Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: AMVPAgora que o assunto veio novamente nas noticias, ha que ver que é sempre possivel aparecerem bons negocioshttps://observador.pt/2017/09/12/sogros-compraram-casa-igual-a-de-medina-pelo-mesmo-preco-seis-anos-antes/


    Algum favor que foi pago com um "desconto".

    É uma forma de um politico corrupto receber dinheiro sem que haja uma transferencia diretamente para ele.
  2. Colocado por: AMVPCertamente que nao era no centro de Paris, por exemplo
    Não, não era. Era num país da UE onde se ganha mais que em Portugal. Diminuiu muito o número de países possíveis? :)
  3. Colocado por: HAL_9000Isso conheço, mas os que me estão a ocorrer agora ganham acima da média nacional.


    Eu referia-me aos seus amigos estrangeiros...
    • AMVP
    • 24 setembro 2022
    Colocado por: HAL_9000Não, não era. Era num país da UE onde se ganha mais que em Portugal. Diminuiu muito o número de países possíveis? :)

    Repare, eu nao estou a tentar advinhar onde esteve emigrado, se é isso que pensa. O que vejo mt é comparar o que nao é comparavel. Mas ja me esclareceu que nao era no centro de Paris pelo que no centro de Londres ainda menos
  4. Colocado por: N Miguel OliveiraEu referia-me aos seus amigos estrangeiros...
    Ah, neste momento não faço ideia. Na altura era tudo pessoal entre os 20 e os 30 e arrendavam. Vamos falando ocasionalmente, mas não sei a vida deles a té esse pormenor.

    Já os meus colegas do secundário que emigraram a seguir à faculdade, parte deles comprou, construir acho que não.
  5. Colocado por: AMVP
    Repare, eu nao estou a tentar advinhar onde esteve emigrado, se é isso que pensa.
    Estava a brincar. Eu também não disse que era no centro, disse que era na cidade mais cara. Foi em terras de Nuestros hermanos.
    • AMVP
    • 24 setembro 2022
    Colocado por: HAL_9000Estava a brincar. Eu também não disse que era no centro, disse que era na cidade mais cara. Foi em terras de Nuestros hermanos.

    Olhe, fui ver Barcelona e a coisa tb nao anda barata por la

    https://www.idealista.com/pt/alquiler-habitacion/barcelona-barcelona/
  6. Colocado por: HAL_9000Em paridade de poder de compra? Duvido.


    Mas então donde nasce a sua dúvida? Eu tal como você, tampouco vejo colegas estrangeiros a construir ou comprar antes dos 40-45, e quando o fazem são de facto construções muito muito pequenas. Mas vejo muita gente em Portugal a fazê-lo ainda nos 20-35 anos e com o dobro do tamanho.

    O Hal mencionou antes que fez 270m2, que aparentemente até é pequena em relação aos vizinhos. E que não lhe custou tanto assim.

    Ora, se em Portugal se faz assim e lá fora não se faz nem parecido, o que o leva a achar que a construção não era barata em Portugal? Apesar da diferença do poder de compra?
    • AMVP
    • 24 setembro 2022
    Colocado por: AMVP
    Olhe, fui ver Barcelona e a coisa tb nao anda barata por la

    https://www.idealista.com/pt/alquiler-habitacion/barcelona-barcelona/

    Este como nao tem janela tem a vantagem de ter ac, para ver se ninguem morre la dentro.
    Ou seja, la como tal.
    E penso que nem é no centro da cidade
  7. Comprado ou arrendado a verdade e que moram sozinhos desde muito cedo . Muitos em T0 ou T1 modernos e acessíveis para eles .

    Aqui fica tudo em casa dos pais até aos 30 e tal porque não tem dinheiro para pagar uma casa e sobreviver ao fim do mês.

    Aliás cada vez vejo mais casais jovens a morar em casa dos pais .

    Ainda no outro dia vi um artigo que falava disso
    Concordam com este comentário: pguilherme
    • AMVP
    • 24 setembro 2022
    Colocado por: Reduto25Comprado ou arrendado a verdade e que moram sozinhos desde muito cedo . Muitos em T0 ou T1 modernos e acessíveis para eles .

    Aqui defende - se que essas tipologias mao deveriam existir :)


    Colocado por: Reduto25Aqui fica tudo em casa dos pais até aos 30 e tal porque não tem dinheiro para pagar uma casa e sobreviver ao fim do mês.

    E verdade, mas tb é verdade que muitos nao saem pq querem uma casa ao nivel da que os pais tem, e para isso nao da.

    Colocado por: Reduto25Aliás cada vez vejo mais casais jovens a morar em casa dos pais .

    E ja reparou a quantidade de casais com filhos a procura de quarto?
  8. Colocado por: Reduto25porque não tem dinheiro para pagar uma casa


    Muito menos se essa casa é maior/custosa do que necessitam no "inicio da vida" por serem T2 ou T3...
  9. Colocado por: AMVPPrefere a ativa?

    Prefiro nenhum tipo de agressividade gratuita, obrigado por perguntar.

    Colocado por: N Miguel OliveiraSA: em dois projectos diferentes, uma torre de 21 pisos com 81 apartamentos, dos quais 79 eram T1+1 e 3 T2+1... e um complexo de 6 pisos com 83 apartamentos... dos quais 75 eram T1+1 e 8 T2+1... A visão é que o +1 seja um pequeno nicho na sala, que se necessário pode ser fechado e separado da mesma, passado a dispor de mais um quarto pequenito com janela própria. Em tamanho diria que tinham 25x35ft em média, ou seja uns 80m2. Que comparando com os T1 portugueses seriam de facto maiores, mas usando o +1 como quarto, tornar-se-iam em T2 com um tamanho próximo do nosso mínimo legal (72m2 segundo o RGEU).

    Opa, T1+1 é diferente de um T1. E T2+1, garantidamente que é diferente de um T1. É um não assunto.

    Operacionalmente, T1 acaba por ser limitado. Não dá para um escritório, quarto de visitas, futuro primeiro filhote, etc. Sinceramente, não percebo a atracção por um T1, excepto por razões exclusivamente económicas.

    Um promotor apostar num mercado de T2 e superior não faz dele um burro, como dizem. É uma estratégia e com sucesso, acrescento.
    Os cães ladram e a caravana passa, I guess 😂

    Colocado por: AMVPO promotor que referi que faz t1 nos predios que constrois apenas constrois para a classe media alta /alta.

    Lá estão estes conceitos esotóricos das classes, que só acrescentam ruido ao tema.

    Colocado por: AMVPNao disse que era o objetivo de vida das pessoas, para mim ate faz sentido mas sei que sou um caso raro

    Se é caso raro, então concordará que não fará sentido apostar em grande escala nesse mercado. Pasme-se. Mas os outros são catalogados como "burros" 🤦‍♂️

    Colocado por: AMVPQuem compre para o mercado de arrendamento parece - me um bom negócio pois o valor de renda sera baixo, face ao mercado, mas o investimento tb é menor.

    Ainda hoje disse que as diferenças de preços para os T2 não eram significativas. Decida-se!

    Colocado por: N Miguel OliveiraA minha percepção é que apenas agora começa a custar ter casa em Portugal... tal como acontece fora. Pelo que não me parece estranho começar a ver consruções mais pequenas...

    Tal como referi, não será assim tão linear.
    Se as pessoas preferirem ficar onde estão ou arranjarem outras soluções (familiares, diferentes localizações, alugueres ou assim), poderão não estimular o mercado no sentido da massificação de T1 ou areas extraordinariamente pequenas (e o mesmo acontece com os preços, mas podemos falar disso posteriormente).

    Se o mercado ficar estrangulado, os profissionais não terão remédio senão ajustar preços. E as pessoas podem, culturalmente falando, estarem pouco inclinadas para T1.
    Só se houver procura para alimentar preços altos e ao mesmo tempo tornar a venda de T1 aliciantes, é que o mercado caminhará para lá.
    Tal compo referi sobre a redução drástica de preços, seria preciso uma conjuntura perfeita para caminhar nesse sentido. Sobretudo para mudar mentalidades e por diferenças significativas de vivência.
    • AMVP
    • 24 setembro 2022
    Colocado por: pguilhermePrefiro nenhum tipo de agressividade gratuita, obrigado por perguntar.

    Entendo, mas isso vale para os dois lados. Mas ainda bem que nao gosta
  10. Colocado por: pguilhermeOpa, T1+1 é diferente de um T1. E T2+1, garantidamente que é diferente de um T1. É um não assunto.


    Mas não é muito diferente em área. São mais 5-7m2 na sala. A planta não gira em função desse +1, é apenas uma margem de área adicional na sala.

    Quantos aos T2+1 confesso que até fui eu que os sugeri (por uma questão de aproveitamento de espaços sobrantes na cobertura).

    Tanto num proj. como no outro, os promotores não esperavam nada além de T1 ou T1+1. Tampouco me parecem burros estes promotores.

    Depois, mesmo os T2+1 eram apenas 11 num total de 164 apartamentos (total 2 exemplos). Convém não confundir a árvore com a floresta.
    • AMVP
    • 24 setembro 2022
    Colocado por: pguilhermeLá estão estes conceitos esotóricos das classes, que só acrescentam ruido ao tema.

    Gosto da sua subtileza é nao agressividade, entao pq diga la.

    Colocado por: pguilhermeAinda hoje disse que as diferenças de preços para os T2 não eram significativas. Decida-se!

    Se for ler, o que disse é que nao era significativa no arrendamento, e, para o ajudar na procura, nao o disse hoje mas ontem.
    Ja agora, descida-se se gosta de agressividade ao nao, pois parece - me indeciso entre o que diz é o que pratica. Decida-se!
  11. OK ok!

    Ainda assim, T1 adequam-se perfeitamente a determinados mercados/localizações, mas não como receita genérica.
    Aliás, arrisco a dizer que a única vantagem de um T1 será uma questão económica por necessidade do cliente e por desejo de rentabilização do promotor.

    Mas será improvável que alguém *realmente* queira viver num T1. Mesmo sozinho, um quarto extra (que pode ser pequeno) oferece muito mais flexibilidade.
  12. Colocado por: pguilhermeOK ok!

    Ainda assim, T1 adequam-se perfeitamente a determinados mercados/localizações, mas não como receita genérica.
    Aliás, arrisco a dizer que a única vantagem de um T1 será uma questão económica por necessidade do cliente e por desejo de rentabilização do promotor.

    Mas será improvável que alguém *realmente* queira viver num T1. Mesmo sozinho, um quarto extra (que pode ser pequeno) oferece muito mais flexibilidade.



    Foi o que referi antes de tudo.
    A meu ver a construção em Portugal era barata (só não digo que é, dado o cenário que pintam da capital). Quando os preços começam a ficar inacessíveis para certos tamanhos, tal como aconteceu em quase todos os países mais desenvolvidos, o caminho que tem sido seguido é o da redução de espaço e numero de compartimentos. O que justifica que PT seja diferente dos demais?

    Há quem ache que em Portugal isto não cola por questões culturais e de vivência em familia, etc... E isso tem a sua cuota de importância sim, muito parcialmente. Já eu acho que se deve sobretudo ao preço, pois não acredito que no estrangeiro essa não é de facto a maior razão para as pessoas "quererem" espaços menores. Começando a doer lá se vai a cultura e as jantaradas...
  13. De nada adianta também ter T0 ou T1 que não são acessíveis a maioria dos portugueses.

    Que e o que acontece actualmente , devido obviamente ao facto da invasão que Portugal sofre
  14. Colocado por: N Miguel OliveiraE que não lhe custou tanto assim.
    Onde é que eu disse isso? Disse que não custou os valores médios que aqui falam, também porque fiz cerca de 20% do trabalho, e só por isso é que avancei.
    Mas custar muito custou, e ainda custa. Basicamente andei a poupar 10 anos (a morar em quartos, sem férias de jeito, sem luxos), para pagar metade de uma casa. Se a fosse a iniciar agora provavelmente nem 1/3 dava para pagar.

    No entanto o meu salário hoje é muito semelhante ao que tinha em 2010, antes de começarem os cortes da moda à lá troica. Ou seja se eu continuasse à espera e a poupar, para não recorrer a crédito, o que ia acontecer é que o dinheiro que tinha ia desvalorizando, as casas cada vez mais caras e eu em vez de trabalhar 20 anos para a pagar ia andar 40.


    Faz sentido? A mim não faz.
 
0.0488 seg. NEW