Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 761

    Colocado por: NortenhoDe qualquer modo não me parece que estas máquinas não possam ser usadas com condutas, dado que a documentação técnica delas refere explicitamente a sua utilização com condutas.
    mas obrigatoriamente devem ter uma muito baixa perda de carga pelo que é critico o calculo da perda de carga.
  2.  # 762

    Colocado por: NortenhoNo meu caso a máquina exterior é uma Daikin 3MXM68N2V1B emparelhada com duas FDXM35F3V1B e uma FDXM25F3V1B.
    Terei de consultar as tabelas de combinações para perceber o COP, mas assumindo a mesma diferença de temperatura entre o interior e o exterior (seja para cima ou para baixo conforme seja inverno ou verão), o que será de esperar do comportamento do sistema, para as mesmas máquinas interiores ligadas?

    Se souber o COP e o EER já é um ponto de partida, usando esses números, o mesmo diferencial e olhando para as curvas da máquina dá para ter uma ideia.
    • pkasa
    • 4 novembro 2022 editado

     # 763

    .
  3.  # 764

    Boas, estive a ler este tópico (interessa-me pois tenho AC ´s instalados) e fiquei com uma dúvida. Ao longo destas páginas, fala-se nos sistemas inverter trabalharem a 120% ou 140% até atingirem o objetivo.
    Podem esclarecer o que é que isso dizer?
    Obrigado
  4.  # 765

    Boa tarde,

    Deixo aqui o meu testemunho após ter instalado ar condicionado multiplit na minha casa.

    Equipamento:

    - Unidade externa: HTW ix41b
    - Unidades internas: 4xHTW ix39b, sendo duas com 9.000 BTU, uma com 12.000 BTU e uma com 18.000BTU.

    Divisões:
    - Sala com 35m2 onde foi instalada a unidade de 18.000 BTU;
    - Suite com 20m2 onde foi instalada a unidade de 12.000 BTU;
    - Dois quartos com 13m2 cada um onde foram instaladas duas unidades de 9.000 BTU


    Para aquecer a minha sala, antes utilizava um aquecedor a óleo de 2700W com 3 posições. Não gosto de fechar divisões, para não sentir as diferenças de temperatura. O que é certo é que, numa divisão com temperatura a rondar os 16 graus, o aquecedor a óleo não conseguia colocar a casa nos 20 graus. No limite chegava aos 19 graus. Ou seja, um aquecedor a óleo de 2700W, para aquecer uma divisão de 34m2, aberta, conseguia subir apenas 3 graus.
    Para não gastar muito, punha o aquecedor na segunda posição. Fazia subir a temperatura em 2 graus no máximo, até aos 18 graus.

    Em termos de gastos, na posição 2 (presumo que seja perto 1800W), estava a gastar cerca de 1.400w/hora. Na posição 3 gastava perto de 2.400W/hora.


    Após a compra e instalação do ar condicionado, fiz vários testes. A minha unidade exterior não tem potência suficiente para utilizar todos os AC simultaneamente (tem 36.000 BTU). Nem o comprei com esse propósito.
    No entanto, quando liguei os dois AC de 9.0000 BTU e o da sala de 18.0000 BTU verifiquei que estava a gastar uma média de 1.500W/hora para colocar a casa a 19 graus, o que para mim é bastante aceitável.
    Estes AC da HT não funcionam por defeito na máxima potência. Para esse efeito têm uma opção "turbo", essa sim que faz a máquina trabalhar no máximo.

    O facto de não fechar as portas faz com que o ar circule e se encontre a meio, no corredor, sendo possível assim manter toda a casa quente, sem fechar portas e sem gastar muito dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas, mandrongo, Zé Meirinho
    • hangas
    • 25 janeiro 2023 editado

     # 766

    Já agora deixo o meu também.

    Instalado na semana passada dois multi-splits, um para o primeiro piso (quartos) e outro para o R/C (sala e escritorio)

    Quartos: 2x14m2+1x17m2
    Escritório: 14m2
    Sala openspace: 60m2

    Conjunto (1ºPiso): Mitsubishi Electric MXZ-3F54VF3(UE) e 3xMSZ-AP25VGK(UI)
    Conjunto (R/C): Mitsubishi Electric MXZ-3F54VF3(UE) + MSZ-AP50VGK(UI)+ MSZ-AP25VGK(UI) (ainda tem espaço para meter mais uma MSZ-AP25VGK no hall se necessário)

    Tal como alguns users, até ao momento o aquecimento temporário essa assegurado por um termo-ventilador ceramico de 2000W. Se nos quartos com a porta fechada aquilo até conseguia garantir algum conforto em 1h ou menos, era muito localizado e com um consumo brutal. Já para não falar no silencio. 19dB no mínimo vs 42 da posição única do ventilador.


    Neste momento ainda em testes estou a optar por deixar sempre ligado 24/7 com dois perfis.
    Um para todas as unidades durante a noite a 17 graus, temperatura ideal para dormir e para stand-by da sala/escritorio. Durante o dia a sala e escritório com um set-point de 19-20º, embora nestes dias frios tenha metido temporariamente o set-point destes dois últimos a 22-23 por uns minutos.


    Contas de merceeiro, em média as unidades dos quartos têm um consumo de 500-600Wh/hora e as de baixo 900-1000Wh/hora.
    Segundo o consumo total do shelly, e comparativamente com as semanas de termo-ventilador o consumo total será ligeiramente superior, mas com um acréscimo de conforto incomparável.
    A estimativa é que a factura de cerca de 110Eur de Dezembro passe para uns 140 em Janeiro e Fevereiro.

    E dai talvez não, porque noto que à medida que a estrutura da casa vai absorvendo calor a temperatura é mais constante e com menos consumos. A certa altura imagino que trabalhará apenas para repor as perdas.


    O SCOP e SEER da etiqueta do fabricante vale o vale, um SCOP de 4.5 parece magia, mas o facto é que pelo menos até agora e mesmo com este frio os consumos não parecem nada por ai além.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo, Squire
      Screenshot 2023-01-25 at 12.03.44.png
      Screenshot 2023-01-25 at 11.57.56.png
      Screenshot 2023-01-25 at 11.58.37.png
      Screenshot 2023-01-25 at 12.19.52.png
      Screenshot 2023-01-25 at 12.19.38.png
  5.  # 767

    e como fazem para não sentir a diferença de temperatura nos corredores e wc's?
  6.  # 768

    Colocado por: flopes109e como fazem para não sentir a diferença de temperatura nos corredores e wc's?


    Nos corredores, ao fim de algum tempo a temperatura acaba por homogeneizar. E nos WCs também embora tenham sempre uma sensação mais fria. Uma solução e recorrer a radiadores pontuais antes dos banhos ou aquecedores/toalheiro com temporizadores.

    A parte mais chata no meu caso é o hall de entrada/escadas para o 1º piso, pois tem um volume ainda grande.
    Durante a instalação até descobri que tenho pre-instalação para essa zona. Para já não vou ver se com o tempo acaba por homogeneizar com a contribuição das outras unidades. Se não pondero meter mais uma unidade de 2.5kW usando o circuito que ainda tenho livre nessa unidade exterior.

    Em termos de eficiência tenho que avaliar se mais vale ter essa unidade a ajudar ou deixar esse esforço extra para as outras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo, flopes109
  7.  # 769

    Colocado por: hangas

    Nos corredores, ao fim de algum tempo a temperatura acaba por homogeneizar. E nos WCs também embora tenham sempre uma sensação mais fria. Uma solução e recorrer a radiadores pontuais antes dos banhos ou aquecedores/toalheiro com temporizadores.

    A parte mais chata no meu caso é o hall de entrada/escadas para o 1º piso, pois tem um volume ainda grande.
    Durante a instalação até descobri que tenho pre-instalação para essa zona. Para já não vou ver se com o tempo acaba por homogeneizar com a contribuição das outras unidades. Se não pondero meter mais uma unidade de 2.5kW usando o circuito que ainda tenho livre nessa unidade exterior.

    Em termos de eficiência tenho que avaliar se mais vale ter essa unidade a ajudar ou deixar esse esforço extra para as outras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:flopes109

    isso é para o quente e para o frio? ja tive numa casa em que tinha AC 1 em cada quarto, 2 na sala e 1 na cozinha, e quando circulava no corredores e wc sentia bem a diferença de temperatura.
  8.  # 770

    Colocado por: flopes109isso é para o quente e para o frio?


    Pelo menos para quente sinto esse efeito.
    Em frio ainda não tenho experiência prática.
  9.  # 771

    Squire e hangas, será que poderiam partilhar os custos de investimento com os vossos setup de AC? Com instalação, IVA,... sff
  10.  # 772

    Colocado por: Zé MeirinhoSquireehangas, será que poderiam partilhar os custos de investimento com os vossos setup de AC? Com instalação, IVA,... sff


    +/-5700 com instalação e IVA incluído.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo, Zé Meirinho
    • Squire
    • 27 janeiro 2023 editado

     # 773

    Colocado por: Zé MeirinhoSquireehangas, será que poderiam partilhar os custos de investimento com os vossos setup de AC? Com instalação, IVA,... sff


    Gastei 3.500 € no total, sendo que a instalação foi perto de 1.200 € incluindo materiais (Embora já tivesse pré-instalação na casa).

    Eu não quero induzir em erro. Justamente por isso voltei ontem a fazer um teste:

    - Liguei todos os equipamentos inclusive o de 12.000 BTU. Embora a unidade externa só suporte 36.000 BTU já percebi que, se não ligar o "turbo", os equipamentos nunca funcionam na máxima potência. Logo, é possível ter tudo ligado sem perder potencia.
    - Coloquei a temperatura de todos os equipamentos a 20 graus. A temperatura dentro das divisões ronda os 15 graus sem aquecimento;
    - Deixei as portas abertas para circular o ar quente.
    - A temperatura exterior rondava os 7 graus à noite;
    - Eu não tenho uma caixilharia de grande qualidade em casa. É vidro duplo, mas não tem corte térmico.

    O resultado é que a temperatura demorou a subir para perto dos 20 graus. Sem ligar o turbo, para toda a casa ficar com 20 graus, tive que esperar umas duas horas. O corredor que fica mesmo no centro do apartamento, sendo o sitio mais abrigado, é ironicamente também o sitio que mais dificilmente aquece, porque não tem AC direto. A temperatura fica nos 18 graus. Ainda assim, é superior aos 15 graus iniciais.
    Para testar, decidi encostar a porta do corredor e verifiquei que a temperatura do corredor aumentou, assim como a da sala.

    Em termos de consumos a média foi de 2.200 W/hora. É por isso que eu disse que a unidade externa aguentava todos os equipamentos simultaneamente. Na realidade, a unidade externa aguenta perto de 10.000 W.


    Talvez se tivesse colocado 19 graus o consumo teria sido mais perto de 1.900 W/hora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
 
0.0286 seg. NEW