Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos ah já algum tempo de acompanho este fórum e gostava de partilhar com vocês alguns problemas que na minha opinião estão associados à cobertura.

    Todos os anos chegando ao inverno deparo-me com problemas de aparecimento de manchas nos quartos dos últimos pisos, no entanto julgo que existem duas situações distintas que estão a acontecer uma é infiltração de água da chuva que passa pela cobertura de telha (lusa) e outra que não sei como identificar que é a condensação. O telhado em questão não é acessível pelo interior da moradia pelo que não posso verificar as infiltrações quando está a chover.

    As fotos que vos apresento são de um quarto de dormir, daí a minha dúvida acerca da condensação, pois foi a resposta do empreiteiro ao aparecimento das manchas....
    Infiltração ?
    Zona do beirado:
    De Isolamento Laje



    De Isolamento Laje



    Condensação
    Não sei se será fácil de visualizar mas começam com pequenas manchas no tecto que depois começam a "descer" a parece. As paredes deste quarto são duplas com isolamento XPS wallmate (não sei quantos cms não me recordo) .


    De Isolamento Laje



    De Isolamento Laje



    Como já estou ficando farto de limpar manchas todos os anos queria ver se resolvo a situação, durante a construção não pensei que fosse importante a questão da sutelha nem do isolamento termico da laje, pois aqui na ilha as temperaturas são relativamente amenas. Existe uma questão que tem de ser o empreiteiro a resolver que são as infiltrações e outra que eu queria melhorar mas não sei se trás grande valor acrescido que é a utilização de xps sobre a laje floormate de 4cm conforme este esquema:

    De Isolamento Laje

    Nota: Foto adaptada a https://forumdacasa.com/discussion/10150/correccao-ponte-termica-em-laje/

    No futuro esta a pensar utilizar a subtelha da onduline para prevenir as infiltrações, pois sei que o XPS não me resolve o problema das infiltrações...

    Desde já agradeço a atenção dispensada.

    Cumprimentos.
    •  
      alv
    • 27 novembro 2010 editado

     # 2

    Vivam!

    Teixeira: Salvo melhor opinião e claro uma visita ao local, que desde já me disponibilizo para efectuar graciosamente, com viagens às suas custa a uma qualquer ilha que não seja este país à beira mar plantado, dizia, salvo melhor opinião, que as duas primeiras fotos são claramente infiltrações e as duas seguintes, claramente condensados, que se notam claramente pelo ponteado de fungos escuros sob o tecto branco.

    A solução do primeiro problema é, se conseguir detectar a entrada de água, corrigi-la, e a segunda consiste em isolar, isolar, isolar.

    Para isso, além da hipótese que coloca, deveria considerar a hipótese de estender uma manta de lã de vidro de 60 ou 80mm que é mais fácil de aplicar e além duma relação custo qualidade melhor, terá uma espessura maior a um mais baixo custo.
    Outra hipótese ainda, e na minha opinião a melhor, embora a mais traumatizante, passa pela colocação de um tecto falso pelo interior em toda a habitação com o necessário e conveniente isolamento térmico.


    Edited: Isolando, tem de ventilar, esqueci, por isso tem que reeducar a utilização da casa no sentido de ventilar com frequência!

    "Fassam" parte
  2.  # 3

    Caro Alv, obrigado pela pronta resposta, não tinha equacionada a solução da manta de lã de vidro, a laje não está impermeabilizada, o que também não ajuda em nada, mas qual será o comportamento desta se apanhar com todas as poeiras que passam através do telhado e se acumulam, bem como água da chuva que porventura entre em dias de muito vento?

    Cumps.
    •  
      alv
    • 30 novembro 2010

     # 4

    Vivam!

    Colocado por: Teixeira10Caro Alv, obrigado pela pronta resposta, não tinha equacionada a solução da manta de lã de vidro, a laje não está impermeabilizada, o que também não ajuda em nada, mas qual será o comportamento desta se apanhar com todas as poeiras que passam através do telhado e se acumulam, bem como água da chuva que porventura entre em dias de muito vento?

    Cumps.


    Lá hão-de continuar a acumular calma e paulatinamente ao longo dos anos como se nada se tratasse, excepto que desta vez em cima da manta de lã de vidro em vez de ser em cima da laje!!!!!

    "Fassam" parte.
  3.  # 5

    Viva,

    Alv, não aconselho a ninguém usar lã de vidro ou rocha em cima da laje com as telhas pousadas em cima, vai ser dinheiro gasto para quase nada. Digo isto com conhecimento de causa, porque é o que eu tenho na minha casa e o resultado é péssimo, quer de verão, quer de Inverno.

    Penso que de Verão o problema tem a ver com a ausência de uma caixa de ar entra a laje e as telhas e de Inverno com o facto de a humidade por baixo das telhas da condensação e das telhas respirarem, provoca uma absorção por parte da lã de rocha dessa humidade, tornando-a ineficaz no que diz respeito ao isolamento térmico.

    Assim sendo, pretendo futuramente colocar roofmate ou um painel sandwich por baixo das telhas com reguas em PVC e caixa de ar debaixo das telhas para haver circulação de ar. Desta forma, o isolamento térmico será eficaz e no caso dos painéis sandwich oferece ainda uma garantia extra caso alguma telha esteja partida.

    Abr

    Paulo
    •  
      alv
    • 30 novembro 2010

     # 6

    Vivam!

    Colocado por: nasei_27Viva,

    Alv, não aconselho a ninguém usar lã de vidro ou rocha em cima da laje com as telhas pousadas em cima, vai ser dinheiro gasto para quase nada.


    É claro que ninguém aqui o aconselha.
    O problema destes fóruns é que cada um de nós lê e interpreta as coisas à sua maneira.
    Do que aqui estamos a tratar é do isolamento de um espaço não útil, supostamente amplamente ventilado, supostamente composto por uma cobertura em telha vâ, assente num qualquer barrotame, e duma laje sob essa cobertura sem nenhum isolamento. Outra hipótese é ser uma cobertura de espaço não útil, fracamente ventilado composto por uma laje onde assentam as telhas e de uma laje de tecto, de igual forma, sem isolamento térmico.
    Em ambas as soluções, não tenho qualquer dúvida pela satisfação dos clientes (e ao contrario do nasei que apenas tem em sua casa, já perdi a conta aos metros de MLV que apliquei nessas circunstâncias), que é uma óptima solução com uma excelente relação preço qualidade.

    "Fassam" parte
  4.  # 7

    Alv,

    Mil desculpas ... tem toda a razão. De qualquer maneira aqui fica o aviso para os menos atentos como eu ...

    Abr

    Paulo
  5.  # 8

    Boa noite, estava a pensar em aplicar uma emulsão betuminosa na laje antes de colocar a lã de rocha, mas pelo que li, a aplicação de emulsão betuminosa está associada à impermeabilização de paredes enterradas e não a lajes na cobertura, mas como o preço de uma lata de 25 Kg custa aprox. 30€ fica uma solução barata e fácil de aplicar.

    Qual a vossa opinião?
    •  
      alv
    • 6 dezembro 2010

     # 9

    Vivam!
    Teixeira, e você a dar-lhe com a lã de rocha!
    Até me dá comichão :)

    Agora a sério: Repare que o seu problema, tanto quanto entendi, não é um problema de infiltração na laje sob a qual estará a cobertura. Esta, com vento e muita chuva é "natural" que deixe alguns pingos, não chove lá dentro. Ora o seu problema é um problema de isolamento térmico e pelos vistos pode fazê-lo estendendo MLV (Manta de Lã de Vidro) sobre a laje, com o cuidado de sobrepor muito bem as juntas, dobrar junto às paredes, etc. Se puder ficará melhor servido se colocar duas mantas, cruzando-as e assim ficaria com cerca de 12cm de isolamento.
    A impermeabilização com emulsão betuminosa, a meu ver, é excessiva, mas repare que está sempre em tempo de a fazer. Para isso basta enrolar de novo a MLV e impermeabilizar tudo e voltar a desenrolar de novo a MLV.

    "Fassam" parte
  6.  # 10

    Ainda não coloquei a Lã de rocha isto por aqui anda uma ventania e muita chuva que nem me atrevo a subir ao telhado, vou esperar que o tempo acalme.

    Também acho que a impermeabilização com emulsão betuminosa excessiva, mas apenas porque no futuro estou a considerar colocar onduline, no entanto até lá a lã de rocha não impede a passagem da água, o meu problema é que já informei o empreiteiro à mais de um mês das manchas que acusam entrada de água em algumas zonas e ainda nada.

    A minha dúvida é se existe algum inconveniente na aplicação da emulsão betuminosa na laje pois do que tenho lido está associada a paredes enterradas[2].

    Caro alv apesar de referir desde o inicio a manta de lã de vidro, estava a considerar a colocação da manta de lã de rocha, alguma razão especial para que se deva preferir a lã de vidro (além da comichão :-) )?

    Em relação a cruzar as mantas é boa ideia já tinha consultado no forumdacasa este tópico interessante, desta forma existe garantia que as juntas ficam bem isoladas.


    Algumas referências interessantes que encontrei:

    [1] Análise Técnico-economica de várias soluções de Isolamento Térmico a Aplicar em Elementos de Construção de 1991

    [2] impermeabilização de paredes enterradas
 
0.0184 seg. NEW