Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, estou a adquirir uma casa sem pré instalação de aquecimento central, e gostaria de saber se alguém aqui já colocou teto radiante? Obrigado
  2.  # 2

    Apenas para arrefecer, em aquecimento não funciona
  3.  # 3

    Colocado por: RicardoPortoApenas para arrefecer, em aquecimento não funciona

    Porque diz isso?pelo que tenho pesquisado funciona quase igual ao piso, e até faz sentido. Na casa dos meus pais foi feito um aproveitamento das águas furtadas e de verão é um forno devido ao calor emitido pela placa, ou seja o calor vindo de cima também aquece.
    • SrR
    • 7 dezembro 2022

     # 4

    Colocado por: RicardoPortoApenas para arrefecer, em aquecimento não funciona
    treta
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • SrR
    • 7 dezembro 2022

     # 5

    Colocado por: malexandre2585Boas, estou a adquirir uma casa sem pré instalação de aquecimento central, e gostaria de saber se alguém aqui já colocou teto radiante? Obrigado
    coloque tecto radiante sem medo.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: malexandre2585
  4.  # 6

    Conhecem alguma empresa que venda este tipo de material?
  5.  # 7

    E já agora outra dúvida, pellets ou bomba de calor?
  6.  # 8

    Aquecer, aquece. A questão é a eficiência. Terá que consumir muito mais do que um piso radiante, por ex, até sentir o aquecimento.
  7.  # 9

    Colocado por: BelhinhoTerá que consumir muito mais do que um piso radiante, por ex, até sentir o aquecimento.
    deduzo que tenha experiencia pratica sobre isso (mesmo esta pode ser questionada derivado as particularidades da instalação) é que é contrario á minha propria experiencia profissional e contra as especificações que os diversos fabricantes anunciam.

    qualquer solução radiante consome menos energia que qualquer solução convectante vulgo radiadores ou VC ou Ac, isto é um fato sobejamente comprovado.
  8.  # 10

    Colocado por: malexandre2585E já agora outra dúvida, pellets ou bomba de calor?
    bomba de calor é mais pratico, comodo e simples permitindo ainda caso seja necessario arrefecer e fazer as AQS,

    pellets é uma solução diferente que atualmente sofre muito da flutuabilidade dos preços da energia
  9.  # 11

    Colocado por: jorgealvesdeduzo que tenha experiencia pratica sobre isso (mesmo esta pode ser questionada derivado as particularidades da instalação) é que é contrario á minha propria experiencia profissional e contra as especificações que os diversos fabricantes anunciam.

    qualquer solução radiante consome menos energia que qualquer solução convectante vulgo radiadores ou VC ou Ac, isto é um fato sobejamente comprovado.
    Não disse nada disso. Comparei dois equipamentos idênticos (teto com piso radiante).
    E aprendi no 5 ou 6º ano que o ar quente sobe.
  10.  # 12

    Colocado por: jorgealvesqualquer solução radiante consome menos energia que qualquer solução convectante vulgo radiadores ou VC ou Ac
    desculpe mas em arrefecimento duvido, basta ver os consumos do Ptuga, embora concorde que prla diferença entre ambos não se justifique duplicar sistemas
  11.  # 13

    Colocado por: Belhinhoaprendi no 5 ou 6º ano que o ar quente sobe.
    bizarro pois o maior aquecer que existe está bem lá em cima a 7*60*316.000 kilometros e parece que aquece bem pelo menos hoje aqui onde estou tá se bem.
    Concordam com este comentário: SrR
  12.  # 14

    Colocado por: DR1982desculpe mas em arrefecimento duvido, basta ver os consumos do Ptuga, embora concorde que prla diferença entre ambos não se justifique duplicar sistemas
    só por mero acaso não está a tentar comparar o imóvel isolado desse caso com um apartamento algures no Marco de Canaveses??

    É que o uso que fazem da climatização é muito diferente pois creio que no apartamento não tem arrefecimento ligado em permanência nem constante em todas as divisões sendo inclusive um bocadao menor
  13.  # 15

    Colocado por: jorgealvesbizarro pois o maior aquecer que existe está bem lá em cima a 7*60*316.000 Milímetros e parece que aquece bem pelo menos hoje aqui onde estou tá se bem.


    LOL!

    Mas está a ser malandro: está a confundir (propositadamente...) uma fonte de calor com um material passivo (ar) cuja densidade varia com a temperatura, originando movimentação pelo princípio de Arquimedes. :)
  14.  # 16

    Por essa ordem de ideias nem o prh aquece pois não existe qualquer movimentação de massa nem qualquer variação de densidade da mesma.
    • SrR
    • 7 dezembro 2022

     # 17

    Colocado por: BelhinhoAquecer, aquece. A questão é a eficiência. Terá que consumir muito mais do que um piso radiante, por ex, até sentir o aquecimento.
    treta
  15.  # 18

    Colocado por: jorgealvesPor essa ordem de ideias nem o prh aquece pois não existe qualquer movimentação de massa nem qualquer variação de densidade da mesma.


    Eu sei que tu sabes que eu sei... :) E também sabes que eu sei que tu sabes... :)
    • DR1982
    • 7 dezembro 2022 editado

     # 19

    Colocado por: jorgealvessó por mero acaso não está a tentar comparar o imóvel isolado desse caso com um apartamento algures no Marco de Canaveses??

    É que o uso que fazem da climatização é muito diferente pois creio que no apartamento não tem arrefecimento ligado em permanência nem constante em todas as divisões sendo inclusive um bocadao menor
    Precisamente. Tenho 75m2 uteis sem isolamento termico e com janelas fraquíssimas, contra 135m2 uteis de uma quase casa passiva nao me parece que seja uma comparação assim tão disparatada!
    O AC de inverno está ligado em permanência a 20/21º de verão ligo quando o apartamento sobe acima dos 25º.
    Nao usamos o AC em função do consumo mas sim em função do conforto, e para ter 75m2 confortáveis durante todo o verão estes são os consumos
      5111B463-9165-448F-A74C-2AB47FF6EA95.jpeg
    • SrR
    • 7 dezembro 2022

     # 20

    Colocado por: malexandre2585Conhecem alguma empresa que venda este tipo de material?
    tem varias marcas que comercializam tectos radiantes ca em Portugal, Giacomini, Uponor, rehau, caleffi/RDZ
 
0.0227 seg. NEW