Colocado por: JPMN_17Se calhar é só um complexo meu,, mas muitas vezes tentei algum recato na forma e no conteudo dos meus pedidos, porque "temia" que do lado de lá a malta visse aquilo e pensasse: "ai tu queres instalação de tomadas para carregar o teu carro eletrico?? ai tu queres estores eletricos com fecho central operado pelo telemovel?? (por acaso este pus 😂 ) ai tu queres meter fotovoltaicos?? ai queres?? então PUMBA leva aí com mais 40 ou 50 mil euros no orçamento que é para aprenderes a não ser menino!!!!!
Colocado por: zedasilva
É o chamado coeficiente de cag onice.
Infelizmente é muito comum nos empreiteiros menos preparados ou nos menos sérios.
Por isso os DO deverem ter sempre alguns cuidados nesta fase da consulta.
Colocado por: JPMN_17tentar perceber se sou só eu, ou se é algo mais comum.
Colocado por: mafgodPonderou colocar uma ou mais tomadas dedicadas na garagem/alpendre/exterior para quando tiver um veículo elétrico o poder carregar?
Ponderou a colocação de pré ou mesmo instalação de painéis fotovoltáicos?
Colocado por: chris50ddNós queremos é ver mais fotos!
Colocado por: rpmmsantos
Para o meu licenciamento ter ponto de carregamento de veículo elétrico foi obrigatório. E não é pre-instalação, é mesmo uma tomada ou wallbox. E o projeto elétrico dimensionado para isso.
Também optei por deixar já a pre-instalação para painéis na cobertura e inversor na cave.
Colocado por: zedasilva
De trabalhos onde poder dizer mal.
Isto sem dizer mal de alguma coisa não tem piada
Colocado por: chris50ddNós queremos é ver mais fotos! Sigaaa pra vinho!
Colocado por: zedasilva
De trabalhos onde poder dizer mal.
Isto sem dizer mal de alguma coisa não tem piada
Colocado por: JPMN_17Mas … se eu amanhã quiser uma wallbox em casa , posso colocar , não ?Para carregar um VE basta uma simples tomada para carregar a 10A com o cabo que vem com o carro ou vendido pela marca, ou trocar a tomada schucko por uma tomada CEE16 e carregar a 16A com um cabo aftermarket.
Colocado por: bluthunder82Simples mas muito bonita.
Colocado por: mafgodPara carregar um VE basta uma simples tomada para carregar a 10A com o cabo que vem com o carro ou vendido pela marca, ou trocar a tomada schucko por uma tomada CEE16 e carregar a 16A com um cabo aftermarket.
A 16A, em 8h, coloca energia na bateria do VE suficiente para mais de 200km.
uma wallbx por norma é muito mais caro que um cabo de carregamento doméstico.
Portanto, o mais importante é existir pelo menos uma tomada próximo ao carro.
Claro que se tiver mais do que um VE, ou se precisar de maior potência de carregamento, não basta existir a tomada ou tomadas. Maior potência de carregamento obriga a cablagem de maior dimensão ou em vez de monofásico ser trifásico.
Colocado por: DR1982Os 3D estão muito bons, e a cozinha propriamente dita também.