Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!

    No seguimento do problema que tenho com as minhas janelas (pode ser consultado aqui: https://forumdacasa.com/discussion/15321/1/vento-dentro-de-casa-ate-assobia/), estou neste momento a tentar decidir o que fazer... no entanto, as dúvidas são mais que muitas e é no sentido de tentar aclarar ideias que procuro a ajuda dos elementos deste fórum. Estou a começar a entrar em parafuso!!

    Bom, a questão começa logo pelo seguinte:
    - Será que com a troca de janelas conseguirei reduzir substancialmente o desconforto que sinto?

    A temperatura das divisões ronda nesta altura do ano os 15ºC.

    Estou na dúvida porque comprei recentemente um aparelho da Black&Decker para detectar fugas térmicas e verifiquei duas coisas:
    1ª - A temperatura das paredes também ronda os 15º;
    2ª - A zona das janelas apresenta muitas vezes temperaturas de 12.8ºC (o que me indica que grande parte do problema advém daqui).

    Se por um lado a segunda observação me leva a pensar em mudar as janelas, já a primeira leva a que a dúvida se instale:
    - Será que o problema é mais profundo do que "apenas" as janelas?;
    - Ou é uma consequência? (Em termos leigos penso o seguinte: se as janelas não vedam bem, o calor que injecto na divisão não permanece tempo suficiente para que as paredes absorvam calor, ficando frias rapidamente... acontecendo isto desde há cinco anos, altura em que comprámos o imóvel NOVO, mais se acentuará esse aspecto - ou este é um raciocínio completamente básico/errado?);
    - Sendo algo mais complexo, será que uma mudança das janelas se revelará um investimento falhado/anulado por
    - Será que este problema, sendo mais profundo do que apenas as janelas, terá uma gravidade tal tenha uma gravidade tal que anule por completo os ganhos resultantes da mudança de caixilharia e janelas?

    O que sei do isolamento é:

     photo b5a53d50-f4d1-4cdf-9025-1576683cebcd_zpsbhghodip.jpg

     photo 34fb6fde-69b8-4fcb-97f0-8c136323c6a5_zpsf8cbwfb0.jpg

    Mau? Assim-assim? Razoável? Decente? Não faço a mínima... :(


    Em termos de isolamento interior, há várias falhas que detectei (e nem procurei mais porque senão ainda ficava deprimido!):
    - Nos tectos falsos da cozinha, sala, hall de entrada, corredor, WC's e sancas dos quartos, não foi aplicado qualquer tipo de isolamento! :/ ou seja, pladur - laje.
    Este é um ponto a melhorar, claro, mas só a ideia de andar a "destruir" tectos falsos põe-me nervoso! E à minha "Maria", bem, mais vale nem comentar! (ainda vou dormir ao relento!!).
    - As caixas dos estores, apesar de serem exteriores, não têm um bom isolamento (amanhã tiro umas fotos durante o dia para que se possa avaliar melhor);
    - Pontes térmicas evidentes entre as pedras das varandas e a caixilharia (na zona do chão, estão sensivelmente à mesma temperatura).


    Depois, claro, começa a "guerra" PVC Vs Alumínio.
    Não sou defensor de nenhum em especial e algumas das conclusões a que cheguei depois de ler 76426363876458376876345834 páginas no fórum foram:
    - não se pode dizer que um é claramente melhor que o outro - têm características diferentes;
    - para se obter a mesma performance acústica/térmica, o alumínio sai mais caro (corte térmico obrigatório);
    - PVC SEMPRE com reforço interior de aço em volta do aro (e não apenas nos ângulos);
    - o mais importante é conseguir-se um bom equilíbrio entre o caixilho e o vidro (de nada serve ter um caixilho XPTO se depois se escolhe um vidro que não vale nada e vice-versa);
    - o instalador tem uma importância fulcral em todo este processo;
    - ter em atenção as ferragens aplicadas (muito importante!);
    - caixas de ar sempre no mínimo de 16mm (mais do que isso, tende a ser mais caro e pouco significativo);
    - vidros com características térmicas/acústicas (e não apenas vidros simples - FLOAT) e com espessuras diferentes pela maior atenuação acústica que proporcionam.
    - no caso de optar por PVC, não fugir a marcas como Rehau, Kommerling, Schuco, Veka, Gealan e, tratando-se de ferragens, Whinkaus, GU, Roto, Aubi, Siegénia, Selve.
    (Tenho a matéria bem estudada?? lol)

    Apesar de estar inclinado para o PVC, sou sincero, há coisas que me estão a preocupar:
    - Como resido em Santarém, de Verão as temperaturas são elevadas! Chegamos a ter 40/45ºC!
    E por isso preocupa-me as temperaturas que o PVC poderá atingir em caso de exposição directa ao sol... tenho estores exteriores e tanto eu como a minha esposa temos o cuidado de os manter baixos nas alturas de maior calor, mas o que é facto é que haverá dias em que tal não é possível...
    - Durabilidade/longevidade - o PVC não entrou em Portugal assim há tanto tempo que permita ter uma ideia válida em relação a isto Vs alumínio... (já li que inicialmente no caso da cor branca amarelecia, mas que depois com a evolução das fórmulas já não acontece, que é o que mais me interessa porque o exterior vai ser branco).

    Dúvida: quando se diz que o PVC "deforma a altas temperaturas", estamos a falar de que valores? Muita gente fala disso, mas nunca especificam! É que uma coisa são as altas temperaturas de laboratório e outra são as temperaturas altas Portuguesas (especificamente Santarém - o caldeirão de Portugal!)

    Disposição das janelas (assinaladas a vermelho):

     photo af550e5b-6d7b-4f11-a307-50d493f48270_zps7sfdccle.png

    Que tipo de vidros aconselham?
    Baixo emissivo? Evitar protecção solar?


    Bom, para já, é suficiente... o post já vai longo!
    Agradeço qualquer ajuda...
  2.  # 2

    Volto à carga com este tema.

    Finalmente estão reunidas as condições para que possa avançar para esta remodelação e pretendo fazê-lo num futuro próximo, pelo que pedia a vossa ajuda.
    Não tenho qualquer referência de bons instaladores na zona de Santarém...
    @two_rock - conselhos???

    Obrigado e votos de um excelente 2023!
  3.  # 3

    Boas Kronnuz

    Tb já passei pelo seu "calvário" e posso dizer que a mudança das janelas e o isolamento da laje de tecto (moro numa moradia) fizeram milagres pelo conforto térmico e pelos gastos com o consumo de eletricidade com o ar condicionado.
    Também tinha alumínio com vidro duplo mas uma caixilharia do mais reles que existia. Tinha 3cm de espessura no total e não tinha corte térmico.

    Acho que tem a lição bem estudada em relação às janelas. O PVC só tem de ter atenção que não tem perfis minimalistas pelo que terá sempre uma caixilharia "mais grossa". Nas janelas grandes não faz diferença mas numa janela pequena reduz bastante a área envidraçada .
    Tenho vários amigos com PVC instalado em Sintra / Cascais com vários anos de exposição solar e perto do mar e até à data tudo OK. Consegue melhores prestações térmicas com o PVC gastando menos €€
    Meta vidros de espessuras diferentes (melhora a questão acústica) e cx de ar de 16mm. Se precisa de ainda melhorar mais a questão acústica meta 2 vidros juntos com butiral "silence" e eventualmente pondere vidro triplo.
    Se a sua casa (sobretudo a Sala / Cozinha virada a Poente) for muito quente no Verão, pondere colocar vidro com controlo solar APENAS nessas janelas. Coloque vidro Baixo Emissivo em todas as outras janelas de modo a "reter" mais calor dentro de casa.

    MAS... e há sempre um MAS... Se o Kronnuz mora no último andar do prédio então é bem provável que todo este investimento não seja devidamente aproveitado se não isolar o tecto do apartamento. As perdas para o andar superior são muito importantes sobretudo quando por cima é o telhado do prédio que muitas vezes não tem 1cm de qq tipo de isolamento.
    Concordam com este comentário: Kronnuz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kronnuz
  4.  # 4

    Bom dia @ivreis!
    Agradeço o seu comentário.

    Apesar de tudo, a passagem de ar que tinha ficou melhor após ter conseguido arranjar uma empresa local que se disponibilizou para substituir os vedantes. Não resolveu na totalidade, mas melhorou... Mesmo assim, DETESTO estar em casa e nos dias em que faz mais vento, estar a ouvir o ar a passar em tudo o que é frinchas! Fico passado dos carretos!
    Para além disso, após estes anos todos, as ferragens também já mostram sinais de uso e então estou mesmo a pensar aproveitar e trocar tudo.

    Sim, estou ciente da questão dos perfis mais grossos em PVC. Até porque tenho familiares que colocaram e nota-se a diferença em termos de espessura. Mas não é preocupante. É o que é.
    Mas por exemplo, entre os perfis da Schuko e da Gealan, estes últimos são mais "grosseiros" esteticamente. Tenho de avaliar quando for para fazer a escolha.

    Vivo num segundo andar, em que tenho mais uma fracção por cima. Idealmente queria também isolar entre os tectos falsos e a lage, mas essa intervenção vai ser difícil de fazer sem andar a partir tudo... Honestamente não sei se o potencial ganho justificaria estar a mexer..

    O bairro é tranquilo e não tenho nenhuma estrada movimentada perto. Mas a diferença de espessura dos vidros é um ponto a analisar, concerteza! Assim como a caixa de ar. 16mm no mínimo.

    Ironia das ironias, não deixo de ter algum receio de que, ao isolar melhor, venha a provocar alguns dissabores...
    É que esta ventilação "forçada" que desde sempre tive até será a razão pela qual não tenho condensações.
    Só tenho no quarto de casal, numa parede em que me parece que há uma ponte térmica... E como o quarto tem WC com chuveiro, a humidade do ar em conjunto com a temperatura ambiente vs a temperatura dessa parede (voltada a norte), cria muita condensação e tem levado ao aparecimento de bolor.
    Essa parede fica cheia de gotículas de água e as janelas do quarto escorrem de manhã quando é Inverno!

    E atenção, temos o cuidado de arejar BASTANTE a casa e usar bastante o desumificador, mas mesmo assim temos tido este problema. Todos os anos lá andamos a aplicar o removedor de fungos da UHU... Mas acaba sempre por ressurgir...
  5.  # 5

    Colocado por: KronnuzVivo num segundo andar, em que tenho mais uma fracção por cima. Idealmente queria também isolar entre os tectos falsos e a lage, mas essa intervenção vai ser difícil de fazer sem andar a partir tudo... Honestamente não sei se o potencial ganho justificaria estar a mexer..


    Não vai ganhar praticamente nada do ponto de vista térmico. Pode ter ganhos a nivel do isolamento acustico mas não sei se compensa o investimento.

    Colocado por: KronnuzIronia das ironias, não deixo de ter algum receio de que, ao isolar melhor, venha a provocar alguns dissabores...
    É que esta ventilação "forçada" que desde sempre tive até será a razão pela qual não tenho condensações.


    Não tenha a minima duvida disso. Tem sempre que ventilar. Quando um dia tiver que pintar o apartamento invista numa boa tinta acrilica (ex CIN VinylClean). Foi o melhor investimento que fiz quando pintei a minha moradia. Nunca mais cresceu uma pinta de bolor nos tetos das casas de banho). Claro que sempre usei desumidificador. Tenho 1 de 30L numa suite e outro de 20L noutra suite. Regulados para 60% de HR e só os desligo durante a noite.
  6.  # 6

    Sim, a ventilação é essencial e sempre o fizemos cá em casa.
    Este ano em especial porque o tempo tem estado realmente extremamente húmido! O desumificador também tem trabalhado bastante...
    Relacionado com isto, a Gealan tem uma opção de micro-ventilação. Poderá interessante? Não percebi muito bem como funcionará a regulação (se é que é possível controlar)...

    @two-rok, poderá dar o seu contributo? (no post anterior citei-o mal). Obrigado!
  7.  # 7

    Essas paredes parecem demasiado frias.
    Eu experimentava fazer uma abertura numa parede (numa zona que fosse fácil reparar e que eentualmente ficasse atrás de um móvel) para avaliar que tipo de isolamento térmico existe nas paredes exteriores.

    A descriçao que tem é ridícula, nem fala da espessura ou densidade que foi usada no isolamento. Não se sabe se existem pontes térmicas, etc....
 
0.0148 seg. NEW