Colocado por: DuarteMMas onde é que aquela malta anda com a cabeça?
Colocado por: palmstroke
(deixe-me dizer que a sua sugestão de como tenho ou não de responder denota muita condescedencia.. não é agradavel discutir assim..)
Eu nunca disse que gostava de manter/aumentar o estado social que temos e descer impostos, acho que isso não é possível.
De resto, a sua premissa não faz sentido para mim, porque a descida de impostos não deve ser compensada apenas e só com redução de apoios sociais, mas de forma geral com uma redução do peso do estado na economia, incluindo até redução de subsídios ao sector privado (o contrario de apoios sociais!).
Portanto:
- Os apoios sociais condicionam o voto e mantém o modelo.
- Se o modelo mudasse, os ajustamentos políticos-económicos necessarios para compensar a descida de impostos teriam de ocorrer muito além dos apoios sociais.
Colocado por: AMG1
Pelo que percebo, em seu entender, qualquer mudança politica (admito que seja um governo que nao saia do PS ou do PSD) não será possível pelo voto.
Então e se a minha leitura estiver certa, como é que se sai deste suposto impasse, com uma revolução?
A sua alternativa, mais uma vez pelo que percebi, seria pela redução já nao apenas dos apoios sociais (ou outros subsidios) mas pela redução do peso do estado na economia. Mas se pelo voto nao se alcança esta alteração, estamos condenados a manternos assim eternamente?
Colocado por: AMG1
É certo e, julgo que +/- consensual, que temos um estado muito pouco eficiente no que toca ao cumprimento de algumas das suas funções. Agora para mim, ainda esta para demonstrar que se o estado fosse mais pequeno seria necessáriamente mais eficiente no cumprimento dessas funções.
Colocado por: DuarteMFiquei a saber que os estragos feitos pela chuva em Lisboa, foram segundo Carlos Moedas, provocados pelas alterações climáticas. E eu a pensar que foi devido á chuva forte, ao mau escoamento e muito betão, coisa que aconte, vai acontecer e já aconteceu.
Mas nem tudo é mau, o comandante dos bombeiros lá disse que não é inédito e que vai acontecendo, além de que faltam medidas estruturais para evitar estas situações
Isto está a tomar dimensões ridículas, agora não chove nem faz calor, é tudo alterações climáticas para certa gente.
Colocado por: Pereira_89
Em certa parte pode ter razão. Imagine k sul de Portugal até há bem poucos dias não tinha caído 1 pinga de chuva. De repente chove este mundo e o outro os solos de tão secos que estavam que não tem capacidade de absorção. E depois claro a cidade não foi pensada para suportar isto.
Aqui no norte os solos estavam tão secos que as primeiras chuvas tb ouve zonas em aldeias que inundaram.
Em 2025 vai ficar resolvido, ou não.
Colocado por: DuarteMFiquei a saber que os estragos feitos pela chuva em Lisboa, foram segundo Carlos Moedas, provocados pelas alterações climáticas.
Colocado por: Reduto25agora e tudo alterações climáticas
Colocado por: DuarteMJá agora onde anda o aquecimento global? Fez birra e desapareceu da vida pública?Comentário de quem não percebe do que fala.
Colocado por: HAL_9000omentário de quem não percebe do que fala.
Colocado por: HAL_9000O quecimento global é que leva as alterações climáticas homem. Deixamos de ter as 4 estações bem definidas para termos estações mais incertas e com fenómenos cada vez mais extremos seja de calor, seja de chuva, seja de frio. Veja o degelo do Ártico se desconfia das alterações.
Colocado por: HAL_9000u estou na casa dos 30s e para mim já são claras as alterações, tendo em conta o que me lembro das estações há uns 15-20 anos. Imagino que para as pessoas com mais idade, estás alterações sejam ainda mais evidentes.
Colocado por: DuarteMO que se nota bem é a falta de água, cada vez há menos. Mas as causas podem ser o simples ciclo do planeta.Parabéns acabou de desmontar décadas de investigação científica, com uma opinião.
De resto é mais do mesmo com gente a inventar.
Colocado por: AMG1
2. Como reduzir significativamente a abstenção?
Como sabe, não se trata de um problema português, pelo contrário está presente em todos os sistemas politicos dos paises desenvolvidos, nalguns casos até com maior acuidade do que cá. Em primeiro lugar há que perceber qual a verdadeira dimensão do fenómeno, porque estranhamente e depois de tanta integração de informação, parece que continua a ser dificil manter os cadernos eleitorais convenientemente actualizados.
O voto electrónico e/ou descentralizado tem de avançar, não se percebe porque nao saímos da eterna discussao da segurança. A eleição do PR durante o confinamento mostrou que é possivel alguma abertura.
A oferta no mercado eleitoral já é suficientente robusta para que nao existam desculpas para a não participação, mas ainda assim nada a impede de crescer ainda mais, desde que nao acabemos numa solução tipo brasileira, o que seria ainda pior do que ja estamos.
3. Como levar os jovens a envolverem-se politicamente?
Admito que algumas das alterações ja elencadas poderiam ajudar a um maior envolvimento dos jovens, mas eu até admito que esse envolvimento nao tenha que ser diretamente com partidos, mas mais com causas. Alguma até podem parecer disparatadas (como a que menciona), mas mostram vontade de participar e ja sabemos que é entre os jovens que hoje se envolvem que estão os lideres de amanhã. Depois, quem é que aos 20 anos não quis mudar o mundo? Como já alguem disse só quem nao tem coração.
Eu acho fantástico que os jovens se envolvam em causas por mais esquisitas e esotéricas que elas me pareçam. Se essa é a altura de errar e aprender, por que razão haveriam de estar certos ou nao poderem transgredir quanto ao politicamente correto. Prefiro ter jovens que se envolvem com idiotices do que jovens apáticos para com a nossa vida em comum. O tempo e a experiencia vai encarregar-se de lhes ensinar o que precisam de saber para se tornarem adultos responsáveis e preocupados com o bem comum, na pluralidade de opiniões e opções que constituem a vida democrática.
4. Como se resolvem os conflitos em democracia?
Nao creio que haja outro caminho que nao seja através do diálogo e do compromisso. Todas as restantes opções traduzem algum tipo de tirania sobre o outro, que em meu entender é completamente intolerável.
As minhas desculpas, pela extensão do texto e por algumas verdades ao estilo do sr. De la Palice, mas é o que me vai na alma.
Colocado por: DuarteMHá muito que não se ouve falar de aquecimento global, e antes era todos os dias a toda a hora.
Colocado por: DuarteMO que se nota bem é a falta de água, cada vez há menos. Mas as causas podem ser o simples ciclo do planeta.
De resto é mais do mesmo com gente a inventar.
Colocado por: HAL_9000Eu não fazendo investigação na área, resta-me ler os estudo publicados e confiar na ciência.
Colocado por: N Miguel OliveiraMais incêndios aqui, mais cheias acolá, mais tornados, mais picos de calor, mais records a serem batidos, mais espécies extintas, mais, mais...
Colocado por: DuarteMNa qual? Na que lhe agrada ou que não agrada?Na única que é ciência e se baseia em dados concretos.
Colocado por: DuarteMTem noção das vezes que a ciência falhou na qustão planeta e clima? Talvez não, é muito novo.Pode elaborar? Falhou em quê concretamente?