar ao mesmo, e a taxa de esforço deve ser semelhante.

    Nem todos são nomadas digitais, ou têm trabalhos que permitem o teletrabalho
    • AMVP
    • 20 setembro 2022
    O que aconteceu em evora? É que fala-se muito da aml, amp e braga mas évora nao me parece estar melhor
    • AMVP
    • 20 setembro 2022
    Como q pensar que o melhor sera os Portugueses comprarem /arrendarem em espanha, pois por aqui esta dificil
  12. Colocado por: Carvai
    Mais um mito da treta. Os estrangeiros representam cerca de 10% do mercado e maioritariamente em zonas turísticas ou de 2ª habitação. Eu quando comprei a 1ª casa há mais de 40 anos nunca sonhei em comprar no Concelho de Lisboa pois já na altura não tinha rendimentos para isso. E não havia estrangeiros nenhuns a comprar em Portugal excepto no Algarve.
    Concordam com este comentário:MS_11

    Não é mito nenhum, o Carvai está a abordar o problema de uma forma muito superficial, os tais "cerca de 10%", no entanto toda a gente sabe que o o valor do imobiliário é mais facilmente influenciado pelo preço do que propriamente pelas características, isto para dizer que se o vizinho vendeu um T2 por 300K o do lado, que pode nem ter nada a ver em termos de área/acabamentos vale o mesmo, porque afinal o que conta é localização, localização e localização. Se não for assim, expliquem-me lá como é que raio é que um T1 com 21 anos de 38m2 num 7 andar com "vistas" de mar vale 3.553 €/m² ???!
  13. Colocado por: AMVPO que aconteceu em evora? É que fala-se muito da aml, amp e braga mas évora nao me parece estar melhor

    Atualmente arrisco a dizer que "se perdeu a vergonha" um pouco por todo o país, pois qualquer "ruina" no interior profundo já tem uma imobiliária a esfregar as mãos e a descrever mundos e fundos sobre as "potencialidades"...
    Concordam com este comentário: Nostradamus, desofiapedro
  14. Colocado por: Vítor MagalhãesSe não for assim, expliquem-me lá como é que raio é que um T1 com 21 anos de 38m2 num 7 andar com "vistas" de mar vale 3.553 €/m² ???!

    E o que é que isso tem a ver com os estrangeiros?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  15. Colocado por: Carvai
    E o que é que isso tem a ver com os estrangeiros?


    Colocado por: Vítor Magalhãeso valor do imobiliário é mais facilmente influenciado pelo preço
  16. Colocado por: Vítor MagalhãesAtualmente arrisco a dizer que "se perdeu a vergonha" um pouco por todo o país, pois qualquer "ruina" no interior profundo já tem uma imobiliária a esfregar as mãos e a descrever mundos e fundos sobre as "potencialidades"...



    Parece que por vezes se esquece que os coitadinhos que não podem pagar preços altos porque ganham mal são os mesmos que esfregam as mãos ao vender ruínas...

    Sempre a desculparem-se com os "estrangeiros", que são em numero insignificante ainda assim...

    Nós só nos temos que agradecer a nós próprios o caldo em que iremos ser cozinhados :)

    Culpar um estrangeiro por ter dinheiro é o mesmo que culpar um português rico por poder pagar mais.
    Concordam com este comentário: Carvai
  17. Certo, esqueci-me de mencionar a especulação imobiliária.
 
0.0457 seg. NEW